Somos obra prima de Deus

 

Objetivos

Que os catequizandos saibam que são obra prima de Deus, feitos à Sua imagem e semelhança.

Que os catequizandos compreendam que, além da identificação com as outras criaturas, o ser humano tem em seu interior a presença especial de Deus.

 

Preparação para o encontro

Ambientar a sala com imagens de criaturas, ou mesmo plantas e algum animal vivo mais dócil com seu alimento. Uma figura humana, colocar uma vela e uma Bíblia.

 

Acolhida

Oração inicial: Creio

 

Ver

Historinha

“Padre Léo conta que certa vez foi conhecer o quadro da Monalisa. Lá se pagava uma fortuna, tinha vários seguranças tomando conta da obra, mas quando ele chegou lá se decepcionou, pois era um quadrinho de nada.

- Porque será que tinha tantos guardas tomando conta daquela obra? - se perguntou -Por causa do artista que a tinha feito.

Sabe por que a Igreja briga tanto por você? Por causa do artista que te criou, você é uma obra de arte muito preciosa.”

 

“O ser humano é obra-prima da criação de Deus, a única criatura desejada em si mesma por Deus. Todo o resto foi feito em preparação para criar o ser humano, que foi gestado no coração de Deus. Todo o universo é obra da palavra de Deus, porém o ser humano é obra também de Suas mãos. A mão humana é símbolo do poder de Deus, tamanha a sua perfeição; todos os sacramentos da Igreja têm a presença das mãos, como a mão do próprio Deus presente nos sacramentos.”

Pe. Léo - Com. Bethania

 

Iluminar

A Bíblia, no livro do Gênesis, nos ensina que no 6º dia da criação Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança (Gn 1, 27 e 2,7)
A Bíblia mostra o poder criador de Deus, através da palavra:"faça-se".Depois de tudo criado, Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança".
Você percebe como fomos criados de maneira especial?

 

Vamos Ler

Gn 1, 26-27: “Então Deus disse: ‘façamos o homem  a nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar...’”. O termo homem indica ser humano, é um coletivo; “imagem e semelhança” quer destacar que o ser humano é livre, com vontade própria, inteligência. A imagem e semelhança é especificada em dois trechos: “criou-os homem e mulher” e “que ele domine”, que demonstra o ser humano como obra prima de Deus, acima de todas as criaturas, para dominá-las, não fazendo aquilo que bem entende, mas como “cuidador” da obra divina, como continuador do processo.

“Criou-os homem e mulher”: este pequeno texto é a marca da capacidade humana de gerar, de fazer descendência, de manter-se na historia: “sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra, dominem...”.

A tradição Sacerdotal ainda destaca o caráter da benção, palavra ousada e poderosa, que afirma a ação contínua de Deus, mesmo na alienação do exílio. A benção assume uma característica de esperança para aquele momento e os verbos sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra, dominem, destacam a não esterilidade, a não mais falta de descendência, ao não mais despovoamento, a não mais escravidão. A benção esta ligada aos temas da descendência, da fertilidade, da libertação, da prosperidade e da promessa de uma terra: era tudo o que os exilados esperavam.

Gn 2, 4b – 25: O centro da criação é a humanidade.

A criação do homem está ligada a fecundidade da terra, pois ele surge da argila para cultivar o solo, estabelecendo relação com a terra. A relação com Deus se dá no sopro da vida insuflado nas narinas do homem, deixando claro que só a Deus compete o poder da vida. Na relação com os animais, o homem é responsável por dar nomes, expressão de superioridade acompanhada de zelo e cuidado. Na relação com a mulher, sua auxiliar, o homem estabelece relação de companheirismo, já que a mulher foi tirada de seu lado (costela), não de poder ou submissão.

 

Reflexão:

a) Depois de ouvirmos tantas coisas bonitas , perguntamos: “Quem fez tudo isso?”

b) No livro sagrado, a Bíblia, lemos que foi Deus quem criou tudo o que existe. E as pessoas, Ele criou à sua imagem e semelhança, quer dizer que Deus as criou parecidas com Ele. Ser Parecido com Deus é ser capaz de decidir, escolher, criar coisas novas, pensar, amar... pela sua beleza e importância, percebemos que tudo o que existe na natureza manifesta a presença de Deus.

c) Em que momentos você se torna parecido com Deus?

d) O que você pode fazer para ser mais parecido com Deus?

e) Deus preparou o mundo com muito carinho e o entregou a nós para que pudéssemos viver felizes. Deus conta com cada um de nós para continuar a sua obra criadora , cuidando, transformando e construindo coisas novas para o bem de todos. Como você pode contribuir para dar continuidade à obra de Deus?

 

Converse, a partir das figuras proposta no ambiente, em que somos diferentes?

Fisicamente sabemos e vemos que somos diferentes. Quanto ao código genético, a natureza física, somos parecidos com o restante dos seres criados. Fazer comparações: quais são nossas necessidades fisiológicas – do que precisamos para viver?

Quase tudo nos liga à natureza – “somos formados do barro, da argila da terra” (Gn 2, 7)

Somos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 26)

Essa diferença está no “sopro da vida” (Gn 2, 7)

 

Todo homem é composto de corpo e alma. Por isso, pense bem.
Você tem CORPO, matéria, e, como ser vivo, pode ter filhos, procriar como o próprio Deus ordenou: "crescei e multiplicai-vos".
Você tem ALMA, espírito que não pode procriar. Por isso Deus dá um sopro de vida, cria uma alma para cada homem ou mulher que vai nascer.
Por isso, é muito errado pensar que, quando um homem morre, sua alma pode dar vida a outro homem.
Corpo e alma complementam-se um ao outro. A vida natural e a vida espiritual são dons preciosos que recebemos de Deus e devemos ter muito cuidado com cada uma delas, para vivermos de maneira mais completa e feliz possível.

 

Agir

1) O homem e a mulher são igualmente dignos do amor de Deus. O que isso quer dizer? Será que hoje em dia os direitos do homem e da mulher são respeitados? Onde e quando você viu que isso não acontece?
2) O homem possui corpo e alma. Que cuidados devemos ter...
- com nosso corpo? por quê?
- com nossa alma? por quê?

 

Celebrar

Todos são preciosos para Deus. Todos são únicos.
Você é único diante de Deus.
Seu corpo é só seu.
Sua alma é só sua.
E Deus lhe criou para que você corresponda ao Seu grande amor.
A resposta é só sua e ninguém pode dá-la em seu lugar! 

 

Que tal agradecer a Deus o dom da vida. Ainda mais agradecer o dom da vida espiritual. Somos criados de um modo especial para viver de forma especial.

Vamos rezar o salmo 8 – Hino ao criador do homem.

 


A profanação da obra prima de Deus

 

 A Obra Prima de Deus, por excelência, é a pessoa humana. A única ´criada à imagem e semelhança de Deus´ (Gen 1,26). Esta revelação bíblica, meditada devidamente, deveria levar´nos ao êxtase. É nos atributos da alma imortal, dada ao homem por Deus no instante da sua concepção, que se encontram os aspectos dessa ´imagem e semelhança´ com o Criador. Aí estão, perenes, a inteligência, a liberdade, vontade e consciência; atributos esses que só o homem possui, exatamente por ser só ele ´imagem e semelhança´ de Deus. 

Tal ´semelhança´ com a natureza divina tornou possível a maior novidade debaixo do sol: a Encarnação de Deus em forma humana. ´E o Verbo se fez carne e habitou entre nós´ (Jo 1,14). 
Jesus pôde assumir a natureza humana, sem abdicar a divina, porque o homem fora criado à Sua semelhança. E assim, Ele pôde assumir a nossa natureza e restaurá´la dos estragos do pecado original. A obra prima de Deus estava salva, ao preço do sangue e da vida do seu próprio Criador. 
Tal é o amor de Deus ao homem que, além de tudo isso, ainda quis que a pessoa humana fosse o Seu Templo. É o que São Paulo nos revela, quando escreve aos Corintios: 
´Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? ´ Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus, que sois vós, é sagrado´ (1 Cor 3,16´17). 
´Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então os membros de Cristo, e os farei membros de uma prostituta? ´( 1 Cor 6,15). 
Dessas palavras é fácil compreender quão sagrada é a pessoa humana, e também o seu corpo, por ser ´templo´ de Deus e ´membro´ de Cristo (1Cor 12,28). 
Confrontando essa realidade sagrada do homem, com o modo com que hoje ele vive, profanando o seu corpo, fica´se estarrecido. 
Não é preciso descer a detalhes para que se possa conhecer a que nível de aviltamento a pessoa humana se impôs. Primeiro ela é aviltada quando os seus sagrados direitos não são respeitados, e ela se acha massacrada pela exploração gerada pela ganância; e segundo, pior ainda, quando ela impõe a si mesma tal degradação. Basta entrar hoje em um cinema, ou em uma banca de revistas, locadora de filmes, ou ligar a televisão, ou ler os jornais, para se notar com que frieza e cinismo, revoltantes, se profana a sagrada criatura de Deus, em cujo corpo a Santíssima Trindade veio habitar no Batismo. 
Os mais sofisticados meios de explorar o sexo comercialmente são usados, desrespeitando´se a tudo e a todos, sem que se possa oferecer resistência a este ´mar de lama´ impulsionado pelos meios de comunicação. 
Por mais que queiramos fugir desta pergunta, ela se nos coloca: ficará Deus inerte perante tal profanação da Sua obra prima, a qual, para salvá´la, Ele entregou à morte bárbara, o seu Unigênito? Creio que não. Creio que Deus não pode assistir impassível a destruição e profanação da Sua criatura predileta, e do seu templo. Jesus ´expulsou os vendilhões do Templo...´ (Mt 21,12). 
Sabemos que´Deus é Amor´ (1Jo 4,8) e rico em misericórdia, mas corrige os que ama: 
´O Senhor educa a quem ele ama, e castiga todo filho que o acolhe´ (Hb 12,6). 
Deus não é o autor do mal, e não ama castigar ninguém; entretanto, algumas vezes, por não ter outra saida, Ele ´ permite´ que a dor atinja a sua criatura, para salvá´la. Por amor. Algumas vezes, como pai, tive que segurar nos braços os meus filhos, ainda pequenos, para que o farmacêutico lhes aplicasse uma injeção. E o fiz por amor; para que a doença não os levasse à morte. Deus, como o melhor dos Pais, não quer que a doença do pecado mate a alma dos seus amados filhos; por isso, permite que a dor cure o coração do homem, que não quer ouvir a voz suave do seu amor. É a história do filho pródigo. 
Será que as mazelas de nossos tempos ´ como no passado ´ não trazem a marca dos dedos de Deus? Temos visto catástrofes dolorosas. Será que Deus não tem permitido estas coisas para que os homens e mulheres acordem? É difícil dizer, absolutamente não!

Prof. Felipe Aquino