Bíblia- Novo Testamento

 

 

 

Objetivos

Aprender mais sobre o Novo Testamento.

 

Preparação para o encontro

Bíblias;

Material para dinâmica.

Acolhida

Oração inicial: Creio

 

Ver

A BÍBLIA E O CELULAR 
Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular? E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa? 

E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia? 
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório…? 
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? 
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela? 
E se a déssemos de presente às crianças? 
E se a usássemos quando viajamos? 
E se lançássemos mão dela em caso de emergência? 
Ao contrário do celular, a Bíblia não fica “muda” é só abri-la e Deus fala contigo. Ela “pega” em qualquer lugar. 

Não precisa pagar para ter créditos, automaticamente ao ler e praticá-la os créditos caem em sua conta, porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida. 
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Is 55,6)

 

Leitura do EVANGELHO: Mt 13, 1-9

Explicação.

 

Iluminar

Os 4 evangelhos não são uma reportagem em direto da «Vida de Jesus», mas são o principal testemunho histórico e de fé, a respeito dEle.

Os evangelistas não são jornalistas, mas catequistas. Eles dão-nos olhares diversos, sobre a pessoa de Jesus, a partir da fé de quem escreve e para quem se escreve. São testemunhos de homens de fé, que nos falam do que «viram, ouviram e tocaram acerca do Verbo da Vida» (I Jo.1,1). E que registram o mais importante em função da sua sensibilidade e das necessidades da comunidade para quem escrevem. Por isso, ninguém pode esperar dos evangelhos uma espécie de filme … da vida de Jesus. Muitas das narrações, sobretudo as teofanias e aparições procuram entrar no segredo das vivências de Maria e de Jesus com os seus mais íntimos. E representam já o esforço do evangelista em traduzir a experiência de fé na escuta e no seguimento de Jesus.

 

Olhar para Cristo, como chave de interpretação de toda a Bíblia

O centro da Sagrada Escritura é Cristo; por isso, tudo deve ser lido sob o olhar de Cristo e buscando n'Ele o seu cumprimento. Cristo é a chave interpretativa da Sagrada Escritura.“Depois de ter falado muitas vezes e de muitos modos pelos profetas, falou-nos Deus nestes nossos dias, que são os últimos, através de Seu Filho” (Heb. 1, 1-2). A partir de Cristo é que há de ser lida toda a Bíblia. Tudo se poderia resumir dizendo que é necessário ler o AT como Cristo o leu e escutou. Ele assimilou o que de melhor há nestes livros. Jesus mesmo cita o AT e reconhece-lhe a autoridade divina. Por isso faz bem acompanhar a leitura do AT por uma do evangelho...

 

Novo Testamento

É a partir da vinda de Cristo, ressaltando:
• A vida, a mensagem, a morte e ressurreição de Jesus.
• O início da Igreja e a vivência da comunidade cristã.


Dinâmica: 

Varal dos livros bíblico

- em 27 pedaços de papéis, escrever os nomes dos livros do Novo Testamento;

-esticar um barbante na sala de maneira que caibam todos os papéis com os livros bíblicos;

-embaralhá-los sobre uma mesa ;

-dividir os catequizandos em 3 grupos;

-cada grupo pendurará os papéis na ordem que aparecem na Bíblia, assim:

1º grupo-  fica com os Evangelhos e Atos.

2º grupo – Com as Cartas Paulinas;

3º grupo - Outras Cartas e Apocalipse.
 

Esta dinâmica  reforça o aprendizado dos livros bíblicos e suas sequencias e desenvolve a colaboração e o trabalho em equipe.

 

UNIÃO DO ANTIGO E DO NOVO TESTAMENTO

O Antigo Testamento é a história da revelação de Deus ao povo de Israel, narrada e explicada pelos autores sagrados e escrita nos livros da Antiga Aliança, como verdadeira Palavra de Deus. Estava orientado, "sobretudo, a preparar, a anunciar profeticamente e a significar com várias figuras a vinda de Cristo, Redentor universal, e a do Reino messiânico" (DV,15). Embora a sua missão fosse preparar o povo de Israel para a vinda de Cristo, mantém esse mesmo sentido para os homens de hoje. "A Lei (AT) foi nosso pedagogo para nos conduzir a Cristo" (Gl 3,24). A experiência do povo de Israel é útil também para quem continua à procura de Cristo. Todos temos necessidade de nos preparar para os novos adventos de Cristo, que se realizam na Liturgia e na vida cristã, rumo à Parousia do Senhor.
O Antigo Testamento dá-nos a conhecer Deus e o ser humano e o modo como Deus se relaciona com o homem e a mulher. Porque esse conhecimento está adaptado às pessoas a quem se dirige, no Antigo Testamento encontram-
-se "imperfeições e coisas restritas a um tempo determinado." Realmente, Deus tolerou modos imperfeitos de observar a lei moral: poligamia, divórcio, vingança, etc. Mas isso manifesta a pedagogia divina, que vai conduzindo o povo do imperfeito ao mais perfeito. Por isso, o Antigo Testamento conduz à perfeição do Novo Testamento.
Para além disso, o Antigo Testamento já exprime um vivo sentido de Deus, contém doutrinas preciosas sobre Deus e a sua transcendência, sobre a criação, sobre o ser humano enquanto imagem de Deus, sobre a Providência, etc.; e oferece-nos um tesouro admirável de orações. Por isso, "os cristãos devem aceitar devotamente esses mesmos livros", como raiz do Novo Testamento e do Cristianismo (DV,15). 

 

Agir

Ler a Bíblia em casa.

 

Celebrar

Orações espontâneas.

 

 

 


Novo Testamento

 

Este testamento apresenta a nova e perpétua aliança entre Deus e a humanidade, instituída pelo sangue derramado na cruz de calvário por Cristo Jesus o filho de Deus. Nos seus quatro primeiros livros, denominados evangelhos (notícias de boas novas), os evangelistas relatam a biografia de Jesus, sua humanidades, milagres e ensinamentos. A origem da escola apostólica e da morte e ressurreição do Senhor.

Os evangelhos são subdivididos em dois, a saber: a) Evangelhos Sinóticos; b) Evangelho;

A palavra “sinótico” procede de dois termos gregos e significa “ver juntos ou sinopse, resumo”. Ela é empregada para definir as narrativas cristológicas existentes nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, pois estes fornecem, baseados na mesma logia, os materiais para conhecimento do nascimento virginal, ministério terreno, morte e ressurreição de Cristo.

O evangelho escrito pelo apóstolo João contrasta com os três primeiros, pois vê Cristo por outro ângulo. Se os três tentam fornecer uma espécie de “biografia”, João destaca lances isolados da vida de Cristo, substituindo as parábolas daqueles evangelhos por diálogos e discursos.

Os livros posteriores biografam a história de grandes homens de Deus, como o Apostolo Paulo e Pedro. A descida do Espírito Santo no dia da festividade de Pentecostes em Jerusalém, da morte do primeiro mártir da igreja, o diácono Estêvão e a perseguição e avanço da igreja para além dos territórios da nação judaica. As primeiras viagens missionárias e as maravilhosas obras operadas pelo Espírito Santo por meio dos santos. Apresenta as cartas doutrinárias escritas pelos apóstolos Paulo, Pedro, João, Judas e Tiago (irmão do Senhor e pastor presidente mundial das igrejas com sede em Jerusalém) e que foram destinadas as igrejas da Ásia e Europa. A carta denominada aos Hebreus possui actor desconhecido. Apresenta também o livro do Apocalipse ou das Revelações, que são visões proféticas reveladas ao apóstolo João, quando este se encontrava exilado pelo imperado romano, na prisão da ilha de Patmos, por pastorear a igreja de Éfeso, durante a perseguição que aquela igreja sofreu.

O Novo Testamento se divide em 04 seções, e as secção das epístolas se subdividem em: a) Epístolas Gerais; b) Epístolas Pessoais; c) Epístolas Pastorais;

 

Evangelhos

 

Mateus

•               Este evangelho apresenta Jesus = Messias prometido no A.T.

•               A pessoa de Jesus desperta reações diferentes:

-                      Ele é perseguido pelos que estão no poder (Herodes);

-                      Ele é rejeitado pelos que esperavam um messias nacionalista para libertar da dominação romana.

-                      Mt salienta a formação de um novo povo de Deus = os que seguem a Jesus (parábola da vinha 21,33-46);

-                      A Igreja é a portadora dos ensinamentos de Jesus (28,20).

Quem escreve? Quando? Onde?

O nome Mateus aparece entre os doze apóstolos = o coletor de impostos (9,9-13)

Desde o séc. II este Evangelho é atribuído a uma pessoa de nome Mateus.

O autor = entende do A.T.; provavelmente um judeu culto, da escola dos mestres judeus.

A redação deste Evangelho = entre os anos 80 e 90 d.C.

Contexto em que foi escrito = de crise, rompimento entre o Cristianismo e o Judaísmo.

Local desta redação = na Síria, talvez em Antioquia, grande centro da Igreja primitiva. É lá que pela primeira vez os seguidores de Cristo são chamados de Cristãos (At 11,26).

•               Destinado a cristãos que vieram do Judaísmo (os judeo-cristãos).

•               Por isso, as discussões em torno do A.T. = Lei e Profetas.

•               Tais comunidades = na Galileia e Síria

•               Havia junto com os judeo-cristãos, estrangeiros, por isso a preocupação com a missão em outras nações.

Com que finalidade escreve?

•               De animar a Igreja (comunidades) da Galileia e Síria diante das dificuldades internas e externas.

•               Anunciar a Boa-Nova ao mundo inteiro

•               Realizar a promessa a Abraão: “Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gn 12,3)

•               Jesus fala que lhe foi dada toda a autoridade no céu e na terra e manda fazer discípulos entre todas as nações. (28,18-19).

Conteúdo de Mt

•               Um texto bem organizado:

-                      tem prólogo: cap. 1-2

-                      Primeira parte: 3,1-13,52

-                      Segunda parte: 13,53-25,46

-                      Desfecho da missão: 26-28

Mensagem: Seguir Jesus é a melhor maneira de viver segundo a vontade de Deus expressa na Lei, pois ele ensina a compreensão plena da Lei (5,17-20).

 

Marcos

•               Único evangelista que intitula sua obra de evangelho (euangelion = boa-nova): 1,1.

•               A boa-nova é Jesus, sua vida, morte e ressurreição.

•               É uma maravilhosa novidade que marca o início de um novo tempo.

Quem escreve? Quando? Onde?

•               Desde o ano 140 este evangelho é atribuído a alguém de nome Marcos. Quem o atribuiu foi Pápias, o bispo de Hierápolis.

•               Pápias se refere a “Marcos, intérprete de Pedro”.

•               Segundo bispo de Lyon, Irineu, Marcos = jovem João Marcos filho de certa Maria em At 12,12. Este foi colaborador de Paulo e de Pedro At 13,5.13; At 15,36-39; 1Pd 5,13.

•               Este evangelho foi escrito antes de Mt, Lc e Jo, por volta do ano 65, na época do martírio de Pedro.

•               No Cap. 13 o texto faz alusões à guerra judaica contra Roma que ocorreu de 66 a 70 cujo fim se deu com a tomada de Jerusalém pelos romanos e a destruição do Templo em 70.

•               Falando no cap. 13 dessa guerra, podemos compreender que o texto de Mc deve ter sido escrito entre os anos 65 e 68.

•               O local pode ter sido Roma. Marcos esteve lá  convite de Paulo (2 Tm 4,11).

•               Ou pode ter sido escrito na Galileia, terra influenciada pela cultura pagã, isto é, não judaica, local onde nasce o movimento de Jesus.

Para quem escreve?

•               Marcos se dirige a cristãos da comunidade de Roma.

•               Pela importância dada à Galileia, pode ser dirigida aos cristãos de lá.

•               Este evangelho se dirige aos discípulos/as de Jesus de comunidades cristãs oriundas do paganismo.

•               Daí, é compreensível que explique certos costumes, ex. lavar as mãos antes de comer (7,3-4).

Com que finalidade escreve?

•               Dar respostas às dificuldades das comunidades que acompanha, como as tentações de desviar do caminho de Jesus quando da perseguição, o medo de avançar na fidelidade a Cristo.

•               Mc lembra o desafio de retomar a missão de Jesus superando a negligência pessoal ou a falta do compromisso comunitário.

Conteúdo de Mc

-                      Primeira parte 1,1-8,26 = Jesus concentra a atividade missionária na Galiléia, proclamando a Boa-Nova de Deus: o Reino de Deus.

-                      Segunda parte 8,27-16,20 = Jesus dá continuidade à missão e põe o pé na estrada iniciando uma viagem com os discípulos, começando em território pagão e terminando em Jerusalém.

-                      Pergunta no centro do Evangelho de Mc: “E vós, quem dizeis que eu sou?”(8,29). Só no seguimento dele é que se pode responder a esta pergunta central. 

 

Lucas

•               Este evangelho faz parte de uma obra que tem continuidade nos At (comparem-se Lc 1,1-4 e At 1,1-2).

•               A obra de Lucas, portanto, inclui Lc e At.

Este evangelho deve ser entendido como parte da linha do tempo da história do povo de Deus: At é o tempo da promessa, Lc é o tempo de cumprir essa promessa com Jesus, At é o tempo do anúncio da Boa-Nova pela Igreja.

Quem escreve? Quando? Onde?

•               O conjunto Lc e At é atribuído, desde o séc. III, a Lucas.

•               Pode ter sido um cristão de origem pagã, de Antioquia da Assíria.

•               Foi companheiro de Paulo em viagens missionárias.

•               Em Cl 4,14 Paulo se refere a ele como “o querido médico amado”.

•               Era homem culto, usa o grego com elegância.

•               Escreve entre os anos 80 e 90.

•               Em 1,3 vemos que tinha material sobre o movimento de Jesus.

•               Pode ter usado como fonte o evangelho de Mc e o de Mt.

•               Não há informação segura sobre o local da escrita do evangelho de Lc.

•               Após o martírio de Paulo em Roma (67-68) Lucas teria deixado Roma e ido à Ásia Menor, talvez em Antioquia da Psídia.

Para quem escreve?

•               É dirigida a um certo Teófilo (=amigo de Deus).

•               Quer dizer: escreve para toda pessoa que desejam continuar firmes na fé, em sintonia com o projeto de Deus, vivido por Jesus e seus amigos.

Com que finalidade escreve?

•               Apresenta Jesus como modelo de vida para a humanidade.

•               A boa-nova de Jesus é universal: se baseia na libertação de todo tipo de prisão e opressão, na recuperação da vista, na inauguração de um novo tempo, o da graça de Deus.

•               Jesus é capaz de reanimar todo aquele que passa pelo esmorecimento na fé.

Conteúdo de Lc

•               Primeira parte: 1,5-4,13: encontramos um período de mudança de tempos entre a Antiga e Nova Aliança.

Tem Herodes, tem Zacarias e Isabel. Do casal que representa os pobres excluídos nasce João que abrirá o caminho para o Messias, que vai dar início a um novo tempo.

•               Segunda parte: 4,14-24,53: Deus visita o seu povo por meio de seu Filho e cumpre a promessa da libertação. Esse é o tempo da graça.

 

João

•               Este evangelho é diferente dos três primeiros.

•               João relata o caminho de Jesus em um período longo, mencionando três festas da Páscoa e diversas visitas a Jerusalém.

•               Jo apresenta poucos milagres (sete), chamados de sinais, e tem pouco discursos.

•               Jo é uma meditação bem elaborada que procura aprofundar o conteúdo da catequese já existente.

Quem escreve? Quando? Onde?

•               Autoria, segundo a tradição da Igreja do séc.II, é atribuída a João, filho de Zebedeu, o apóstolo que Jesus amava (Jo 13,23).

•               Hoje sabe-se que a redação não foi do apóstolo João, mas de pessoas ligadas ao seu discipulado, um geração mais tarde.

•               Anos 95 e 100.

•               Local: muito provavelmente em Éfeso, cidade da Ásia Menor: importante centro cultural da época.

Para quem escreve?

•               Destinada às comunidades cristãs da Ásia Menor, formadas por judeus e pagãos, pessoas que, além de perseguidas pelo Imp.Romano, enfrentam tensões na comunidade.

•               Daí a insistência no amor comunitário.

Com que finalidade escreve?

•               Transmitir informações sobre Jesus com a intenção de fortalecer a fé e encorajar o seguimento e a fidelidade a Cristo (20,30-31).

•               O lava-pés foi o ensinamento conclusivo: o amor-serviço que se deve ter uns com os outros.

Conteúdo de Jo

•               Composto de grandes episódios em que se misturam narrativa, diálogo e discurso.

•               Prólogo (1,1-18) lembra o Gn = “No princípio”.

•               Primeira parte (1,19-12,50) = livro dos sinais, a atividade pública de Jesus.

•               Segunda parte (13,1-20,31) = livro da exaltação ou glorificação. Jo descreve a “hora” de Jesus.

Epílogo (21) = Jesus ressuscitado.

 

Atos dos Apóstolos

•               Continuação do evangelho de Lc.

•               Narrativa dos acontecimentos do primeiro anúncio da Boa-Nova de Jesus, de Jerusalém aos confins do mundo.

Quem escreve? Quando? Onde?

•               O conjunto da obra é atribuído a Lucas, médico, cristão convertido do paganismo (ambiente não judeu), de Antioquia da Assíria.

•               Companheiro de Paulo nas viagens.

•               Viveu na cidade de Filipos entre 50 e 58.

•               Reencontra Paulo em Mileto e segue-o a Cesareia e a Roma (At 16,10-17; 20,5-15).

•               Escreve uma obra digna de um bom historiador.

•               At deve ter sido escrito em 80 a 90, uma vez que supõe informações de Mc e Mt, este escrito nos anos 80.

•               Local: Ásia Menor, cidade de Antioquia da Psídia.

Para quem escreve?

•               Para cristãos convertidos do paganismo.

•               Teófilo = todos que são amigos de Deus

Com que finalidade escreve?

•               Para reanimar seus leitores, lembrando a todos o ardor inicial dos primeiros discípulos.

•               Os discípulos fundaram as primeiras comunidades e as animaram a continuar firmes na fé, em meio às perseguições.

Conteúdo de At

•               Temos um tempo novo: o tempo dos discípulos e discípulas de Jesus.

•               São pessoas animadas pela força do Espírito Santo, testemunham a presença viva de Jesus por todos lugares.

•               É o tempo do testemunho impulsionado pelo Espírito Santo.

•               1-15: expansão da Boa-Nova entre os judeus. Personagem principal: Pedro.

•               13-28: anúncio e implantação da Igreja no mundo plural, de cultura greco-romana. Personagem principal: Paulo.

•               13-15: evangelização no mundo dos judeus e entre as nações dominadas pelo Império Romano. Paulo se dirige aos não judeus.

 

Epistolas

•               São as cartas e epístolas endereçadas às comunidades.
São atribuídas a Paulo 14 cartas, entretanto ele escreveu 7: 1º e 2º Rm, 1º e 2º Cor, Gl, Fl, 1º Ts; as outras podem ter sido escritas por seus discípulos.
Das 14 cartas, 9 são atribuídas às comunidades cristãs: Rm, 1º e 2º Cor, Gl, Ef, Fl, Cl, 1º e 2º Ts.
Três são dirigidas aos líderes ou pastores das comunidades, por isso são chamadas cartas Pastorais: 1º e 2º Tm e Tt.
Há ainda uma carta dirigida à um cristão chamado Filêmon.
A última carta é dirigida em geral aos hebreus. 
Ainda há 7 cartas católicas, que são destinadas a todas as igrejas cristãs: Tg, 1 e 2 Pd, 1,2 e 3 Jo, Jd.
As cartas são mais antigas que os Evangelhos, a mais antiga e o mais antigo livro do NT é a carta aos Tessalonicenses. 

 

Apocalipse

•               Este livro é atribuído a João. O autor desse livro deseja sustentar a fé dos primeiros cristãos e encorajá-los a suportar com firmeza as primeiras perseguições, principalmente as de Nero e Domiciano. 
O autor usa linguagem simbólica, mas que é entendida pelos cristãos, não anuncia desgraça e não é um livro de mistérios, pelo contrário, é um livro que conforta e dá coragem. É o último livro da Bíblia.