Creio em Jesus Cristo

 

10º Encontro – Creio em Jesus Cristo

- Sagrado coração de Jesus

 

Objetivos

- Descobrir que a fé é uma aventura progressiva e dinâmica de conversão e adesão à pessoa de Jesus Cristo, o Salvador.

- Fazer compreender que a fé, para ser autêntica, tem de ser professada, celebrada, vivida e rezada, numa única atitude de amor a Deus.

- Possibilitar o crescimento na fé interiorizada, personalizada e manifestada na totalidade da vida.

Preparação para

o encontro

Bíblias; imagem do Sagrado Coração de Jesus

Leitura de apoio Catecismo da Igreja Católica - CIC-422~483.

Acolhida

Oração inicial

 

Os jornais contam que alguém - mulheres, homens e também crianças- expôs heroicamente sua vida para salvar a outros, sofrendo perigos, inclusive a morte, para ajudar seus semelhantes. Podem ser chamados "salvadores"; e os que por eles foram salvos recordam com agradecimento àqueles que lhes ajudaram em momentos difíceis. Deus teve piedade dos homens e lhes prometeu um Redentor para salvar a humanidade do pecado e de suas graves conseqüências. Para salvar-nos, Deus enviou seu Filho, que é Jesus Cristo.

Ver

Os Evangelhos contam o que Jesus fez e ensinou, mostrando que é verdadeiro homem: nasce de uma mulher - a Virgem Maria -, tem corpo como o nosso, fala, chora, tem fome, sofre... Também proclamam os Evangelhos sua divindade: faz milagres, perdoa os pecados, diz de si mesmo que é o Filho de Deus e ressuscita por sua própria virtude. Como afirma a fé da Igreja, Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Além de Salvador e Redentor, Jesus Cristo é o modelo para os homens, especialmente para os cristãos. É lógico que tenhamos especial interesse por conhecer quem é Jesus Cristo: sua vida na terra, sua paixão, morte, ressurreição e ascensão aos céus; sua doutrina. Cristo vive, e não só temos de conhece-lo, mas, principalmente, ama-lo, cada dia um pouco mais. Nós o amaremos se tivermos trato com Ele. E como amar a Cristo? Através da oração e dos sacramentos.

 

É preciso conhecer e tratar bem a Jesus

Os amigos saem juntos, conhecem onde vive cada um, como pensam, qual é sua vida, falam de suas coisas. Com Jesus, acontece o mesmo. Se quisermos ter trato de intimidade com Ele, o encontraremos no EVANGELHO, na ORAÇÃO e no SACRÁRIO.

Iluminar

Coração Perfeito

Um jovem estava no centro da cidade, proclamando ter o coração mais belo da região. Uma multidão o cercou e todos admiraram o seu coração.

Não havia marca ou qualquer outro defeito. Então, todos concordaram que aquele era o coração mais belo que já tinham visto.

O jovem ficou muito orgulhoso por seu belo coração. De repente, um velho apareceu diante da multidão e disse:

- Por que o coração do jovem não é tão bonito quanto o meu?

A multidão e o jovem olharam para o coração do velho, que estava batendo com vigor, mas tinha muitas cicatrizes.

Havia locais em que pedaços tinham sido removidos e outros tinham sido colocados no lugar, mas estes não encaixavam direito, causando muitas irregularidades. Em alguns pontos do coração faltavam pedaços. Então, o jovem olhou para o coração do velho e disse:

- O senhor deve estar brincando... Compare nossos corações. O meu está perfeito, intacto e o seu é uma mistura de cicatrizes e buracos!

- Sim - disse o velho. - Olhando, o seu coração parece perfeito, mas eu não trocaria o meu pelo seu. Veja! Cada cicatriz representa uma pessoa para a qual eu dei o meu amor. Tirei um pedaço do meu coração e dei para cada uma dessas pessoas.

Muitas delas deram-me também um pedaço do próprio coração para que eu colocasse no meu, mas, como os pedaços não são exatamente iguais, há irregularidades. Mas eu as estimo, porque me fazem lembrar do amor que compartilhamos. Algumas vezes, dei pedaços do meu coração a quem não me retribuiu. Por isso, há buracos. Eles doem. Ficam abertos, lembrando-me do amor que senti por essas pessoas...

Um dia espero que elas retribuam, preenchendo esse vazio. E aí, jovem?

Agora você entende o que é a verdadeira beleza?

O jovem ficou calado e lágrimas escorriam pelo seu rosto. Ele aproximou-se do velho, tirou um pedaço de seu perfeito e jovem coração e ofereceu ao velho, que retribuiu o gesto.

O jovem olhou para o seu coração, não mais perfeito como antes, mas mais belo do que nunca.

Os dois se abraçaram e saíram caminhando lado a lado, pensando em como deve ser triste passar a vida com o coração intacto.

E O SEU COMO ESTÁ ?

 

Sagrado Coração de Jesus

Existe alguém que o coração foi aberto por você, e está sempre aberto para você! Vocês sabem que é?

Textos : Ezequiel  36, 25-28 (Comentar)

João, capítulo 19, 33 e 34 - o Coração de Jesus é traspassado na cruz. Saem água e sangue, que simbolizam o Batismo e a Eucaristia, os maiores presentes do Coração de Deus.

O Coração é visto como sacrário da intimidade, lugar do encontro maior, expressão da identidade total. O coração é algo mais que um símbolo para as emoções ou paixões. É expressão do Amor. E o Amor é muito mais do que a paixão. Amar é querer e fazer o bem ao outro. Paixão é querer o outro para seu próprio bem.

A Igreja ensina que os cristãos não são obrigados a acreditar ou aceitar a autenticidade das revelações privadas. Cada um pode fazer uso do sentido comum e da fé que Deus lhe deu.

Jesus tinha a bondade e a humildade tão abundante em seu coração que não pode ser contido com sua morte física.

 

Fazer a dinâmica

Cada catequizando receberá um papel contendo uma das promessas do Sagrado Coração de Jesus, deverá encontrar na bíblia o versículo indicado e depois fazer um breve comentário sobre o mesmo.

Agir

- Ler, todos os dias, um trecho do Santo Evangelho, durante uns minutos, para conhecer melhor a vida e a doutrina de Jesus

- Fazer diariamente uma breve visita ao Santíssimo Sacramento.

- Sempre que entrar na Igreja, dirigir-se, em primeiro lugar, ao sacrário, para

cumprimentar Jesus.

Celebrar

JESUS: "Eis aqui o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para testemunhar-lhes seu amor; e, por reconhecimento, não recebe da maior parte deles senão ingratidões, por suas irreverências, sacrilégios e pelas indiferenças e desprezos que têm por Mim no Sacramento do amor. Mas o que Me é ainda mais penoso é que corações que Me são consagrados agem assim."

Oração:
Abri-me o vosso Sagrado Coração, ó Jesus!... mostrai-me os seus encantos, uni-me a Ele para sempre. Que todos os movimentos e palpitações do meu coração, mesmo durante o sono, Vos sejam um testemunho do meu amor e Vos digam sem cessar: Sim, Senhor Jesus, eu Vos adoro... aceitai o pouco bem que pratico... fazei-me a mercê de reparar o mal cometido, para que Vos louve no tempo e Vos bendiga durante toda a eternidade. Amém. (Pio IX)

 


 

1. Darei às almas dedicadas a meu coração todas as graças necessárias ao seu estado.  Ler (Jo 15,5).

2. Farei reinar a paz em suas famílias.  Ler (Jo 14, 27)

3. Eu os consolarei em suas penas.  Ler (Mt 11,28).

4. Serei o seu refúgio seguro durante a vida e, sobretudo, na hora da morte. Ler (Jo 14,3).

5. Derramarei copiosas bênçãos. Ler (Rm 4,21)

6. Os pecadores acharão em meu coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia. Ler (Mt 9,13).

7. As almas tíbias se tornarão fervorosas. Ler (Jo 10,10).

8. As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição. Ler (Mt 5,48)

9. Abençoarei as casa em que se achar exposta e for venerada a imagem do meu coração. Ler (Lc 19,9).

10. Darei aos sacerdotes o Dom de tocar os corações mais endurecidos. Ler (Lc 7,47).

11. As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos indelevelmente o meu coração. Ler (Ap 3,5).

12. O amor todo-poderoso do meu coração concederá a graça da perseverança final a todos os que comungarem na 1ª Sexta-feira do mês, por nove meses seguidos.  Ler (Jo 5,51).

 

e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor,

> O nome de Jesus significa “Deus que salva”. A criança nascida da Virgem Maria é chamada “Jesus”, pois Ele salvará Seu povo de seus pecados” (Mt 1,21): “Não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).

 

que foi concebido pelo poder do Espírito Santo

> Deus, apesar de seu poder, só enviou seu filho mediante ao consentimento de Maria. (citar passagens: ressurreição de Lázaro, bodas de cana, filha de centurião, paralítico.) Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade de sua Pessoa Divina: por isso Ele é o único mediador entre Deus e os homens.

 

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. Deus não abandonou os homens, apesar do pecado

Apesar do pecado, Deus continuou a amar os primeiros pais e a seus descendentes, e quis restaurar o que o pecado tinha destruído. E prometeu que salvaria aos homens de seu pecado, recuperando o dom da graça: voltariam a ser filhos de Deus e herdeiros do céu, ainda que sem recuperar os dons preter naturais, quer dizer, os privilégios que o Senhor ajuntou à natureza humana: imortalidade do corpo, imunidade de enfermidades etc..

2. Ao largo da história, Deus recorda a promessa que fez a Adão e Eva

Para que os homens não se esquecessem de que iria enviar ao mundo um Salvador, Deus lhes recorda com freqüência esta promessa por meio de Abraão, Moisés, Davi... São os profetas, sobretudo, os que falam do Messias, do Salvador que haveria de chegar: Isaías (7,14) proclama que nascerá de uma "virgem"; Miquéias (5,2) assinala inclusive onde vai nascer: em "Belém".

3. O Salvador ou Messias é Jesus Cristo

Para salvar o mundo de seus pecados, Deus não manda um anjo: envia seu próprio Filho. Por isto diz o Senhor: "Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho Unigênito" (João, 3,16). O Salvador é Jesus Cristo, o Filho de Deus, nascido das entranhas puríssimas da Virgem Maria. Por isto o Senhor se chama Jesus, que quer dizer "Salvador". O arcanjo São Gabriel assim o disse a São José: A Virgem "dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque salvará seu povo de seus pecados" (Mateus 1,21).

4. Jesus Cristo é verdadeiro Deus

Nós sabemos que Jesus Cristo é Deus porque Ele assim nos disse e porque o demonstrou com suas obras. Nos disse: "Eu e o Pai somos uma mesma coisa (João 10,30); quem vê a mim, vê o Pai (João14,9); ninguém conhece ao Pai senão o Filho" (Mateus 11,27). Jesus Cristo faz coisas que só Deus pode fazer. Cura os mudos, os cegos, os leprosos...; ressuscita seu amigo Lázaro, o filho da viúva de Naim...., perdoa os pecados do paralítico, os de Madalena, os da mulher adúltera...; e tudo isto o faz por sua própria virtude e poder, porque é Deus.

5. A ressurreição de Cristo, a maior prova de que é Deus

Jesus Cristo morreu verdadeiramente e ressuscitou também de verdade. Apareceu repetidas vezes a seus discípulos, e estes assim o testemunharam. Seus inimigos queriam ocultar esta prova de sua divindade (Mateus 28,11-15). A ressurreição de Cristo é a maior prova de que Ele é Deus, pois ressuscitou por sua própria virtude.

6. Jesus Cristo é verdadeiro homem

Jesus Cristo é igual a nós, menos no pecado e no erro. Ele não teve nenhum pecado, nem se enganou jamais. Teve uma mãe como a temos nós; trabalhou com suas mãos, ajudando São José; teve fome e sede, comia e bebia; cansava-se depois de fazer um esforço; teve amigos e chorou quando morreu seu amigo Lázaro; alegrava-se com seus discípulos, com as crianças.... Jesus Cristo não é somente perfeito Deus, mas também é perfeito homem.

7. Jesus Cristo vive e é nosso modelo

Jesus Cristo venceu a morte, ressuscitou e subiu aos céus. Como Deus, está em todas as partes e a tudo vê e ouve. Jesus Cristo está no céu e na Eucaristia. Podemos falar com Ele de nossas coisas e de suas coisas.Ele nos escuta e nos fala, não com palavras, mas em nosso coração. Temos que aprender de Jesus, porque com sua vida, com suas obras e suas palavras, nos ensinou o que temos de fazer para salvar-nos e como o temos de fazer. Ele mesmo disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14,6).