Mês da bíblia

 

 

Objetivos

Levar o catequizando a:

- reconhecer a importância da Bíblia.

- aprender a procurar textos na Bíblia.

- incentivar leituras bíblicas na família.

 

Preparação para o encontro

Bíblias;

Cópias das atividades.

 

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

 

Ver

Um determinado povo, cerca de três mil e quinhentos anos atrás, começou a perceber o Deus da Vida em seu meio. Escreveu 73 livros, que chamamos de Bíblia. Eles são uma fotografia da tentativa desse povo em ser fiel à Aliança com Deus.

 

TEMA DA ALIANÇA NA BÍBLIA

Observando os 73 livros da Bíblia, vemos que são marcados pela diversidade de autores, épocas, línguas, lugares e situações históricas, como uma grande "colcha de retalhos". Diante disso, muitas vezes surge a pergunta: é possível compreender sua mensagem hoje?

A primeira coisa a fazer para responder a essa dúvida é mudar a direção dos nossos olhos: ao invés de dar atenção às diferenças entre os pedacinhos de pano da colcha, vamos destacar a linha que os costurou.
Esse fio que dá consistência e sentido aos livros da Bíblia é o tema da Aliança. Ele está presente do Gênesis ao Apocalipse. Na Aliança, Deus promete estar sempre junto de seu povo. Este, por sua vez, terá que se organizar de forma justa e fraterna como expressão de fidelidade.

O episódio do Êxodo e a experiência do deserto vão marcar esse pacto. Deles nasce a Lei, onde os libertos da opressão do Egito tentam viver o Projeto de Deus através de uma sociedade mais igualitária.

No Decálogo (= Dez Mandamentos: Êxodo 20,1-17), encontramos a proposta de Deus para a sociedade:
O centro é a vida (não matar). Essa vida se expressa de várias formas, começando pela realidade da família. Depois, temos o mundo do trabalho. Em seguida, as bases de uma sociedade igualitária: a necessidade de justiça e partilha (não ter outros deuses, ídolos que levam ao acúmulo de dinheiro, poder...).

Quem trilha esse caminho de vida faz uma experiência de Páscoa (= passagem da morte para a vida). Vive a Aliança e descobre quem é Deus.

O Decálogo não deve ser visto como um conjunto de leis proibitivas. Ao contrário, é a constituição de todo povo que quer ter direito à vida e à liberdade.


Mas essa Aliança é quebrada em muitos momentos.

Os profetas tentam restabelecê-la. Denunciam a exploração dos pobres e relembram ao povo que ser fiel à Aliança é construir uma realidade em que todos tenham acesso aos bens geradores de vida. Só assim a nação poderá ter paz e prosperidade.

Jesus Cristo vem realizar e levar à plenitude essa Lei e o trabalho dos profetas. O próprio Deus nos ensina, por meio de Jesus, como ser fiéis ao seu Projeto. Em Jesus se instaura uma nova e eterna Aliança. Nela, todas as leis são resumidas em duas: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" (ler Marcos 12,28-34).

Os primeiros cristãos tentam viver essa "Lei do Amor". Colocam em comum a fé, a oração, os bens, o sofrimento, a esperança, apesar das limitações e perseguições. Nós, hoje, somos chamados a continuar buscando a realização desse Projeto.


Bíblia e vida

Primeiro veio a vida. Depois se falou sobre ela, se refletiu e se descobriu a mão de Deus nos acontecimentos. O povo de Israel foi vivendo, sofrendo, lutando, rezando e os escritos foram surgindo. Podemos esquematizar isso da seguinte forma:

• o fato, o acontecimento, a vida;

• medita-se sobre esse fato e se percebe a revelação de Deus e a sua mensagem. É o processo de interpretação (ler os sinais dos tempos);

• transmite-se essa reflexão como catequese, de boca em boca, como tradição oral: nas orações, conversas na família, nas celebrações;

• escreve-se para não se perder. Às vezes se escreve logo depois do fato. Outras vezes espera-se bastante tempo. Algumas vezes algo muito importante é falado de formas diferentes ou é refletido e escrito de novo bem depois. Aqui temos as muitas releituras ocorridas diante de fatos fortes para a vida do povo (principalmente o episódio do Exílio e a presença de Jesus);

• mais tarde esses escritos são organizados por assunto (como num livro de receitas ou numa estante de livros);
• copia-se..., por isso temos um exemplar em nossas mãos hoje.


Bíblia: inspiração divina e esforço humano

A Bíblia é fruto da inspiração divina e do esforço humano. Nela temos os altos e baixos da história de um povo que tentou viver a Aliança com seu Deus. É escrita pelo povo, sob a ação do Espírito. E mesmo que muitos não tenham escrito com a própria mão, escreveram coma vida, com suas reflexões, sabedoria, dentro de casa, no trabalho, nas orações. E esse processo continua hoje... Somos também Povo de Deus, chamados a viver numa sociedade alicerçada na paz e na justiça, geradora de vida plena para todos.

 

Iluminar

Dinâmica

Objetivo
Conhecer melhor os livros da Bíblia e o fio condutor que os une: o tema da Aliança.
Material necessário

Bíblia, 73 tiras de papel com os nomes dos livros da Bíblia, fita adesiva ou cola e cartaz em formato de estante.
Descrição da dinâmica

1º passo - No centro do grupo, espalhar os 73 pedaços de papel com os nomes dos livros da Bíblia.
2° passo - Dividir a turma em sete grupos:

Grupo 1 - procurar os 5 livros do Pentateuco;

Grupo 2 - procurar os 1 6 livros Históricos;

Grupo 3 - procurar os 7 livros Sapienciais (ou da Sabedoria);

Grupo 4 - procurar os 18 livros Proféticos;

Grupo 5 - procurar os 4 Evangelhos + livro de Atos dos Apóstolos;

Grupo 6 - procurar as 14 cartas atribuídas a Paulo;

Grupo 7 - procurar as 7 cartas Pastorais + livro do Apocalipse.

3° passo - Fixar os papéis num cartaz em formato de estante, colando-os na ordem em que estão na Bíblia:

4°passo - Apresentar um breve comentário sobre cada prateleira da estante, que pode ser feito a partir das introduções de diversas traduções bíblicas. O fio condutor deve ser o tema da Aliança.

 

Agir

Ler a bíblia durante a semana.

 

Celebrar

Celebração

A Bíblia passa de mão em mão, enquanto o grupo canta. Em quem parar, fazer a leitura de Isaías 55,10-11. A Palavra de Deus é eficiente. Sua sabedoria é fonte de vida para aqueles que se abrem e se deixam conduzir por ela, como a terra que se deixa penetrar pela água para fazer brotar a semente.

 

 


Bíblia

 

A Bíblia existe para que possamos compreender, temer, respeitar e amar a Deus sobre todas as coisas, assim ela se denomina a si mesma como a Sagrada Escritura: "E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (cf. II Tm 3,15-17).

 

A revelação principal da Bíblia é a vida; o diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus Cristo veio para que aqueles que n'Ele cressem, e por Ele vivessem, tenham vida e vida em abundância. "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10,10). Por isso, quando lemos a Bíblia, devemos entrar em contato com o Senhor Jesus, orando para que Ele nos dê revelação da palavra lida.

 

Como ela é dividida.

Os 73 livros que se encontram na Bíblia cristã dividem-se em 2 grandes partes: Antigo e Novo Testamento. A palavra “testamento” vem da tradução grega para a palavra hebraica berit, que significa “aliança”, “pacto”. Na tradução grega de berit, de fato, encontramos a palavra diatheke, que significa “testamento”, “contrato”, “aliança”. As duas grandes partes se referem a Antiga e Nova Aliança entre Deus e seu povo. Para nós, cristãos, Jesus é o ponto de chegada do Antigo Testamento e o ponto de partida do Novo Testamento.

Existe uma diferença entre a Bíblia católica e protestante. As protestantes não trazem os livros: Judite, Tobias, 1º e 2º Macabeus, Baruc, Eclesiástico e Sabedoria, Éster 10, 4-16, 24 e Daniel 13-14. Porque os protestantes só aceitam a Bíblia hebraica, e estes outros livros foram considerados inspirados num segundo momento, quando a Bíblia hebraica já estava bem formada.

Os livros estão assim divididos:

Antigo Testamento:

*Pentateuco: Gn, Ex, Lv, Nm, Dt. 

*Livros Históricos: Js, Jz, Rt, 1 e 2 Sm, 1 e 2 Rs, 1 e 2 Cr, Esd, Ne, Tb, Jt, Est, 1 e 2Mc.

*Livros Sapienciais: Jó, Sl, Pr, Ecl, Ct, Sb, Eclo.

*Livros Proféticos: Is, Jr, Lm, Br, Ez, Dn, Os, Jl, Am, Ab, Jn, Mq, Na, Hab, Sf, Ag, Zc, Ml.

 

Novo Testamento:

*Os Evangelhos: Mt, Mc, Lc e Jo.

*Atos dos Apóstolos.

*As Cartas: Rm, 1 e 2 Cor, Gl, Ef, Fl, Cl, 1 e 2 Ts, 1 e 2 tm, Tt, Fm, Hb, Tg, 1 e 2 Pd, 1, 2 e 3 Jo, Jd.

*Apocalipse.

 

Visão geral do Antigo Testamento.

O AT é um livro que se formou num período de tempo de mais de 1000 anos. Era a Bíblia de Jesus e seus Apóstolos. Mas no tempo de Jesus o AT ainda não tinha sido fixado na sua extensão definitiva. Só no Sínodo judaico da Jâmmia ( cerca do ano 90 d.C ) chegou-se a formação do cânon veterotestamentário.

O AT além de ser a parte mais importante da literatura hebraica, pertence aos documentos mais veneráveis da humanidade. Não pode ser compreendido se se prescinde da história do povo de Israel, da legislação que regulava sua vida e das suas formas de expressão. Nele está uma variedade de literaturas.

Contém 46 livros e está assim dividido:

# Gênesis: traz reflexões sobre as origens do mundo, do homem, do pecado e do povo de Deus.

# Êxodo: reflete sobre  a saída do povo hebreu do Egito sob a liderança de Moisés.

# Levítico: chama-se assim porque traz as leis do culto e as obrigações dos sacerdotes e levitas.

# Números: começa com a contagem do povo de Israel, faz um recenseamento.

# Deuteronômio: traz as reflexões sobre a releitura da Lei e sua nova proclamação. Convida a uma vida de conversão, penitencia e fidelidade.

Estes 5  primeiros livros são chamados de “Penta -Teuco”, palavra grega que significa cinco livros. São chamados também de Torá (Lei) porque contém a Lei da Antiga Aliança.

# Livros Históricos: são 16 livros que narram histórias do Povo e seus líderes, como por exemplo, Josué, Juízes, Samuel e os Reis.

# Livros Sapienciais ou de Sabedoria: são 7 livros onde encontramos a expressão da sabedoria e dos sentimentos do Povo: ditados, poesias, cantos, orações, hinos, provérbios, nos quais o povo registra seus sentimentos e expressa sua sabedoria tirada da experiência da vida.

# Livros Proféticos: são 18 livros que trazem a vida e a mensagem dos profetas, narram a formação do Povo da Bíblia com a vida, nome, lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo.

O AT era o livro lido nas primeiras comunidades. 

 

O Novo Testamento.

1)        Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

São os quatro livros que vêm logo no começo do nosso NT. A palavra Evangelho quer dizer: Boa Nova, Boa Notícia.

Os Evangelhos proclamam como Boa Nova que Jesus é o Cristo, Salvador. Narram as ações e palavras de Jesus, mas do jeito como as diversas comunidades cristãs as refletiam. Assim temos, nos 4 Evangelhos, pontos de vista diferentes sobre a vida e a mensagem de Jesus.

Eles foram escritos bem depois das cartas de São Paulo, portanto o ambiente no qual eles surgiram constituem a Palestina, na Ásia Menor, na Grécia ou na Itália.

 

2)        História dos Apóstolos: Atos dos Apóstolos.

É um livro escrito por Lucas, o autor do 3º Evangelho. Ele narra a vida dos apóstolos, especialmente de Pedro e Paulo, suas atividades e pregações, desde a ressurreição de Jesus até a chegada do Evangelho à capital do Império – Roma.

Descreve também um pouco da vida das primeiras comunidades cristãs, para apresentá-las como modelo a ser seguido também pelos cristãos de outras épocas.

 

3) Leitura epistolar: são as cartas e epístolas endereçadas às comunidades.

São atribuídas a Paulo 14 cartas, entretanto ele escreveu 7: 1º e 2º Rm, 1º e 2º Cor, Gl, Fl, 1º Ts; as outras podem ter sido escritas por seus discípulos.

Das 14 cartas, 9 são atribuídas às comunidades cristãs: Rm, 1º e 2º Cor, Gl, Ef, Fl, Cl, 1º e 2º Ts.

Três são dirigidas aos líderes ou pastores das comunidades, por isso são chamadas cartas Pastorais: 1º e 2º Tm e Tt.

Há ainda uma carta dirigida à um cristão chamado Filêmon.

A última carta é dirigida em geral aos hebreus.

Ainda há 7 cartas católicas, que são destinadas a todas igrejas cristãs: Tg, 1 e 2 Pd, 1,2 e 3 Jo, Jd.

As cartas são mais antigas que os Evangelhos, a mais antiga e o mais antigo livro do NT é a carta aos Tessalonicenses.

 

4) Apocalipse: este livro é atribuído a João. O autor desse livro deseja sustentar a fé dos primeiros cristãos e encorajá-los a suportar com firmeza as primeiras perseguições, principalmente as de Nero e Domiciano.

O autor usa linguagem simbólica, mas que é entendida pelos cristãos, não anuncia desgraça e não é um livro de mistérios, pelo contrário, é um livro que conforta e dá coragem. É o último livro da Bíblia.