Anjo da guarda

 

Objetivos

Possibilitar aos catequizandos entenderem o papel dos mensageiros de Deus, os

Anjos.

Ensinar sobre a existência dos anjos e arcanjos e reforçar o valor da oração ao nosso anjo da guarda.
 

Preparação para

o encontro

Bíblias;

Cópia das atividades.

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

 

Deus que sempre existiu, criou tudo que existe.
Criou as criaturas visíveis, que têm matéria: o sol, a terra, as plantas, os animais, o homem.

Mas também criou as criaturas invisíveis: os...

Os anjos são os mensageiros de Deus.
São criaturas puramente espirituais, isto é, não têm corpo, só espírito.
Sua inteligência é intuitiva, não precisam raciocinar. Que beleza! não precisam estudar!
 

Ver

O livro dos Evangelhos diz que os pastores souberam do nascimento de Jesus pelos Anjos. Nós não vemos os Anjos. Porquê? Porque são espíritos puros, não têm corpo.

Os Anjos não são fantasmas. Os fantasmas são invenções da imaginação. Costuma-se representar os Anjos com asas, para indicar que não levam tempo a estar onde querem.

Os Anjos foram criados por Deus, antes da criação do mundo; são muito inteligentes e com vontade muito forte.

Todos os Anjos são bons?

Deus criou todos os Anjos bons. Mas o mais perfeito deles quis ser como Deus, independente de Deus, e atraiu outros anjos com ele: são os demónios e o seu chefe é Satanás.

Os demónios podem fazer-nos mal? Os demónios não podem obrigar-nos a fazer coisas más, mas podem tentar-nos para que as façamos. Nós podemos fugir das suas tentações.

Quem nos ajuda habitualmente a fugir das tentações e a fazer coisas boas? São os Anjos bons.

Os Anjos bons estão junto de Deus, louvando-O, fazendo em tudo a Sua vontade e ajudando os homens.

Quem é o Anjo da Guarda? É o Anjo a quem Deus confia cada homem para o guardar na terra e guiá-lo para o Céu.

Podemos falar com o nosso Anjo da Guarda como com um bom amigo que sempre nos acompanha. Também podemos dizer-lhe esta oração: "Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia."

O Catecismo da Igreja Católica nos diz:
"Anjos são criaturas puramente espirituais, são dotados, de inteligência e de vontade; são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis" (nº 330)

Iluminar

 Quem são os Anjos mais conhecidos? São os arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, e os Anjos da Guarda.

Arcanjos - A palavra Arcanjo significa “Príncipe-Anjo”, “chefe dos Anjos”. Três (e apenas três) são conhecidos na Bíblia: Miguel, Gabriel e Rafael.

Miguel aparece já no Antigo Testamento:
“Miguel, um dos primeiro príncipes, veio em meu socorro” (Dan 10,13.21)
O nome hebraico Mi-Ka-El é uma pergunta retórica: “Quem é como Deus?” é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:
No capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: “Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno”.

Gabriel significa “Força de Deus” ou “Varão de Deus” .É o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das boas novas. Ao Arcanjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais haja sido confiada a alguém: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por isso é muito venerado desde a antiguidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: “Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus” (Lucas 1, 19). 

Rafael significa “Deus curou” ou “Cura de Deus”. Este Arcanjo tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de sua ajuda.O seu nome é justificado na história de Tobias (pai) e de Sara, noiva de Tobias (filho). Pai e nora suplicaram a Deus pela cura de suas moléstias e na hora da súplica, Rafael foi enviado à terra:“Naquele instante, na Glória de Deus, foi atendida a oração de ambos; e foi destacado Rafael para curar os dois: tirar as manchas brancas dos olhos de Tobit e entregar Sara como esposa a Tobias¨ (Tb 3,16-17).

 

Agir

Rezar todos os dias pedindo a proteção do Anjo da Guarda.

 

Celebrar

A Bíblia também nos diz que alguns anjos não quiseram obedecer a Deus. Por isso se revoltaram contra o próprio Criador. Esses são os anjos maus, que foram afastados de Deus, e vivem no inferno, eternamente longe de Deus. Esses anjos querem que nós também desobedeçamos a Deus. Por inveja, eles querem nos afastar de Deus.

Mas você já sabe como é grande o amor de Deus e como Ele cuida de cada um de nós.
Por isso Deus dá um anjo pra cada homem que nasce.

É O ANJO DA GUARDA

Oração para rezarmos diariamente ao Anjo da Guarda:

 

Santo Anjo do Senhor,

meu zeloso guardador,

já que a ti me confiou,

a Piedade divina.

Sempre me rege e guarda,

governa e ilumina. Amém.”

 

 

 

Saiba mais

 

A Igreja Católica, baseando-se nas Sagradas Escrituras, na herança judaica e nos escritos dos Santos Padres, crê na existência dos anjos, como afirma o próprio Catecismo: “A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade da fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.” (CIC, 328). O desenvolvimento da angeologia (estudo dos anjos) na Igreja Católica aconteceu principalmente no período dos padres apostólicos, quando a fé cristã se viu ameaçada em sua pureza por diversas heresias. 
O confronto mais rigoroso entre o cristianismo e a filosofia neoplatônica estimulou Agostinho e o Pseudo-Dionísio a aprofundar a doutrina tradicional sobre a natureza e a função salvífica dos anjos. O Pseudo-Dionisio, autor desconhecido do século VI, apoiando-se em Proclo, dividiu os anjos em nove coros, hierarquizando-os em três tríades de dignidade crescente: 1º hierarquia - Serafins, Querubins e Tronos; 2º Hierarquia - Dominações, Potências e Virtudes; 3º Hierarquia - Principados, Arcanjos e Anjos. Tal nomenclatura celeste aparece em alguns textos escriturísticos, a saber: Efésios 1, 21 e Colossenses 1, 16.

 

O Anjo da Guarda

Há na Criação, uma série de seres, que vai desde os minerais até os puramente espirituais. A existência destes últimos não poderíamos conhecer por nossa razão apenas, mas a conhecemos pela Revelação. São os Anjos.

 

- Existência dos Anjos

A Bíblia está cheia da existência dos Anjos, os quais aparecem desde o princípio (Gên.3). No Antigo Testamento Eles aparecem impedindo que Abraão sacrifique Isaac, consolando Agar no deserto (ver cap. 16 e 22 do Gênesis), alimentando Elias (I Rg 19). E em muitas outras passagens. Nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos há numerosas aparições de Anjos, cumprindo ordens de Deus. Apesar disto, o espiritismo, desprezando totalmente a Bíblia, nega a existência dos Anjos.

 

- Como são os Anjos

Os Anjos são as Criaturas mais perfeitas, porque são as mais semelhantes a Deus, por serem puramente espirituais. São superiores aos homens pela inteligência, pela vontade, pelo poder. Fatos da Bíblia o mostram. Um Anjo matou de uma vez 185 mil soldados dos assírios (Is 37,36); outro arrebatou Habacuc pelos cabelos e o levou para Babilônia (Dan 14,35).

 

- Que fazem os Anjos?

a) Adoram e louvam a Deus sem cessar, felizes por contemplá-l'O no Céu.

O profeta Isaías os viu cantando sem cessar os louvores da Ssa. Trindade: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos (Is. 6,3)

b) Cumprem as ordens de Deus

Guardam a porta do Paraíso (Gên. 3,24); comunicam o Nascimento de Cristo (Lc 2,13) e Sua Ressurreição (Lc. 24,4), etc.

c) Protegem-nos contra os males da alma e do corpo, pois, no seu amor aos homens, Deus deu a cada um de nós um Anjo da Guarda.

Os seus Anjos, no Céu, contemplam sempre a Face do Meu Pai (Mt. 18,10), disse Jesus (ver a libertação de São Pedro; At. 12,1-11)

 

- Culto aos Anjos

1 – Além das festas dos Arcanjos São Gabriel (24 de março), São Miguel (29 de setembro) e São Rafael (24 de outubro), a Igreja celebra a dos Anjos da Guarda (2 de outubro).

2 – Assim nos ensina a honrar o nosso Anjo da Guarda, invocá-lo nos perigos e tentações, confiar nele, ouvir as suas sugestões.

Atividades

 

1) Na Bíblia encontramos o nome de três arcanjos, mensageiros de Deus. Procure as citações e descobrindo o nome deles e que missão receberam naquele contexto:

- Tobias 12, 1-15

- Lucas 1, 26-33

- Daniel 12, 1

2) Os anjos vivem na presença de Deus. Nós também devemos buscar esta presença e para isso, precisamos muito da oração. Verifique como anda sua vida de oração com o "teste" abaixo:

a) Rezo todos os dias ao me levantar e antes de deitar?

( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO

b) Tenho participado da missa dominical?

( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO

c) Agradeço a Deus o alimento e tudo o que tenho?

( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO

d) Sempre lembro de Deus quando estou feliz?

( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO

e) Converso com Deus nos meus momentos difíceis?

( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO

 

Agora, conte 2 pontos para cada resposta "SIM", 1 ponto para cada resposta "ÀS VEZES" e nenhum ponto para as respostas "NÃO". Some o total e leia abaixo a mensagem correspondente ao nº de pontos que você fez:

 

10 a 7 pontos - Continue crescendo cada vez mais na presença de Deus

6 a 3 pontos - Bom, mas pode melhorar mais, não é?

2 a 0 pontos - Lembre-se: assim como precisamos de alimento para o corpo, nossa vida espiritual precisa da amizade com Deus. Que tal se esforçar pra valer?