Igreja, casa de todos nós

 

Objetivos

– Relembrar que os amigos de Jesus se reúnem na igreja.

– Alegrar-se por pertencer ao grupo dos amigos de Jesus.

– Ajudar as crianças a distinguirem entre igreja (edifício) e Igreja (comunidade/povo de Deus) e ainda a tomarem consciência de que cada uma delas é também chamada por Cristo a fazer parte da Sua Igreja.

 

Preparação para

o encontro

Escrever no quadro :“Bem-vindos”; “ Deus chama-nos a ser seus amigos”;

 

Acolhida

Oração Inicial: Ave Maria

Querido Jesus: Tu nos ensinaste que Deus Pai nos ama e por isso quer o melhor para nós, teus filhos. Pedimos-te: nos de a capacidade de entender a mensagem que hoje vamos aprender para que também, nós a ensinemos a outros. Amém.

 

Ver

Todos queremos ter amigos que gostem de nós, sintam a nossa falta, cuidem de nós, mesmo quando não estejam presentes. Qual foi o primeiro grupo de amigos que nos acolheram, nos amam como nós somos, sabem do que gostamos e daquilo de que não gostamos, sabem o nosso nome, deixam tudo preparado para nós, quando saem… Quem já descobriu? (Ouvir as crianças)

É claro: é a nossa família. Foi ela que cuidou de nós, quando nascemos, e vai se preocupando conosco, para que, dentro das suas possibilidades, nada nos falte.

Todos nós gostamos de ter uma família que cuide de nós e nos ame?

De quando é que gostam mais: quando estão sós, com o pai ou a mãe, ou quando há uma reunião de família ou um jantar com outras famílias amigas? (Ouvir as crianças)

É muito bom ter nossa casa cheia de amigos, que são pessoas que gostem muito da gente.

Na igreja reúnem-se os amigos de Jesus.

Como gostam mais de ver a nossa igreja: cheia de pessoas amigas de Jesus, ou quase vazia? (Ouvir as crianças)

Quem é que já foi ao encontro dos amigos de Jesus, que é a Santa Missa? (Ouvir as crianças)

Eu gosto muito, quando a Igreja está cheia! Então, o mais importante são as pessoas que lá se encontram: os amigos de Jesus.

Nós também fomos chamados para sermos amigos de Jesus. Portanto, na catequese vamos aprender:

- a escutar a Palavra de Deus, a louvá-lo, a cantar-lhe, rezar-lhe …

- a comportar-nos bem na igreja (templo/casa de Deus)

(Lembrar que na igreja não devemos mascar chicletes, balas, gritar...)

 

- Conversar sobre as atitudes que se espera dos amigos de Jesus .

- Conversar sobre a melhor convivência em família, com os amigos, com a turma de catequese.

 

Iluminar

Lc 4, 15-16. Jesus se reunia com sua comunidade, fazia leitura, participava. E hoje nós também nos reunimos, convidados por Jesus, e somos chamados de Igreja. Mt 18, 20.

 

- Explicar que juntos construímos a comunidade dos amigos de Jesus, e pertencemos à uma Paróquia e a uma Comunidade que pertence à Paróquia.

- Explicar sobre a paróquia, as pessoas que nela trabalham, o que fazem.

-Falar sobre o Santo Padroeiro da Paróquia e da nossa Comunidade.

- Mostrar as diferenças entre igreja (edifício) e Igreja (comunidade/povo de Deus).

 

Ser Igreja, verdadeiramente, é um autêntico desafio para o cristão!

Pela nossa maneira de ser, pelas nossas diferenças e até pelas nossas próprias dificuldades. Não é fácil conviver, partilhar, ser grupo.

Todos juntos somos Igreja:

 

Onde estiverem reunidos em Meu nome, dois ou três, Eu estarei no meio deles.

Mt 18,20

 

Não vemos Jesus, é certo, mas sabemos que está presente de uma outra forma, quer na catequese, quer na Eucaristia onde os cristãos semanalmente se reúnem e onde nosso Sacerdote nos lembra:O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!

 

Agir

Lembrar:

Juntos nós formamos uma comunidade – a comunidade Igreja, onde se reúnem os amigos de Jesus.

A Igreja somos todos nós, pessoas batizadas que assumem um compromisso especial com Jesus e com os irmãos de viver unidos e de fazer o bem. Por isso devemos participar ativamente da Igreja, porque fazemos parte dela.

 

Celebrar

Se puder, ir à Capela do Santíssimo para a oração final. 

 

Embora não possamos ver Jesus, como nos vemos a nós, podemos senti-l’O no nosso coração. Ao ajoelhar é como se dessemos um beijo em Jesus. Quando estamos na casa de Jesus, que é a Igreja, Ele fica muito contente, por irmos visitá-l’O e rezar. Ajoelhar é um gesto de amor. Vamos aprender a fazê-lo? (O catequista ensina o gesto, com respeito e paciência)

A igreja é a casa de Deus. É o melhor lugar para rezar, isto é, falar com Jesus e com Deus; agradecer-lhes as coisas belas que fazem para nós.

Hoje convido cada um de vocês a gradecer a Jesus, no silêncio do seu coração, aquilo de que mais gostaram na nossa igreja. Estão de acordo? Então em silêncio, digam a Jesus do fundo do nosso coração, aquilo que mais gostam.

(Depois de um breve silêncio o catequista convida as crianças a levantarem-se e a dar as mãos. Depois, rezam o Pai Nosso).