O Senhor está sempre perto de nós

 

 

Objetivos

Mostrar o zelo de Deus por suas obras, por seus filhos e filhas e a reciprocidade destes em confiar N’Ele, igualmente, assumindo o papel de colaboradores na providencia divina..

 

Preparação para o encontro

Bíblias;

 

Acolhida

Oração Inicial: Oração de Proteção

 

Meu Senhor Jesus Cristo, força divina do amor e da paz, peço a vossa proteção e a vossa benção para que eu possa sentir, cada vez mais em meu coração, a força libertadora de vosso amor.

Peço a vossa proteção e de seus Anjos sobre a minha pessoa e sobre todos aqueles que me são queridos. Que vossa proteção e vossas bênçãos sejam minha defesa, o meu impulso para que eu obtenha a sustentação , a alegria, a liberdade, a esperança, a fé e a felicidade.

Amém..

 

Ver

Neste encontro deve-se apresentar a atenção que o Pai Celeste confere a seus filhos e filhas e a toda obra da criação, que Ele não está ausente, sinal disto é que esta obra criadora continua, que nasce a cada dia, portanto, que está sobre os cuidados do Deus Criador e, nesta presença de Deus, estabelece-se uma relação de confiança, dos filhos com Pai, principalmente, através da oração, e de Deus para com seus filhos confiando-lhes a responsabilidade de serem colaboradores e sinal de sua providência na terra.

 

Parábola dos peixes:

Os peixes de certo rio conversavam e disseram um ao outro:

 - Dizem que nossa vida vem da água mas nunca vimos a água. Não sabemos o que é a água. Alguns entre eles, considerados mais sábios, disseram: Ouvimos dizer que no mar mora um peixe muito sábio, que conhece todas as coisas. Vamos até ele e lhe pediremos que nos mostre a água. Assim alguns peixes se prepararam para procurar o peixe sábio, e, quando, por fim, chegaram ao mar, onde vivia o peixe, lhe fizeram a sua pergunta.Tendo escutado, o peixe sábio tomou a palavra e disse:

- Oh, peixes burros! Vocês que procuram, têm ainda razão, embora sendo poucos. Na água, vocês vivem e se movem e têm a vida. Da água vieram e para a água vocês voltarão. Vocês vivem na água, mas não sabem!

Assim vós também viveis em Deus, e mesmo assim perguntais: Mostra-nos Deus! Deus está em todas as coisas e todas as coisas estão em Deus!

Saibamos descobrir a presença de Deus em tudo e em todos. Deus não se explica, mas se ama. Amando a Deus, saberei entendê-lo. A procura de Deus está em nós e não fora de nós. Tenhamos um coração aberto e uma inteligência grande, para percebemos a Presença de Deus em tudo. Olhar e falar com Deus. Fazer tudo para Deus. Seja envolvido em Deus.

 

Ler Filipenses,4, 4-5

 

Quem procura Deus encontra sempre a alegria, mas quem procura a alegria não sempre encontra Deus. Quem procura a felicidade antes que a Deus e fora de Deus, não encontrará senão um simulacro, “uma cisterna vazia de água” no dizer do profeta Jeremias 2,13. O homem se resume em procurar a felicidade pela via da quantidade: procurando prazeres e emoções sempre mais intensos, ou acrescentando prazer ao prazer. Assemelha-se ao drogado que tem necessidade de doses sempre maiores, para obter o mesmo grau de prazer. Somente Deus é feliz e nos pode fazer felizes. Por isso o Salmo 37, 4, nos exorta: “Procura a alegria no Senhor, ele ouvirá os desejos do teu coração”. Deus é a verdade, e a verdade vos libertará, de toda a angústia e aflição.

 

- Deus está SEMPRE presente (Sl. 46:1; Atos 17:26-27).

-Ele está perto o suficiente para nos ver: “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv. 15:3).

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb. 4:13).

-Ele está perto o suficiente para nos ouvir: “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males” (1Pe. 3:12).

“Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver”(Sl. 116:2).

-Ele está perto o suficiente para simpatizar com todas as nossas necessidades: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb. 4:15-16).

-Ele está perto o suficiente para andar conosco “pelo vale da sombra da morte”.

Quando Estevão foi morto, o Senhor estava perto o suficiente para Estevão vê-lo, falar com ele e dizer: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” (Atos 7:56-60).

-O Senhor está mais perto de nós do que qualquer pessoa na terra. Se pertencemos a ele, eis o que prometeu: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb. 13:5).

“O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o” (Dt. 33:27).

 

Iluminar

• LEITURA: Mt 6, 25-34

 

ACRÓSTICO: Cada catequizando irá escrever o seu nome em pé numa folha e para cada letra do nome irá escrever algo de que precisa de Deus. Ao fundo terá uma música como fonte incentivadora para a atividade.

 

Escrever um texto enfatizando em quais momentos de sua vida você percebe a presença de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

 

Agir

Ser grato a Deus por ser um Pai tão zeloso e estar sempre perto de nós.
Quem reconhece Jesus como seu fundamento sempre terá amor, luz e consolação em todos os momentos da vida. O verdadeiro cristão confia que o Senhor conduz a sua vida e que Ele nunca o abandona. Ele é Deus e tem o poder de converter nosso coração, basta nos entregarmos a Ele.

 

Celebrar

“Deus provê. Deus Proverá. Sua misericórdia não faltará…”
Deus sabe o que necessitamos e provê, exatamente,
aquilo que precisamos para o dia de hoje.

Precisamos confiar Nele e acreditar que, em tudo, Deus tem o seu tempo…

“Vivermos da providência é a mais emocionante aventura de viver, nos dias de hoje, da total dependência de Deus. Depender de Deus é duro,·mas o que Ele quer nós temos”.

 Muitos não têm coragem de viver dessa maneira.
Por isso, e somente por isso, não experimentam a ação
da providência em suas vidas. Louvado seja Deus. Hoje e sempre…

 

 


 Alegrai-vos no Senhor!

Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO 
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.

 

Quanto mais Deus se nos revela, quanto mais O conhecemos e O amamos, podemos dizer que tanto mais O buscamos através da fé, sobretudo quando nossas experiências, nossas vivências não conseguem nos transmitir clareza e segurança. Mas quando, às vezes, conseguimos escutar o clamor profundo de nossa existência, então temos certeza: Deus aí está.
O Terceiro Domingo do Advento nos ensina ainda mais. Desde que Cristo veio ao mundo, convivemos melhor com esta “certeza”, ou seja, a de que Deus está aqui, Ele está no meio de nós. Ele veio, vem e virá. Virá sobretudo naquele dia, no dia do Cristo que será um e único para cada um de nós e para todos. 
É a esperança deste Dia que nos move, que nos faz viver este Tempo Litúrgico de expectativa por excelência, sinal para que possamos viver, muito conscientes, o nosso Advento de cada dia. Cada dia de nossa vida é um Advento pelo dia do Cristo que virá.

O Profeta Sofonias (Cf. Sf. 3,14-18) nos diz que JAVÉ, o Rei de Israel, se encontra muito perto de nós, que Ele guia o seu Povo e o ama com amor genuíno, único. Com este amor Ele conduz o rebanho, amor de pastor, amor de mãe, que gera, que nutre, que cuida. Pois o Israel do Profeta Sofonias somos todos nós, nós que vimos e veremos a salvação de Deus. 
Como nos disse o Santo Padre Bento XVI, em Colônia, durante a última Jornada Mundial para a Juventude,“wer glaubt, ist nicht allein”, quem crê não está só, ou seja, numa tradução interpretativa, quem tem a certeza da proximidade de Deus, nada teme. Poderá então, de fato, dizer não só com palavras, mas com a vida: “O Senhor é o meu Pastor”.(Cf. Sl. 22). 
Esta proximidade de Deus, pela fé, que afasta todo o temor, nos é também atestada por Paulo na Segunda Leitura(Cf. FL 4,4-7). Sabemos que o Apóstolo se encontrava num Presídio quando escrevia aos cristãos de Philipos e, aos do mundo inteiro e, sobretudo a nós, que o escutamos hoje: “O Senhor está perto. Alegrai-vos, alegrai-vos sempre no Senhor”. 
Paulo, aqui, fisicamente acorrentado, preso, sentia-se espiritual e moralmente absolutamente livre, plenamente, porque o Cristo se encontrava dentro dele. Esta é a plenitude invisível, a fecundidade oculta que os olhos não conseguem ver, nem os ouvidos ouvir, nem a inteligência imaginar. Por isto mesmo podemos ter a certeza do Santo Padre Bento XVI:  “Quem crê, não está só”  e só pode se alegrar.
João, o Precursor, sinaliza ainda hoje, no Evangelho de Lucas(Cf. Lc 3,10-18), com toda a humildade, para a vinda do Senhor que traz a alegria e o bem, a tranqüilidade e a paz. Como João o faz, também nós, na mesma fé, devemos testemunhar esta alegria objetiva, escatológica, da “Vinda do Senhor”.
Existe esta possibilidade de fato? Uma alegria que permanece, quando tudo falha, não é uma farsa? Paulo, quando escreve aos Filipenses, nos mostra que esta alegria é, de fato, plausível. É a alegria que brota da esperança e do amor incondicionais, como resposta aquele Amor Infinito e Misericordioso que nos foi consignado de presente no Primeiro Natal.

Sim, a Alegria do Senhor é a Nossa Força, é a Nossa Vida!