Parábolas do Reino de Deus

 

Objetivos

Mostrar que o reino de Deus é como uma semente de mostarda.

Identificar que o Evangelho,reunindo os ensinos e exemplos de Jesus,indica-nos o caminho para a paz e verdadeira felicidade.

 

Preparação para o encontro

Levar grãos de mostarda e outros tipos de sementes tais como: abacate, laranja e outras.

Observação: levar uma lupa para que as crianças possam observar melhor os grãos de mostarda.

 

Acolhida

Oração inicial: Ave Maria

 

Jesus muitas vezes usou comparação para ensinar muitas coisas. Ele fez estas comparações para que a gente possa entender melhor as coisas maravilhosas que queria ensinar. Nos próximos encontros vamos estudar várias comparações que Jesus ensinou. A primeira é “O grão de mostarda”.

 

Ver

Mostrar os grãos para que as crianças possam observar as diferenças de tamanho em relação ao grão de mostarda.

 

Explorar o fato do grão de mostarda ser muito pequeno e dizer que, apesar do tamanho diminuto,ao crescer se transformará em uma árvore.
Dizer que Jesus comparou o grão de mostarda que cresce… cresce… até ficar uma folhagem bonita, com os sentimentos bons que temos no nosso coração, como o amor e a fé. Ter fé é ter confiança no Pai do Céu e nas coisas boas que estão dentro de nós.

 

Contar a história- O grão de Mostarda

Nossa história aconteceu há muito tempo atrás,na época que Jesus esteve entre nós contando histórias.
Joaquim comprou um saco com muitas sementes para plantar muitas árvores frutíferas.
Entre as sementes estava um pequeno grão de mostarda,que veio por engano entre as outras.Por ser muito pequenina,não foi percebida pelo homem.
As outras sementes,quando viram aquela coisinha miúda, começaram rir e a zombar.
-Olha a nanica!- gritou uma semente de laranja.
-É uma semente ou uma formiga? – perguntou a semente de pêssego, só de gozação.
A zombaria continuou dentro do saco e o grão de mostarda foi ficando cada vez mais tristinho…
Foi então que todos ouviram uma voz muito bonita.
Olharam para fora e viram um belo moço que falava para muitas pessoas: (
História:  Mateus 13.31-32)
“O Reino dos Céus* é como um grão de mostarda que um homem plantou na terra.
Apesar de ser a menor de todas as sementes,a plantinha vai crescendo…
Depois, torna-se uma grande planta com muitos ramos e as avezinhas do céu vêm morar neles”
-Quem está contando essa história? – perguntou feliz o grãozinho de mostarda encolhido num cantinho.
-É Jesus! Ele é uma pessoa muito especial!- respondeu uma das sementes.
E logo todas pararam de rir.
O grão de mostarda soube, então, que Jesus ensinava muitas coisas importantes como o amor, o respeito aos pais, o bem…
As histórias de Jesus eram como se fossem sementinhas de luz no coração de todos que ouviam. A sementinha de luz brilhava muito forte sempre que as pessoas faziam coisas boas. 
O tempo passou. A sementinha de mostarda cresceu… cresceu….botou muitos ramos…virou uma árvore. E fez tudo aquilo que Jesus contou na história: os passarinhos e pequenos animais se abrigavam debaixo da sua sombra.
Em gratidão à bondade do pé de mostarda, eles contavam para ele as histórias que ouviam de Jesus.
Fonte- Educação do ser integral – LFC


Avaliar a compreensão da história através de perguntas tais como:
- Como o grão de mostarda se sentiu diante da zombaria das outras sementes?
- E como o grãozinho ficou depois de ouvir a história que Jesus contou?
- O que Jesus ensinava para as pessoas?
- Quando a sementinha de luz brilha muito no coração das pessoas?

Conversar com as crianças a respeito da sementinha de luz que temos no nosso coração, estimulando-as para que falem de ações que a façam brilhar (ser amigo,ajudar a mamãe..)
 

Concluir dizendo a importância de fazer coisas boas que Jesus ensinou,explicando que,assim, fazemos as pessoas felizes e fazemos com que luzinhas brilhem em nossos corações.

 

Iluminar

 DINÂMICA- A CONQUISTA DO REINO DOS CÉUS

Levar para o encontro pirulitos na quantidade exata para cada criança e balas um número 5 x maior. Confeccionar uma placa dizendo: "Banquinha para Trocas– 4 balas = 1 pirulito , 1 pirulito = 5 balas"
Dar para cada catequizando 3 balas e informar que, para “Conquistarem o Reino dos Céus”, cada um deverá ter 1 pirulito na mão. Deixe que eles raciocinem que deverão juntar as balas e depois trocar por pirulitos, depois os pirulitos por balas e assim até obter o número exato de pirulitos para todos. Conclua que a Conquista do Reino dos Céus é individual (por isso um pirulito para cada um), mas podemos e devemos auxiliar uns aos outros na conquista do Reino de Deus.

Após a dinâmica, compartilhe as balas e pirulitos com as crianças, ou confeccione um saquinho com  balas e pirulito para cada uma, com uma mensagem do tema da parábola do Reino de Deus.

 

ATIVIDADE
Dividir as crianças em subgrupos, colocando à disposição cola, papel e sementinhas (grão de milho ou semente de girassol) e, caso queiram, areia brilhante, para as crianças fazerem colagem.

Observação: para fazer areia brilhante, basta misturar a areia fina com purpurina.
Montar um cartaz representando a parábola.
*Explicar para a criança que é o reino do bem, onde todos vivem felizes.
 

Agir

Rezar a oração em família:Espírito Santo,dai-me um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! (Paulo VI)

 

Celebrar

Distribuir uma sementinha para cada criança pedindo que as plantem em um vaso com terra.Explicar que as sementinhas, para desenvolverem-se melhor, necessitam de água, de terra fofinha. Quando também enviamos amor, que faz a luzinha brilhar no coração,a plantinha cresce mais depressa.

 

Bênção Final:
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

 

 


 

O Reino de Deus é como a semente que cresce sozinha, e como o grão de mostarda. Padre Queiroz

 

Mc 4,26-34

 

Neste Evangelho, Jesus nos conta duas parábolas: a da semente que cresce sozinha e a do grão de mostarda. O Reino de Deus age em nós e no mundo como a semente: tem uma força própria, graças ao Espírito Santo que o assiste. No começo, ele pode parecer pequeno, insignificante e demasiadamente lento, mas é só esperar, que ele se torna grande e forte. Quanta gente não persevera na Comunidade, ou numa pastoral, porque não vê resultados imediatos!

A comparação com a semente é muito apropriada, porque basta ser jogada em terra boa e úmida, que ela cresce por si mesma e vai até os frutos. Também o Reino de Deus é assim; basta não colocarmos obstáculos, que ele vai crescendo, dentro de nós e no mundo. Esse crescimento é lento, como a semente. O homem “vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece”.

No caso da semente de mostarda, há um contraste entre o tamanho tão pequeno da semente e o tamanho tão grande da hortaliça, que “estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. O mesmo contraste acontece no Reino de Deus, a começar com o próprio Jesus, que nasceu tão humilde na gruta de Belém, e hoje o “grão de mostarda” cobre a face da terra.

As nossas Comunidades cristãs são às vezes pequenas, fracas, pobres e crescem devagar. Pouca gente participando, a maioria gente simples, humilde, despreparada e sem grandes talentos... mas a sua força transformadora é enorme.

Por outro lado, o reino do mal cresce rápido e tem poder e força diante das estruturas do mundo.

Por isso, muitos cristãos são tentados a desanimar e a desistir.

Ou são tentados a desacreditar nos critérios cristãos e passam a usar os critérios do mundo pecador: ser lobos no meio de lobos; em vez de virar a outra face para quem lhes bate, ou dar também a túnica para quem lhes rouba a capa, passam a usar a violência, a vingança, a mentira; desunir-se da equipe pastoral e agir sozinho...

Isso é colocar a eficácia, isto é, os resultados, acima do testemunho e do exemplo de vida. Na prática, é fazer aliança com o mal, abandonando os critérios de Cristo. O pior é quando começamos a misturar as coisas, não nos firmando nem do lado de Cristo nem do lado do mundo pecador.

Isto é falta de fé na força de Deus, que age através da pequenez, como a semente de mostarda, e que age pela força do Espírito Santo, mas lentamente.

O que Jesus quis com as duas parábolas foi dar-nos ânimo e confiança, para não desanimarmos na luta pelo Reino de Deus, mas perseverarmos, apesar da sua lentidão.

O Pe. José Maria Prada era missionário redentorista da Província de S. Paulo. Ele nasceu em Portugal, em 1928 e foi ordenado em 1953. Trabalhou em Angola, África, até 1975, quando veio para o Brasil. Morou em Garça – SP, em Exu – PE e depois foi nomeado Pároco de Salgueiro – PE.

Em Salgueiro, um dia, um senhor muito influente e rico na cidade o procurou, junto com a sua noiva, querendo se casar na Igreja. Ele dizia que morou com uma mulher em outra cidade distante dali, mas sem se casar na Igreja.

Pe. Prada entrou em contato com a Paróquia daquela cidade e esta lhe mandou a certidão de casamento dele. O padre lhe mostrou e disse que não poderia fazer o casamento.

O homem, primeiro prometeu dar muito dinheiro para o padre se ele fizesse o casamento, mas este não quis. Então o homem ameaçou e disse que mataria o padre, se ele não fizesse o casamento. Pe. Prada foi inflexível, disse que morreria, mas não faria o casamento.

Então o homem foi a sua casa, pegou um revólver, veio e deu cinco tiros no Pe. Prada, que morreu na hora. Eram onze horas do dia 29/04/1991.

Na Missa de corpo presente, presidida pelo Sr. Bispo da Diocese, que é Petrolina, e concelebrada por todo o clero da diocese, estavam presentes uma enorme multidão. No enterro, levaram, em uma cruz, a camisa ensangüentada do Pe. Prada.

A semente do Reino de Deus parece pequena e fraca, mas tem uma força incrível. “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma!” (Mt 10,28).

Peçamos a Maria Santíssima, a Mãe da Igreja, que nos ajude a perseverar na nossa Comunidade, sem perder a paciência devido às suas fraquezas, nem sacrificar o nosso testemunho a fim de obter maiores resultados.

O Reino de Deus é como a semente que cresce sozinha, e como o grão de mostarda.

Padre Queiroz