Somos família de Jesus

 

Objetivos

Mostrar que pelo Batismo, passamos a fazer parte da comunidade dos cristãos, “da família de Deus” e assim como Jesus cada um de nós tem uma missão.

Cultivar a amizade entre as crianças, levando-as a perceber o quanto é bom vivermos unidos como irmãos, pois, afinal, foi assim que o Pai do Céu nos fez.

Mostrar aos catequizandos que o Batismo nos leva a um compromisso de vida: esforçar-nos para viver como filhos de Deus e irmãos uns dos outros.

 

Preparação para

o encontro

Prepare um altar bem bonito com flores, a Bíblia, vela, uma imagem de Jesus.

Bíblia;

Coração de papel e cópias das atividades.

 

Acolhida

Oração Inicial: Ave Maria

Hoje vamos aprender a valorizar o batismo como o sacramento fonte da vida cristã e comunitária.

 

Ver

Relembrando o encontro anterior:

Por que somos batizados?

Vimos em um encontro passado que Jesus foi batizado. Qual de vocês lembra o que significa a palavra batizar? E como foi o batizado de Jesus? Por quem ele foi batizado? Em que local ele foi batizado?

Naquela época o batismo era uma maneira de a pessoa purificar-se e comprometer-se com uma mensagem. Por exemplo: João batista anunciava uma mensagem de mudança. O povo escutava e João perguntava: “Vocês concordam e assumem?” – “Sim!” – “Então, venham e deixem-se batizar!”. Assim, deixando-se batizar por João, o povo se comprometia com a mensagem dele. Por isso Jesus saiu de Nazaré, foi até o Jordão e entrou na fila do batismo e pediu para ser batizado. Nossos pais, quando decidiram pelo nosso Batismo, escolheram o melhor para nós. Todo batizado deve crescer no caminho da fé em Jesus, por isso estamos na catequese para conhecer e amar mais a Jesus Cristo.

 

Iluminar

Deus nos fez nascer em uma pequena comunidade, que é a minha família.

Com nossos pais e irmãos formamos nossa primeira comunidade, onde juntos amamos, respeitamos e ajudamos uns aos outros a viverem unidos, ou seja, “um por todos e todos por um!”.

No dia do nosso batismo recebemos muitos presentes de Deus, entre eles o de fazer parte da família de Deus, nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja.

O Batismo é a comemoração de um novo aniversário, pois, passamos a fazer parte da família de Deus.

 

Ler Atos 2,38-39

É através do batismo que temos nossa primeira experiência com Jesus. 

Pelo batismo fica o homem unido ao Mistério da Vida morte e ressurreição de Jesus Cristo. Sua vida é a vida de Cristo. É vida para a ressurreição e não para a morte. Vida que tem sentido no amor que dedica aos irmãos, na comunhão que vive com o Pai. Vida que significa participar das alegrias da vitória de Cristo na ressurreição, quando a morte com sua fatalidade e tragicidade foi vencida.

Os cristãos ao serem batizados assumem uma missão no mundo: ser testemunhas de Cristo. Testemunho de viver com o fermento no mundo, e de ser como o sal da terra e a luz do mundo. Mas o seu grande testemunho será a sua vida de unidade na Igreja. A vida de comunidade, no amor mútuo, na comunhão da palavra e da Eucaristia, será sempre o grande sinal e sacramento da Igreja. O batismo implica imediatamente em vida e em testemunho.Implica na Eucaristia o grande sacramento da vida da Igreja. Todos os batizados formam, pois, essa comunidade de filhos de Deus e irmãos dos outros, à qual chamamos de Igreja.Não existe cristão sem igreja. Agindo como Cristo, os cristãos fazem da Igreja uma comunidade que seja fermento, sal e luz para o mundo.

 

Entre irmãos deve haver compreensão, perdão e amor para que todos possam viver unidos.

Esta é a vontade de Deus: “que amemos uns aos outros como irmãos”.

A Igreja é a grande família de Deus, é a comunidade que tem como tarefa a construção do Reino de Deus. Na igreja as pessoas batizadas assumem um compromisso especial com Jesus e com o Povo de viver unidos e fazer o bem.

Jesus nos ensina também que a igreja, lugar de encontro da comunidade é a casa de Deus e nossa casa. É neste lugar que se reúne a família de deus para louvá-lo e agradecê-lo.

 

Quando somos batizados, tornamos pública nossa participação como membros da família de Deus, exatamente como Jesus fez.  Fazemos parte dela! Deus se agrada.

 

Dinâmica: O programa de Jesus.

Duas  garrafas: uma cheia de água e a outra vazia (com boca maior). Entregar para cada catequizando uma tampinha. Uma por uma, as crianças vão enchendo a tampinha e despejando na outra vasilha, até  transferirmos toda a água.

Nas tampinhas são escritas as palavras:  amor, perdão, paz, perseverança, etc. Ao final, podemos concluir que:
Encher a garrafa levando água em tampinhas requer paciência. Precisamos de paciência, de oração, perdão, amor, caridade ( e outras palavras que escrevemos na tampinhas) para praticarmos o programa de Jesus em nossa vida, que é sermos felizes vivendo unidos como verdadeiros filhos de Deus.

 

Agir

Ser mais participante na família de Jesus que é a Igreja.

 

Celebrar

Entregar um coração de papel para cada criança e pedir para que eles escrevam, com carinho, Jesus no centro e ao redor o nome de cada membro da sua família. Em seguida, pedir que depositem o seu coração no altar, próximo à imagem de Jesus, como um gesto de entrega da sua família a Deus.

 

Celebremos:

Catequista: Vamos expressar em voz alta, nosso agradecimentos a Deus por pertencermos a família de Cristo.

1 – Jesus, porque nos chamaste, desde o batismo, a ser parte da sua família.

Todos: Obrigado Senhor.

2 – Jesus, por que nos deixastes a Igreja e hoje vive no meio de nós.

Todos: Obrigado Senhor.

Catequista: Senhor, pelo Sacramento do Batismo nos fazeis participantes de vossa Igreja. Fazei-nos fiéis ao Batismo que recebemos e ensinai-nos a viver e dar testemunho da fé, que por ele foi plantada em nossa vida. Assim seja. Amém!

Catequista: Rezemos, de mãos dadas, o Pai-Nosso, sentindo que somos filhos amados de Deus e irmãos uns dos outros.

 

 

 

APROFUNDAMENTO...

 

Certa vez, Jesus disse aos seus apóstolos: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho e batizai. Quem crer e for batizado será salvo”.

Pelo Batismo, a semente da Fé e da Salvação é plantada em nosso coração.

O Batismo nos faz filhos de Deus.

Em primeiro lugar, o Batismo nos faz herdeiros do céu. Jesus é o Filho de Deus que se fez homem. Pela sua paixão, morte e ressurreição, ele nos salvou, fazendo de nós filhos de seu Pai eterno. Abriu as portas do céu a todos os homens de boa vontade. Deu-nos o direito de participar da salvação, já neste mundo, e depois eternamente no paraíso. Jesus é nosso irmão mais velho. O Batismo nos dá direito de participarmos da filiação divina e da fraternidade de Jesus. Somos Filhos de Deus pela graça do Batismo que recebemos.

O Batismo nos faz membros da Igreja.

Sendo Filhos de Deus, entramos na família em que Deus é o Pai e nós todos somos irmãos. A família de Deus, como já sabemos, chama-se Igreja. Igreja é o nome da grande família de Deus, espalhada pelo mundo inteiro. O Batismo, pois, nos dá o direito de fazermos parte da Igreja. Nós, que somos batizados, devemos amar e servir a Igreja, esta grande família da qual somos membros.

O Batismo nos dá o Espírito Santo.

No Batismo, pela primeira vez, recebemos o Espírito Santo em nós. Quando Jesus foi batizado por São João Batista no rio Jordão, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Assim também o Espírito Santo vem habitar no coração daquele que é batizado. Somos templos em que Deus habita. Todo o bem que fazemos a alguém é a Deus que estamos fazendo, porque o Espírito Santo nele habita. Todo o mal que causamos a alguém é a Deus que estamos causando, porque Jesus disse: “Tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que tereis feito”. Por isso é que devemos nos respeitar e amar uns aos outros como irmãos, pois Deus habita em nosso coração.

O Batismo nos faz cristãos.

É pelo Batismo que nos tornamos cristãos. Desde o momento do Batismo, a pessoa pode ser chamada de cristão. Para ser verdadeiro cristão não basta apenas receber o Batismo. É necessário ter fé. Uma fé viva e verdadeira, não uma fé fraca e vazia que muitos têm. A fé e dom de Deus. Deus dá a Fé, a quem a pede. Todos os dias devemos rezar: “ Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé”. Para ser um bom cristão, além de ser batizado e de ter fé, é necessário também praticar a fé, isto é, praticar a religião. De que adianta o cristão ser batizado, dizer que tem fé, se não pratica a sua religião? Nós devemos praticar a religião, como a Igreja nos ensina.