O Espírito Santo na vida de Jesus

 

 

Objetivos

Mostrar que, sem a força do Espírito, Jesus não seria nosso redentor.

Que os catequizandos sintam a necessidade de estar entregues à ação do Espírito Santo e unidos aos seus irmãos na Igreja, a fim de escolherem sempre o caminho do bem.

 

Preparação para o encontro

Bíblias; Providenciar símbolos do Espírito Santo; usar mesa com toalha flores e vela ao centro da sala: jarra e bacia com água (para lembrar o nosso Batismo= vida nova), pomba, figuras de línguas de fogo, Igrejas, vento etc...

 

Acolhida

Oração inicial: Vinde Espírito Santo

 

Como você gostaria de ser?

Você consegue fazer sempre só o bem?

Em quê você gostaria de mudar e agir de modo diferente?

Você costuma agir de modo impulsivo, sem querer de verdade?

Você se arrepende disso? Por quê?

E Jesus, como Ele agia? Quem o ajudava a agir assim?

 

Ver

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE JESUS

I. ANTES DO NASCIMENTO DE JESUS,o Espírito Santo atuava nos profetas, dando-lhes a conhecer os eventos relativos à vida de Cristo, preparando assim o povo de Deus para a sua vinda.1 Pedro 1.10-12.

II. NA CONCEPÇÃO DE JESUS,
o Espírito Santo foi o responsável pelo nascimento virginal de Jesus através de Maria, assegurando a encarnação do Verbo de Deus.Mateus 1.18,20 ;Lucas 1.35;João 1.14

III. NA INFÂNCIA DE JESUS,
o Espírito atuou em pessoas e nas circunstâncias para preparar o mundo para receber o seu Rei.Lucas 2.25-27

IV. NA PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA, Jesus era anunciado como aquele que faria o Espírito Santo accescível a todos pelo batismo no Espírito Santo. Lucas 3.16. 
(Veja Hebreus 2.4)

V. NO BATISMO DE JESUS, o Espírito apresentou-se corporeamente como pomba, para indicar aquele que era o único Filho Amado de Deus.Lucas 3.22

VI. NA TENTAÇÃO DE JESUS,
o Espírito foi aquele que o impulsionou ao deserto para o período de jejum, consagração e conseqüente tentação. Lucas 4.1

VII. NO INÍCIO DO MINISTÉRIO DE JESUS, o Espírito encheu-o de poder para trabalhar. Lucas 4.14-15 
Jesus entendeu que o seu ministério era o cumprimento das passagens de Isaías (11:2) que falavam do Espírito agindo através do Messias.Lucas 4.16-21
O Espírito ungiu Jesus e o fez pronto para iniciar o seu ministério. Neste ministério, seu ensino fez que o povo se admirava com seu ensino.

VIII. TODO O MINISTÉRIO DE JESUS
foi acompanhado e dirigido pelo Espírito Santo:
A. O ministério em geral - Mateus 12.15-20; Isaias 42:1-4; 32:15-20; 44:3-5; 
Ezequiel 36:26-31; Zacarias 12:10 .

B. O ministério de curar- Mateus 12.28; Atos 10.38
Sem O Espírito Jesus não podia ter feito seus milagres.

C. O ministério de oração- Lucas 10.21

D. O ministério do ensino pelo Espírito.Atos 1.1-2

IX. O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ
foi oferecido a Deus pelo Espírito Santo - Hebreus 9.14
O Espírito o sustentou na sua hora mais difícil.

X. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO
foi obra do Espírito Santo -Romanos 8.11

XI. A GLORIFICAÇÃO DE CRISTO
entre homens desde sua ascensão - João 16:14

O Espírito Santo estava presente em cada instante da vida do Mestre. Assim também Ele está sempre conosco. A vida cristã plena e vitoriosa só pode ser encontrada no Espírito.

 

Jesus realiza uma cura “involuntária”: (Mc 5,24-34)

“Jesus foi com ele e grande multidão o seguia, comprimindo-o. Ora, havia ali uma mulher que já por doze anos padecia de um fluxo de sangue (…). Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto (…). Ora, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, e ela teve a sensação de estar curada. Jesus percebeu imediatamente que saíra dele uma força e, voltando-se para o povo, perguntou: Quem tocou minhas vestes? Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te comprime e perguntas: Quem me tocou? E ele olhava em derredor para ver quem o fizera.” 

Que fascinante! O Cristo realizava prodígios com o poder do Espírito Santo; dessa vez, porém, “quebrando o protocolo”, o Espírito resolveu realizar o milagre por conta própria (ou, talvez, por ordem do Pai), curando a mulher por meio do Filho, sem esperar que este tomasse a iniciativa. Diante do evento inusitado, Jesus se revela surpreso, e busca saber quem foi a pessoa que, com sua fé, extraiu dEle a força de cura do Espírito.

Então, recapitulando: Cristo realiza milagres com o poder do Espírito Santo, que provém do Pai; o Espírito, por sua vez, age na realidade por meio do Filho e… Bem, paremos por aqui. Minha pobre teologia não vai além!

 

Iluminar

Palavra de Deus: Rom 7, 14-25 – Rm 8, 1-17

Na carta aos romanos, São Paulo vem nos dizer: “... Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero...”.

As pessoas não gostam de fazer o mal. Querem fazer o bem, mas nem sempre conseguem fazê-lo.

Muitos fazem o mal porque não têm boas referências de vida, têm concepções diferentes, têm uma história de sofrimento e dor...

A maioria das pessoas não quer fazer o mal. Quando o fazem, pensam estar fazendo um bem, mesmo que seja de forma egoísta, somente para si mesmas.

Em Romanos 8, São Paulo nos ensina: “O Espírito Santo dá a vida”

A ação do Espírito Santo em nós nos faz fugir do pecado e do mal e buscar a vontade Deus em nossa vida.

Os que vivem segundo o Espírito buscam as coisas do Espírito, agradáveis a Deus.

É o Espírito Santo que nos impulsiona para fazer o bem, e nos dá a força necessária para realizá-lo.

Precisamos estar sempre unidos a Deus, rezando e pedindo a força do Espírito Santo para que possamos fugir do pecado e viver como Jesus nos ensinou.

Somos Filhos de Deus, e devemos agir como tal.

Nosso espaço:

 

Agir

Assumir o compromisso de rezar e invocar sempre o Espírito Santo para assim discernir o bem do mal.

 

Celebrar

Catequista: Vamos pedir ao Espírito Santo que venha iluminar o nosso coração, a nossa vida e nos tornar pessoas melhores.

Com muita tranquilidade, rezemos:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor.

Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.

Amém!

 

 


 

ESCRITURAS DE REFERÊNCIA


Isaías 11:2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

Isaías 42:1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.

Mateus 1:18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

Mateus 1:20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

Mateus 3:16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.

Mateus 4:1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

Mateus 12:18 Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos gentios.

Mateus12:28 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.

Marcos 1:10 Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele.

Marcos 1:12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto,

Lucas 1:35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

Lucas 1:41 Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo

Lucas 3:22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

Lucas 4:1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto

Lucas 4:14 Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.

Lucas 4:18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

João 1:32 E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.

João 1:33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

Atos 1:2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.

Atos 10:38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

Filipenses 1:19 Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação,

Hebreus 9:14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

1 Pedro 1:10-12 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, 11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. 12 A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.

 

Catechesi Tradendae 20.

 

A catequese que Jesus nos dá hoje é sobre o Espírito Santo, aquele que nos foi prometido desde o antigo testamento; Espírito Santo este que hoje se faz tão presente em nossas vidas, de diversas formas Jesus falou a respeito do Espírito ao povo, mas é aos seus discípulos que Ele vai falar claramente Dele, e mais preciso por ocasião do tempo predestinado para a sua morte, antes de partir Jesus, vai falar da sua necessidade de voltar ao Pai, mas que não nos deixaria órfãos, nos revela que Ele indo, a nós seria dado o Paraclito, o defensor, o ajudador, e então desta forma vai se referir pela primeira vez ao Espírito Santo como uma pessoa, estas formas pela qual nós só podemos entender, não por que o vemos, mas por ver as características que só a delegamos a uma pessoa, já vimos estas características quando meditamos o 3º dia, O Espírito Santo é uma Pessoa.

Os discípulos estavam acostumados à presença de Jesus, não a presença do Espírito Santo, não o conheciam, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado (confor. Jo 7,37-39) No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11).

 Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado.

Jesus precisava apresentar o Paraclito, explicar aos discípulos quem è o Espírito Santo, por que Ele tinha que ir, pois se ele não fosse continuaria limitado ao tempo e ao espaço por causa de sua forma física, Jesus era verdadeiramente homem, e como tal não poderia estar em tantos Sacrários, não poderia se apresentar na forma de Eucaristia, não poderia estar junto dos apóstolos em suas missões, quando Jesus enviou os para a 1ª missão ele não fora junto, apenas lhes dera poder para expulsar os demônios e curar os enfermos (conf. Mt. 10 ,1. 7-8; Mc. 7,1; Lc. 9,1-2),mas Ele indo se faria presente,estaria com eles todos os dias de suas vidas,( Mt. 28, 20). Que agora sim eles teriam o Espírito santo junto deles, dentro deles, ou acaso não sabeis que sois templo do Espírito Santo que, habita em vós (I Cor. 6, 9).

Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.

E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei. Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós... Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós. (Jo 14, 12-18)

Veja, esta catequese como disse no principio é hoje destinada a nós, o livro dos Atos dos Apóstolos, ainda não teve a sua ultima pagina escrita, este livro continua sendo escrito, pois Deus continua agindo, através dos do exercício dos ministérios, eclesiásticos e leigos hoje continuam a anunciar o reino de Deus, e o Espírito Santo continua agindo no mundo através de homens e mulheres que anunciam a Palavra com Parresia e Intrepidez e o senhor confirma sua presença junto a nós, as obras maiores que Jesus prometeu aos apóstolos continua acontecendo, antes eles só expulsavam os demônios e curava os enfermos, o poder de ressuscitar os motos só Jesus tinha, agora temos testemunhos que eles realizaram este tipo de milagre e ainda hoje temos relatos que homens dos nossos dias pelo nome de Jesus e o poder do Espírito Santo tem realizado prodígios nunca visto antes, tive a oportunidade de ver um homem acalmar uma tempestade que caia em um encontro que estava presente na cidade de Sorocaba, era uma tempestade torrencial, mas aquele homem estendeu as mãos para cima e proclamou no nome de Jesus que ela se acalmasse, em questão de segundo o que era o caos se tornou bonança, uma bisa suave com um simples sereno caindo sobre o local.

O Espírito Santo nos foi dado, derramado em nossos corações conf. Rom.5, 5, e continua agindo, nos revelando a verdade, curando, libertando, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo. 8, 32).

Jesus nos revelou como o Espírito Santo estaria junto a nós, e que tudo o que pedirmos ao Pai, Ele nos faria para que o Pai seja Glorificado Nele.Eu te convido por um instante a pensar o que você esta mais precisando neste dia, convido a invocar o Paraclito.

 Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas (Credo Niceno Constantinopolitano) venha a nós como veio sobre os apóstolos no Cenáculo, trazendo a nós a revelação da verdade, libertando-nos de todo medo, de todo o mal que tem nos impedido de caminhar na Fé, ser este Templo tão desejado por Deus que sejamos, venha transformar nossa vida, que sejamos homens e mulheres novos, novas fontes de Água viva, para que outros possam de nós também beber, VEM ESPÍRITO SANTO, VEM, VEM DOS QUATRO CANTOS DA TERRA, E INUNDA  NOS COM TEU SER, QUEREMOS SER SEU TEMPLO, VEM!!!