A santa missa

 

Objetivos

Animar os catequizandos para que participem da missa com entusiasmo.

Compreender que sua participação faz crescer a sua unidade com os irmãos e com Deus.

Incentivar a participação da família na missa, aos domingos.

Preparação para

o encontro

Toalha, flores, bíblia, imagem etc. figuras de igreja.

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

 

Ver

Como é bom participar de festas! Todo mundo feliz, reunido para conversar, brincar...

Conversar com os catequizandos sobre uma festa de aniversário.

- Enumerar os momentos, desde a preparação da festa até o seu final, o bolo, o parabéns a você, o apagar a vela, que é o ponto alto da comemoração.

- Tudo numa festa é importante, mas o principal é a comemoração da vida de uma pessoa.

 

Iluminar

Na Igreja nós também temos uma grande festa da família de Deus: a Missa. Lá é o lugar onde celebramos a alegria de saber que Jesus vem ao nosso encontro em todos os momentos da nossa vida: seja nos momentos mais felizes, como também nos mais tristes. Ele sempre está presente!

Durante a Missa agradecemos o que de bom aconteceu durante a semana, assim como pedimos perdão pelo que fizemos e não agradou Jesus.

 

- Leia o texto bíblico Lc 22, 14-20.

 

- Explicar que a missa é uma grande festa e como deve ser sua participação.

- Assim é a Celebração Eucarística. Lembramos de um fato do passado – Cristo que fez a ceia com os apóstolos, doou a sua vida, dando seu corpo e sangue para a salvação de todos.

- Quando vamos à missa, relembramos as palavras e gestos que Jesus usou e atualizamos a entrega de Jesus porque Ele veio para salvar a todos, tanto os que viviam no seu tempo como os cristãos de todos os tempos (passado, presente e futuro). 

- Na missa lembramos a vida de Jesus, os seus ensinamentos, participamos do seu sacrifício, recebendo o próprio Cristo. Jesus age em nós para fazermos o bem.

- A Eucaristia é o sinal de comunhão entre os irmãos. É na missa que celebramos o que de mais precioso temos: a vida, com suas alegrias, tristezas, esperanças, tudo isso junto com nossos irmãos.

- Na missa nos reconciliamos com Deus, sentimo-nos mais unidos, mais irmãos, escutamos os ensinamentos de Deus pela sua Palavra, louvamos e falamos com Deus, cantamos, pedimos, recebemos a presença de Jesus ressuscitado, preparamo-nos para, com Jesus, construir um mundo justo e fraterno.

 

- Realize um segundo momento, com uma leitura dialogada: toda a turma narra e um dos catequizandos faz a leitura das falas de Jesus.

- Conversar com os catequizandos para ver se já participaram de alguma missa. O que sentiram, o que viram e o que entenderam.

 

Os catequizandos devem tomar consciência que participar da missa é rezar com Jesus e com os outros.

Agir

Participar aos domingos da Santa missa.

Celebrar

Oração final: Creio

 

 

A SANTA MISSA E A FESTA DO CEBOLINHA

Você também foi convidado para a festa de aniversário do Cebolinha.

Preste muita atenção em tudo que acontece, depois nós vamos ver que a Missa é uma festa também!

Cebolinha está muito feliz! É seu aniversário!

Ele convidou muitas pessoas para sua festa.

Dona Maria Cebola, a mãe do Cebolinha, preparou tudo com muito carinho: bolo, enfeites, mesa, músicas, brincadeiras...

Cada pessoa que chegava para a festa era recebida com alegria pela família, deixando todos muito à vontade.

O Cascão e o Cebolinha estavam de mal por causa de uma briga no futebol, mas Cascão aceitou o convite do amigo e quando chegou à festa, abraçou o Cebolinha e pediu desculpas.

As pessoas estavam animadas e conversavam sobre suas vidas, sobre os acontecimentos da última semana, sobre seus problemas e suas alegrias. Então, o Seu Cebola, pai do Cebolinha, começou a contar coisas de quando ele ainda era bem pequenino. Falava com orgulho de como o seu filho era esperto, bonzinho, inteligente...

Muitas pessoas começaram a abraçar o Cebolinha, desejando-lhe feliz aniversário, tudo de bom e que Deus lhe iluminasse e lhe cobrisse de bênçãos.

O Cebolinha ganhou muitos presentes. As pessoas que chegavam, vinham lhe ofertar seu presente com um grande sorriso de felicidade.

Sua mãe trouxe um bolo lindo e colocou sobre a mesa, junto com os refrigerantes.

Cebolinha estava abrindo seus presentes, cada um lhe dava mais alegria que o outro...

Então, ele olhou para sua mãe e falou: “Lembla, mãe? No ano passado a vovó estava aqui também. Agola ela já está lá no céu, e eu sei que um dia nos vamos nos encontlar com ela, junto com Nossa Senhola, os anjos e os santos... Por falar em santo, que bom que o Padle João veio, né mãe?”

“É mesmo Cebolinha. Ele batizou você quando ainda era um bebê e agora tá aqui festejando seu aniversário!”

Chegou a hora de cantar PARABÉNS. Todos ficaram de pé, se aproximaram da mesa e cantaram com entusiasmo.

Partiu-se o bolo e serviu-se o refrigerante. Todos comeram e beberam. Estava uma delícia!!!

Cada um que ia embora agradecia a família pela festa, pela receptividade, por tudo. E se despediam com um sorriso e um até breve.

No dia seguinte, Cebolinha foi brincar com seus presentes.

Então, ele viu que tinha muitos, muitos brinquedos e resolveu dar alguns deles para o Cascão.

 

Vamos entender

Convite para a festa                                       Jesus nos convida para a Missa (seu banquete)

A mãe prepara a festa                                                 Alguém prepara a Missa

Os convidados são recebidos                         Entrada / Saudação

Cascão pede desculpas                                                Ato Penitencial

Conversa dos convidados                              Glória / Liturgia da Palavra

Abraçam o Cebolinha                                                Oração da comunidade

Ganhando presentes                                       Apresentação das ofertas

Bolo e refrigerante na mesa                            Consagração

Abrindo os presentes                                      Ofertório

Cebolinha fala da avó e do padre                   Oração eucarística

Parabéns                                                         Amém / Pai Nosso / Abraço da paz

Comer e beber                                                              Comunhão

Ir embora e agradecer                                                   Ação de graças / Despedida

Dia seguinte e repartir Brinquedos                  Nosso compromisso para a semana que a Missa nos pede

 

 

APROFUNDAMENTO PARA O CATEQUISTA

SANTA MISSA

Como é bom estar reunidos com a grande família de Deus, não e mesmo? A alegria da ressurreição do Senhor é que nos leva a essa reunião para celebrar a vitória da vida sobre a morte, numa grande festa, a missa.

A Igreja reconhece o domingo como o dia por excelência dessa celebração, porque é o dia em que Jesus Cristo ressuscitou (cf. CIC 1166).

Na missa, a comunidade de fé se encontra para escutar a Palavra de Deus, lembrar-se da paixão, ressurreição e glória do Senhor Jesus, e partilhar de sua vida. Da missa vem a missão de anunciar Jesus Cristo e dar testemunho de sua fé cristã. Demonstrando a alegria de ter participado da celebração de Cristo ressuscitado.

A celebração da missa não acontece somente na igreja. Ela inicia desde o momento em que decidimos ir à missa e continua no nosso dia-a-dia, quando colocamos em prática a vivencia do envio que recebemos: exercitar a dinâmica do mistério pascal de morrer para o pecado e ressurgir para a vida.

A celebração da missa é também chamada de Celebração Eucarística e é expressa por vários gestos, símbolos e atitudes. Sendo assim, para celebrarmos a missa, somos convocados a fazer parte da assembléia litúrgica, e juntos com a comunidade rezar, bendizer, oferecer, cantar a uma só voz, a uma só alma, a um só coração. Ela é

a fonte e ápice de nossa vida e missão, como Igreja (cf. PO 5).

 

O ANO LITÚRGICO

Muitas pessoas, ao participarem da missa, não entendem por que as cores mudam, qual o significado de cada tempo ... Porém, foi justamente para facilitar este encontro de comunhão com o Senhor, em seu mistério, que a

Igreja criou o Ano Litúrgico. Por meio das várias celebrações propostas no calendário litúrgico, nós podemos lembrar e celebrar, ao longo de nossa caminhada do dia-a-dia, a presença dinâmica de Deus em meio a seu povo.

"A Santa Mãe Igreja julga seu dever celebrar em certos dias no decorrer do ano, com piedosa recordação, a obra salvífica de seu divino esposo. Em cada semana, no dia que ela chamo Domingo, comemora a ressurreição do Senhor, celebrando-a uma vez também, na solenidade máxima da Páscoa, juntamente com sua sagrada

paixão.

No decorrer do ano, revela todo o mistério de Cristo, desde a Encarnação e Natividade até a Ascensão, o dia de Pentecostes e a expectativa da feliz esperança e vinda do Senhor.

Relembrando os Mistérios da Redenção, concede aos fiéis as riquezas do poder santificador e dos méritos de seu Senhor, de tal sorte que, de alguma forma, os torna presentes em todo o tempo, para que os fiéis entrem em

contato com eles e sejam repletos da graça da salvação" (SC 102).

Fonte: Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, Vol.I, Ed.Vozes, 2008 – p. 92-93.

 

"A Igreja é a nossa casa. Esta é a nossa casa!" (DA 246). "Entende-se, assim, a grande importância do preceito dominical de 'viver segundo o domingo', como necessidade interior do cristão, da família cristã, da

comunidade paroquial. Sem uma participação ativa na celebração eucarística dominical e nas festas de preceito não existirá um discípulo missionário maduro. Cada grande reforma missionária da Igreja está vinculada

ao redescobrimento da fé na Eucaristia" [...](DA 252).