Sacramentos

 

 

Objetivos

Mostrar que os sacramentos expressam a comunhão entre Deus e o ser humano, e dos seres humanos entre si.

 

Preparação para o encontro

Lembrancinhas e mensagens.

Bíblias;

Acolhida

Invocação da santíssima trindade.

Oração: Vinde Espírito Santo.

Ver

Sinais do Amor de Nosso Deus

Toda experiência humana está repleta de sinais e símbolos. O ser humano é um ser simbólico. Ele é capaz de captar, interpretar e expressar a realidade de forma plural e, ainda, vivenciá-la de forma afetiva. Celebra socialmente certos acontecimentos de sua vida impregnados de significado. Desde o nascer, o crescer, o comprometer-se, o perdoar, o partilhar, o envelhecer e o morrer, em tudo na vida haverá sempre algo que palavra nenhuma é capaz de dizer tudo o que expressam estes momentos.

 

Um casal, em lua de mel, foi jantar em um restaurante. Nesta jantar foi servido vinho em taças. Após o jantar, o casal solicitou ao dono do restaurante um presente: as duas taças.

Ao chegar em casa, colocaram as taças em um lugar de destaque, porque simbolizavam todo o primeiro amor vivido, experimentado e comprometido um para o outro.

Com o passar do tempo, apareceram as dificuldades, os desafios, isto é, brigas, desencontros...

Porém, cada vez que isto acontecia, um dos dois colocava as taças na mesa, recordando que era preciso voltar ao primeiro amor.

Amor este que era capaz de fazer superar qualquer contratempo.

As taças são instrumentos simbólicos, são sinais que recordam uma realidade vivida e que se perpetua para sempre.

 

Os sacramentos nos permitem fazer a experiência do encontro com o amor de um Deus que se faz humano no meio de nós. Ele nos lembra que é preciso voltar ao seu primeiro amor pois, são muitos os sinais presentes em nossa vida que falam deste amor. “Eu amei você com amor eterno; por isso, conservei o meu amor por você” (Jr 31, 3).

 

Dinâmica

No dia-a-dia percebemos a presença de tantos símbolos, sinais e gestos que falam de muitas realidades. Ou ainda, são capazes de trazer à nossa mente muitas coisas de grande significado:

1) Trazer uma caixa de presente, enfeitada e bonita.

• Passá-la entre os presentes em silêncio;
• Um jogará ao outro: quem a receber dirá uma palavra significativa.
• Solicitar que alguém dramatize algo em silêncio com a caixa.
• Alguém diga uma frase a partir da caixa.

2) Descobrir em grupo a partir das atividades acima:

• Os mais diversos gestos usados.
• Palavras pronunciadas.
• O que significou brincar com a caixa.
• O que ela lembrou de nossa vida.

As taças, a caixa... são objetos que lembram algo mais. Eles possuem grande significado dentro da realidade que vivemos.

 

Iluminar

Distribuir para os participantes, em pequenas fichas, nomes de símbolos que falam algo de Deus e da vida:
Água, luz, pão, vinho, aliança, semente, barca, chave, cruz, cálice, estrela, fermento, fogo, flores, fonte, fruto, lâmpada, mar, mão, nuvens, óleo, pedra, porta, rede, sal, sol, sino, tenda, veste, vento, vaso....

a) Que significado eles têm para nossa vida?

b) Quais os que se relacionam mais com os sete sacramentos? Por quê?

Jesus manifestou através de sua vida a vontade salvadora do Pai. Suas palavras, gestos e ações foram e são, ainda hoje, salvadores.

Por isso, Ele é o sacramento do Pai. Nele celebramos os sete sacramentos. Estes se situam no contexto da realidade humana: alegrias, lutas, sofrimentos, alianças, preocupações... Jesus salva o ser humano como um todo e quer que viva com intensidade.

Então, existe uma conexão total entre a salvação realizada por Cristo, os sacramentos, e também com a experiência humana.

 

Leitura bíblica: Jo 7, 37-39

 

OS SINAIS DO AMOR DE DEUS POR NÓS SÃO:
1) Batismo
2) Reconciliação ou Confissão e Penitência
3) Eucaristia
4) Confirmação ou crisma
5) Matrimônio
6) Ordem
7) Unção dos enfermos

 

ESTES SETE SINAIS SÃO CHAMADOS SACRAMENTOS
Em João 7, 37 lemos que Jesus é a fonte da Água Viva: “Quem tem sede, venha a mim e beba.”
É através dos sacramentos que a “Água Viva”, a graça, o amor de Deus, chega até nós.
Para que este amor fosse uma realidade em nossa vida, Deus Pai enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para reconquistar o coração do homem, criado a sua imagem e semelhança e que tinha se afastado de sua presença pelo pecado.
Para que nós nos aproximemos sempre mais de Deus e experimentemos Seu amor, e para que cresça em nós a fé, Jesus Cristo presenteou-nos com os SACRAMENTOS.
Cada sacramento possui gestos, palavras e material próprio. Por trás dos gestos, sinais e palavras existe o amor de Deus que quer nos redimir.

 

TODO SACRAMENTO CONSTA DE: GESTO (sinal), FÓRMULA (palavra de fé) e MINISTRO
Assim, por exemplo, no Batismo:
Gesto: derramamento de água na cabeça do batizado.
Fórmula: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

Ministro: Sacerdote (ministro ordinário); qualquer pessoa (ministro extraordinário).
Na Bíblia encontramos o modo como Jesus, autor dos sacramentos, os instituiu.

 

Agir

Escreva uma oração agradecendo a Jesus os sacramentos.

 

Celebrar

Os sacramentos dão força e coragem, ânimo e inspiração para uma vida mais cristã. Eles acompanham as diferentes etapas do ser humano.

Na vivência dos sacramentos, nos tornamos seguidores mais autênticos e corajosos de Jesus e imitando-o seremos verdadeiras testemunhas de seu amor.

Através de cada sacramento Jesus nos confirma: “Eu vim para que todos tenham Vida e Vida em abundância” (Jo 10, 10).

 

Oração final: preces espontâneas.

 

 


Os Sacramentos

 

Para entendermos a doutrina da Igreja sobre os Sacramentos, devemos começar por entender o significado da palavra “sacramento”. Esta palavra lembra “aquilo que é sagrado”. Sacramento também significa “alguma coisa sensível, visível, palpável que representa algo que nossos olhos não podem ver nem nossos ouvidos ouvir, ou seja, nossos sentidos não podem perceber”. Por isso que, às vezes, podemos ouvir : “a Igreja é sacramento da Salvação”. Isto é explicado pois a Igreja é um meio que podemos ver, sentir, da Salvação que não podemos ver nem perceber com nossos cinco sentidos. Normalmente quando falamos dos sacramentos, não estamos nos referindo a este sentido tão amplo da palavra, mas estamos falando dos sete(7) sacramentos da Igreja, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu. Estes sacramentos são sagrados, pois Jesus os instituiu para ser instrumento de sua salvação, para nos levar para o reino dos céus. Os sacramentos são “sinais sensíveis que nos comunicam a graça invisível”. O sacramento realiza aquela realidade simbolizada pela matéria e pela forma de sua celebração. Por exemplo, no batismo somos “lavados” do pecado original e de outros pecados cometidos e renascemos na água e no Espírito Santo para uma nova vida, a vida da graça de Deus.

A matéria do sacramento é o meio físico usado na celebração do sacramento. Por exemplo, no batismo é a água, na eucaristia é o pão. A forma são os ritos e condições específicas da celebração do sacramento. Por exemplo, no batismo: “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, na eucaristia : o rito da Missa com a oração eucarística “...Isto é o meu Corpo ... isto é o meu Sangue”. Aquilo que é representado pela matéria e pela forma é realizado no sacramento.

O ministro também é importante ser considerado. Para cada sacramento existe um ministro que pode realizar em nome de Cristo o sacramento. Por exemplo, o ministro ordinário da eucaristia é o sacerdote ordenado, ou seja, o padre ou o bispo. Ministro ordinário é o ministro adequado para aquele sacramento. Existe em certos sacramentos o ministro extraordinário, ou seja, o ministro que na falta do ministro ordinário e em caso de necessidade pode realizar o sacramento. Por exemplo, o ministro ordinário do batismo é o padre, mas todos nós somos ministros extraordinários do batismo, ou seja, em caso de extrema urgência e na falta de um sacerdote podemos batizar usando a matéria e formas adequadas para o sacramento.

São sete (7) os sacramentos instituídos por Jesus Cristo. São eles: o Batismo, a Crisma ou Confirmação, a Confissão ou Reconciliação ou Penitência, a Eucaristia, a Ordem, o Matrimônio e Unção dos Enfermos. Eles são para efeito de entendimento divididos em sacramentos de Iniciação Cristã ( Batismo, Crisma e Eucaristia), sacramentos de Cura (Confissão e Unção dos Enfermos) e sacramentos de serviço ou de vocação (Ordem e Matrimônio).

É curioso perceber que os sacramentos estão ordenados para a nossa vida e estão correlacionados com os principais eventos dela. Veja a correlação entre a vida natural e a vida sacramental.

 

Nascimento

Alimentação

Amadurecimento

Trabalho – Serviço - Missão

Cura das Doenças

Cura ou fim da

vida

Batismo

Eucaristia

Crisma

Matrimônio e Ordem

Reconciliação

Unção dos Enfermos

 

Da mesma forma que Deus nos possibilita o desenvolvimento da vida natural, nos possibilita através de seus sete sacramentos a vida sobrenatural. É importante que tenhamos em mente que os Sacramentos são sacramentos de Jesus Cristo e sacramentos da Igreja. A Igreja recebeu de Cristo estes meios de salvação.

 

OS SETE SACRAMENTOS


Batismo

O Batismo é o Sacramento pelo qual renascemos para a graça de Deus e nos tornamos cristãos.
O Sacramento do Batismo confere a primeira graça santificante, que apaga o pecado original e também qualquer pecado atual, se existir; perdoa toda a pena por eles devida; imprime o caráter de cristão; faz-nos filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do paraíso, e torna-nos capazes de receber os outros Sacramentos.
Batiza-se derramando água sobre a cabeça do batizando, ou, não podendo ser sobre a cabeça, sobre qualquer outra parte principal do corpo, dizendo ao mesmo tempo: Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

 

 Confirmação

A Confirmação ou Crisma é um Sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo e nos faz perfeitos cristãos.

- Os dons do Espírito Santo que recebemos na Confirmação são sete:

1. Sabedoria;
2. Entendimento;
3. Conselho;
4. Fortaleza;

5. Ciência;
6. Piedade;
7. Temor de Deus.

- Os frutos do Espírito Santo são:

1. Caridade,
2. Alegria,
3. Paz,

4. Paciência,
5.  Longanimidade,
6.  Bondade,

7. Benignidade,
8.  Mansidão,
9.  Fidelidade,

10.  Modéstia,
11. Continência,

12. Castidade

 

Eucaristia

A Eucaristia é o Sacramento por excelência, pois é o próprio Corpo de Cristo entregue por amor de nós. É um Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso Sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das aparências de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual.
O pão e o vinho tornam-se Corpo e Sangue de Jesus no momento da Consagração na Missa. Essa miraculosa conversão é chamada pela Igreja Transubstanciação . Depois da consagração já não fica pão nem vinho, mas ficam somente as respectivas espécies ou aparências, sem a substância.
Há obrigação de receber a comunhão todos os anos pela Páscoa, e em perigo de morte como alimento para a "viagem" . Mas tamanha é a graça poder receber a comunhão que é ótimo comungar freqüentemente e até todos os dias, contanto que se faça com as devidas disposições.
A Santa Missa é o Sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, oferecido sobre o altar, debaixo das aparências do pão e do vinho, renovando o sacrifício da Cruz.

 

Penitência

A Penitência ou Confissão é o Sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos depois do Batismo. É a forma amorosa de Deus possibilitar a nossa reconciliação com Ele e reabrir para nós o canal de Suas graças.
São necessárias cinco coisas para uma boa confissão:
1. Exame de consciência (lembrar-se dos pecados cometidos);
2. Dor ou arrependimento dos pecados;
3. Propósito de nunca mais pecar;
4. Confissão ou acusação dos pecados;
5. Cumprimento da penitência.
A Igreja ensina que, por direito divino, é necessário confessar individualmente todos e cada um dos pecados mortais, bem como as circunstâncias que mudam a espécie dos pecados; e que a confissão individual e íntegra, com a absolvição a cada penitente, permanece o único meio ordinário pelo qual os fiéis se reconciliam com Deus e com a Igreja, a não ser que a verdadeira impossibilidade física ou moral os dispense deste modo de confissão.
Com a confissão freqüente, também chamada confissão de devoção, recomendada por todos os Papas, aumenta o conhecimento próprio, cresce a humildade cristã, eliminam-se os maus costumes, combate-se a tibieza e a indolência espiritual, robustece-se a vontade, leva-se a cabo a salutar direção das consciências e aumenta a graça em virtude do Sacramento.

 

Unção dos Enfermos

A Unção dos enfermos é o Sacramento instituído para alívio espiritual e também físico dos enfermos em perigo de morte.
Os efeitos da Unção dos enfermos são:
1. aumenta a graça santificante;
2. apaga os pecados veniais e também os mortais que o enfermo arrependido já não possa confessar;
3. tira a fraqueza e languidez para o bem, que ainda fica depois de se ter alcançado o perdão dos pecados;
4. dá forças para suportar pacientemente o mal, resistir às tentações e morrer santamente;
5. ajuda a recuperar a saúde do corpo, se isso for útil à salvação da alma.
A Unção dos enfermos deve ser conferida com todo o cuidado e diligência aos fiéis que, por doença ou idade avançada, estão em grave perigo de vida. E os familiares e os que assistem o enfermo têm a obrigação de procurar que receba a Santa Unção, se possível antes de que perca o conhecimento.

 

Ordem sacerdotal

A Ordem sacerdotal é o Sacramento que dá o poder de exercer os ministérios sagrados que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e que imprime na alma de quem o recebe o caráter de ministro de Deus: Bispo, Sacerdote ou Diácono.
O Sacramento da Ordem concede aos que o recebem um aumento da graça santificante, o caráter sacramental que lhes dá o poder para exercer as funções sagradas, e as graças para fazê-lo dignamente.
As principais funções do Sacerdote são: celebrar a Santa Missa, administrar os Sacramentos e pregar a palavra de Deus.
O sacerdote deve sempre ser tratado com respeito, pelo caráter do seu ministério, e com muito amor e amizade. Nunca deve ser esquecido que o sacerdote é um homem como qualquer outro com sentimentos e necessidades como qualquer um de nós. Vale a pena pensar se vemos o Sacerdote somente como um funcionário a nos servir ou como um homem, um amigo que dedica a sua vida exclusivamente a nós e a Deus.

 

Matrimônio

O Matrimônio é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo que estabelece uma união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher, e lhes dá a graça de se amarem mutuamente e de educarem cristãmente os filhos.
Muito se diz sobre o descrédito do matrimônio nos dias de hoje, mas estes não vivem , ou não conhecem quem viva este sacramento sob a graça que Deus concede todos os dias aos casais. É preciso receber o Sacramento do Matrimônio em graça de Deus; se se recebe em pecado mortal, o Matrimônio é válido, mas comete-se um grave sacrilégio.
O ministro do Sacramento do Matrimônio são os próprios cônjuges. Os fins do Matrimônio são a procriação e educação dos filhos, o amor e a ajuda mútua entre os esposos e o remédio da concupiscência. As propriedades do Matrimônio são a unidade e a indissolubilidade; isto é, deve ser de um com uma e para sempre.
Para viver santamente, os esposos cristãos devem amar-se e guardar fidelidade um ao outro, receber os filhos que Deus lhes dê e educá-los cristamente.