Carnaval

 

Carnaval- A origem

Jornal Evangelizar é preciso- fevereiro 2010

Hoje, muitos se lembram do carnaval apenas como um feriado prolongado, época de curtir as praias ou de ir ao sambódromo para ver os desfiles, porém, o carnaval nasceu muito antes disso, era uma festa pagã, que mais tarde se difundiu entre os cristãos e foi restrita a celebração oficial do carnaval, pelas autoridades eclesiais, aos três dias antes da quarta-feira de cinzas, são os 3 dias gordos que antecedem os 40 dias magros que virão pela frente.

 A origem da palavra carnaval vem do termo latim "carne vale", ou seja, adeus a carne ou despedida da carne. Isto indica o período em que o consumo de carne deveria ser suspenso, ou seja, consumido pela última vez antes do jejum quaresmal.

Desde os primórdios do Cristianismo a "Quaresma marcou para os cristãos um tempo de graça, oração, penitência e jejum, afim de obter a conversão. Ela nos faz lembrar as palavras do Mestre divino: "Se não fizerdes penitência, todos perecereis" (Lc 13,3).

A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima.Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

Esses quarenta dias que precedem a Semana Santa, são colocados pela Igreja para que cada um de nós se prepare para a maior de todas as Solenidades litúrgicas do ano, a Páscoa, a grande celebração da Ressurreição de Jesus, a vitória Dele e nossa sobre o Mal, sobre o pecado, sobre a morte e sobre o inferno.

Mas, para que o cristão possa se beneficiar dessa celebração precisa estar preparado, com a alma purificada e o coração sedento de Deus. A Igreja recomenda sobretudo que vivamos aquilo que ela chama de "remédios contra o pecado" (jejum, esmola e oração), que Jesus recomendou no Sermão da Montanha (Mt 6, 1-8) e que a Igreja nos coloca diante dos olhos logo na Quarta-feira de Cinzas, na abertura da Quaresma.

A meta da Quaresma é a expiação dos pecados; pois eles são a lepra da alma. Não existe nada pior do que o pecado para o homem, a Igreja e o mundo.

 Todos os exercícios de piedade e de mortificação têm com objetivo de livrar-nos do pecado. O jejum fortalece o espírito e a vontade para que as paixões desordenadas, especialmente aquelas que se referem ao corpo (gula, luxúria, preguiça), não dominem a nossa vida e a nossa conduta. A esmola socorre o pobre necessitado e produz em nós o desapego e o despojamento dos bens terrenos; isto nos ajuda a vencer a ganância e o apego ao dinheiro. A oração fortalece a alma no combate contra o pecado. Jesus recomendou na noite de sua agonia: "Vigiai e orai, o espírito é forte mas a carne é fraca". A Palavra de Deus nos ensina: "É boa a oração acompanhada do jejum e dar esmola vale mais do que juntar tesouros de ouro, porque a esmola livra da morte, e é a que apaga os pecados, e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna" (Tb 12,8-9).

Estudiosos encontraram registros de festas parecidas com o carnaval atual no século VI a.c, na Grécia, através de pinturas em vasos que tinham figuras mascaradas desfilando ao som de música do culto ao deus Dionísio. Uma das teorias sobre a origem o carnaval, é que ele surgia aqui entre gregos e romanos em forma de procissão.

 Com o passar dos tempos, cada povo, cada país foi incorporando outras festividades ao carnaval. Nos Estados Unidos, o carnaval é sinônimo de mardi gras,termo francês que significa terça-feira gorda. Em Portugal, está o mais tradicional e original dos carnavais, celebrado sem samba e apenas com o intuito religioso, lá acontecem apenas as paneladas, a queima do entrudro entre outras coisas.

Vale lembrar que a Igreja não instituiu o carnaval, mas, reconheceu esse fenômeno e tentou subordiná-lo aos princípios do evangelho. Porém, muitos abusos contrários a doutrina da Igreja são praticados nos dias de carnaval, por isso, instituiu-se a adoração de 40 horas e os retiros espirituais que antecedem a quarta-feira de cinzas.

Por que o carnaval muda de data todos os anos?

Porque o carnaval depende da data que irá acontecer a Páscoa que é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua leia que acontece depois do equinócio da primavera do hemisfério norte, ou equinócio de outono do hemisfério sul.

Contando, o carnaval é sempre 47 dias antes da Páscoa.

Equinócio= o instante em que o sol cruza o plano do equador. Os equinócios acontecem duas vezes por ano, em março e setembro e marcam as mudanças de estações.

Fonte: www.cleofas.com.br