Como eu também posso servir?

 

Objetivos

Que os catequizandos descubram a importância da participação ativa e constante na vida de sua comunidade.

 

Preparação para o encontro

Bíblias; cópias das atividades.

 

Acolhida

Oração inicial: Vinde Espírito Santo

 

"Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo". Esta famosa frase escrita por John Donne, poeta inglês do século XVI, em seu livro Meditações XVII, retrata bem a imagem do que é o ser humano.

Cada homem ou mulher está unido aos demais e não poderia viver sem os outros. Somos seres profundamente comunitários.

A salvação que nos foi dada em Jesus Cristo traz em si mesma a marca da vida em comunidade.

Mas a verdadeira felicidade está na vida comum, no sevir.

É por esse motivo que Jesus, já no início de seu ministério, escolhe doze homens para estar com Ele e com ele crescer em comunhão (cf. Mc 3,14).

Ao redor da mesa, Jesus reunia as pessoas, convidando a todos para Nele viver a comunhão perfeita (cf. Mt 9,10; 15,27; 26,20; Mc 2,15; 16,14; Lc 7,36; 11,37; 22,14; 24,30; Jo 13,l2).

É por esse motivo que Jesus fundou a sua Igreja no Espírito Santo!

A comunidade dos discípulos de Jesus deve ser sinal e início da comunhão perfeita entre os seres humanos.

Esta comunhão será plena quando Ele "enxugar toda lágrima de nossos olhos e já não houver morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou o que era velho" (Ap 21,4).

 

Ver

História:

O Espírito Santo pode transformar e transforma a criação de Deus. É o poder com o qual Deus age e está presente na sua criação. É o poder que restabelece a natureza, as plantas, faz sonhar com um mundo melhor. É a força que derruba barreiras entre as pessoas. É o poder que cria a Igreja e envia o povo de Deus para a missão nesse mundo. O Espírito Santo prepara o povo de Deus para ser como chamas acesas que brilhem e dêem vida em meio à criação de Deus que geme e sofre.

O Espírito Santo quer levar-nos também a agir. Existe uma pequena história que nos dá um exemplo sobre isso. A história diz o seguinte:

Dois moços estavam sentados à beira de um córrego, nas calmas horas do anoitecer. Num certo momento, viram uma mulher, com dois filhos, subindo o pedregoso barranco do córrego.

A mulher carregava uma trouxa de roupa num dos braços, o filho menor no outro braço e o filho maior segurando-se em sua saia.

O primeiro dos dois moços emocionou-se. Começou a falar do quanto essa mãe lhe causava compaixão.

Falou que tinha enorme pena dela e que podia imaginar o quanto lhe era cansativo subir aquele barranco pedregoso com aquela carga toda.

O outro moço não falou nada, mas levantou-se e, imediatamente, foi ao encontro da mulher cansada. Pôs em seus próprios ombros a trouxa de roupa e tomou pela mão a criança que vinha segurando na roupa da mulher...

O Espírito Santo é aquela força que nos impulsiona a superarmos dificuldades. É o Espírito Santo que nos leva a ter compaixão de quem erra conosco. O Espírito Santo nos leva à prática do bem.

Esse Espírito de Deus está conosco e em nós, desde nosso Batismo. É pelo Batismo que recebemos de Deus os dons e capacidades do Espírito Santo. É esse Espírito que nos leva a formar o Corpo de Cristo: a Igreja.

 

Iluminar

Dinâmica: a importância de estarmos sempre unidos, todos dependemos uns dos outros.

Coloque uma pedra ou outro objeto num canto da sala.

No outro canto peça para que todos formem um círculo, em pé.

Com um barbante, amarre os pés de uns nos outros, de modo que todos fiquem unidos aos vizinhos, pelos pés.

Sem se desamarrar eles deverão sair de onde estão e juntos, pegar o objeto e entregar ao catequista.

Reflita, em seguida, sobre a importância da colaboração de todos para que a dinâmica pudesse acontecer.

Assim com a nossa vida: todos nós estamos unidos a Cristo e aos irmãos; só seremos felizes à medida em que nos ajudarmos uns aos outros, como Jesus nos pediu.

 

Nota:

Fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão: eis o grande desafio que nos espera, no milênio que começa, se quisermos ser fiéis ao desígnio de Deus e corresponder às expectativas mais profundas do mundo.

Que significa isto em concreto? *...+ “É preciso promover uma espiritualidade da comunhão, elevando-a ao nível de princípio educativo em todos os lugares onde se forma o homem e o cristão, onde se educam os ministros do altar, os consagrados, os agentes pastorais, onde se constroem as famílias e as comunidades” (Novo Millennio Ineunte, 43).

(Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, vol. V, p. 104, 2008)

 

O batizado é alguém que participa de sua Igreja! Não existe "cristão católico não praticante". O cristianismo é uma religião da prática! Ou se vive o que ela ensina, ou não se é cristão de verdade. O Espírito de Jesus nos impulsiona a viver o que Jesus viveu. Jesus sempre privilegiou a importância de se viver em comunhão, de se formar comunidade. Ele sabia que o isolamento gera pecado e morte, mas a solidariedade e a vida comunitária são capazes de nos libertar dos males. Ele ensinou que a vida de comunidade é uma das maneiras privilegiadas de garantir a presença dele em meio a nós (cf. Mt 18,20).

Por isso ele fundou a Igreja, povo de Deus organizado em rede de comunidade e em ministérios diversificados, que buscam um crescimento em comunhão, pelo poder do Espírito de Jesus que continua agindo na história humana.

(Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, Vol. V, p. 107, 2008).

 

Agir

Descobrir com os catequizandos ações, atitudes que demonstram o “ser” do cristão.

Descobrir também, através do Espírito Santo, atos concretos de uma melhor vivência na comunidade.

 

Celebrar

O catequista pode rezar pausadamente ou distribuir cópias para o grupo.

Espírito de Jesus, nossa força e Senhor que nos faz viver de verdade, vinde sobre nós! Ajudai-nos a sermos, como Jesus, construtores da fraternidade e da comunhão. Queremos ser Igreja! Jamais deixeis que nos afastemos de Jesus. Que possamos sempre perseverar na fé que recebemos, na fraternidade sonhada, na presença e participação na Eucaristia e na vida de oração de nossa comunidade. Soprai sobre nós e fazei-nos ousados e corajosos discípulos missionários do Evangelho que nos faz felizes!

Amém!

Pai Nosso – Ave Maria.