Catequistas - mensageiros da palavra

 

 

Objetivos

Mostrar que o catequista exerce um serviço importante, que é levar a palavra de Deus a todos.

 

Preparação para o encontro

Bíblias;

 

Acolhida

Primeiramente colocar no quadro vários pontos de interrogações e em cada ponto as iniciais de cada catequizando.

 

Ver

O que é um mensageiro?

Mensageiro não é apenas quem leva uma boa mensagem .

João Batista foi o precursor de Jesus, isto é, aquele que veio preparar o povo para receber o Salvador. 

“E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás à frente do Senhor para preparar Seus caminhos, para dar ciência da salvação a seu povo, pela remissão de seus pecados”. Lucas 1.76-77

Poucos, naquela época, entenderam a mensagem que ele trazia.

 

Quantos não estão hoje em casa e são surpreendidos por notificações, avisos, cartas, cobranças através de simples mensageiros? Percebe a importância deles? Pessoas simples com preciosas informações nas mãos. Assim como foi com João Batista, muitos nem mesmo gostam de receber as mensagens que recebem, mas isso não tira o valor da informação. Desde o princípio já havia alegria na missão João Batista.

 

Pedir para os catequizandos citarem outros mensageiros de Deus narrados na bíblia. Ex: Moisés, os profetas (Elias, Elizeu...), o Arcanjo Gabriel, os apóstolos...

 

Iluminar

Leitura bíblica: Jo 20, 19-23.

 

Dia do Catequista

A Igreja Católica celebra no último domingo de agosto o dia nacional do catequista. Na ação pastoral da vida eclesial é tão importante a missão do catequista, verdadeiros evangelizadores, que Jesus, antes de começar sua pregação, escolheu seus doze discípulos, que deveriam se espalhar pelo mundo inteiro, anunciando a boa nova, isto é, evangelizando as pessoas.

O número 12, na Sagrada Escritura, tem um sentido de totalidade, plenitude e, realmente, esses doze discípulos se multiplicaram em progressão geométrica e, entre eles, nós temos os catequistas, homens e mulheres dispostos a levar às crianças, aos adolescentes, aos jovens e aos adultos a mensagem de Cristo, promovendo a catequese renovada, à luz do Concílio Vaticano II.

Os catequistas e as catequistas lembram o próprio Senhor Jesus, pois, além de apresentarem o projeto do Pai a outras pessoas, pretendem formar novos discípulos missionários.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos ajuda em seus métodos de evangelização, catequese e apostolado: Ele começa pela vida, em seus aspectos comuns, de forma a levar o povo à revelação do seu Evangelho.

Quando Ele disse a seus discípulos: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”, estava iniciando com eles um trabalho de catequese, que foi multiplicado até os dias de hoje.

O mundo está tão conturbado com guerras, violência, ganância, egoísmo que pouca gente quer escutar a Palavra de Deus. É por isto que é muito louvável o trabalho do catequista nos nossos dias porque ele precisa abrir os olhos e os ouvidos das pessoas para a realidade sempre atual, em todos os tempos, da Palavra de Deus.

Que Deus, com largueza e profusão, abençoe nossos catequistas, homens e mulheres que, espontaneamente, se dedicam a transmitir ensinamentos cristãos. Que eles continuem no seu propósito de evangelizar e que consigam formar novos operários para a messe do Senhor, na escola da nova evangelização de discípulos-missionários.

Dom Eurico dos Santos Veloso - Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

 

Ninguém nasce catequista.

Aqueles que são chamados a esse serviço tornam-se bons catequistas através da prática, da reflexão, da formação adequada, da conscientização de sua importância como educadores da fé.

O catequista exerce um verdadeiro ministério, isto é, um serviço.

Segundo o documento Catechesi Tradendae (A Catequese Hoje) a "atividade catequética é uma tarefa verdadeiramente primordial na missão da Igreja".

O catequista não age sozinho, mas em comunhão com a Igreja, com o grupo de catequistas.

O grupo de catequistas expressa o caráter comunitário da tarefa catequética.

E com o grupo que ele revê suas ações, planeja, aprofunda os conteúdos, reza e reflete.

O catequista necessita das seguintes qualidades:

Ser uma pessoa com equilíbrio psicológico

Ter capacidade de diálogo, criatividade e iniciativa, saber trabalhar em equipe

Ser perseverante, pontual e responsável

Ser participativo, engajado nas atividades da paróquia, da comunidade e ter espírito de serviço

Ter vida de oração, leitura e meditação diária da Palavra de Deus

Ter espírito crítico e discernimento diante da realidade

Ser capaz de respeitar a individualidade de cada pessoa.

Isso não significa que exista uma pessoa que tenha todas essas qualidades, mas que devemos procurar desenvolvê-las no nosso dia-a-dia

Fonte: Catequese; Soleis

 

Agir

Qual o sentimento que devemos ter quando vamos passar uma mensagem de Deus para uma pessoa desconhecida? Um sentimento de alegria, emoção, amor e varias outras coisas é isso que um mensageiro faz. Devemos ser mensageiro da palavra de Deus, não apenas dentro da família e com as pessoas conhecidas, pois os mensageiros não estão somente aqui e sim em todos os lugares, cada pessoa é um mensageiro seja ele de mensagens boas ou ruins.

Todos nós somos chamados a evangelizar, a catequizar o mundo inteiro.

 

Celebrar

Oração final: Ave Maria

 

 


Dia dos catequistas e dos ministérios leigos

 

O ministério da catequese deriva do compromisso cristão assumido no batismo e na crisma. Pessoas de nossas comunidades se sentem chamadas por Deus para partilhar sua fé e sua experiência com Jesus Cristo. No Brasil temos mais de 800 mil catequistas espalhados por quase 110 mil comunidades. É um verdadeiro exército de evangelizadores que tem como missão anunciar Jesus Cristo e as verdades da fé àqueles que estão iniciando sua caminhada de Igreja: nossas crianças, adolescentes, jovens e àqueles que não tiveram a oportunidade de crescer na fé. É uma missão fantástica: abrir o coração de nossos iniciantes às maravilhas de Jesus Cristo, proporcionando um encontro pessoal com o Senhor e o compromisso decorrente de sua fé.

Ser catequista é ser semeador de novas vocações. O catequista é chamado a comunicar a pessoa de Jesus, a fazer o Evangelho chegar ao coração e à vida das crianças, adolescentes, jovens e adultos. O Evangelho deve chegar a todos de maneira que possa converter o coração de cada um. Deve despertar para o seguimento de Jesus Cristo e para o compromisso na Igreja e na comunidade. Todos os batizados são evangelizadores. São chamados por Deus para testemunhar sua fé no seu ambiente específico: na família, gerando, educando na fé seus filhos, construindo a igreja doméstica; na comunidade, assumindo um ministério específico – animador, catequista, ministro da comunhão, acólito ou coroinha, mensageiro de Maria, animador litúrgico, dirigente de grupo de jovens, de reflexão, de vivência…; na sociedade, assumindo uma profissão e vivendo como cristão na escola, na empresa, no comércio, na economia, no mundo da política, e nas organizações sociais como associações, sindicatos, agremiações, grupos de voluntários, conselhos e outros. São muitas as maneiras de testemunhar a sua fé nas estruturas da sociedade. É preciso que os leigos reflitam sobre sua identidade e sua missão na Igreja. “Leigo” é toda pessoa que pertence ao povo cristão, mas não à hierarquia eclesiástica.

O leigo participa verdadeiramente do sacerdócio comum de todos os fiéis e, por isso, tanto o homem como a mulher, são apóstolos, missionários, protagonistas. Pelo Batismo e pela Crisma, os leigos são consagrados para a Missão de construir o Reino: eles têm vez e voz na Igreja, são co-responsáveis na evangelização do mundo de hoje, devem atuar na política, nos meios de comunicação, no campo da educação, da cultura, do trabalho como protagonistas do Reino. Exercendo um ministério na comunidade ou na sociedade, os leigos estão inseridos no meio do mundo como fermento na massa, sal que dá sabor e luz que ilumina os difíceis caminhos. Com sua disponibilidade para doar-se, os leigos descobrem e valorizam os sinais do Reino de Deus presentes no meio da sociedade e combatem as tantas forças do anti-reino, ou seja, forças que promovem a injustiça e a morte. Antes de exercer um ministério, o leigo deve ter uma vivência de fé e um encontro pessoal com o Senhor.

Sua missão é ser sinal visível de Jesus Cristo na família, no trabalho, na política, na economia, na escola, nos Meios de Comunicação Social, nos órgãos públicos, nos sindicatos e associações e em outros espaços da sociedade.

Os cristãos leigos vivem o seguimento de Jesus Cristo no seu dia a dia, estão no meio da humanidade, solidários com ela. Vivem a mensagem do evangelho em todos os momentos e todos os lugares. Parabéns a todos aqueles que exercem um serviço na comunidade! Rezemos sempre pelas vocações.

 


 

Portador de Deus

 

Você já passou pela experiência de ser ‘portador’? Quando era pequeno, minha mãe me mandava buscar alguma coisa, e junto, levava um bilhetinho. Na verdade, era para me dar autoridade. 
O que acho interessante é que ser portador de Deus tem a ver com a observação que Jesus faz sobre a hipocrisia. No ser portador não importa quem porta, mas o que se porta. Não importa quem leva, mas o que se leva. 
Aqui a gente entende um detalhe da teologia sacramental muito bonito. Você pode já ter pensado que a Missa que um padre celebrou não tinha valor, pela vida que ele levava. Não importa o portador, e sim o conteúdo que ele anuncia. 
Tenho que confiar que ele cumprirá o ofício de trazer o que foi pedido a ele. O que Deus realiza na minha vida de sacerdote, o que eu posso realizar a partir dos sacramentos, não está na minha dignidade, mas no ministério recebido. 
Em mim o mistério de Deus sobrevive, mesmo que eu não faça como deveria ser feito, mesmo pecador. Aí a gente entende a autoridade do padre, onde mesmo não tendo uma vida santa, Jesus continua atuando nele, continua tendo poder de perdoar pecados, de ministrar os sacramentos. Nos paramentos que visto há uma identidade cravada. 
Inácio de Antioquia dizia: “Neste mundo eu quero ser portador de Deus, desta verdade absoluta”. E sabe onde ele foi parar? No meio dos leões. 
Com portador eu não posso extraviar esse conteúdo. Tenho que me comprometer com ele. Sou portador de um recado e eu não tenho direito de negligenciar isso...e Jesus diz para termos cuidado com aqueles que podem nos mandar para o inferno. 
Você é portador de Deus. 
Não há cristianismo na moleza. O portador ‘porta a dor’. Não significa você buscar sofrimento, mas abrir o coração para viver o sacrifício de cada hora. 
O martírio virá. Não há como segurar esse bilhete de qualquer jeito, o mundo quer retirá-lo de nós. 
Na carta que você carrega, a família tem valor, os cativos serão libertos, não há espaço para mentira, para as drogas, para os vícios. A carta que levamos leva boas noticias. 
As ameaças que sofremos são outras, os inimigos são outros. Hoje você está sendo assassinado na alma.

Estamos diante do desafio de dar conta da vida todos os dias. Esse é o martírio de hoje, em tempos que não são favoráveis aos cristãos. Você está disposto a viver esse martírio? 
Chega de hipocrisia. Precisamos assumir o cristianismo com todas as conseqüências. 
Preciso ser cristão em tudo o que sou e realizo. Sou portador de uma noticia! 
Seja portador de Deus vivendo o seu papel. O cristianismo nos envolve por inteiro. E a espada que está diante de nos hoje é essa que quer nos mandar para o inferno, que cria o inferno dentro de nossa casa. 
Os saqueadores estão loucos pelos seus filhos. A cena do martírio é a mesma. 
O mundo nos ameaça o tempo todo e só vai sobreviver aquele que estiver consciente do conteúdo da carta que porta, da identidade que tem. Deus conta com você. 
As feras estão soltas. O mundo de hoje é covarde. Descubra o perigo mais próximo de você e aja! Peça a sabedoria que o Espírito Santo nos concede e aja. Não negligencie de levar até o fim essa carta que Deus lhe confia. 
Quando as pessoas olharem pra nós terão que ver o cristo refletido. Ver que você administra seu lar diferente. Que você não é mãe de qualquer jeito. 
Tu és uma carta de Cristo! Anunciamos o Evangelho mesmo calados! 
Faça transparecer a identidade que está em você. Filho do céu. Portador de Deus. 
Há muita gente desistindo, mas eu não desisto, não quero desistir. 
Um filho do céu não pode desistir. Não desista! 

Trecho da Palestra do Padre Fábio de Melo- Transcrição e adaptação: Nara Bessa