Jesus, o amigo

 

 

Objetivos

Sentir Jesus como amigo e companheiro para melhor relacionar-se com Ele e com os outros.

 

Preparação para o encontro

Número suficiente de Bíblias, ambientação da sala com cartazes, mensagens, figuras sobre Jesus, papel e pincéis.

 

Acolhida

Oração: Pai Nosso

 

Ver

Olhando a realidade: “Quem encontra um amigo, encontra um tesouro” diz a Bíblia. Jesus é o nosso melhor amigo. Sincero, verdadeiro, puro, sem falsidade, sem fingimento... Vamos descobrir neste encontro as amizades de Jesus e as suas atitudes com seus amigos, para que possamos no mundo de hoje, fazer acontecer essa nova relação de amizade. Comparemos as amizades de Jesus com as nossas amizades e as amizades que existem no nosso mundo de hoje.

 

Iluminar

Dinâmica

 

1º Passo: Dividir o grupo em subgrupos. Cada um deles refletirá um determinado tema. A citação bíblica escrita no papel será entregue a cada grupo.

Textos bíblicos: Jo 11, 11-37; Lc 7,36-50; Jo 15-11-18; Mc 10,13-16; Lc 12,1-5.

 

2º Passo: Cada grupo reflete um texto e elabora um mural com as respostas das seguintes perguntas:

-          Atitudes de Jesus que nos permitem chamá-lo de amigo.

-          Com quem Jesus mais convivia e era mais amigo?

 

3º Passo: Cada grupo fará a apresentação e explicação do mural. Após a exposição dos grupos a coordenação fará um resumo das atitudes de amizade de Jesus (Lembrar: compreensão, perdão, escuta, dedicação, verdadeiro, sincero, acolhedor, sem preconceito...). Deve mostrar também que ainda falta conhecer muito da personalidade de Jesus.

 

4º Passo: Plenário – Confrontando com a realidade

Na nossa vida, na nossa realidade, que atitudes contrárias à de Jesus podemos perceber? (Cochicho). A coordenação poderá acrescentar perguntas conforme a necessidade.

 

Agir

Percebemos que em nossa vida existem atitudes contrárias as de Jesus. O que podemos fazer de concreto para mudar estas atitudes? (Sugestão: Reconciliar-se com alguém, aproximar-se dos discriminados, fazer um dia de retiro - providenciar assessor/a e marcar o dia...).

 

Celebrar

Oração

- Leitura bíblica: Jo 14, 15-17.

Meditação e partilha:

Pai-Nosso

- Oração: Ó Deus, por vosso Espírito Santo animaste a vida e missão dos primeiros discípulos de Jesus. Iluminai com o mesmo Espírito os nossos corações, e acendei neles, o fogo do vosso amor, para que sejamos testemunhos de vossa Palavra.Pedimos isso em nome dele, na unidade do mesmo Espírito Santo.Amém!

 

- Benção: O Deus que derramou em nossos corações o Espírito do seu Filho nos encha de alegria e consolação, agora e para sempre. Abençoe-nos o Deus Todo-Poderoso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!