Solidariedade- Maria visita Santa Isabel

 

Objetivos

Apresentar aos catequizandos alguns dos valores que Maria ensinou através de seus gestos e atitudes.

 

Preparação para o encontro

Prepare o ambiente com flores, uma imagem de Nossa Senhora e inicie o encontro com muita alegria e cânticos que falem de Maria. Ex: Uma entre todas foi a escolhida, ...

 

Acolhida

Oração Inicial: Consagração à Nossa Senhora.

 

Ver

Narrar o encontro de Maria e Isabel. Se possível, pedir para duas meninas lhe ajudarem nessa leitura.

 

 Lucas 1,39-56

 

Refletir com os catequizandos: Quais as principais características desse encontro? O que Maria nos ensina nesse evangelho? Será que sempre que encontramos nossos amigos, transmitimos essa mesma alegria de Maria?

 

Analisemos a iniciativa de Maria, a Mãe de Jesus, ao visitar Isabel, sua prima, que estava com idade avançada e grávida de seis meses. Esta sua atitude de ir ao encontro de alguém que precisava de ajuda “foi uma profecia inconsciente do mandamento de seu próprio Filho: ”Amai-vos uns aos outros como eu vos amo.

Maria era uma pessoa comum, isto é, muito humana, generosa, com o coração cheio de ternura.

E Isabel não sabia que Maria estava grávida. Ela morava, aproximadamente, a cem quilômetros de distância, porém, quando ali chegou, ao ouvir a saudação de Maria, a criança pulou de alegria no ventre de Isabel e ela ficou repleta do Espírito Santo. Isabel, com voz forte, exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor?

Embora Maria não precisasse de nenhuma confirmação da graça que havia se realizado em sua vida, por obra da vontade de Deus, nesse momento, pela ação do Espírito Santo, Isabel comprova a Maternidade da Mãe do Filho de Deus e complementa: Logo que tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!

Isabel teve fé, acreditou.

Maria entregou-se no seu Sim, acreditou no Pai.

Olhe para o seu lado e sinta o calor da presença do Pai te abraçando, principalmente nos momentos mais difíceis.

Você acredita na ação de Deus presente na sua vida assim como Maria e Isabel? Experimente, tente… Ele fará grandes obras em você também!

 

Iluminar

Dinâmica: “Palavra amiga” 

Objetivo: Esta dinâmica tem por objetivo levar o catequizando a entender e praticar o gesto de solidariedade.

Desenvolvendo: Retirar os cartões da mochila e espalhar no chão. E em seguida o catequista deverá ler a seguinte frase:

Maria foi visitar Isabel e levou esperança!

você .........(falar o nome do catequizando) ao visitar alguém, o que levaria?

Neste momento, o catequizando deverá escolher uma das palavras espalhadas pelo chão.

 

Catequista: Um gesto simples mas que parte de um coração que está sempre pensando em ajudar os outros. Quem segue Jesus não pode se acomodar diante das situações de injustiça e de sofrimento que existe ao seu redor. Peçamos à Maria, que acolhemos como a nossa Mãe, as mesmas disposições para nos colocarmos no seguimento de Jesus e ela nos ensine a sermos portadores da alegria.

 

Agir

Depois de conhecer este momento importante da vida de Maria, o nosso compromisso é imitar suas atitudes.

Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria todas as noites, antes de dormir. Pedir a Nossa Senhora que proteja toda a sua família.

Procure saber se há alguém que você conhece e que está precisando de alguma coisa.

Seja solidário com essa pessoa e ajude naquilo que ela precisar, concretamente.

 

Celebrar

Quando encontrou sua prima, Maria a saudou com alegria. Logo que Isabel ouviu a saudação de Maria a criança que estava em seu ventre pulou de alegria e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Maria estava ali por inteira e levava consigo o menino Deus. Quando nos encontramos com alguma pessoa ou nos relacionamos com ela, mesmo que por alguns minutos, este momento deve produzir o mesmo impacto que produziu no encontro de Maria com Isabel. Temos que transportar através da nossa saudação os efeitos de carregarmos em nós a presença de Deus. Maria levava Deus em si, e foi Deus que ela transmitiu a Isabel. Que nós saibamos também transmitir Deus aos nossos irmãos.

Um encontro que gera louvor. É assim que deve ser o encontro de irmãos.

Ao final deste encontro Maria é inspirada a compor uma das orações mais sublimes encontradas na Bíblia: “O Magnífica”.

Com esta mesma alegria, vamos louvar a Deus por todas as graças que Ele realiza em nosso favor.

 

Cântico: O Cântico de Maria (Adoração e Vida).

 

Oração Final: Ave Maria meditada.

 

 


QUATRO CARACTERÍSTICAS NA VISITA DE MARIA À ISABEL

“Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá”.
-A primeira característica desta visita de N. Senhora foi a sua motivação para fazer uma visita a sua prima Isabel.  Quando temos motivação para fazer algo, já indica que vamos fazer algo de muito importante que perpassa pelas nossas emoções e sentimentos, produzindo em nós uma necessidade apressada de concretizar tal gesto. A primeira característica de Maria que motivou a sua visita a Isabel, foi a “pressa”. Ela se levantou e foi às pressas às montanhas….

-A segunda característica que encontrei foi à saudação“Maria entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel” Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança  estremeceu no seu ventre e no mesmo momento Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Que maravilha de saudação que é capaz de envolver toda a pessoa de Isabel ao ponto de estremecer até o seu ventre onde estava João Batista. Maria estava ali por inteira e levava consigo o menino Deus. Quando nos encontramos com alguma pessoa ou nos relacionamos com ela mesmo que por alguns minutos, este momento deve produzir o mesmo impacto que produziu no encontro de Maria com Isabel. Temos que transportar através da nossa saudação os efeitos de carregarmos em nós a presença de Deus. Maria levava Deus em si, e foi Deus que ela transmitiu a Isabel. “Isabel ficou cheia do Espírito Santo”

-A terceira característica vem logo a seguir. Isabel exclama em alta voz;“Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?”Ora, quem havia dito a Isabel que Maria estava grávida? Por acaso, naquela época já havia telefone? Claro que não! Quem a revelou foi o Espírito Santo que estava presente naquele encontro. Quando Deus está presente em nossa vida, onde e com quem encontrarmos produziremos diálogos profundamente proféticos e construtivos. Está é uma terceira característica da visita de Maria a sua prima Isabel.

-A quarta e última característica é a mais perfeita ainda. Após a declamação de Isabel, Maria é inspirada a compor uma das orações mais lindas que a bíblia tem. “Minha alma glorifica ao Senhor, meu Espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador…”. Um encontro que gera louvor, onde Deus passa a ser o primeiro plano, o maior motivo da nossa presença ali. Quando estas quatro características vier a fazer parte da nossa conduta, então, não haverá possibilidade de alguém passar em vão em nossa vida.

Tenho certeza que depois de rezar com esta palavra hoje, minha vida fraterna terá outro sabor, ganha um novo sentido e vigor. Motivado por estas quatro características, peço a Santíssima Virgem que nos ensine a levar Jesus em todos os ambientes, em todos os encontros seja com quem quer que seja! Assim seja, amém.

 

Uma historinha para guardar no coração...

Conta-se que São Pedro, guardião da “porta do Céu”, recebia todas as pessoas que lá chegavam, checando os seus nomes numa lista.

Num certo momento ele percebeu que havia muita gente lá no céu que não tinha passado por ele, na porta.

Estranhando o fato foi conversar com Jesus:

Senhor! Tem muita gente aqui que não consta dos meus registros, foi o Senhor quem as recebeu?

Jesus respondeu:

Não, mas acho que já sei quem foi!

Foram até perto de uma janela e viram Nossa Senhora usando um enorme terço para trazer pessoas pra dentro.

Pedro perguntou a Jesus:

O que eu devo fazer Mestre?

Jesus respondeu:

Nada Pedro! Minha Mãe nunca irá desistir de atrair as pessoas para o Céu!

Moral: Quanto mais rezarmos a Nossa Senhora, mais perto do Céu estaremos.

 

"A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de 'filhos no Filho' nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (Lc 1,45) e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (cf. Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor [ ... ]" (AP 266).

"Com os olhos postos em seus filhos e em suas necessidades, como em Caná da Galiléia, Maria ajuda a manter vivas as atitudes de atenção, de serviço, de entrega e de gratuidade que devem distinguir os discípulos de seu Filho. [ .. .]" (DA 272) "Fixamos os olhos em Maria e reconhecemos nela a imagem perfeita da discípula missionária. Ela nos exorta a fazer o que Jesus nos diz (cf. Jo 2,5) [ ... ] (DA 364).