Vou caminhar com Jesus

 

Objetivos

Reconhecer no convite que Jesus fez aos apóstolos um chamado para cada um.

Reconhecer que Jesus não realizava a missão sozinho, chama a outros para participar.

Preparação para

o encontro

Bíblia, cartaz com o nome dos apóstolos (ou escrever no quadro).

Crachá com forma de peixinho e uma caixa ou sacola.

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

Música: Cristo chamou doze

Após ser batizado, Jesus inicia sua missão de revelar a vontade de Deus: a de nos ver felizes, viver em comunhão com Ele, e com nossos irmãos. Jesus convidou pessoas para o ajudarem nessa missão. Vou caminhar com Jesus  Mc 1, 17.

Entregar um crachá com forma de peixinho com o nome de cada catequizando.

 

Ver

- Falar da importância de trabalhar em equipe. Ex: grupos de escola, futebol, etc...

- Quando mais pessoas trabalham juntas, com o mesmo objetivo, o resultado do trabalho é melhor.

- Jesus também quis montar uma equipe para ajudá-lo na sua missão: levar o anúncio do Reino de Deus a todas as pessoas do mundo inteiro.

- Mostrar o cartaz com os nomes dos 12 apóstolos = enviados por Jesus para uma missão.

- Perguntar se já ouviram falar deles... Quem são? O que faziam antes? (ler o texto bíblico primeiro, depois responder).

 

Ler : Lc 6, 12-16 ou Mc 3, 17-19

Jesus vem provar para nós que era um homem de verdade, porque não trabalhou sozinho, mas quis cercar-se de pessoas que o ajudassem.
Chamou Levi, um publicano cobrador de impostos, que mudou de vida e passou a se chamar Mateus.
Chamou Simão Pedro, pescador rude e meio cabeça-dura, para segui-lo e depois o nomeou chefe de sua igreja.Chamou também André irmão de Pedro, Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, que também eram pescadores. Filipe, Bartolomeu, Tomé, o outro Tiago filho de Alfeu, Judas Tadeu, Simão Zelador e Judas Iscariotes (Mc1, 14-20 Mc2,13-14 e Mc3 13-18 )
Com estes doze homens que eram os doze apóstolos, Jesus iniciou a Igreja Cristã. Ele convivia com estes homens ,ensinava- lhes mais profundamente as verdades eternas e preparava estes homens para continuarem a fundação do Reino de Deus neste mundo, após sua morte . E estes homens deixaram tudo para seguir a Jesus por toda a parte, aprendendo e ajudando.
 

- Jesus ensinava como as pessoas deviam viver para ter uma vida mais feliz. Ele ensinava que devemos seguir a Palavra de Deus, porque ela orienta a nossa vida.

- Depois que Jesus foi para o Pai, estes homens foram pelo mundo afora, ensinar o que Jesus ensinou, fundar a igreja de Jesus. E foram sem medo, porque o próprio Jesus pediu que fossem pelo mundo anunciar a boa nova, pois ficaria com eles até o fim.
Como vemos, Jesus não quis cumprir a missão sozinho, Ele quis dividi-la conosco, através dos apóstolos.

- Hoje Ele chama cada um de nós para isso. Quando somos batizados, Jesus nos dá essa missão. Nós somos os apóstolos de Jesus neste mundo. Jesus nos ensina a conhecer a Deus e levar Deus aos outros. É o próprio Jesus quem nos diz : -" Vão pelo mundo afora , levar o Evangelho aos povos batizando-os e ensinando-lhes o amor."
- Todos são chamados, devemos ser discípulos, para aprender, e depois devemos ensinar aos outros.

- Devemos ser apóstolos de Jesus como catequistas, missionários, freiras, padres, pessoas que fazem trabalho nas pastorais da Igreja.

Iluminar

Jesus espalha a semente do Reino de Deus em todos os corações e preparava os doze Apóstolos para serem mensageiros do Reino.

- Relatar os compromissos que os discípulos tiveram que deixar por aceitar o convite de Jesus e também os nossos compromissos de cristãos.

O grande convite de Jesus para eles:

Eles deixaram tudo o que possuíam e foram com Jesus, acompanhando-o em suas viagens e pregações.

Muitos deles eram pescadores, homens muito simples e com pouca instrução. Jesus ficava conversando com eles, explicando e ensinando as coisas de Deus e do Reino.

Jesus comia com eles, andava no barco que era deles, pescavam juntos e repousavam nas casas de pessoas amigas como Marta, Maria e Lázaro.

Eles começaram a perceber que este chamado de Jesus e a missão que ele confia aos seus amigos é uma vida nova que começa para eles.

Eles perceberam que seguir Jesus significa pensar no bem dos outros, e não viver só para si mesmo: procurar ajudar a todos e de modo especial aos mais fracos, aos doentes e aos rejeitados.

Ser Discípulo de Jesus significa ter grande amizade com Ele, estar muito próximo D‟Ele e viver com Ele a aventura do Reino, isto é, acolher os pobres, não ignorar os doentes e os presos, enfim, fazer o bem a todos.

Foi do grupo dos Doze Apóstolos que nasceu a Igreja, que está espalhada pelo mundo todo, formando a grande família de Deus.

 

Dinâmica: Jesus nos chama pelo nome

Objetivo: importância de sermos conhecido pelo nome "Jesus chama cada um pelo nome".

Material: Um crachá em formato de peixe para cada pessoa do grupo (que foi entregue no início doencontro) e um saco ou caixa de papelão para colocar todos os crachás.

Descrição: O coordenador deverá recolher todos os crachás colocar no saco ou na caixa; misturar todos os crachás em seguida entregar um crachá para cada catequizando. Este deverá encontrar o verdadeiro dono do crachá, em 1 minuto.

Comentar: O nosso nome é muito importante. Assim como Jesus chamou os Apóstolos pelo nome, Ele também nos chama pelo nome para fazer parte da sua equipe.

Nós fomos pescados por Jesus, e agora somos chamados a ‘pescar’ novos coleguinhas para o Senhor. É a nossa MISSÃO: “Ide e anunciai o evangelho a toda criatura” Mc 16, 15. (o Evangelho tb pode ser anunciado pelo nosso exemplo: sendo bons, obedientes, rezando, etc...)

Jesus está contando conosco para continuar sua missão neste mundo. Existem os padres , os bispos e o nosso Papa. Mas eles são poucos e os homens são muitos .Por isso , cada um de nós deve ser um novo apóstolo de Jesus nesta terra , espalhando aqui o Reino de Deus que é o amor, a justiça , a paz e a alegria entre todas as criaturas.

 

Agir

Jesus continua chamando, ainda hoje, muitos amigos, muitos Apóstolos para que continuem a sua obra no meio dos homens. É assim que as pessoas passam a ser amigas dele.

Será que Jesus convida também a nós para segui-lo ?

Estamos ouvindo o seu convite?

Como podemos ser também apóstolos de Jesus?

 

Celebrar

Assim, como Jesus chamou os 12, Ele nos chama a testemunhar seus ensinamentos, comprometendo-nos a ajudar na construção do Seu Reino.

 

Oração final: Jesus, obrigado pelo seu convite, porque assim podemos nos conhecer melhor e sermos amigos. Queremos sempre vos seguir pelo caminho da oração, do trabalho, da justiça, da amizade com Deus e com meus irmãos.

 

 

 

APROFUNDAMENTO PARA O CATEQUISTA

 

Na caminhada junto com Jesus os discípulos ouviram suas pregações, viram suas curas e seus milagres. Os discípulos acompanharam Jesus fisicamente e comungaram de sua vida e idéias.

Eles o seguiram pelos caminhos da Galiléia e da Judéia ate a cruz. Esta caminhada se configura pela conversão - aceitação de Deus na própria vida - e pelo seguimento em trilhar os caminhos de Jesus. Conversão e seguimento constituem o dom da fé, uma vez que esta é opção de vida, adesão a Jesus Cristo, a Deus e ao seu Projeto de vida nova para todos.

A fé e a conversão envolvem a pessoa inteira ao reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver uma experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo, encantando-se por Ele e tomando-se seu discípulo. Ser discípulo é uma

opção que implica para o ser humano em assumir no seu modo de viver palavras e ações que estejam de acordo com as exigências de ser cristão: acolher a vontade divina, participar ativamente da missão da Igreja revelando-a na vida familiar, matrimonial, profissional, tomandose seguidor de Jesus Cristo em todas as instâncias da vida.

É o próprio Jesus que toma a iniciativa, chamando para segui-lo. O apelo é feito, primeiramente, àqueles a quem ele confia uma missão particular, a começar pelos doze apóstolos que o acompanhavam e a quem envia em missão pelas cidades, aldeias e vilas anunciando a Boa- Nova do Reino. São eles que inicialmente, ao ouvir o chamado de Jesus, abandonam tudo e o seguem.

No entanto, a renúncia que realizam dos próprios bens e de si mesmos somente será compreendida após a ressurreição de Cristo, quando o Espírito Santo os guiar para a verdade total (cf. Jo 16,13).

Jesus nos convida a tomar-nos seus discípulos deixando-nos o seu exemplo e o testemunho dos apóstolos que se comprometeram a viver e a participar da edificação do seu Reino.

Assim, na medida em que vamos seguindo o Cristo Ressuscitado, seu Espírito que habita a Igreja nos inspira a ficarmos mais parecidos com Ele, especialmente no Amor a Deus e ao próximo, e a fidelidade as orientações de vida dadas pelo Mestre no Sermão da Montanha. Por isso, a conversão ao Reino é um processo nunca encerrado, tanto em nível pessoal quanto social, porque, se o Reino de Deus passa por realizações históricas, não se esgota nem se identifica com elas (cf Puebla 193, 1221, 1159).

Jesus deixou Nazaré e começou a andar pelos vilarejos e cidades da Galiléia, proclamando que o Reino

de Deus havia chegado.

Em pouco tempo, juntou gente que o seguia e acreditava nele. Chamavam-se discípulos. Dentre eles Jesus escolheu doze, para serem seus apóstolos, que quer dizer: "enviados", "Mensageiros", "proclamadores".

Por que Jesus escolheu doze? O povo judeu era descendente das doze tribos. Assim os patriarcas, os chefes das doze tribos foram os fundadores do povo de Deus. Os doze apóstolos eram destinados a ser os fundadores do novo povo de Deus, daqueles que entram no Projeto de Deus.

Que tipo de pessoas Jesus devia escolher para serem apóstolos? Deviam ser puros, santos, importantes ou bons oradores?

Os primeiros quatro homens que Jesus escolheu eram pescadores do mar da Galiléia. Jesus criou-se em Nazaré, a 40 Km do mar da Galiléia; conhecia bem os pescadores. Certo dia, Jesus foi ao mar da Galiléia, viu no barco dois irmãos André e Simão, lançando suas redes. Quando ouviram Jesus chamando, recolheram a rede e dirigiram o barco para a margem.

“Venham! - Disse Jesus a André e Simão.

Sigam-me. Vocês são pescadores, mas eu os farei pescadores de homens". Como juntavam peixes em suas redes, assim iriam juntar homens para o Reino de Deus.

Os dois reconheceram Jesus, porque André tinha sido discípulo de João Batista, e trouxera seu irmão Simão para conhecê-lo. Acreditaram em Jesus, e iam dar, com alegria, sua vida por Ele. Ao chamado de Jesus, deixaram

imediatamente o barco e as redes, e o seguiram.

Sabiam o que queriam e que serviço novo tinha para eles. Mais adiante, Jesus encontrou outro barco. Pertencia ao velho Zebedeu, um abastado pescador. Tiago e João, seus dois filhos, estavam com ele, sentados no barco. Consertavam suas redes. Jesus chamou-os, dizendo: "Tiago e João, venham. Sigam-me". E eles deixaram tudo e

seguiram a Jesus (cf. Mt 4,19-22).

Simão Pedro morava na cidade de Cafarnaum, um porto ativo à margem do lago. Os romanos tinham uma tropa na estrada principal, que cortava a cidade, do norte ao sul. Cafarnaum tinha sua própria alfândega, onde os pescadores e os viajantes eram obrigados a pagar impostos aos romanos. Ali estava um publicano: Levi Mateus,

sentado à mesa, e ao lado de um soldado que, de pé, velava por sua segurança, pois o povo não gostava de pagar impostos aos romanos, nem o imposto próprio dos judeus. Concentravam seu ódio contra os publicanos, judeus que coletavam os impostos para os romanos. Eram traidores de seu próprio povo, e todo mundo sabia como

enriqueciam a custa do povo, do qual cobravam mais do que era prescrito.

Assim Levi Mateus era odiado e desprezado, rico em dinheiro, mas pobre em amigos. Um dia ficou muito surpreso, quando deparou com Jesus. "Mateus, vem e segue-me", disse Jesus (cf. Mt 9,9).

Mateus deixou tudo como estava e seguiu a Jesus. Depois disso, Mateus preparou na sua casa uma grande festa para Jesus. Convidou todos os amigos. Na maioria eram naturalmente publicanos ou gente desprezada. O povo de Cafarnaum ficou escandalizado ao ver o profeta em tal companhia.

As pessoas, em desacordo, perguntavam:

- Como Jesus pode sentar-se a mesa com pessoas tão desprezíveis?

E Jesus respondeu:

- Só os doentes precisam de médico. Eu não vim chamar gente como vocês, que estão em amizade com

Deus. Preciso chamar os pecadores, para abrir seus corações a Deus (cf. Mt 9,12).

Justamente o contrário eram os homens, chamados Zelotas. Eram ardentes patriotas, que lutavam assiduamente contra a dominação romana.

Jesus escolheu um Zelota, chamado Simão, para ser um dos seus discípulos.

Filipe, outro apóstolo, foi trazido a Jesus por André, de quem era grande amigo. Filipe, por sua vez, trouxe seu amigo Bartolomeu, às vezes chamado Natanael.

Os outros, que Jesus escolheu para serem seus apóstolos foram: Judas, Tomé, e um outro Tiago, chamado Tiago o Menor, para distingui-lo do irmão de João.

Ora, estes onze apóstolos eram diferentes uns dos outros em muitos pontos. Todos, porém eram da Galiléia, do norte de Israel. O 12ºapóstolo era Judas, chamado Iscariotes, porque nascera em Keriot, uma aldeia no sul de Israel.

De todos, era o mais estranho. Mas os doze, apesar de serem tão diferentes entre si, estavam bem unidos pela mesma fé em Jesus.

Jesus tinha uma concepção totalmente diferente do que era ser discípulo. Este não era para ele um aluno, mas um amigo: "Não vos chama "servos", dizia Ele aos seus discípulos, mas "amigos" (cf. Jo 15, 14-15).

Queria que os seus discípulos vivessem com Ele, que ficassem em sua companhia, sem o deixar, para terem contatos incessantes e, portanto, diálogos e ensinamentos... Caminhando, comendo, rindo ou chorando com eles, assando-lhes peixe de manhãzinha na margem do lago ou dormindo ao lado deles, ao relento.

Aproveitava os acontecimentos da vida de todos os dias para familiarizá-los com o seu pensamento.

Cafarnaum era um excelente campo de trabalho para Jesus.

Quando permanecia na cidade, hospedava-se na casa de Simão Pedro.

De Cafarnaum partia sempre com os doze apóstolos para as cidades e aldeias vizinhas da Galiléia.

Em todo lugar anunciou a Boa Nova e seu amor. Mostrou o amor de Deus em tudo que fazia. Amava a todos, não menosprezava ninguém.

Falava com autoridade.

Também seu ensinamento era de fácil compreensão, pois ensinava, contando lindas histórias (parábolas) e fatos da vida.

O amor de Deus mostrou-se também em Jesus, na sua compaixão pelos doentes.

Assim as massas corriam para ouvir Jesus. A força do amor de Deus irradiava-se nele.

Odiava o pecado, mas amava o pecador. Deu sempre preferência aos pobres e aos oprimidos.

Jesus espalhava a semente do Reino em todos os corações e preparava os doze apóstolos para serem mensageiros do reino.

Fonte:

Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, Vol. I, Ed. Vozes, 2008 – p. 40-41.

Fé, Vida e Comunidade, Livro do Catequista, Ed. Paulus, 2003 – p. 200-203.