6º artigo (Creio): Subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso

Ascensão

 

Objetivos

Explicar o que é ascensão, porque e como Jesus ascendeu aos céus.

Falar da missão que Jesus deixou para cada um de nós.

 

Preparação para o encontro

Bíblias;

 

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

 

Ver

Mateus 28,16-20 e Atos 1, 3-11.

- Ascensão significa subida, elevação, portanto Jesus foi elevado aos céus pelo seu próprio Poder.
- Depois da ressurreição, Jesus ficou 40 dias em companhia dos Apóstolos, para confirmá-los na fé. Durante os quarenta dias de permanência na terra, após sua ressurreição, Jesus aparece por diversas vezes aos seus discípulos.

Jesus convidou seus amigos a subirem a um monte, onde se despediu de todos. Assim falou Jesus:
“TODO O PODER ME FOI DADO NO CÉU E NA TERRA, IDE, POIS, ANUNCIAI O EVANGELHO A TODOS OS POVOS E BATIZAI-OS EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, EU PROMETO ESTAR CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS”

Jesus cumpriu a sua missão na terra e sobe ao céu, vai para junto do Pai.

O Céu não é um local específico e tão distante. Jesus está bem mais próximo de nós do que imaginamos. Subir aos céus, ir para junto do Pai, não significa uma separação.

- Depois que Jesus desapareceu atrás de uma nuvem, todos puderam ver 2 jovens vestidos de branco que assim falaram:
“HOMENS DA GALILÉIA, POR QUE ESTAIS OLHANDO PARA O CÉU? PRESTAI ATENÇÃO: ESTE JESUS QUE SUBIU PARA O CÉU, ASSIM UM DIA VOLTARÁ”

 

Perguntas:

1 – Jesus nos deixou uma promessa e uma missão, quais? 

Jesus nunca nos abandonou, nem nos deixou sozinhos.
Jesus, a única autoridade entre Deus e os homens, dá aos discípulos esta ordem: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Agora cabe aos seus seguidores, guiados pelo Espírito Santo, continuar a obra de Jesus.
Nós somos os discípulos! Cabe a cada um de nós a difícil tarefa de transformar todos os povos em discípulos seguidores de Jesus. Esse trabalho seria difícil e, até mesmo impossível, se estivéssemos sós, porém Jesus promete nunca nos abandonar "Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo".

 

2 –Para que Jesus ficou em companhia dos Apóstolos 40 dias depois da ressurreição?

40 dias: É um número simbólico, catequético…

  É o tempo necessário para um discípulo aprender e repetir as lições do mestre.

- comendo com eles- numa refeição: num contexto de intimidade e comunhão…

Recomendações: Ficar em Jerusalém… aguardando o Espírito Santo…

MISSÃO:  "Sereis minhas testemunhas em Jerusalém… Judéis, Samaria e até os confins da terra..."


3 – Que aconteceu depois que Jesus desapareceu atrás de uma nuvem?

Dois anjos dizem aos discípulos para não ficar de braços cruzados,  olhando para o céu, mas descer e seguir o caminho de Jesus.

Iluminar

 “Jesus continua presente entre nós, presente em nossos lares e na comunidade. é uma presença invisível, mas real, concreta. Jesus está presente na sua Palavra e na Eucaristia. Está presente em nossas vidas, no nosso trabalho, em nossos momentos de oração, nos momentos felizes e, principalmente, nas horas de angústia.
Jesus é uma presença constante, está sempre ao lado de sua Igreja. Jesus está presente no nosso próximo. Presente, sobretudo naqueles que sofrem, nos pobres, nos humildes e nos menores. Quem quer de fato encontrar Jesus, deve procurá-lo entre os oprimidos, fracos e pequenos.
"Ele está no meio de nós!" Com muita convicção recitamos estas palavras nas nossas celebrações. Essa certeza deve acompanhar-nos sempre. Jesus continua presente em nossa vida, na história e nos acontecimentos do dia-a-dia. Jesus está ao lado de quem o anuncia e observa suas Palavras.
O Sacramento do Batismo nos incorpora a Cristo e à sua Igreja. O batismo nos confere a missão de propagar o evangelho e de testemunhar o amor do Pai que está manifestado em Jesus.
É o Espírito Santo quem nos sustenta nessa missão, quem dá forças, esperança e alegria. Com muita fibra, com perseverança, vamos viver e ensinar tudo aquilo que Jesus nos deixou. O mundo precisa aprender a praticar a justiça e a caridade em favor dos pobres e marginalizados”. (autor: Jorge Lorente - Milicia da Imaculada)

 

Com a Ascensão de Cristo temos:

- O final da missão terrena de Jesus;

- O início da missão salvadora da Igreja.

 

A Ascensão de Jesus nos faz lembrar:

A nossa ascensão"Ele subiu não para se afastar da nossa humanidade, mas para nos dar a esperança de que um dia... iremos ao seu encontro, onde ele nos precedeu..." (Prefácio)

A nossa vocação missionária: A Igreja é uma "Comunidade Missionária",

  cuja missão é testemunhar no mundo a proposta de salvação e de libertação,

  que Jesus veio trazer aos homens.
E Nós, vivemos o ideal missionário,

  conscientes de que na Igreja de Cristo, todo batizado é missionário

 

Agir

Lembrar da sua ressurreição e participar da Missa, principalmente aos domingos. Lembrar-me de que temos a obrigação de viver como alguém que ressuscitou com Jesus, para uma vida de fé, de esperança e de amor.

 

Celebrar

Paulo vê na Ascensão a glorificação de Cristo e o anuncio do retorno de toda a humanidade para Deus. Efésios 1, 17-23.

 

Pai do céu, 
Obrigado por tudo !
Abençoa minha missão, faça-me corajoso para realizá-la com ardor; Dá-me a graça de participar da vida nova, sendo grande discípulo e seguidor de suas palavras.
Concede-me, Senhor, o “gás” necessário para que eu possa: “dar sem medidas, trabalhar sem descanso, combater sem temor, e não pedir outra recompensa senão a de saber que faço a Vossa vontade”. Amém!

 

Oração final: Credo Niceno-Constantinopolitano.

 

 

 


ASCENÇÃO DE JESUS AO CÉU

Papa explica mistério da Ascensão de Jesus ao Céu

 

A Ascensão de Jesus ao Céu, explica o Papa Bento XVI, é um mistério da fé cristã. Jesus sai da terra em direção ao Céu diante dos olhos dos discípulos, este é seu último ato terreno depois da Ressurreição. Jesus sai fisicamente da história humana para entrar fisicamente no Reino de Seu Pai.

“Na Ascensão de Cristo ao Céu, o ser humano entra numa nova intimidade com Deus, sem precedentes. O homem encontra agora, e para sempre, espaço em Deus. O 'Céu' não é um lugar sobre as estrelas, mais uma coisa muito mais ousada e sublime: é o próprio Cristo, a Pessoa divina que acolhe plenamente e para sempre a humanidade, Aquele no qual Deus e o homem estão inseparavelmente unidos para sempre”, disse o Papa em 2009. 

O dinamismo da Ascensão não pode se opor ao dinamismo da Encarnação, quando o Filho de Deus abriu pela primeira vez - com sua vinda para o meio dos homens - a comunicação entre o Céu e a terra.

O Pontífice esclarece que Cristo, de fato, veio ao mundo para levar o homem a Deus, não sob o plano ideal – como um filósofo ou um mestre da sabedoria – mas realmente, como um pastor que quer reconduzir as ovelhas ao aprisco.

“Este 'êxodo' para a Pátria Celeste, que Jesus viveu em primeira pessoa, foi totalmente dirigido para nós. É porque Ele desceu dos Céus e, por nós, ascendeu, depois de se fazer em tudo semelhante aos homens, humilhado até a morte na cruz e depois de tocar o abismo do máximo afastamento de Deus”, disse o Santo Padre na oração do Regina Coeli, em 4 de maio de 2008.

A Ascensão é, assim, a estrada oposta ao afastamento de Deus. Por ela, Jesus se coloca ao lado do Pai. Todavia, elucida Bento XVI, a Ascensão não é uma “temporária ausência do mundo”, pois Jesus prometeu que ficaria ao lado da humanidade para sempre. Assim, a Ascensão é a indicação de uma direção, a trajetória na qual todos são chamados.

“O Senhor dirige o olhar dos apóstolos para o Céu para indicar a eles como percorrer a estrada do bem durante a vida terrena. Ele, entretanto, permanece na trama da história humana, está próximo a cada um de nós e guia nosso caminho cristão: é companheiro dos perseguidos por causa da fé, está no coração daqueles que são marginalizados, está presente junto aqueles aos quais foi negado o direito à vida”, salientou o Santo Padre, na oração do  Regina Coeli, de 16 de maio de 2010.

Mas a Ascensão coloca em destaque outra realidade: a transcendência da Igreja. Enquanto constrói o Reino de Deus sob a terra, a Igreja marcha para o seu destino.

“A Igreja não nasceu e não vive para suprir a ausência do Senhor 'desaparecido', mas ao contrário, encontra razão ao seu ser e a sua missão na permanente, mesmo que invisível, presença de Jesus - uma presença operante, mediante a potência do seu Espírito”, ressaltou o Papa.

Em outros termos, explica ainda o Pontífice, pode-se dizer que a Igreja não desenvolve a função de preparar o retorno de Jesus 'ausente', mas ao contrário, vive e opera para proclamar a 'presença gloriosa' de  maneira histórica e existencial.

Rádio Vaticano (Tradução: equipe CN Notícias)