Oração do Pai Nosso

 

Objetivos

Reconhecer no Pai Nosso a oração da fraternidade e da confiança em Deus.

Reconhecer que a oração do Pai Nosso é um diálogo pessoal e comunitário com o Pai.

 

Preparação para o encontro

Toalha, flores, bíblia, cartaz com uma figura de Jesus rezando.

Cópias da oração.

 

Acolhida

Oração Inicial: Vinde Espírito Santo

 

Ver

- Perguntar se todos costumam rezar e quando rezam.

 

- Falar da importância da oração como uma comunicação, conversa com Deus.

Rezar faz muito bem.

Entre as coisas que devemos fazer para conservar e aumentar a graça de Deus em nós e ter bondade no coração, além de ler a Bíblia, é rezar sempre.
Rezar é conversar com Deus; é estar em Deus. É como um aparelho de rádio, só se ouve quando é bem sintonizado com a estação que queremos. Rezar é sintonizar-se com Deus.

Há muitos modos de conversarmos com Deus. Precisamos também rezar pensando na vida e nos acontecimentos, porque eles trazem uma mensagem importante de vida ou de morte.
Nós rezamos lendo a Bíblia. Nós rezamos participando da missa com a comunidade; rezamos orações de livros piedosos, orações que decoramos. Mas é importante a meditação sobre os acontecimentos e sobre a vida, Deus nos fala através disso. Nós rezamos ficando na presença de Deus, sem falarmos nada.
Quem reza se salva; a oração põe em ordem nossa cabeça e nosso coração.

 

- Jesus também pedia ao Pai... agradecia... conversava... Isto é oração

Quando Jesus rezava? De manhã (Lc 6,12); de noite (Mc 1, 35); nas alegrias (Lc 10, 21); na tristeza (Lc 22, 41); pedindo (Lc 23, 34 ; Jo 17).

Nós aprendemos na Bíblia que Jesus rezava muito, às vezes durante a noite inteira. Ele procurava estar sempre unido ao Pai. O Espírito Santo conduzia Jesus para a oração.
Se a gente quiser conservar-se nos caminhos do bem, é preciso rezar sempre. Jesus falava em rezar sempre para não cair na tentação do egoísmo, da violência, da avareza, do individualismo, da falta de fé e outros.
 

- Com a oração recebemos a força necessária para vencermos todos os obstáculos.

— É preciso rezar sempre, porque quem reza se salva e salva os outros.
— A oração ajuda a gente a se conservar na graça de Deus e a ser bom.
— Rezamos de diversos modos. O importante é estar na presença de Deus.
— Rezar põe em ordem nossos sentimentos e nosso coração.
— Rezando percebemos o que Deus nos fala através dos acontecimentos de cada dia.
— Rezamos sozinhos e também em comunidade.

 

Iluminar

Rezar é uma das formas de comunicarmos e de cultivar a presença de Deus em nossas vidas, seja pessoal ou comunitária. A oração é a comunicação onde buscamos ir ao encontro de Deus nosso Pai sem esconder nada. É contar tudo o que estamos sentindo, pensando e vivendo, é também para agradecer pela nossa vida, família e tudo que temos.

Mesmo que sejam grandes os nossos compromissos, devemos primeiramente dedicar um tempo para conversar com Deus: ao levantar (Mc 1, 35), à noite (Lc 6, 12), à hora das refeições, no estudo, na tristeza (Lc 22, 41), na alegria (Lc 10, 21), na saúde e na doença (Lc18,1) .

E assim Jesus nos ensina a mais bela de todas as orações: o Pai Nosso.

- Perguntar se todos conhecem a oração do Pai nosso.

 É a oração dos filhos de Deus: todos nós! É oração de perdão.É oração de partilha.

 

- Ler as passagens bíblicas onde Jesus ensina aos apóstolos a oração do Pai Nosso.

Mt 6, 9-13 / Lc 11, 1- 4

 

- Explicar o significado de cada parte do Pai Nosso.

Na oração do Pai Nosso, Jesus resume tudo que podemos e devemos pedir a Deus.

Quando rezamos o Pai Nosso fazemos a Deus Pai sete pedidos:

1º Pedido: Pai Nosso que estais no céu: chamamos a Deus de Pai, reconhecemos Deus como Santo, o Senhor de todas as coisas, cheio de glória e majestade. Nós dizemos “Pai Nosso” e não “Meu Pai”, isto quer dizer que todos são filhos do único Pai, somos irmãos de todos, independente de raça e condição social.

2º Pedido: Santificado seja o Vosso Nome: que o seu Nome seja Santificado, querido, louvado por nós, porque é Santo. O Nome de Deus será Santificado quando acolhermos com gestos de amor o nosso irmão necessitado, faminto, doente e abandonado.

3º Pedido: Venha a nós o vosso Reino: que Deus more no coração das pessoas e em toda a parte, para que haja paz, amor, compreensão entre todos. Estamos pedindo com insistência que se realize na terra o que acontece no céu.

4º Pedido: Seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu: que tudo de bom aconteça para ficarmos mais parecidos com o seu Filho Jesus Cristo. Dizemos seja feita a Sua Vontade e não a nossa.

5º Pedido: O pão nosso de cada dia nos dai hoje: que não falte nada a ninguém o necessário para viver como gente, como filho(a) de Deus. Dizemos ao Pai que vamos partilhar e a repartir o pão material 28

(roupa, comida, habitação, saúde, lazer, etc.) com nossos irmãos mais carentes e que se encontram mais necessitados materialmente.

Também dizemos ao Pai que vamos ajudar a saciar outro tipo de fome, da qual muitas pessoas sofrem ao nosso redor: são pessoas famintas de paz, de perdão, fraternidade, amizade, amor, compreensão, carinho, etc.

6º Pedido: Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido: que tenhamos um coração aberto, generoso, capaz de perdoar a todos do mesmo modo como Deus, nosso Pai, nos perdoa das nossas fraquezas.

Estamos reconhecendo que muitas vezes, nós erramos e magoamos nossos irmãos, amigos e professores. Deus Pai de Jesus e nosso Pai está sempre pronto a nos perdoar, se nós nos arrependermos. Quando perdoamos, ficamos parecidos com Deus.

7º Pedido: Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal: que sejamos fortes, capazes de todo o bem e de vencer o mal.

Como gente somos fracos. A tentação da preguiça, da má vontade, da pirraça, da raiva, da falta de paciência e de muitas outras fraquezas nos levam para o caminho do mal.

Jesus quer para nós somente o bem, por isso, Ele nos ensina a pedir ao Pai que nos livre do mal da desunião, da maldade, da inveja, da incompreensão, da miséria, do que faz as pessoas infelizes.

Encerramos com o Amém: quer dizer “Faço a vontade do Pai e não a minha”.

 

NOTA:

- Rezando o Pai Nosso expressamos nossa relação de filhos de Deus Pai.

- Com o Pai Nosso declaramos que pertencemos a uma grande família e, igualmente, entendemos a partilha do Pão Nosso de cada dia como reconhecimento da providência paterna de Deus, que se preocupa com os problemas de seus filhos.

- Através da oração pedimos e nos responsabilizamos por aquilo que pedimos.

Agir

Rezar a oração do Pai Nosso em casa, durante a semana.

 

Celebrar

Oração é um conversar e escutar DEUS.  É o nosso meio de comunicação com Ele.  É o abrir o nosso coração e deixar DEUS participar de nossa vida, nossos projetos, alegrias, tristezas. 

Oração final: Pai Nosso

 

 

"O Pai Nosso"

Um dia os discípulos viram Jesus rezar.

Quando acabou a oração pediram-lhe: "Ensina-nos a rezar" (Lc 11,15).

Para orar, dizei somente isto ... E ensina-lhes a oração do "Pai Nosso". Encontramo-la nos evangelhos de Mateus (cf. 6,9-15) e de Lucas (cf. 11, 1-4).

Começa por uma invocação ao "Pai dos Céus".

Na religião dos judeus admitia-se que Deus tivesse pelo seu povo cuidados de pai. Deus tinha se comprometido com o povo ao longo da sua história: o tinha libertado, protegido e perdoado.

Quando Jesus falava do Pai dos Céus, queria falar duma vida de família que ultrapassa a imaginação. Ele empregava a palavra "Abba" que se traduz por "Papai". Jesus quer comunicar a vida de Deus aos seus discípulos. Quer fazê-los entrar na Família do mesmo Deus.

Por isso, devem dizer na oração: "Pai". O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da Galácia: "Deus enviou o seu Filho para fazer de nós seus filhos adotivos. E a prova de que nós somos filhos, Deus pôs nos nossos corações o Espírito de seu filho que clama "Abba! Pai!" (Gl 4, 4-7)

Notemos, que dizendo: "Pai Nosso" e não "Meu Pai", o discípulo de Jesus faz uma proclamação de fraternidade . Não há diferença entre os homens de qualquer raça, povo ou condição social. Todos são filhos do único Pai e devem amar-se como irmãos.

Esta oração lembra que não podemos aproximar-nos de Deus, esquecendo os irmãos.

O “Pai Nosso" não é apenas uma oração importante; é também uma Profissão de Fé. Na Igreja primitiva exigia-se que o batizando o recitasse publicamente antes de receber a água batismal.

No tempo de Jesus, cada grupo religioso tinha as suas orações próprias que lhe serviam de identificação religiosa.

Jesus ensina aos discípulos como deviam rezar: "Não imiteis os pagãos diante dos seus ídolos.

Pensam que será por muito gritar, que serão atendidos mais facilmente. Um erro! Vosso Pai dos céus conhece as vossas necessidades antes que lhe apresenteis". (Mt 6,7-8).

“O Pai Nosso é verdadeiramente o resumo de todo o Evangelho. Depois de o Senhor nos ter legado esta fórmula de oração, acrescentou: 'Pedi e recebereis' (Lc 11,9). Cada um pode, portanto, dirigir ao céu diversas orações segundo as suas necessidades, mas começando sempre pela oração do Senhor, que continua a ser a oração fundamental” (CIC 2761).

Fonte: Fé, Vida e Comunidade, Livro do Catequista, Ed. Paulus, 2003 – p. 230-233.