Vocação

 

 

Objetivos

Que o catequizando medite sobre a vocação a que Deus lhes chama, procurando encontrar-se e crescer como pessoa humana chamada a realizar-se plenamente no serviço.

Mostrar que a vocação é um caminho sincero da parte de Deus e da parte de quem recebe o chamado.

 

Preparação para o encontro

Bíblias;

 

Acolhida

Oração inicial: Vinde Espírito Santo

 

Ver

Você já pensou para qual vocação Deus está te Chamando?

Você sabe o que é vocação?

 

Explicar o significado da palavra vocação.

Vocação se diz por aí, é ser padre ou freira. Essa é o conceito de vocação que o nosso povo tem que não está errado, mas sim reduzido e incompleto. A palavra vocação tem origem latina “vocare” e significa “chamar”: usar a voz para despertar em alguém uma atitude de resposta e direcionamento. Aqui já definimos em parte o que é vocação, mas alguns elementos podem ser aprofundados:

VOCAÇÃO é o chamado de Deus a todo ser humano de abrir-se à Sua voz e de dispor-se a concretizar Seu projeto de vida e salvação como meio de autorealizar-se, construindo sonhos e ideais a partir de um projeto de vida pessoal.

Vocação é  um desígnio pessoal do amor infinito de Deus para cada pessoa. Quando Deus nos chamou à vida, no seu coração de Pai, Ele já guardava desde toda a Eternidade um estado de vida, uma graça para enriquecer a pessoa e enviá-la à missão. 

 

Situar as dimensões do chamado: Deus chama, a pessoa responde e a Igreja ajuda a discernir. Situar a vocação no aspecto antropológico, eclesial, social e comunitário.

Visão global ou Panorâmica das Vocações

1- Vocação à existência: pedra, planta, animal, homem, anjo;

2- Vocação humana: Ser gente, pessoa. Nacionalidades. Sadio ou doente.

Acordado ou dormindo.

3- Vocação cristã: “Enxertado” em Cristo. “Incorporado” em Cristo.

“Batizado”. “Mergulhado” em Cristo. “Ramo na videira”. (Jo 15). Aspecto “individual”, “isolado”, “sozinho”.

4- Vocação “Eclesial”: “Igreja-povo”, “Igreja-comunidade”. Aspecto “comunitário”.

 

Lembrar que o chamado passa pela comunidade orante.

 

O mês de agosto é um mês de grande importância, pois vem trazer novo espírito à Igreja e despertar novas vocações.

 

 Vocação e missão se encontram estreitamente ligados. Por isso, o que importa é discernir a vontade de Deus e abraçá-la. Se esta for a vida religiosa ou mesmo consagrados,  casamento, se for o sacerdócio ou a como casados. 

 

Primeiramente conhecer ! Ninguém faz opção por aquilo que não conhece. 

 

Iluminar

Deus ao chamar sempre apresenta uma missão como aconteceu com Jeremias, a missão de anunciar a justiça divina chamando o povo a conversão. Neste profeta vemos uma inquietação que é o medo perante o chamado feito, uma inquietação presente em tantos vocacionados, na qual Deus fala a estes, na pessoa de Jeremias, quando toca os seus lábios dando-lhes condições para realizar a missão. Neste texto bíblico, vemos, portanto, a sinceridade de um vocacionado e a atenção que Deus dá a quem Ele chama.

• Jr 1, 4-10

• Refletir o texto bíblico e falar da vocação de Jeremias.

1 – Quem foi Jeremias?

2 – Quando ele foi chamado?

3 –Qual a desculpa que Jeremias deu à Deus.

4 – Do que ele tinha medo?

5 – Qual foi a promessa de Deus para Jeremias?

6 – Qual era sua Missão ?

7 – Pra que somos chamados ?

8 – Você está disposto a ouvir o que Deus quer de você?

 

Agir

A exemplo de Jeremias, o que podemos tomar como chamado de Deus em nossa vida?

 

Celebrar

Fazer um momento de oração, pedindo à Deus a graça de ouvir o seu chamado e o que Deus quer falar nesse momento para nós, ao som da música – Eu espero -Pe Fábio de Mello

 

 

 

VOCAÇÃO

 

A palavra vocação tem sua origem na palavra latina “vocatio”, que significa "chamado" .. Chamar alguém para algo é voltar-se para esse alguém, lembrar que ele existe é saber que poderá ajudar naquilo que for necessário. É assim que Deus chama cada ser humano a crescer e a realizar-se plenamente como pessoa! (cf. Puebla 860).

Três são as dimensões do chamado de Deus feito a todos os seres humanos: chama-nos à vida (Vocação humana), chama-nos para seguir seu Filho Jesus Cristo (Vocação cristã), e chama-nos a um serviço específico no meio de seu povo - a Igreja (Vocação específica).

Pelo Espírito Santo de Deus, todos são chamados a vida, todos são chamados a serem cristãos, mas no trabalho da construção do Reino cada um recebe uma vocação especial:

 

Chamados a ser leigos – Para testemunhar o Evangelho nas realidades humanas que vivemos, construindo um mundo de justiça, paz, solidariedade e para realizarmos nossa missão de fiéis na comunidade eclesial, exercendo diversos ministérios necessários à sua manutenção, como por exemplo na catequese, no ministério extraordinário da Eucaristia, no trabalho com doentes e pobres, no rezar pelos demais membros da comunidade, mostrando em seu dia-a-dia a alegria de servir a Cristo e aos irmãos (cf. Puebla 857; EN 70).

 

Chamados a uma consagração especial da sua vida a Deus – São os religiosos e religiosas, que se propõem a seguir a Cristo, praticando os conselhos evangélicos (pobreza, obediência e castidade) e, desse modo, consagrando a sua vida a Deus (cf. Perfectae Caritatis 1). Dentre esses, encontramos diversas maneiras de consagração de vida: há os que se consagram para servir o próximo mais necessitado, como doentes e pobres; há os que se dedicam mais especificamente ao ensino; há ainda aqueles religiosos que dedicam sua vida a missão de anunciar Jesus em terras estrangeiras; outros se empenham no apostolado; e outros ainda dedicam toda a sua vida à oração - os monges e monjas (cf. Puebla 856; Evangelii Nuntiandi 69).

 

Chamados ao serviço de toda a comunidade cristã – são os bispos, sucessores dos apóstolos; os padres (presbíteros) que auxiliam os bispos em seu ministério, testemunhando Jesus diante da comunidade que lhes foi confiada e administrando os sacramentos; os diáconos que auxiliam os padres e bispos e devem dedicar-se a pregação e ao serviço dos mais pobres (cf. Presbiterorum Ordinis 2; Puebla 855; Evangelii Nuntiandi 68)

 

Jeremias... História de uma vocação!

 

Encontramo-nos diante de um homem com o qual nos identificamos espontaneamente: Jeremias. Seu nome significa: Deus é o maior. Sua personalidade? Homem sensível, tímido, forte e fiel, pois lutou duramente pela sua vocação.

"Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir... Numa luta desigual, tu venceste, ó Senhor, e foi tua a vitória!"

Lembremos como tudo começou: Jeremias nasceu numa família tradicionalmente religiosa, perto de Jerusalém. Época difícil! Muitos dos seus compatriotas judeus não acreditavam nem levavam a sério a religião. Cometiam-se graves injustiças! Evidentemente, o ambiente não era nada propício para o surgimento de uma vocação. Contudo, Deus é maior e chama!

No ano de 627 aC. Jeremias sentiu o chamado divino, não no esplendor de uma visão extraordinária, mas no íntimo do seu coração, numa hora de meditação. Rezando, sentiu-se escolhido para realizar uma missão: "Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia. Antes do teu nascimento, eu já te havia consagrado e designado profeta". A resposta espontânea: "Ah! Não Senhor!"

Jeremias tentou de diversas formas dar o fora, com razões que não convenciam nem a ele mesmo: "Sou muito jovem (tinha 23 anos!), sou tímido, fraco..." MasDeus refuta todas estas objeções demasiadamente humanas: "Não tenhas medo!” Por que será que a gente tem medo para as coisas de Deus?... “Eu estarei contigo!..." Bem, isso o reconfortou!

 

Jeremias foi se acostumando com a ideia vocacional. Ele viveu uma das épocas mais difíceis da história de Israel. Nabucodonosor, rei dos caldeus, conquista Jerusalém (597 aC.) e os hebreus são levados cativos para Babilónia. A Cidade santa e o Templo são arrasados. Com isto, queria-se apagar o vestígio da religião de Israel.

Na Terra Santa, escolhida e amada, já não existem, pois, cidade nem templo, dinastia real nem povo... Nada! Acabaram com todas aquelas realidades "sacramentais" que serviam de veículo para a execução do plano salvífico de Deus.

Jeremias viveu este desastre nacional contudo, não perdeu a esperança. Sabia bem em quem confiara! Se o edifício material se derruba, deve ser para dar lugar a um outro mais importante, o espiritual. Jeremias clama, então, por um "homem novo", com um "coração novo" que pode crer sem estar ligado à própria Terra, Cidade ou Templo. O homem novo deve viver na fé. Sem o saber, Jeremias profetizava, pois num futuro distante, a "Terra da promessa" já não seria mais a Palestina, mas o próprio JESUS.

Vejamos, pois, o percurso de uma vocação. Toda caminhada vocacional é um processo. Geralmente, se inicia de maneira diversa: uma boa leitura, um apostolado (catequese, grupo jovem...); uma boa amizade... Enfim, uma experiência pessoal de Deus que acontece numa situação determinada. O infinito no finito, a graça na limitação... E assim, num belo dia, se começa a pensar em vocação...

Como continua este processo? Surge, então, um amontoado de "ideias", umas loucas, outras possíveis... Dão-se altos e baixos, consolações e desolações;dúvidas, lutas, fugas... Um dia se tem vocação; noutro, já não se tem mais! Mas a ideia volta persistente, cansativamente teimosa...

Surgem, também, certas dificuldades, geralmente mais "teóricas" do que práticas, que tentam impedir a decisão vocacional, atrasando-a. Enquanto persistem os obstáculos, a decisão é impossível. Interessante: o que é valor para alguém, pode ser obstáculo para outro! É neste misterioso jogo de desafios e decisões que se concretiza ou não uma vocação.

Enfim, um dia acabam as tensões e as dúvidas. Tudo fica claro e tranquilo.Chega-se ao final do processo. Surge e se mantêm o desejo nítido de viver para Deus e os outros na vida religiosa. Essa ideia que antes não tinha vez nem lugar no coração, agora se fez preciosa e importante; é o "grande amor escondido", pérola preciosa que dá sentido e força, satisfação e alegria crescentes.

Assim aconteceu com Jeremias e com todos os que agora são chamados por Deus, para percorrer esta estrada. E depois? Depois existe toda uma caminhada de fidelidade a Deus e de serviço aos outros. 

 

https://padreramonsj.blogspot.com.br/2012/03/05-jeremias-historia-de-uma-vocacao.html