Educação- valorização do professor

 

 

Objetivos

Possibilitar aos catequizandos a reflexão sobre a sua vida escolar e a necessidade de se valorizar o professor.

 

Preparação para o encontro

Bíblias;  Material para confeccionar os cartazes.

 

Acolhida

Oração: Vinde Espírito Santo.

Leitura: Eclesiástico 51, 23 – 30.

 

Ver

 É na escola que iniciamos uma bonita viagem ao longo de nossa vida: a descoberta do mundo, das pessoas e de si mesmo. A educação é um processo de troca e à medida que este processo vai sendo concretizado, cada um, educadores e educandos vão realizando uma das atividades humanas mais interessantes: o aprendizado.
São muitos os problemas que envolvem nosso sistema educacional, mas não podemos deixar de parabenizar os educadores pela garra e amor no cumprimento de sua vocação.
Entre outras coisas que aprendemos ao longo da permanência na escola, a cidadania é algo de grande valor, principalmente nos tempos atuais em que predomina certo individualismo. Nossos pequenos catequizandos são bombardeados constantemente com esses contra-valores e isso interfere muito no aprendizado daquilo que é valor para sua vida e para a sociedade. 
Se quisermos ter uma sociedade melhor, temos que lutar para que a educação no Brasil seja sempre prioridade entre todos os projetos políticos e governamentais.

 

Dinâmica:

Material: Cartolina, gravuras, cola, para confeccionar alguns cartazes.

Atividade:
1. Dividir as crianças e adolescentes em grupos menores. Pedir que eles conversem sobre a sua escola. Quais os problemas e como fazer para resolvê-los;
2. Cada grupo deverá fazer um cartaz (ou redação) sobre o problema que acha maior lá na escola;
3. Determinar um tempo para a realização da atividade e em seguida cada grupo apresenta seu cartaz e comenta com os demais colegas.

Diálogo:
Depois que cada grupo apresentar seu cartaz, o catequista comenta os trabalhos e os problemas levantados. É muito importante que os catequizandos participem ativamente nesse diálogo:
• Quem deveria resolver esses problemas?
• Será que as crianças da escola não podem fazer alguma coisa para melhorar a escola? São elas que sujam e tornam o ambiente desagradável.
• O que os alunos fazem para conservar limpos o banheiro, o pátio, a sala de aula?
• O que podemos fazer? (Campanha de limpeza nas salas, não jogar papel no chão; levar esses cartazes que fizemos e afixá-los no mural ou nas salas de aula, plantar árvores, criar hortas etc.).
• Como os professores são tratados na escola?

• O que podemos fazer para valorizar mais nossos professores?

 

Iluminar

Reflexão: A ESCOLA (PAULO FREIRE)

“Escola é...
O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só educar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela!
Ora, é lógico...
Mesma escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz”.

 

Agir

Buscar um relacionamento mais fraterno com os colegas e professores

 

Celebrar

Momentos de silêncio
Unidos podemos conseguir aquilo que, por justiça, já deveríamos ter. Temos direito de ter escolas boas. Se não temos, podemos exigir. Podemos, principalmente, colaborar para melhorar as condições da Escola. Agradecer a Jesus pela nossa escola, pêlos professores e funcionários.

 

Avisos: Cada catequizando deve trazer a história de um santo diferente, pode ser um santo que a família venere. Pedir aos catequizandos para conversarem com os pais para saber o nome dos santos que a família venera.