A Eucaristia

 

Objetivos

Compreender que Jesus nos deixou um grande presente, a Eucaristia.

 

Preparação para

o encontro

Levar para o encontro pão e suco de uva para ser partilhado.

Caixa de presente e a palavra Eucaristia.

Bíblias.

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

Reforçar as palavras do Pai Nosso : “O pão nosso de cada dia nos daí hoje”.

 

Ver

Dinâmica: "Quem gosta de presente?"
   Com uma caixa de presente ao centro, perguntar aos catequizandos: quem gosta de ganhar presentes? O que gostam de ganhar? Em que datas ganham presentes? De quem ganham presentes?
Escutar atentamente suas respostas. Em seguida, dizer que todas as pessoas gostam de presentes, e que, na maioria das vezes, recebemos presentes das pessoas que gostam muito de nós. Os presentes das pessoas que amamos, mesmo que bem simples, são mais especiais do que os outros.
    Dizer também que Jesus, que tanto nos amou, quis dar-nos um presente muito especial, muito maior e melhor do que qualquer presente que já recebemos. Hoje, iremos descobrir qual foi este presente.
   E contar a história mais ou menos assim:
   "A Bíblia nos conta que Jesus tinha muitos amigos, mas tinha também alguns inimigos, algumas pessoas que não gostavam dele. Estes inimigos se incomodavam com o jeito de jesus, porque ele só fazia o bem e dizia sempre a verdade. Jesus curava os doentes, preocupava-se com os desempregados, com os que passavam fome e com os que não tinham onde morar...
   Um dia, os inimigos de Jesus resolveram matá-lo. Ele, que conhecia o coração das pessoas, sabia disso e então falou para seus amigos:
"-Eu sei que vou sofrer muito e vou morrer. Mas, antes, quero deixar um presente para vocês e para todas as pessoas que ainda vão nascer."
    O que será que Jesus deixou? Um brinquedo, uma foto, uma casa?...Não foi nada disso. Ele deixou algo muito, muito mais importante.
   Vamos descobrir qual é este presente?
   Ao fazer esta pergunta, abrir a caixa de presente e retirar a palavra Eucaristia, mostrando-a para todos os catequizandos, para as crianças que não são alfabetizadas, você pode tirar uma figura que represente a Eucaristia (pão e vinho).

 

Iluminar

Partilha
-Levar para o encontro pão e suco de uva para ser partilhado.
-Fazer a leitura bíblica (Lc 22, 7-20), reforçando as palavras "partir" e "distribuir".
-Em seguida, sentar no chão com os catequizandos e, imitando o gesto de Jesus, partilhar o pão e o suco entre todos.
 Esta é uma experiencia incrível para as crianças, principalmente se você pegar e usar emprestado com o sacristão, um cálice e uma patena, vai dar um gostinho diferente a tudo, uma sensação que eles realmente estão comendo o corpo e sangue de Cristo. Mas é claro que você deve afirmar que é tudo uma encenação, que eles ainda não estão preparados e que só o Padre pode consagrar aquele alimento.
 

Colocação do tema:
   A Eucaristia é o grande milagre de Jesus: de ficar em um pedacinho de pão.
   Quem gosta de Jesus quer ficar sempre com Ele, por isso, vai à missa. Pois, é lá que recebemos o pedacinho de pão em que se encontra Jesus, ao qual damos o nome de Hóstia.
   Estamos fazendo a catequese para sermos cada vez mais amigos de Jesus e assim receber este grande presente.
   Na Bíblia quando Jesus pronuncia estas palavras: " "A seguir, Jesus tomou o pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: "Isto é o meu corpo, que é dado por vocês. Façam isto em memória de mim". Ele explica que está presente em um pedacinho de pão para poder ficar junto de nós. É este o grande presente que Ele nos deixou.
   Quando recebemos Jesus na Eucaristia, ficamos mais próximos Dele e alimentamos nosso espírito. Assim, ficamos mais fortes para fazer a vontade de Jesus, que é fazer o bem e amar as pessoas.
  Na missa, o padre repete as palavras e os gestos de Jesus e, então, novamente acontece o milagre, de Jesus ficar presente em um pedacinho de pão, que é a Hóstia.
Adaptação do Livro Crescer com Jesus (Edit. Vozes)

 

Agir

Participar da missa com a família.

 

Celebrar

Ficar um instante em silêncio e fazer uma oração com as crianças, agradecendo a Jesus o amor que ele nos dá, o alimento que nos oferece. Pedir para que sejamos sempre amigos, repartindo o que temos de bom.

 

 

 

A Eucaristia é o presente de amor que Jesus nos deixou como alimento

 

A Eucaristia é o presente de amor que Jesus nos deixou, o sacramento do seu corpo e sangue dados a nós como alimento. Foi na "hora de passar deste mundo para o Pai" que Jesus instituiu a Eucaristia como sinal da sua presença entre nós. Presença real e verdadeira e não apenas simbólica, conforme a fé católica: "Isto é o meu corpo que será entregue por vós... Este cálice é a aliança no meu sangue que será derramado por vós." Eis a realidade do seu sacrifício redentor na cruz: corpo entregue, sangue derramado por toda a humanidade.

No sinal do pão, este santo sacramento torna viva e permanente a presença do Amor nos sacrários de nossas Igrejas e dá por cumprida a promessa que fez aos Apóstolos: "Não vos deixarei órfãos". E mais concretamente: "Eu estarei sempre convosco até o fim dos tempos". 

Também realiza a nossa mais íntima comunhão de vida com Aquele que nos amou até o fim: "Quem come a minha carne e bebe meu sangue vive em mim e eu nele."

O Concilio Vaticano 2° vê na Eucaristia a fonte e o ápice da vida cristã. Enquanto fonte, a Eucaristia faz a Igreja, segundo a bela expressão do apóstolo Paulo: "Todos que comemos do mesmo Pão formamos um só Corpo... Somos muitos mas formamos um só Corpo", que é a Igreja. Enquanto ápice, aí temos a Igreja que faz a Eucaristia no cumprimento do mandamento do Senhor: "Fazei isto em memória de mim". Ponto alto da vida cristã: a celebração da Eucaristia que nos faz participantes da vida de Cristo, sobretudo no momento em que entrega sua vida na cruz pela vida do mundo.

A nossa fé diz mais ainda: tudo na Igreja caminha na direção da Eucaristia, centro para o qual convergem todos os sacramentos. Somos batizados para podermos nos inserir na comunidade que celebra a Ceia Pascal da nova aliança; crismados somos para testemunhar que a Ceia Pascal da nova aliança realiza o sacrifício da nossa salvação; buscamos a re conciliação com Deus na Confissão para podermos receber o "Pão da Vida" que é partilhado na Ceia Pascal; o sacramento da Ordem tem por finalidade fazer a Ceia Pascal na comunidade dos discípulos do Senhor, em sua memória; o Matrimônio multiplica os filhos de Deus para que não faltem participantes na Ceia Pascal e a Unção dos Enfermos fortalece com o "Pão dos Anjos" os;'que se aproximam do fim da viagem.

Mas a Eucaristia também exige nosso compromisso de fraternidade. A Eucaristia não é apenas expressão de comunhão na vida da Igreja; ela também é projeto de solidariedade. O cristão que participa da Eucaristia aprende dela a fazer-se promotor de comunhão, de paz, de solidariedade. 

Que a comunhão recebida seja para todos ocasião preciosa para uma renovada consciência do tesouro incomparável que Cristo confiou à sua Igreja. Recebendo o Corpo e o Sangue do Senhor, vivendo seus ensinamentos, aprofundemo-nos nesse sagrado mistério e possamos dizer como o apóstolo Paulo "Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim."

 

Por: Dom Eduardo Koaik
Bispo Emérito de Piracicaba