Nos passos de Jesus

 

Objetivos

Ajudar as crianças a compreenderem que a missão de Cristo no mundo continua sendo realizada com a ajuda de cada um de nós, pela força do Espírito Santo.

Preparação para

o encontro

Recorte em forma dos pezinhos, figura de Jesus.

Bíblia.

Acolhida

Este ano iniciamos um caminho novo em nossa vida. Pertencemos a catequese da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, portanto estamos trilhando este caminho. Antes de tudo vamos todos saudar o nosso principal catequista: Jesus.  De pé e com olhos fechados vamos repetir: Oi Jesus, esteja aqui conosco porque estamos reunidos em teu nome. (Mt 18,20). Você disse: “Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou também”.  Aqui está teu grupo de crianças que querem colaborar  contigo no crescimento do teu Reino. Dê sua benção e acompanha-nos todos os dias. Agradecemos-te por Maria, Tua Mãe, que é também nossa Mãe. Ela nos ajudará a ser fiéis aos nossos compromissos. Obrigado Jesus. Amém.

 

Oração: Pai Nosso

 

Ver

1- Entregar para cada criança um recorte em cartolina em formato de um pé. Cada um escreve nele o seu nome. O grupo estará sentado em circulo. Quando der o sinal, cada criança coloca no chão sua pegada com seu nome escrito, não importa a direção que fique cada pegada.

2- Cada um observa a pegada e o catequista propõe a leitura da Palavra de Deus. Antecipadamente o catequista prepara uma figura de Jesus com muita luz (raios). Ao fazer a leitura uma criança coloca a figura no meio do circulo onde estão as pegadas.

3- (João 8,12): “Jesus voltou a falar com as pessoas dizendo: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminhará no escuro, mas sim terá a luz da vida.”

Agora que Jesus nos falou, temos que fazer algo. (colocar as pegadas, cada um a sua, na direção de Jesus). Uma vez colocada, ler de novo - (João 8,12) e comentar o sentido do que disse Jesus.

PERGUNTAR

- Como podemos seguir Jesus?

- Que escuridão temos e têm as pessoas?

- Como podemos ajudar a nós mesmos?

 

COMENTARIO do catequista:

Jesus é o primeiro missionário do Pai e quer que todos os homens tenham a luz da vida e para isso nos convida, a que como Ele, sejamos MISSIONARIOS. Também quer que toda nossa vida esteja iluminada; cada dia, cada hora, cada ano, toda a vida.

 

Iluminar

O burro e o cachorrinho

Um homem tinha um burro e um cachorrinho. O cachorro era muito bem cuidado por seu dono, que brincava com ele, deixava que dormisse no seu colo e sempre que saía para um jantar voltava trazendo alguma coisa boa para ele. O burro também era muito bem cuidado por seu dono. Tinha um estábulo confortável, ganhava muito feno e muita aveia, mas em compensação tinha que trabalhar no moinho moendo trigo e carregar cargas pesadas do campo para o paiol. Sempre pensava na vida boa do cachorrinho, que só se divertia e não era obrigado a fazer nada, o burro se chateava com a trabalheira que ficava por conta dele.

"Quem sabe se eu fizer tudo o que o cachorro faz nosso dono me trata do mesmo jeito?", pensou ele.

Pensou e fez. Um belo dia soltou-se do estábulo e entrou na casa do dono saltitando como tinha visto o cachorro fazer. Só que, como era um animal grande e atrapalhado, acabou derrubando a mesa e quebrando a louça toda. Quando tentou pular para o colo do dono, os empregados acharam que ele estava querendo matar o patrão e começaram a bater nele com varas até ele fugir da casa correndo. Mais tarde, todo dolorido em seu estábulo, o burro pensava: "Pronto, me dei mal. Mas bem que eu merecia. Por que não fiquei contente com o que eu sou em vez de tentar copiar as palhaçadas daquele cachorrinho?"

 

A moral da história é simples. Cada um de nós só pode ser ele mesmo, querer ser o “outro” não vai dar certo. É burrice tentar ser uma coisa que não se é.

Infelizmente o mundo nos leva a ser imitadores, mas nem sempre no sentido bom da palavra.

O único que devemod imitar é Jesus. Jesus nos pede para segui-lo, e São Paulo fala mesmo de que devemos ser imitadores de Jesus, explicando que devemos ter os mesmos sentimentos dele.

Seguir os passos de Jesus. O que Jesus quer de nós é que estejamos atentos para fazer o bem a todos em casa, na escola, na igreja, na vizinhança, para que haja mais alegria, mais união. Rezar pelos outros é uma boa maneira de lhes fazer o bem.

Não podemos nos esquecer que somos muito amados por Deus e que Jesus é o nosso modelo a ser seguido e também nosso melhor amigo.

 

Ler Mc 10 43-44. Quem quiser ser o 1º, seja servo de todos!

Jesus nos mostra que no Reino de Deus, os valores são invertidos. O maior é o menor. O primeiro é o último, é aquele que se coloca a serviço dos irmãos.

Colocar-se em último lugar, como manda Jesus, não significa esconder-se, fugir dos compromissos sociais e religiosos, muito menos fechar os olhos ou fingir que não vê as injustiças do dia a dia.

A característica do seguidor de Jesus é a humildade. Colocar-se em último lugar é a atitude do cristão que entendeu a mensagem do Mestre e a traduz com transparência em sua própria vida.

 

Agir

Cada catequese é um alegre encontro com Jesus, por isso não devemos faltar. Que faremos esta semana? Vamos rezar todas a noites dizendo a Jesus: “ Jesus, você é muito importante para minha vida, eu confio em Ti. Quero seguir seus passos, hoje e sempre.

Celebrar

Nós pelo batismo somos chamados a sermos missionários. Ser misionero es llevar a otros el mensaje de salvación, continuar la misión de Jesús en la tierra. Ser missionário é levar aos outros a mensagem da salvação, para continuar a missão de Jesus na terra. Aunque han pasado 2000 años desde la venida de Cristo, aún hay muchos pueblos que no conocen el Evangelio. Embora tenha passado 2.000 anos desde a vinda de Cristo, há ainda muitas pessoas que não conhecem o Evangelho. El Papa nos invita y recuerda que debemos, con nuevas energías, comprometernos en la obra misionera.

Oração Final:

Querido Jesus, nós somos membros de sua Igreja e sabemos que caminhas conosco e nunca nos deixará. Ayúdanos para que podamos vivir en unidad, para que demos testimonio de que Tú eres el Salvador, el Liberador, nuestro único Redentor; el Camino, la Verdad y la Vida. Ajude-nos a seguir teus passos, para que possamos viver em unidade, para testemunhar que Tu és o Salvador, o Libertador, nosso único Redentor, o Caminho, a Verdade e a Vida. Amén. Amém.