Sou cristão- vivo e professo minha fé

 

8º Encontro – Sou cristão- vivo e professo minha fé

 

Objetivos

Que os catequizandos reconheçam que a fé é uma opção de vida, uma adesão a Deus, que se revelou na pessoa de Jesus Cristo, pela força do Espírito Santo e nos deixou a Igreja.

 

Preparação para

o encontro

A Bíblia em lugar de destaque, uma vela, uma imagem ou figura de Jesus, uma casa desenhada no quadro – a porta deve estar representada por um coração.

Catecismo da Igreja Católica 142 a 184 (ver Apêndice).

 

Acolhida

Oração inicial: Creio

 

Ver

“Todo mundo acredita em alguém ou alguma coisa” – esta afirmação é verdadeira?

Em quem você acredita? No quê você acredita?

 

Dinâmica

Dividir a turma em 4 grupos. Cada grupo pega um tema:

- Maria, mãe de Jesus. Lc 1, 26-38;

- A mulher samaritana. Jo 4, 4-42;

- S. Paulo, nascido em Tarso. At 9, 1-22;

- Os primeiros cristãos. At 2, 14-41.

Pedir para responderem as perguntas sobre a personagem e o texto lido:

Que nos diz este texto sobre a fé?

Em que medida esta personagem bíblica é modelo de fé?

Quem lhe anuncia ou provoca a fé?

Como respondeu ao apelo da fé?

Quais as consequências do acolhimento da fé?

Qual a palavra ou frase que melhor exprime a fé?

Terminado o tempo de trabalho, segue-se o plenário, em que as respostas são dadas pela ordem de apresentação das personagens.

 

O que é a fé?

Como se comporta uma pessoa de fé?

Como fazer crescer a fé em nossa vida?

 

Iluminar

Palavra de Deus: a leitura de Mt 8, 5-13 irá nos ajudar a compreender melhor o sentido da fé em nossa vida. Por que Jesus ficou tão admirado com a fé do centurião? Explorar o sentido do versículo 8!

Jesus ficaria admirado com a sua fé? Sim ou não? Por quê?

 

Explicar que a fé é uma opção de vida, uma adesão de toda pessoa humana a Cristo, a Deus e a seu projeto para o mundo. Que a fé implica em conversão e seguimento.

 

Reflexão

 

A vida humana é muito valiosa porque é obra de Deus. Por isso, só nele nós nos completamos. A sede de felicidade só é saciada quando encontramos Deus, pois Ele é a parte que nos completa totalmente.

O que é ter fé?

É importante compreender que para nós cristãos, crer em Deus não é só uma questão de ordem intelectual. É um assunto de ordem vital, que envolve a vida, como respirar, conhecer, compreender alguém; como amar e ser amado; como acolher e partilhar... Deus revelado pela fé não é um objeto a inventar, e sim uma Pessoa que vem ao nosso encontro, que nos chama a entrar em comunhão com Ele. Esse encontro é de graça, pelo poder da Graça.

Portanto podemos dizer que a fé é um dom gratuito de Deus, dado pelo Espírito Santo às pessoas que se abrem ao chamado de comunhão com Deus criador e salvador da humanidade. Se, de um lado, é Deus que se aproxima, propondo o caminho da plena realização pela fé; de outro, é a pessoa humana, cada uma, que deve responder amorosa e conscientemente ao dom oferecido. Estamos diante de um ato divino-humano: Deus faz a proposta, a pessoa humana dá a resposta afirmativa e generosa!

Para nós cristãos, crer em Deus é também crer naquele que Ele enviou, seu filho Jesus Cristo, pois o próprio Jesus mesmo disse: "Crede em Deus, crede também em mim" (Jo 14,1).

Ter fé, portanto, não é simplesmente entender por meio da inteligência que Deus existe. É dialogar com Deus, como um bom filho dialoga com um pai, experimentando neste o melhor pai do mundo. A fé também não depende dos sentidos. Alias, nem sempre necessita dos sentidos, ou do sensacionalismo, ou simplesmente das emoções, porque nossos cinco sentidos podem nos enganar. Não cremos porque vimos, mas porque Deus se revelou em sua obra, criada por amor. Ele também se revela nas Escrituras Sagradas e sobretudo na pessoa de seu Filho, Jesus Cristo.

Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, Vol. V, Ed. Vozes, p. 11, 2008

 

Agir

Escolher uma atividade onde possa expressar a sua fé: rezar diante do Santíssimo Sacramento, convidar um amigo para ir à missa, falar de Jesus para as pessoas da família, levar palavras de conforto para quem estiver precisando.

Fazer muitas vezes atos de fé.

Recitar sempre o Credo com devoção, não só na Missa

Rezar pelos que não tem o dom da Fé

 

Celebrar

Ao redor da Bíblia, a vela acesa, a imagem de Jesus e a casa, ao som de uma música instrumental, iniciar o momento de oração, convidando todos a rezarem a seguinte oração:

Catequista: O centurião reconheceu em Jesus o poder de curar seu criado. Apesar de não ser judeu, ele viu em Jesus a autoridade o poder sobre todas as coisas.

Em silêncio vamos pensar: Em que momento da minha vida eu reconheço o poder e a autoridade de Jesus?

Todos: Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Catequista: O centurião reconheceu que não precisava da presença física de Jesus para que seu criado fosse curado.

Em silêncio vamos pensar: Eu consigo sentir a presença de Jesus em todos os momentos de minha vida?

Todos: Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Catequista: O centurião aceitou Jesus primeiro em seu coração e então obteve um milagre da cura de seu criado.

Em silêncio vamos pensar: Como eu percebo que Jesus vive em meu coração:

Todos: Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

 

Oração Final: Deus nos deu um grande presente que é a fé, e temos de saber agradecer fazendo com os nossos lábios e com o nosso coração muitos atos de fé durante o dia:
Creio em Deus Pai, em Deus Filho, em Deus Espírito Santo.
Creio na Santíssima Trindade.
Creio em Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro.
Creio que Santa Maria é a Mãe de Deus de nossa Mãe.
Creio, Senhor, mas aumenta minha fé.
Creio que a Igreja Católica é minha Mãe.

 

 


A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: CRER

 

INTRODUÇÃO:

Ao ler o Evangelho se vê que Jesus Cristo pede um ato de fé antes de realizar o milagre; e se alegra, e louva as pessoas que - de um modo ou de outro - manifestam a sua fé. A fé é um grande dom de Deus, necessário para a nossa salvação; e a resposta do homem à revelação divina é crer o Ele nos falou, apoiados em sua autoridade divina. Estudemos, pois, com atenção a este tema para saber o que é a fé e poder agradece-la mais a Deus. A fé é também necessária para aceitar e entender o que Deus ensina.

 

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1.Pela fé podemos conhecer muitas coisas sobre Deus.

Sabemos com toda certeza o que Deus existe porque - mediante as coisas criadas - pode-se chegar a demonstrar a Sua existência. Mas existem questões fundamentais para o homem: como é Deus em si mesmo?, quem é Jesus Cristo?, o que há depois da vida?, questionamentos estes que não podem chegar a conhecer-se, ainda que se pense muito neles, se Deus não os tivesse revelado. Nós os conhecemos pela fé..

2. O que é a fé?

A fé é uma virtude sobrenatural pela qual - apoiados na autoridade divina - cremos nas verdades que foram reveladas, sabendo que Deus não pode enganar-Se nem enganar-nos. É, pois, um assentimento razoável, livre e sobrenatural, da inteligência e da vontade, à Revelação divina. Pela fé cremos em Deus e em tudo o que Deus nos revelou. Como o motivo que nos move a crer é a autoridade divina - não a evidência das verdades reveladas -, a inteligência do homem não está determinada a crer, e crê livremente, movida pela graça de Deus.

3. A fé é um presente de Deus.

Crer é um ato do homem, mas a fé é sobretudo um dom sobrenatural, um presente muito grande que Deus nos faz no momento do batismo. Só é possível crer pela graça e pelos auxílios internos do Espírito Santo.

4. Crer é uma coisa racional.

Às vezes se explica a fé dizendo que é " acreditar naquilo que não se vê", o que parece pouco racional. Sem dúvida, ainda que muitas coisas que se crêem não se compreendam, crer é uma coisa racional, porque é Deus quem revela, e Deus não pode enganar-Se nem enganar-nos. Também não se compreendem muitas coisas da natureza e as admitimos porque as ensina a ciência. Portanto, "crer" é um ato humano, consciente e livre, que não só não contradiz mas que dignifica a pessoa humana. A fé é livre antes, durante e depois do ato de fé..

5. Creio - Cremos.

Quando rezamos o credo, umas vezes dizemos: creio em Deus, no singular, porque a fé é um ato da pessoa que aceita livremente a autoridade de Deus que revela; em outras ocasiões dizemos: cremos em Deus - no plural - para significar que a fé, nós a recebemos, a professamos e a vivemos no âmbito comunitário da Igreja de Jesus Cristo na qual, com Ele, que é a Cabeça, formamos um só Corpo todos aqueles que crêem. Assim, a Igreja é como a Mãe de todos os fiéis, como diz São Cipriano ao relacionar a fé em Deus com o papel da Igreja: "Ninguém pode ter a Deus por Pai se não tem a Igreja como Mãe".

6. As fontes da Revelação: Sagrada Escritura e Tradição

A Revelação de Deus pode ser encontrada na Sagrada Escritura e na Tradição divina. A sagrada Escritura é a Palavra de Deus transmitida por escrito, e consta nos livros inspirados por Deus que formam a Bíblia: 45 livros do Antigo Testamento ( antes da vinda de Jesus Cristo à terra) e 27 do Novo Testamento. A Tradição é a revelação divina encomendada por Cristo e o Espírito Santo aos Apóstolos, e transmitida íntegra, de viva voz à Igreja.

7. A fé é necessária para a salvação.

A fé é necessária para a salvação. É o mesmo Jesus Cristo quem o afirma: "o que crer e for batizado, se salvará; mas o que não crer, será condenado". (Marcos 16,16). Há um quadro do apóstolo São Tomé que põe os dedos no lado aberto de Cristo. Como se recusou em acreditar na ressurreição de Jesus, o Senhor o repreende carinhosamente: " Tomé, porque viste, acreditaste: bem aventurados os que acreditarão, mas sem ver" (João 20,29). Temos de rezar por aqueles que não crêem, pedindo a Deus que lhes conceda a graça da fé, ajudando-os com nosso exemplo e doutrina, exercitando o apostolado da doutrina.

8. O Credo, resumo das verdades que devemos acreditar..

Desde o princípio os cristãos dispuseram de Símbolos ou Fórmulas de fé, que resumiam o ensinamento da Revelação divina. Existem várias formulações das verdades da fé, mas ocupam um lugar muito particular na vida da Igreja o Símbolo dos Apóstolos e o Símbolo de Nicéia-Constantinopla. Quando recitamos o Credo, estamos fazendo um ato de fé nas verdades fundamentais que Deus nos revelou.