Creio em Deus Pai

 

9º Encontro – Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra;

 

Objetivos

Que os catequizandos compreendam que o Deus de Jesus Cristo é o amor e nos convida a viver em comunhão e unidade.

 

Preparação para

o encontro

Selecione figuras que ajudem a comentar os diferentes modos de apresentar Deus em diferentes épocas, como: figuras de catecismos antigos, santinhos, figuras que representem Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo.

 

Procurar uma pessoa idosa para testemunhar como Deus era apresentado às crianças e jovens de antigamente e comparar com a carta de São João. (um Deus que castiga, um Deus bravo e que dava medo).

 

Acolhida

Oração Inicial: Pai Nosso

 

As primeiras palavras que dizemos no credo são: "Creio em Deus, Pai todo poderoso" (Símbolo dos Apóstolos), ou "Creio em um só Deus, Pai todo poderoso" (Símbolo de Nicéia-Constantinopla). Nossa profissão de fé cristã começa por Deus, por que Deus é o princípio e o fim de todas as coisas. E começa por Deus Pai, por que Deus Pai é a primeira pessoa da Santíssima Trindade. Deus cuida com a sua providência de todas as coisas, mas especialmente cuida do homem. É nosso Pai do céu; em conseqüência, somos seus filhos: somos filhos de Deus! E para que o recordássemos constantemente, Jesus nos ensinou a rezar: "Pai Nosso, que estás no céu" (Mateus 6,9). Esta maravilhosa verdade cristã deve nos entusiasmar. Vejamos quem é Deus, esse Pai que está no céu.

 

Ver

Peça que observem as figuras trazidas para o encontro. Pode haver imagens que expressam tanto idéias positivas quanto negativas sobre Deus.

Procure mostrar as diferentes imagens de Deus, conforme o Quebrando a Cuca.

Desmistifique a imagem de Deus retratado como um velho barbudo e autoritário, mostrando que Deus é amor e misericórdia, como também a idéia de um deus-energia, entendido como uma força distante e impessoal.

Valorize a idéia de que Deus é pessoa e se fez como um de nós em Jesus Cristo. Enfatize as figuras que trazem um Jesus humano, compreensivo, cercado de pessoas, em atitudes de amor e serviço.

 

Reflexão

Um monge, querendo testar a fé de seus discípulos, deu a seguinte ordem.

- Cada um de vocês deve caçar um passarinho e escolher um lugar onde tenham a certeza de estar completamente sozinhos, onde ninguém os veja. Matem o bichinho e o tragam aqui.

Todos saíram à procura do passarinho e do lugar ideal, onde se sentissem completamente sozinhos e pudessem cumprir a ordem que haviam recebido.

Ao longo do dia, quase todos voltaram contando com detalhes como haviam encontrado o lugar e conseguido matar a pequena ave.

Quase ao anoitecer, um deles voltou cabisbaixo e com a avezinha ainda viva nas mãos.

Os colegas logo ficaram preocupados, pois o amigo não havia conseguido cumprir a tarefa.

O monge perguntou:

- O que aconteceu? Porque não matou o passarinho? – E ele respondeu:

- Andei por muitos lugares, mas em nenhum deles me senti completamente sozinho, pois em todos eles, Deus sempre estava comigo!

E para surpresa de todos, o mestre lhe respondeu:

- Você foi o único que conseguiu cumprir a tarefa, porque deu a resposta certa. Ninguém está completamente sozinho, pois Deus caminha sempre ao nosso lado!

Tempo para meditação.

 

Iluminar

Palavra de Deus: Em 1 Jo 4, 7-16,

Identificar como o texto fala de Deus e meditar sobre as vezes em que o amor de Deus é mais visível em nossa vida.

Qual a imagem que você tem de Deus? Ele te dá segurança ou medo? Por quê?

Reconheço que Deus está comigo 24 horas por dia? Que Ele é meu companheiro tanto nos momentos de alegria como de tristeza

Como apresentaria Deus para um amigo?

Ajudo as pessoas com quem convivo a descobrirem que Deus está sempre com elas como está comigo?

 

Saiba mais

Se alguém lhe perguntasse se você conhece Deus, certamente diria que sim. Mas como você falaria de Deus?

Algumas imagens de Deus não estão de acordo com a fé cristã. Por isso é importante compreender quem é Deus para nós cristãos.

Deus é amor, Deus é bom – Ele nos quer felizes, não condena, sempre perdoa, nunca deixa de amar.

Deus tem uma relação pessoal com o ser humano – Ele é alguém que se revela: mostra quem é, qual o seu desejo, o que quer de nós, chama-nos de seus amigos e nos convida à comunhão com Ele.

Deus é companheiro de caminhada – É aquele que caminha sempre ao nosso lado. Foi assim com o povo da Bíblia e é assim com a Igreja. Ele deseja que sejamos felizes aqui e que cheguemos ao mundo novo de amor e justiça – que se chama Reino de Deus.

Deus se revela em Jesus Cristo – O amor de Deus para com a humanidade se manifesta na doação do seu único Filho. Jesus é o melhor modo de entendermos quem é Deus, pois por suas atitudes e palavras revela quem Deus realmente é. Também em Jesus Cristo entendemos como nós devemos ser: pessoas que amam, respeitam os outros, acolhem, perdoam.

Deus é comunhão na Santíssima Trindade – Deus é uma comunhão de três pessoas que possuem a mesma natureza: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não é um deus-sozinho, mas o diálogo de três que são um. Como seres criados à imagem e semelhança de Deus, devemos aprender a respeitar as diferenças. Independentemente da religião, da cor da pele, da classe social, devemos nos amar uns aos outros.

Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, Vol. V, Ed. Vozes, p. 19, 2008

 

Agir

Que tal agradecer a Deus o dom da vida. Ainda mais agradecer o dom da vida espiritual. Somos criados de um modo especial para viver de forma especial.

- Fazer muitos atos de adoração a Deus, durante o dia, dizendo: "Deus Todo Poderoso, eu Te adoro e Te bendigo".

- Rezar o Pai Nosso com pausa, entendendo o que digo.

- tratar sempre os outros com respeito, pensando que são filhos de Deus.

 

Celebrar

Deus é amor e nós somos capazes de amar graças a este amor. Procure alimentar este amor de Deus em seu coração na oração.

Ler meditando o Salmo 139, 1-17 ou Vamos  o salmo 8 – Hino ao criador do homem. e fazer dele uma oração com suas próprias palavras.

 

Encerrar com a oração:

Ó Pai, obrigado pela vossa presença em minha vida diária; sou grato pelo vosso carinho e pela vossa ternura. É em vós que nós, homens e mulheres, descobrimos a importância de amar e de sermos amados. Amém.

 

Ler a carta de Deus ou imprimir cópias para os catequizandos e entregar, lacrada (dobrada e grampeada), ao final do encontro para que leiam em casa

 


Creio em Deus Pai todo poderoso

> A fé em Deus nos leva a voltar só para Ele como nossa primeira origem e nosso fim último, e a nada preferir a Ele e nem substituí-lo por nada. Seu próprio ser é Verdade e Amor. Se não cremos que o amor de Deus é todo-poderoso, como crer que o Pai pôde os criar, o Filho, remir-nos, o Espírito, santificar-nos?

 

criador do céu e da terra

> Deus criou todas as coisas, homem e mulher. O homem foi feito senhor do mundo, mas EM DEUS. Ao desobedecer a Deus, vivendo livremente e separando-se do CRIADOR, (pecado original), Adão e Eva abrem as portas do mundo à morte (separação de Deus).

> A morte não estava no plano inicial. A aliança de fidelidade entre os homens e Deus foi assim rompida. Em Jesus, resgata-se a Aliança e cumprem-se as promessas de Deus de nos enviar o Salvador. Adão e Eva x Jesus e Maria.

> Os primeiros povoaram a Terra, os segundo repovoaram no AMOR DE DEUS restabelecendo a aliança e compromisso.

 

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. Creio em um só Deus.

Esta é a grande verdade, a verdade absoluta: Deus é um e único, não há mais de que um só Deus. Iahwéh já o tinha manifestado ao povo de Israel: "Escuta Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força" (Deuteronômio 6,4-5), sendo Aquele que preside toda a história. Também para nós, a fé em um único Deus nos move a voltarmo- nos a Ele como a nossa origem e nosso último fim; e a preferi-Lo acima de todas as coisas. A revelação de Jesus Cristo completará aquela do Antigo Testamento, e pelo ensinamento do Filho de Deus sabemos que o Deus único em essência existe em três pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo.

2. O nome de Deus.

Moisés quis saber o nome de Deus ao contemplar a sarça ardente no monte Horeb, e Deus revelou Seu nome: "Eu sou o que sou" (Êxodo 3,14), Iahwéh. Quer dizer, Deus é, Deus é o que existe por si mesmo, sem depender de ninguém, princípio sem princípio, razão de ser de tudo o que é, origem de tudo, causa de tudo, fonte de todo ser, ser soberano, ser supremo: Deus! Em outras ocasiões, Deus se revela como rico em amor e fidelidade, aproximando-se ao homem para atrai-lo para Si, ao mostrar-lhe sua benevolência, sua bondade, seu amor. Podemos dizer, pois, que Deus é um ser espiritual, eterno, misericordioso e clemente, infinitamente sábio e bom, onipotente e justo, o ser por excelência, e o sumo amor. Jesus Cristo é quem revelou o conteúdo deste Nome, com um sentido novo: Deus Pai.

3. Deus Pai.

A afirmação da paternidade divina é o primeiro artigo do Símbolo e inicia a confissão da fé no Mistério Trinitário. O Símbolo é a confissão do Mistério da Trindade: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, único Deus, única essência, em três pessoas realmente distintas. Junto com a confissão da fé em Deus Uno e Trino, proclamam-se também o Mistério da Encarnação, que é realizado pelo Filho de Deus, para redimir os homens, e o Mistério da Santificação, que se atribui ao Espírito Santo.

4. Deus Pai todo poderoso.

Das muitas perfeições que podemos assinalar em Deus, o Símbolo nos recorda a onipotência, posto que vai falar da criação, que é obra de poder e se atribui ao Pai. Mas também o Filho e o Espírito Santo são onipotentes como o Pai, já que a essência divina é única e as três pessoas são iguais em perfeição. É muito necessária a confissão da onipotência de Deus porque com freqüência chegam ao homem as provas da fé, através da dor e do mal, que não entendemos e nos custa aceitar. Mas Deus é Deus, onipotente e clemente, que está próximo de nós com Sua Providência, para ajudar-nos.

5. Pai Nosso.

A revelação da paternidade de Deus no mistério inefável da Trindade de pessoas na única essência, nos facilita o caminho para compreender que Deus é também nosso Pai. Mas jamais o teríamos imaginado, se Deus não nos tivesse revelado. Foi o Senhor Jesus Cristo quem o disse a Seus discípulos: "Vós, porém, orai assim: Pai Nosso" (Mateus 6,9), e é uma noticia que está presente em todo o Novo Testamento. É evidente que a filiação do Filho de Deus e a nossa são diferentes. Jesus é o Filho de Deus por natureza, da mesma natureza do Pai, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; nossa filiação em relação a Deus é por adoção, mediante o dom sobrenatural da graça que Deus nos infunde no Batismo. Por isso, ainda que seja grande a dignidade da criatura humana, feita à imagem e semelhança de Deus na ordem natural, não se pode comparar com a dignidade da graça, que nos faz filhos adotivos de Deus.

 


 


As palavras que você está prestes a ouvir são verdade. Elas vão mudar sua vida, se você deixar. Porque elas vêm do próprio coração de Deus. Ele te ama. E Ele é o Pai que você vem buscando por toda sua vida. Esta é a sua carta de amor para você!

 

Carta de Deus para você!

 

Meu filho você talvez não me conheça, mas Eu sei tudo sobre você. Eu sei quando se senta e quando se levanta. Eu conheço todos os seus caminhos. Até cada um dos fios do seu cabelo são contados por mim. Porque você foi criado à minha imagem, em mim você anda, vive e existe. Pois você é a minha continuidade,

Eu já lhe conhecia mesmo antes de você ser concebido porque Eu te escolhi quando planejava a criação. Você não é um erro porque todos os seus dias estão escritos no meu livro. Eu determinei o momento exato de seu nascimento e onde viveria. Você foi feito de uma forma admirável e maravilhosa Eu o criei e 34 cuidei no ventre de sua mãe e o tirei do ventre no dia em que você nasceu. Eu tenho sido mal representado por aqueles que não me conhecem. Eu não estou ausente nem zangado, pois sou a completa expressão de amor. É meu desejo derramar todo meu amor sobre você simplesmente, porque você é meu filho e Eu sou o seu Pai.

Eu ofereço a você mais do que o seu pai terrestre poderia te oferecer porque sou seu Pai perfeito. Cada graça que você recebe vem de minhas mãos. Pois sou seu provedor e supro todas as suas necessidades. Meu plano para o seu futuro tem sido sempre cheio de esperanças. Porque eu te amo com um amor eterno. Meus pensamentos sobre você são incontáveis como os grãos de areia da praia. Eu me regozijo sobre você com cânticos. Eu nunca vou parar de fazer o bem para você. Você é meu tesouro mais precioso. Eu desejo te estabelecer com todo meu coração e com toda a minha alma. E quero te mostrar coisas incríveis e maravilhosas.

Se você me buscar com todo seu coração você me encontrará. Se deleite em mim e eu darei a você os desejos do seu coração. Pois fui Eu que coloquei esses desejos em você. Eu sou capaz de fazer mais por você do que podes imaginar. Pois Eu sou o seu maior encorajador Eu sou o Pai que te conforta em todas as dificuldades. Quando está com o coração partido, eu estou perto de você. Como um pastor carrega seu cordeiro. Eu carrego você perto do meu coração. Um dia eu enxugarei todas as lágrimas de seus olhos. E afastarei toda dor que tenha sofrido nesta terra.

Eu sou seu Pai e Eu amo você assim como amo meu filho, Jesus. Pois em Jesus meu amor por você é revelado. Ele é a representação exata do que sou. Ele veio para demonstrar que eu estou contigo e não contra ti e te dizer que Eu não estou contando os seus pecados. Jesus morreu para que eu e você pudéssemos nos reconciliar. Sua morte foi a expressão suprema do meu amor por você. Eu desisti de tudo que amava para que pudesse ter o seu amor. Se você receber a palavra do meu filho Jesus você também me receberá. E nada poderá lhe separar do meu amor outra vez. Venha para casa e eu vou fazer a maior festa que o céu já viu. Eu sempre fui Pai e sempre serei Pai. Minha pergunta é: você quer ser meu filho? Eu estou esperando por você.

 

Com amor, seu pai, Deus Todo Poderoso!!