Jesus e a lei do amor

 

Objetivos

Compreender que Jesus Cristo veio dar à Lei de Deus o pleno cumprimento ao nos revelar que o amor a Deus e ao próximo é a fonte mais segura de felicidade.

 

Preparação para o encontro

Bíblias; cópias das atividades.

 

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

 

Ver

- Você já fez algo contra a sua vontade, só porque estava sendo cobrado?

- Claro, às vezes não entendemos o sentido, mas somos pressionados.

As normas, leis ou mandamentos são uma forma de orientações que determinam ações que são exigidas, sem levar em conta a opinião das pessoas a quem se destinam.

A desobediência às leis pode levar à punição. Por isso muitas ações são cumpridas somente por exigência e não pela vontade de quem as pratica. Mas há ações que são praticadas com prazer. Há satisfação em fazer várias coisas.

- Você já pensou por que isso acontece?

Anote no caderno, em duas colunas: na coluna da esquerda aquilo que você só faz porque é norma (só por obrigação, medo) e na da direita aquilo que você adora realizar (por amor mesmo).

 

Antes de Jesus, o povo judeu era guiado por normas. Os mandamentos eram aplicados com muitas exigências. Muitos achavam que bastava cumprir todas as normas que a entrada do reino de Deus estava garantida.

Havia um grupo, chamado de fariseus que, além de serem extremamente  rígidos com a prática da lei, ficavam observando se todos seguiam as leis com todo rigor.

Mas Jesus sempre lhes dizia que é necessário mais do que simplesmente seguir leis. Mas que houvesse em seu coração a vontade própria de cumprir os mandamentos de Deus. Esse motivo chama-se amor.

 

As Leis de Deus

1. Não terás outros deuses perante Mim.
2. Não invocarás em vão o Nome do Senhor teu Deus.
3. Recorda-te do dia do Sábado para o santificar.
4. Honra pai e mãe.
5. Não matarás.
6. Não cometerás adultério.
7. Não roubarás.
8. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.
9. Não desejarás a mulher do teu próximo
10. Não cobiçarás a casa, nem as coisas do teu próximo.
Estas foram as Dez Palavras de Amor, que Deus deixou a Moisés, como regra de vida, para poderem avançar no caminho da Liberdade.

Estes mandamentos continuam a fazer sentido, mesmo para aquele que descobriu o amor e aprendeu a amar!
Não são um pacote de proibições, de "nãos". Na realidade apresentam uma grande visão de vida.
Por isso, Jesus veio ao mundo e transformou todos estes «nãos», num verdadeiro «sim».
1. Sim ao Deus único e libertador
2. Sim ao Deus da Aliança e do Amor
3. Sim ao Dia do Senhor!
4. Sim à Família
5. Sim à Vida
6. Sim ao Amor fiel
7. Sim à Solidariedade
8. Sim à Verdade
9. Sim a um coração puro
10. Sim ao bem do próximo
Enfim, todas estas palavras são um «sim» ao amor! Por isso, se diz com razão: «quem ama, já cumpriu toda a Lei» (Rom.13,10)!

 

Quem sente o amor e entende por que esta fazendo algo de bom , para seu bem próprio e para o bem dos outros, não necessita de lei. Quem faz algo com amor verdadeiro não erra.

Deus é infinito, e quem reserva um espaço em seu coração para Deus e sente que é amado por Ele só pode agir por amor.

     

Iluminar

Palavra de Deus

Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisso todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Vamos ler os textos de Jo 13,34-35 e 15,12-14 para compreender como podemos nos tornar discípulos de Jesus.

                Em grupos conversem para identificar:

a)      Quais as atitudes e gestos que realizam porque é norma,

b)      Quais as atitudes que realizam porque consideram importante,

c)       Quais as atitudes que realizam por amor na convivência em grupo, familiar, escolar ...

 

Agir

Um gesto de amor brota do fundo do coração. Para isso é necessário preparar-se espiritualmente. A prática do amor é uma ação da vontade, mas também de presença do Espírito Santo. Por isso, um gesto de amor gratuito e generoso não é para mostrar para ninguém ou para ser elogiado, mas implica em assumir a viver o amor ao próximo.

O que você pretende fazer concretamente para viver o amor ao próximo?

Descreva sua decisão.

 

Celebrar

Oração

Em silencio reze agradecendo a Jesus que nos inspira a viver no amor e nos fortalece em nossas fraquezas e limitações humanas, nos incentiva a transformar uma pequena disposição de vontade em gestos importantes de amor ao próximo.

Juntos rezemos em dois coros:

Lado 1: Obrigado, Deus Pai de amor infinito, por nos ter criado por amor e ter por nós um amor paciente, sempre disposto a recomeçar tudo novamente com teu perdão generoso.

Todos: Senhor, queremos viver no seu amor!

Lado 2: Obrigado, Pai misericordioso, por teres enviado teu Filho que nos amor de tal forma que doou sua vida na cruz.

Todos: Senhor, queremos viver no seu amor!

Lado 1:Obrigado, Jesus, que nos enviaste o Espírito Santo, que preenche nosso coração vazio de amor e nos fortalece em nossas fraquezas e limitações humanas.

Todos: Senhor, queremos viver no seu amor!

Lado 2: Obrigado, Jesus, pelo Espírito Santo que nos ajuda a transformar uma pequena disposição de vontade em gestos importantes de amor ao próximo.

Todos: Senhor, queremos viver no seu amor!

“Nisso todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35)

 

 


A única lei de Deus é o amor!

 

No princípio, Deus nos criou capazes de livremente escolher, por gratidão, amá-lO e obedecer-Lhe. Ele preferiu que a nossa obediência resultasse do amor e, por isso, havia pouquíssimas regras. Tudo deveria ser feito voluntariamente, porque O amamos, O respeitamos e damos valor ao Seu amor e à maneira como cuida de nós. Esse era o plano original de Deus.
Mas, como as pessoas ficaram mais desobedientes e más, Deus teve que lhes dar leis e regulamentos mais rigorosos, que se encontram no Antigo Testamento, nos primeiros cinco livros de Moisés. Essas leis não foram elaboradas para os justos, porque as pessoas verdadeiramente boas não prejudicam o seu próximo, já que as suas ações são regidas por amor e consideração. As leis de Deus foram instituídas para os malfeitores.
Porque as pessoas não agiram motivadas pelo amor, Deus teve que impor a lei para os transgressores. Na verdade, essas regras não puderam salvar ninguém, serviram apenas para mostrar onde estavam os seus erros. "Por isso, nenhuma carne será justificada diante dEle pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. (Romanos 8:20) Quanto mais conhecemos as leis de Deus, mais claro se torna que as estamos desobedecendo. Servem apenas para nos mostrar que somos pecadores. "Não há nenhum justo, nem um sequer! Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". (Romanos 3:10, 23)
A Lei do Antigo Testamento era como um professor, um instrutor, ou um "aio", como a Bíblia diz. Foi criada para nos mostrar que somos pecadores e nos fazer perceber que precisamos ir a Deus em busca de misericórdia e perdão, para que possamos ser reconciliados e receber a Sua bondade por meio da fé (Cf. Gálatas 3:24)
Como qualquer pai ou mãe faria, Deus prefere muito mais que Seus filhos O obedeçam por livre e espontânea vontade, porque O amam, querem agradar-Lhe e fazer o que é certo. Se uma criança só obedece porque é forçada ou por medo de ser castigada, não estará dando nenhuma prova de amor pelos seus pais.
Quando os líderes religiosos perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento na Lei, Ele respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma e de todo teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo é semelhante a este: amarás o teu próximo como a si mesmo". (Mateus 22:37-39.)
E surpreendeu-os ao dizer: "Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". (Mateus 22:40) (O termo "lei" se refere aos cinco livros de Moisés, e "profetas" aos outros livros escritos pelos profetas do Antigo Testamento.) Havia centenas de leis religiosas complicadas, ritualistas e restritivas, mas Jesus lhes disse que a partir daquele momento só precisariam observar duas: Amar a Deus e amar os outros. Ponto final! Esta era toda a lei eles precisavam: o amor!
E isso é igualmente válido nos dias de hoje. Se verdadeiramente amarmos Deus e os outros, não seremos egoístas nem agiremos de forma irresponsável. Tampouco faremos coisa alguma que venha a ferir seja quem for.
Assim sendo, a Lei do Amor de Jesus nos livra da antiga Lei Mosaica. A única Lei de Deus é o amor e, se algo for feito em amor verdadeiro, desinteressado e abnegado, é lícito aos olhos de Deus. A Bíblia diz: "O fruto do Espírito é amor. Contra tal não há lei". (Gálatas 5:22-23)
Não há nenhuma lei de Deus que se oponha ao amor puro e altruísta para com Deus e para com nosso semelhante.
"Pois toda a Lei é cumprida em uma palavra, a saber: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’". (Gálatas 5:14) Reflita nisso. O cumprimento de toda a Lei se resume em um único e glorioso mandamento: ame! "Portanto, tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também, porque esta é (resume) a Lei e os Profetas". (Mateus 7:12).
Somos instruídos a não dever a ninguém coisa alguma, exceto o amor que devemos ter uns pelos outros. "Porque quem ama aos outros, cumpriu a Lei". (Romanos 13:8) Se você agir segundo o amor, estará observando todas as leis de Deus!
Em muitos aspectos, a Lei do Amor é mais abrangente do que as centenas de leis mosaicas encontradas no Antigo Testamento e resumidas pelos Dez Mandamentos. Isso é porque a Lei do Amor não se limita a nos proibir de fazer coisas ruins aos outros, mas também nos diz que temos que amar a todos. Segundo a Lei do Amor de Jesus, devemos ir além da mera justiça e retidão. Temos que dar amor, demonstrar misericórdia e conceder perdão.
O amor é maior que a retidão, e a misericórdia é superior à justiça. Devemos tratar os outros com amor, compaixão e gentileza. A Lei Mosaica não previa o perdão. "Olho por olho, dente por dente". (Cf. Êxodo 21:24; Levítico 24:20). Moisés disse que se alguém arrancasse o nosso dente com um soco, poderíamos lhe dar um soco e lhe arrancar um dente. Jesus, todavia, disse que deveríamos tratar esses que nos prejudicam da mesma forma que gostaríamos que eles nos tratassem. Isso é o amor de Deus.
Sendo assim, a Lei do Amor é, na verdade, muito mais rígida e difícil de ser observada. O fato é que, sem Jesus, trata-se de uma tarefa impossível! Se a antiga Lei já era considerada impossível de se observar, quanto mais a Lei do Amor! É por isso que Ele diz: "Sem Mim, nada podeis fazer". (João 15:5)
Você não pode observar a Lei de Amor sem o poder de Deus. A menos que tenha Jesus no coração e o amor de Deus em si, nunca poderá verdadeiramente amar os outros tanto quanto a si próprio. Entretanto, se tiver recebido Jesus, o Seu Espírito em você pode ajudá-lo a fazer o que humanamente é impossível: amar Deus de todo o coração e o seu próximo como a si mesmo.
Você já aceitou Jesus Cristo como Salvador? O Espírito do amor de Deus vive no seu coração? Você ama o Senhor e os outros tanto quanto a si próprio? Faz aos outros o que gostaria que fizessem a você? Se assim for, estará livre da antiga lei mosaica. Agora, tudo que tem que fazer é observar a Lei do Amor estabelecida por Jesus.

Fonte: https://contato.org/article.php?id=204&product_id=583

 

APROFUNDAMENTO PARA O CATEQUISTA

 

Jesus nos diz de diversas formas que o amor a Deus coincide e identifica-se com o amor ao próximo de quem devo aproximar-me porque necessita de mim. Neste sentido, pode-se identificar sua maneira de explicar o amor

compreendendo que:

- O amor a Deus assemelha-se ao amor ao próximo: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Esse é o grande e o primeiro mandamento. 0 segundo é semelhante a esse: amaras o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22, 37-40).

- O amor de Deus e o amor ao próximo são inseparáveis: Para Jesus, o amor de Deus e o amor ao próximo são inseparáveis, pois se constituem em um só mandamento, do qual dependem todos os outros: "Se alguém disser: 'amo a Deus', mas odeia o seu irmão, é um mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a quem vê, como pode amar a Deus, que não vê? É este mandamento dele recebemos: Aquele que ama a Deus, ame também seu irmão"

(1Jo 4,20-21).

- Existe uma espécie de igualdade entre o amor de Deus e o amor ao próximo: 0 que se faz ao próximo (em especial ao mais humilde e necessitado) é como se o fizesse ao próprio Jesus: "Em verdade vos digo: cada vez que fizeste a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mt 25,40) .

- A norma do amor será a de amar como Jesus nos amou: O amor de Cristo foi até as últimas conseqüências: "Nisto conhecemos o Amor: que ele deu a vida por nós. E nós também devemos dar as nossas vidas pelos irmãos" (1Jo 3,16). Com isso queremos afirmar que:

- Jesus se dirige ao ser humano concreto – seja publicano, prostituta, pobre, oprimido, fariseu, rabino -, a todos os seres humanos;

- Nós amamos a Deus e defendemos sua causa amando como Jesus amou em qualquer situação em que o ser humano se encontre;

- Este amor deve ser humano, aqui neste mundo e agora, no tempo que estamos vivendo;

- Nada deve estar acima do amor aos irmãos ou contentar-se em cumprir a lei: "Com efeito, eu vos asseguro que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e a dos fariseus, não  entrareis no Reino dos Céus" (Mt 5,20).

Por ser o amor nosso mandamento, a única medida do amor é amar sem medida. Esta é a última vontade de Jesus: "Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros" (Jo 13,34-35).

 

Fonte: Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, Vol. I, Ed. Vozes, 2008 – p. 67,72-73