Somos todos Missionários

 

 

Objetivos

Compreender que somos chamados por Deus para evangelizar.

 

Preparação para o encontro

Bíblia, folhas de papel, pinceis atômicos, alguns tijolos, folhas secas, giz, cópia da música: Carpinteiro do Universo (Raul Seixas) para todos/as, som CD, Violão...

 

Acolhida

Acolher os/as jovens com alegria, fala do objetivo e tema do encontro e convidar a todos e todas para iniciar reunião com o canto: Há um barco esquecido na praia... após a música partilhar espontaneamente, algum sentimento, dificuldade, motivação ou acontecimento especial presente no seu ‘caminhar’ até este último  encontro.

 

Ver

“PRA QUEM NÃO SABE AONDE QUER IR, QUALQUER LUGAR SERVE”

Olhando a nossa realidade

 

Motivação: “A pessoa se realiza projetando-se, isto é, realizando suas possibilidades. Estas são limitadas pelo seu ser, mas seu ser atual se prolonga, projetando-se no futuro. O ser humano é um ‘projeto infinito’. (L. Boff)”. Alguns afirmam que “o ser humano é uma eterna busca”! Seja de si mesmo, do outro, da felicidade, da sabedoria... Enfim não é um ser estático, mas, que tem um sentido na vida, um caminho. Se imaginarmos o caminhar do grupo como uma longa viagem, prevemos a necessidade de parada em Postos de serviços para viajantes (gasolina, borracheiro...) e percebemos o que necessitamos para chegar ao destino almejado: abastecer-se, consertar o que está com problemas para seguir com segurança! Propomos agora, uma parada para tomar uma água, lavar o rosto, olhar no espelho e rever o mapa da nossa vida e do nosso grupo!

 

Dinâmica: Imaginemos o nosso grupo como um ônibus cheio de pessoas que viajam para algum lugar. Vamos construir uma estrada no chão - com papel, giz, tijolos ou outro. Agora identificar e adicionar à estrada elementos que compõem esse itinerário - postos de gasolina, placas, buracos. Todo grupo deve ser envolvido nessa construção.

 

 Ao terminar a construção, a coordenação deverá criar situações fazendo com que o grupo sinta-se nesta estrada e responda às situações criadas. Seguem abaixo sugestões básicas para o exercício que a coordenação, ao adaptar à realidade do seu grupo, poderá adicionar outras situações.

Dimensão do serviço

 - Que serviços serão necessários?(motorista, cantores, navegador).

 - Na estrada temos vários postos de serviços. O que nosso grupo necessita para chegar ao destino?

Dimensão da espiritualidade

- De que combustíveis necessitaremos?

- Quais outras paradas teremos?

Dimensão do Planejamento

- Para que lugar nosso grupo está indo?

- Quem escolhe esse itinerário?

Dimensão Sociopolítica

- A estrada está cheia de buracos. Como devemos andar?

- Um prego furou o pneu impedindo que continuemos a viagem. Qual o prego ou os pregos que impedem o grupo a seguir viagem?

 

Motivação:. É caminhando que se faz o caminho! Em comunidade vamos nos percebendo e aprendendo um jeito novo de ser e de viver. Somos carpinteiros/as do nosso mundo, somos carpinteiros/as de nós mesmos.  A coordenação distribuir a cópia da música “Carpinteiro do Universo” de Raul Seixas (anexo). Fazer a leitura individualmente e depois por proximidade partilhar assim como a musica traz o desejo de construir de concertar o mundo e cuidar das pessoas, como nós temos em nosso dia-a-dia cuidado um dos outros e das outras? Estamos nos construindo também a cada dia?

 

Iluminar

Viver a Palavra de Deus
Tema: fé e testemunho.
Duração: 15min.
Público: Adolescentes, mínimo 3 pessoas.
Material: uma tigela ou copo com água, um giz, uma pedra e uma esponja.

Coloque a tigela de água em local visível e vá mergulhando um a um os objetos e promovendo debate, sobre a reação de cada peça à água e comparando com a forma das pessoas vivenciarem a Palavra de Deus.
Também pode tomar algum texto Bíblico que fale sobre evangelização, entrega e mudança de vida; não vou citar nenhum porque a dinâmica vem ao encontro da realidade que o dirigente e de cada grupo.
1. água: fonte que restaura e purificação e que gera vida. Simboliza aqui a Palavra e o agir de Deus na sua vida.
2. giz: feito de cal e que absorve para si toda água. Simboliza pessoas que recebem a Palavra de Deus mas ficam só prá si, deixando de anunciar e testemunhá-la;
3. pedra: material rústico que não deixa que nada penetre dentro de si. Pessoas que se fecham e não deixam que a Palavra de Deus as transforme e molde suas vidas como vaso nas mãos do oleiro;
4.esponja: depois de molhada absolve uma certa quantidade de água, assim que apertá-a ela transmite o que tem de mais precioso dentro de si que é a água que purifica e restaura. É a pessoa que absorve, escuta a Palavra de Deus, e deixa que transforme e modifique sua vida; tornando também testemunha fiel do Reino de Deus.

 

Agir

Nossa missão é levar a Boa Nova de Jesus Cristo e fazer com que todos experimente e pratiquem o amor de Deus em suas vidas.

 

Celebrar

 

Motivação - Dar as mãos é se oferecer como força amiga e abertura para recebimento. É reconhecimento de igualdade tanto no direito quanto no dever. Que, ao dar as mãos, nos reconheçamos irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai!

Preces espontâneas...

Pai nosso

 

Bênção da despedida: “Que a terra abra caminhos sempre à frente dos teus passos. E que o vento sopre suave os teus ombros. Que o sol brilhe sempre cálido e fraterno no teu rosto. Que a chuva caia suave entre teus campos. E até que nos tornemos a encontrar, Deus te guarde, Deus nos guarde em seu abraço”.

 

 


CRISMA

 

Os sacramentos não são um fim, mas um meio. O cristão não vive para receber os sacramentos, mas recebe os sacramentos para viver, cada vez melhor, a vida nova no Espírito, que nos reúne na Igreja.

Jesus confiou à comunidade dos seus seguidores a missão de ser sal, fermento e luz para o mundo. Esta comunidade, que é a Igreja, é feita de gente como eu e você: somos limitados, frágeis e pecadores. Para nós sermos discípulos fiéis e desempenharmos a missão que o Senhor nos dá, precisamos ser abastecidos renovadamente na fé. Para isso o Senhor nos entrega a Palavra e os sacramentos.

A missão de ser luz e força transformadora não é apenas de cada cristão individualmente. É a missão da Igreja, o Corpo de Cristo do qual somos membros.

Individualmente, cada cristão atua (ou deve atuar) na família, no trabalho, no lazer. Assim, procura ser coerente, como seguidor de Jesus, na sua condição de filho/a, de pai ou mãe, de marido ou mulher. Procura ser coerente em seu trabalho, no desempenho profissional, nos negócios, nos relacionamentos. O mesmo se diga do lazer, das amizades, dos programas de diversão. Em tudo isso, o mais importante são os critérios de vida usados: os critérios que indicam o que é mais importante ou menos importante. Os critérios do cristão são inspirados ou iluminados pelo Evangelho de Jesus Cristo.

Este é o principal campo de apostolado de cada cristão. Nos espaços de família, do trabalho e do lazer cada cristão é testemunha do Senhor, é missionário enviado por Jesus como fermento na massa, sal da terra e luz do mundo.

Mas o cristão tem uma missão comunitária também, como membro da Igreja. Na comunidade da Igreja ele atua (ou pode atuar) em serviços da própria comunidade, necessários para alimentar e desenvolver a fé, a esperança e o amor em seus membros. Mas o aspecto mais importante da missão comunitária do cristão é o testemunho e a atuação transformadora nas estruturas da sociedade. O cristão não está isolado como fermento, sal e luz: todos os membros da Igreja estão unidos nesta missão. E, unidos, estão presentes dentro do mundo. Esta presença e atuação, deseja fazer o mundo se transformar, cada vez mais, de acordo com o plano de Deus: plano de vida e de amor, caminho de conquista da felicidade plena, através da prática da justiça, da verdade, da retidão, do respeito, da compreensão, da paz, da entreajuda fraterna.

 

Em vista desta transformação das estruturas da sociedade, a Igreja tem estudos, documentos, orientações. Estes textos são muito ricos de conteúdo e devem servir para unir os cristãos numa ação conjunta, num testemunho coeso, capaz de ajudar o mundo a se tornar melhor.

Desta forma, a nossa participação na Igreja serve para abastecer nossa vida pessoal de discípulos/as de Jesus e também para coordenar nossa missão e nosso testemunho cristão juntamente com os irmãos na fé.

Converse com o/a introdutor/a sobre os dois aspectos da missão do cristão.

 

 

P.S. Indico alguns documentos oficiais da Igreja que poderão que poderão ajudar a você no engajamento como cristão. Para que isso aconteça da melhor maneira, é importante que a gente seja consciente das situações, dos problemas, das necessidades, das possibilidades. Estes são alguns textos de apoio:

1.      Vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo - do Papa João Paulo II. Edições Vozes-Paulinas-Loyola. SP, 1989.

2.      A missão da família cristã no mundo de hoje - do Papa João Paulo II. Edições Paulinas e Vozes. SP, 1988.

3.      Exigências éticas da ordem democrática - 27a Assembléia Geral da CNBB, 1989. Edições Paulinas - Documento da CNBB 42.

 

Ver também:

Missões