7 SACRAMENTOS

7º Encontro – Os Sete Sacramentos (enfase- Confissão)

 

 

Objetivos

Mostrar os catequizandos que JESUS instituiu os sacramentos somente por amor,  despertar neles o desejo de participar diariamente dos sacramentos para entrar em comunhão com DEUS.

 

Preparação para

o encontro

Bíblias.

1 flor, 1 Anel.

Acolhida

Oração ao Espírito Santo

 

Ver

Quando a gente e ama alguém cria vários meios para dizer a esta pessoa o quanto ela é importante para a gente: Oferece flor sorri escreve carta lembra o aniversario, numa palavra cria vários sinais que dizem de toda maneira: EU TE AMO. (Apresentar a flor, o Anel, como amostra de Amor)

 

Assim Deus nos manifesta seu amor através de sinais. Nós não chegamos a olhar a Deus, mas podemos ler os sinais da presença amorosa d’Ele na criação por exemplo: as flores os frutos o sol uma pessoa. Toda a história do povo de Deus é uma longa experiência de Amor. Deus ama a todas as pessoas. Para manifestar concretamente este amor, Jesus Cristo instituiu os Sacramentos. Os Sacramentos celebram os acontecimentos fortes de nossa vida.

 

Iluminar

Dinâmica: MÍMICA

Determine quantos pontos esta tarefa irá valer. Divida a turma em duplas ou trios.

Cada grupo recebe o nome de um sacramento.O dramatizador através de mímicas e gestos (ou o grupo todo, através de cenas mudas) apresenta o sacramento escolhido.

Ganha ponto o grupo que adivinhar primeiro o que o outro grupo apresentar.

Determine antes o tempo disponível para cada grupo se apresentar.

 

-Tempo para avaliação da dinâmica.

 

- Perguntas:

Quem instituiu os Sacramentos?

Quantos e quais são os Sacramentos?

 

- Explicação:

- Sacramentos são gestos que celebram a vida. Não são gestos vazios, abstratos ou simplesmente rituais.

- Sacramentos são encontros com Cristo;

- Recebo os sacramentos para me tornar um Sacramento, um sinal, testemunho de Cristo para o mundo; É comunhão com DEUS e esta deve ser a única intenção.  Só tem sentido receber um Sacramento na medida em que Cristo tem sentido na minha vida;

- São verdadeiros alimento para nossa vida espiritual e para nossa santificação.

- Os sacramentos são canais do amor de DEUS. É graça de DEUS em nossa vida.

- Os sete sacramentos recobrem toda a vida terrestre de um ser humano:

♥ Para o nascimento, há um sacramento correspondente o BATISMO. Pelo Batismo nos tornamos Filhos de Deus.

♥ Outro momento chave da vida é quando a pessoa cresce e começa a se decidir pela vida. O Sacramento que celebra este momento é a Crisma. Sacramento da maturidade Cristã.

♥ A família se sente quando todos estão reunidos em refeição. A Eucaristia manifesta esta comunhão e participação na vida de Deus.

♥ Na vida há experiência de separação com Deus e os irmãos O sacramento da Penitencia realiza a experiência do perdão e da união.

♥ Na vida também e necessário uma decisão na escolha de sua vocação para muitos o Sacramento que celebra esta decisão e o Matrimônio.                                                             

♥ Outros na vida preferem uma vocação mais explícita a Deus o Sacramento que celebra isto e a Ordem.

♥ A doença e a velhice ameaçam a vida humana. O Sacramento da Unção dos Enfermos. Expressa o poder salvífico de Deus.

Os sete Sacramentos mostram que toda a existência humana e espiritual é consagrada pela graça de Deus.                                            

 

Sacramentos: Gestos de fé

Dissemos que os Sacramentos não falham. Sempre realizam a Salvação. É verdade.

Mas e preciso entender. Os Sacramentos não falham da parte de Deus, mas podem falhar da parte das pessoas que os recebem. Isto acontece quando alguém recebe o Sacramento sem a devida preparação. Sem Fé o sinal Sacramental se torna sem efeito. Não salva. E até um perigo para a salvação.

Por exemplo: O Batismo oferece as condições para se salvar, mas o Batismo não é um bilhete para se entrar no Céu.

 

REVISANDO – SACRAMENTO SÃO:

- Sinais sensíveis pelos quais Deus se comunica com você.

- Sinais, canais pelos quais Deus comunica a sua graça.

- Sinais que perpetuam a presença de Cristo na Terra.

- Meios de prestarmos culto a Deus.

RESUMINDO:   SACRAMENTOS SÃO 7:

Batismo, Crisma, Eucaristia, Confissão, Matrimônio, Ordem, Unção dos Enfermos.

Três destes podem ser recebidos uma vez só: - Batismo, Crisma e Ordem. Porque imprimem uma marca (caráter) que nunca se apaga.

 

Agir

- Quais os Sacramentos que você já recebeu?

 - Os Sacramentos estão ligados a nossa vida? Qual é a relação entre sua vida e o sacramentos?

 

Celebrar

Ler a parábola do pai misericordioso Lucas 15,11-32.

Explicar o significado da parábola e a importância do arrependimento e do perdão. 

O rompimento da relação de amor com o pai, levou o filho a uma vida desregrada, a uma vida dissoluta, no fundo a uma vida de pecado.

Mas o filho reflete, faz um “exame de consciência” e percebe que a vida que leva está errada, não tem sentido, e que só a relação com o pai lhe dá paz, lhe dá mais vida.

Arrependido parte à procura do pai para lhe pedir perdão pelos seus atos.

Mas o pai não fica extático á espera do pedido de perdão do filho. O pai vai também ao encontro do seu filho.

Podemos ver aqui, sem grande esforço a figura do sacerdote, que vai ao encontro daquele que se aproxima do Sacramento da Penitência.

O filho arrependido, já nada exige, a não ser fazer a vontade de seu pai, o que constitui sem dúvida a imagem do propósito de emenda.

Mas o perdão do pai é de tal modo, que lhe abre os braços e volta-o a tratar como o filho querido que sempre foi.

E ao recebê-lo novamente como filho, a liberdade daquele filho é restabelecida, porque a relação de amor verdadeiro é sempre assente na liberdade de cada um.

O perdão de Deus é tão infinito, que pelo Sacramento da Penitência, a reconciliação, a relação com Deus, é de imediato restabelecida em toda a sua dimensão de eterno amor.

Era assim necessário que aquele filho procurasse o pai arrependido, mas era também necessário que o pai viesse ao encontro do filho, para o perdoar e acolher.

 

Oração final:

Agradecer a Deus por ter nos deixado sinais do seu grande amor e por ser um Pai misericordioso que sempre nos perdoa.