Mês da Bíblia

 

Objetivos

Estimular o conhecimento da proposta do amor de Deus através da aproximação e da leitura da Bíblia.

Refletir sobre a importância da Bíblia no dia a dia do cristão.

 

Preparação para o encontro

- Organizar uma pequena Celebração da Palavra de Deus

- Trazer uma bíblia grande, fazer a entrada com ela, colocar em lugar de destaque.

 

Acolhida

Oração inicial: Creio

 

Ver

Você tem o costume de ler a Bíblia?

- Hoje teremos oportunidade de conhecê-la melhor.

- Dividir a turma em grupos para que observem e anotem as dúvidas que eles têm sobre a Bíblia.

- Direcionar o encontro a partir das dúvidas do grupo.

 

Iluminar

De acordo com o tamanho do grupo escolher algumas frases em faixas, transformá-las em um quebra-cabeça e dar a cada grupo um envelope com o quebra-cabeça.

Pedir para o grupo montar a frase, discuti-la e apresentá-la a todos os participantes..

 

Sugestões de frases para o quebra-cabeça:

 

a) Bíblia, história de um povo vivida e escrita em mutirão.

b)Bíblia é a história de um povo que encontrou Deus e como Deus conduziu o seu povo.

c) A Bíblia é uma espécie de Biblioteca. Contém 73 livros diferentes.

d) A Bíblia está em função da vida.

e) O fio condutor da Bíblia é a Aliança: pacto de amor entre Deus e seu povo.

f) A Bíblia é a palavra que nos faz olhar a realidade, escutar o clamor do povo, arder o coração para amar a Deus e ao próximo.

 

Testemunho de vida, ou debate sobre a pergunta: “Qual o efeito da Palavra de Deus na minha vida”.?

 

Todo cristão é convidado não só a ler, mas a fazer o que o profeta Ezequiel sugere: “Criatura humana, que seu estômago e sua barriga se saciem com este rolo escrito que estou lhe dando” (Ez 3, 3).

Podemos comparar a Bíblia como uma linda caixa de presente. Esta caixa está envolta com um papel colorido, com uma bela fita. Ao abrir a caixa, nos interessa é o que está nela, o presente em si. O papel de embrulho e a fita são secundários, em vista da preciosidade do presente.

Da mesma forma é a Bíblia. A mensagem que nela está contida é o que de mais precioso queremos saber e viver. Por isso, a Bíblia não é um livro de epopéias históricas, mas um livro de fé, que traz uma mensagem religiosa. O povo sente-se dentro de um plano de salvação, de um projeto de libertação de Deus.

A Palavra de Deus não está só na Bíblia, palavra escrita. Mas, como diz Santo Agostinho, o primeiro livro escrito, por Deus, é a vida. É importante descobrir Deus nos mínimos detalhes da natureza, e muito mais é entender que a pessoa humana é a obra mais sublime de Deus.

Não podemos pensar que a Bíblia nasceu pronta, ou caiu do céu. Ela apresenta todas as características do viver de um povo, com suas lutas, tropeços, alegrias, esperanças, desencantos, angústias...

É uma porta aberta, que permite a homens e mulheres se encontrarem com Deus e vice-versa.

A Bíblia é, ainda, como um espelho, nela reflete o ontem e o hoje. Reconhecemos as situações vivenciadas por um povo, que estão ainda presentes hoje. A Bíblia, portanto, é a nossa história.

A Bíblia também é como uma grande cidade, cheia de ruas estreitas, largas, compridas, que partem de um centro, que é o fio condutor. Para se encontrar o endereço certo é preciso orientar-se, conhecer melhor o centro para dirigir-se a todos os caminhos.

O centro e o fio condutor de toda a Bíblia é a aliança. À luz da Aliança, pacto amoroso e fiel de Deus com seu povo, e a resposta dada por este povo a seu Deus, pode-se explicar toda a Bíblia.

 

Agir

Assumir com o grupo o compromisso de lerem um trecho da Bíblia todos os dias.

 

Celebrar

Pequena Celebração da Palavra de Deus

Cantar um canto sobre a bíblia e ler um texto bíblico e, em seguida pedir que cada catequizando beije a bíblia em sinal de respeito.

 

 


QUE É A BÍBLIA?

Os cristãos colocaram os fundamentos de sua fé na revelação de Deus ao antigo Povo hebraico. Esta revelação teve a sua plenitude em Jesus Cristo.

Esta grande experiência hist6rico-religiosa se encontra no Livro da Bíblia. Mas, a Bíblia e mais do que um L1vro: e uma coleção de Livros.

Bíblia é uma palavra grega, é um substantivo plural que quer dizer: Livros. Ela contém 73 livros sendo que: 46 livros são do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento.

 

PARTES DA BÍBLIA

a) ANTIGO TESTAMENTO (AT)

Fala da História do Povo que Deus escolheu para fazer com Ele uma Aliança, antes do nascimento de Jesus. É composto por 46 livros.

O AT mostra como surgiu esse povo, como viveu na escravidão no Egito, como possuiu uma terra, como foi governado, quais as relações que teve com os outros povos e nações, como organizou as suas leis e como viveu a sua religião. Apresenta seus costumes, sua cultura, seus conflitos, derrotas e esperanças.

O AT mostra, também, como esse povo se comportou em relação à Aliança com Javé, o seu Deus, e qual foi o Projeto que Deus quis realizar no meio da humanidade, através desse povo.

Israel foi um povo escolhido, porque foi escolhido para realizar o Projeto de Deus.

O AT é para os cristãos como um documento de fé para conhecer melhor a Deus e tudo aquilo que Ele falou e fez pela humanidade. o AT é um documento antigo - uma Antiga Aliança.

b) NOVO TESTAMENTO (NT)

Foi escrito depois da Ressurreição de Jesus.

Para compreender o NT e necessário saber se Israel foi fiel ou não ao Projeto de Deus e como Deus agiu no meio dele. O NT apresenta a Encarnação de Jesus na terra concreta do povo de Israel. Jesus assumiu sua história, suas tradições, sua cultura e sua religião e o compromisso de realizar o Projeto do Pai

O NT apresenta, também, a experiência e a reflexão religiosa de Jesus e dos primeiros cristãos.

Com a vinda de Jesus realiza-se um Testamento Novo, uma Nova Aliança, um encontro definitivo com Deus. Por isso, tudo o que Jesus disse e fez e tudo o que foi proclamado sobre Jesus pelos seus apóstolos e discípulos, constitui o documento de nossa fé - o Novo Testamento.

Estas partes da Bíblia têm o nome de TESTAMENTO (palavra latina: "Testamentum") que significa "documento importante", como aquele documento (testamento) que alguns pais fazem para os seus filhos.

O Testamento na Bíblia, relembra a ALIANÇA feita entre Deus e o povo, começada com Moisés no Sinai, confirmada e aprofundada ao longo de toda a história deste povo.

 

QUANDO FOI ESCRITA A BÍBLIA?

A Bíblia não foi escrita de um dia para outro. Alguns fatos foram escritos 100 anos depois que as coisas aconteceram, outros 200 anos, e outros até mais de 500 anos. A Bíblia levou 11 séculos (1100 anos) para ser escrita.

É bom lembrar que a Palavra de Deus foi, em primeiro lugar, vivida pelo Povo de Deus. Durante muitos anos foi falada e recordada muitas vezes no meio do Povo, em rodas de conversa, no meio das famílias, e só depois foi escrita.

O povo se esforçava para colocar Deus na vida, organizando a vida pessoal e social de acordo com a justiça.

Os livros da Bíblia não foram escritos na ordem em que estão. Por ex: o Gênesis que conta a criação, é o 1º livro da Bíblia, mas o 1º livro a ser escrito foi o Livro dos Juízes que apareceu pelo ano 1000 a.C. quando Salomão era rei. Depois do Exílio surge o Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia).

Os livros do NT foram escritos depois da morte de Jesus. O Apocalipse foi o último, pelo ano 100 depois de Cristo. Para o povo não havia diferença do "dizer" e do "escrever". O importante era transmitir aos outros uma nova consciência comunitária, nascida no povo a partir da experiência com Deus. Contavam os fatos mais importantes do passado.

Como nós hoje decoramos a letra dos cânticos, assim eles decoravam e transmitiam as histórias as leis, as profecias, os salmos, os provérbios e tantas coisas que, depois, foram escritas na Bíblia.

A maior preocupação do povo era "contar" sua experiência para não esquecer os fatos de sua história. A memória mantinha-se viva e, para que ela não se apagasse, registraram por escrito.

A Bíblia saiu da memória do povo. Nasceu da preocupação de não esquecer o passado. A Bíblia começou a ser escrita em torno do ano 1250 a.C., e o ponto final foi colocado 100 anos depois do nascimento de Jesus. Quando os livros da Bíblia foram escritos, não eram divididos em capítulos e versículos como estão divididos hoje. A divisão em capítulos aconteceu pelo ano 1214, feita pelo inglês Estevão Langton, arcebispo de Cantuária, e a divisão em versículos foi feita em 1527, pelo dominicano Pagnini.

A Bíblia foi impressa pela primeira vez, em latim, no ano 1450 depois de Cristo.

 

ONDE FOI ESCRITA A BÍBLIA?

A Bíblia foi escrita em lugares diferentes. A maior parte dela foi escrita na Palestina, onde o Povo vivia, por onde Jesus andou e onde nasceu a Igreja.

Algumas partes do AT foram escritas na Babilônia, onde o povo viveu no cativeiro, 600 anos a.C. Outras partes foram escritas no Egito para onde o povo emigrou depois do cativeiro.

O NT foi escrito na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália, onde havia muitas comunidades, fundadas pelo Apóstolo Paulo. Nesses povos havia diferença de costumes, de cultura, de religião, de situação econômica, social e política. Tudo isto deixou marcas na Bíblia e teve influência na maneira da Bíblia nos apresentar a mensagem de Deus.

 

QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?

Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Foram diversos autores.

Deus se serviu de diversos tipos de pessoas para escrever a Bíblia: homens e mulheres, jovens e velhos, mães de família, reis, doutores e pastores, operários de várias profissões. Gente instruída que sabia ler e escrever e gente simples que só sabia contar histórias. Gente viajada e gente que nunca saiu de casa; sacerdotes e profetas. Gente de todas as classes, todos convertidos e unidos na mesma preocupação de construir um povo irmão, onde reinasse a fé, a justiça, a fraternidade, a fidelidade a Deus, e onde não houvesse opressor, nem oprimido.

Eles escreveram por inspiração de Deus. Isto não quer dizer que Deus foi ditando, lá do céu e eles foram escrevendo.

"Para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens, na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e através deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele próprio quisesse" (DV11) - (CIC 106)

Eles escreveram os acontecimentos do Povo de Deus.

Mas nem todos os acontecimentos foram escritos; apenas foram escritos os fatos mais importantes da grande História do Povo de Deus.

O modo de falar da Bíblia é o mesmo modo de falar da época em que cada Livro foi escrito. Isto é importante conhecer e considerar para que não fiquemos presos aos símbolos e aos sinais que são usados na Bíblia.

"Para descobrir a intenção dos autores sagrados, é preciso ter em conta as condições do seu tempo e da sua cultura, os gêneros literários em uso naquela época, os modos de sentir e narrar, correntes naquela época. Porque a verdade é proposta e expressa de modos diversos, quando se trata de gêneros históricos, proféticos, poéticos ou outros" (DV 12,2) - (CIC 110).

Às vezes, não é fácil compreender o que está escrito porque a linguagem é diferente da nossa. Muitas vezes não entendemos palavras usadas por nossos avós 50 anos atrás. Então, o que dizer das palavras que foram escritas há mais de 2.000 anos?

A fé do antigo povo e dos cristãos reconhece que a Bíblia foi escrita por homens que sentiram a inspiração de Deus e colocaram a seu serviço a inteligência e o conhecimento que tinham da vida e da história do povo, a sensibilidade humana, sua fantasia e reflexão. Eram homens que receberam a inspiração de Deus. "Toda Escritura é divinamente inspirada". (2Tm 3,16-17).

Por essa razão pode-se dizer que a Bíblia é obra de Deus, e o Livro de Deus, mas é também Livro da Fé e da Vida de um Povo.

A Bíblia é a Palavra de Deus em forma humana (1 T8 2, 13).

Para os cristãos, a Bíblia é o livro mais importante dentre as milhões de livros já escritos até hoje.

 

EM QUE LÍNGUA FOI ESCRITA A BÍBLIA

A Bíblia foi escrita em 3 línguas diferentes: hebraico, aramaico e grego. O hebraico foi sempre a língua sagrada. Todo menino israelita devia estudá-la.

A língua familiar dos hebreus era o aramaico, a língua que falava Abraão. Esta língua foi falada por eles até a entrada na Terra de Canaã. Em Canaã a povo teve que aprender o hebraico.

Quando a Palestina foi invadida pelos gregos, pelo ano 333 a.C., o povo foi obrigado a falar a língua grega.

Traduções - A Bíblia foi traduzida para ser compreendida. Como o hebraico era muito difícil e não era a língua falada pelo povo, surgiram as traduções gregas.

A mais famosa tradução foi a dos "Setenta" feita por, 70 sábios, pelo ano 250 a.C, em Alexandria.

Quando foi feita, foram acrescentados 7 livros que não constavam da Bíblia hebraica.

Há uma diferença entre a Bíblia dos católicos e a Bíblia dos protestantes.

As protestantes ficaram com a Bíblia hebraica, com 7 livros menos: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, parte do livro de Daniel e Ester.

Os católicos seguiram o exemplo dos apóstolos, ficando com a tradução grega dos Setenta.

Tradução para o Latim: São Jerônimo traduziu a Bíblia para o latim, no século IV d.C., e esta tradução se chama "Vulgata" ou popular.

Hoje a Bíblia esta traduzida nas principais línguas de todos os povos e as traduções populares crescem dia-a-dia.

 

PARA QUÊ FOI ESCRITA A BÍBLIA?

A Bíblia foi escrita para manter o povo na caminhada. Três coisas animam o povo a caminhar:

a) contar o passado;

b) anunciar o futuro;

c) mostrar o presente.

a) Contar o passado

Nos não nos esquecemos do passado da nossa vida.

Ficamos corajosos quando sentimos que fomos ajudados a vencer na vida. Assim também o povo de Deus (o povo da Bíblia), olhando as coisas que Deus tinha feito para ele no passado, se animava a caminhar para frente.

Os livros que falam do passado do povo de Israel chamam-se:

- Pentateuco: (Lei ou Tora). São assim chamados os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis (Origem da vida e da história do povo no Egito), Êxodo (saída do Egito), Levítico (formação de um povo santo e instruções

para o culto), Números (a caminho da Terra Prometida) e Deuteronômio (segunda lei - projeto de uma nova sociedade).

- Livros Históricos: Josué - Juízes - Rute - Samuel (1 e 2) - Reis (1 e 2) - Crônicas (1 e 2) - Esdras - Neemias - Tobias - Judite - Ester - Macabeus (1 e 2). São 16 os livros históricos.

b) Anunciar o futuro

Ficamos animados quando olhamos para as possibilidades que temos no futuro. Nascem em nós a esperança, a força e a coragem.

Assim o Povo de Deus (o povo da Bíblia) se animava a caminhar para frente, quando eram colocadas, pelos profetas, as promessas feitas por Deus para o futuro.

Os livros que falam do futuro do povo de Israel se chamam Livros Proféticos: Isaías - Jeremias - Lamentações - Baruc - Ezequiel - Daniel - Oséias - Joel - Amós - Abdias - Jonas - Miquéias - Naum - Habacuc - Sofonias – Ageu - Zacarias - Malaquias. São 18, os livros Proféticos.

c) Mostrar o presente

Ficamos felizes quando sentimos que Deus caminha conosco, na nossa vida presente e com nossos problemas.

Assim aconteceu com o Povo da Bíblia quando começou a caminhar com Deus. Olhava não só o passado, nem só o futuro, mas também o presente, buscando soluções para seus problemas.

Tudo isto está escrito nos Livros Sapienciais: Jó - Salmos - Provérbios - Eclesiastes - Cântico dos Cânticos - Sabedoria - Eclesiástico. São 7, os livros Sapienciais.

"Com efeito, tudo o que foi escrito, anteriormente, foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela constância e consolação que provêm das Escrituras, possuamos a esperança" (Rm 15,4).

"Tendo Deus falado outrora muitas vezes e de muitas maneiras pelos Profetas, agora falou-nos nestes últimos tempos pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo e por quem igualmente criou o mundo" (Hb 1, 1-2).

Cristo é a luz que ilumina o passado, o presente e o futuro. Fazendo referência a Ele, podemos entender a mensagem da Bíblia hoje.