Igreja é família

 

Objetivos

- Levar às crianças a conhecerem a missão da Igreja e conscientizar do seu papel como membro atuante dessa Igreja que formamos. 

- valorizar a família que se tem.

- incentivar uma vivência familiar amorosa.

- incentivar a oração em família e pelas famílias.

 

Preparação para o encontro

• Fazer um cartão para cada criança, dobrando um pedaço de cartolina e colando dentro um espelho (ou papel laminado). Do lado de fora escrever: Quem é o discípulo amado?

Do lado de dentro escrever o texto de João 15,9.

 

Acolhida

Em circulo-  invocar a Santíssima Trindade e rezar:

Oração da Igreja Missionária (ler e pedir que repitam)
Senhor, venha nos ensinar a não amar só a nós mesmos, e não nos contentar em amar só a nossa família, nem amar só aqueles de que gostamos. Venha nos ensinar a pensar nos outros. Que amemos aqueles que não são amados. Não deixe, Senhor, que sejamos felizes sozinhos. Eu gostaria tanto, Senhor, de ajudar os outros a viver e repartir, com amor, a riqueza dos dons que tenho e todas as riquezas do mundo para que todas as pessoas sejam felizes, porque tomam parte da sua criação e do seu amor. Amém! 

 

Ver

O discípulo amado- introdução

Jesus tinha muitos seguidores que eram chamados de discípulos. Você sabe qual é o discípulo mais amado de Jesus?

- Mostre os cartões, sem abrir.

- Dizer as Crianças que terão todo o encontro para tentar responder à pergunta e que no final do encontro receberão o cartão com a resposta.

 

Família

Deus não quer que ninguém viva sozinho, isolado. Já nascemos em uma pequena comunidade.

- Qual é?(é a nossa família)

- A vida de cada família é diferente da de outras famílias:

Toda família tem alegrias, dias bons, acontecimentos felizes, como também tem tristezas, preocupações, dias ruis, dificuldades...

A família nos ajuda a crescer.

Uma família unida nos dá mais segurança, mais amor, mais alegria e força para crescer. Mas, às vezes,  acontecem problemas, discussões e até separações que nos fazem sofrer. Nem tudo é do jeito que a gente quer, mas Deus nos ajuda a enfrentar essas dificuldades.

Em nossa casa, para a felicidade de toda a família, devemos:

- amar uns aos outros, buscando sempre: união, diálogo e compreensão.

- respeitar e obedecer aos pais.

- tratar todos com bondade e delicadeza.

- cumprir fielmente nossos deveres, para também ter direitos.

- buscar sempre a proteção de Deus, através das orações e participação na comunidade de fé.

 

Iluminar

Igreja é familia

Os amigos de Jesus formavam com ele uma família. Viviam juntos, rezavam juntos e aprendiam a Palavra de Deus.

Depois da Ascensão de Jesus seus amigos continuaram juntos como família. Essa família foi aumentando.Todos que aceitavam a Jesus e seus ensinamentos começavam a pertencer a ela. E Jesus estava presente nesta família.

Essa família recebeu o nome de Igreja, uma comunidade grande para todas as pessoas que amam Jesus.

A Igreja não é um prédio de tijolos, a isto, damos o nome de Templo ou Capela. A Igreja é formada por todos nós batizados, reunidos em nome do Senhor. Para designar o Templo ou a Capela podemos usar a palavra IGREJA escrita com letra minúscula (igreja).
A Igreja é guiada pela Palavra de Deus na Bíblia, além dos documentos eclesiais (encíclicas, cartas apostólicas, documentos da CNBB, orientações da diocese e paróquia) que ajudam a instruir todos na dinâmica da missão de Jesus no mundo, o Reino de Deus!

É missão de todos os batizados, a exemplo de Cristo, transmitida a Pedro, nosso primeiro Papa:
- Observar e denunciar o que fere a dignidade humana.
- Incentivar o amor fraterno, levando todas as pessoas à participação e comunhão, no compromisso de solidariedade aos irmãos, principalmente àqueles que são colocados à margem da sociedade.

Todos os batizados formam a Igreja.

Todos nós devemos ser responsáveis pela Igreja, pois um Igreja que não é missionária não é a Igreja de Jesus Cristo!

 

ATIVIDADES
Construa um mural temático com as crianças a respeito da igreja. Reproduza a silhueta do globo terrestre numa folha de papel pardo. Depois desenhe mais ou menos os continentes. Divida as crianças em cinco grupos referentes aos cinco continentes. Elas deverão desenhar uma igreja e escrever o nome do continente. Exemplo: IGREJA DA AMÉRICA. Ao final, cada grupo deverá colar a sua igreja no continente correspondente. Quando todos terminarem, enfatize que a igreja de Cristo é composta dos crentes de todos os continentes. Se possível, encerre este momento com um cântico bastante animado.

 

Agir

Ver o que cada um, na família, poderá fazer para colaborar com o crescimento da própria Comunidade/Paróquia, no espírito missionário e de co-responsabilidade na ação evangelizadora. 

 

Celebrar

O discípulo amado - conclusão

Quem descobriu quem é o discípulo amado de Jesus?

• entregar os cartões. Depois que os catequizandos abrirem, conversar sobre as reações ao ver sua imagem refletida, como e porque cada um é o 13º discípulo, etc..

 

Em circulo novamente como no inicio (para valorizar a unidade e igualdade dos batizados que formam a Igreja). Cada um abaixe a sua cabeça, feche os olhos e pense onde está e o que faz cada pessoa da sua família.

 

OBS: Incentivar as preces espontâneas.

 

ORAÇÃO: DEUS, PAI BONDOSO, TE AGRADEÇO POR EU SER SEU DISCÍPULO AMADO; PELA FAMÍLIA QUE TENHO, POR TODO CUIDADO, AMOR, CARINHO, COMIDA, ROUPA, ESTUDO E BRINQUEDOS QUE RECEBO. TE AGRADEÇO TAMBÉM POR PODER PARTICIPAR DA CATEQUESE E SER MEMBRO DE SUA IGREJA. AMÉM.


Concluir com a oração do Pai-Nosso (que Jesus nos ensinou) e a oração da Ave-Maria (para que Na. Senhora interceda por nós).

 

 

 

 


A IGREJA SOMOS TODOS NÓS

 

A Igreja é a comunidade dos seguidores de Jesus. Deve ser uma comunidade viva, com a finalidade de continuar a missão que Jesus nos deixou. Para que isso aconteça, é necessário que vivamos o amor de Jesus Cristo, e que nos coloquemos a serviço da comunidade.

Cada um de nós é um "tijolo" que forma a Igreja no mundo todo, se nós faltamos, aquele lugar na Igreja fica vazio, pois só nós é que podemos preenchê-lo.

A Igreja somos todos nós que temos a mesma fé.

Todos os cristãos batizados formam a Igreja. Nela, todos somos iguais em dignidade.

Porém, cada um na Igreja tem seu papel, isto é, todos têm seu valor: Papa, Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas e principalmente os Leigos, que somos nós.

A Igreja é a Família de Deus e Nossa Família também.

Conheço a minha Igreja ?

Às vezes, pensamos que Igreja é aquele monte de tijolos um em cima do outro que formam o lugar onde o povo vai rezar...

Não, não, Igreja significa POVO REUNIDO DIANTE DE DEUS.

Como surgiu a igreja?

Com a vinda do Espírito Santo, este dia era e é chamado de Pentecostes.

Pedro o discípulo de Jesus foi o primeiro Papa da igreja

Já existiram 265 papas de São Pedro. O atual é ...

Para ajudar o Papa tem os Bispos e os Padres. Os bispos cuidam das dioceses. E as dioceses são divididas em Paróquia, que tem um Padre para cuidar e fazer missas, confissões, casamentos, batizados, orientação das catequistas. E o Padre que cuida da Paróquia é chamado de Pároco ou Vigário.

Fomos Batizados, somos chamados a sermos apóstolos de Jesus, e pregar o Evangelho e a vivê-lo, mesmo que isto seja difícil, por que o que Jesus nos ensina no Evangelho, é totalmente ao contrário do que a sociedade nos obriga a viver, por isso temos que ser perseverantes em nossa Fé.

Com gestos e palavras Jesus prestou um grande serviço a todos nós: revelou o amor do Pai.

A Igreja é enviada por Jesus para continuar a presença e a missão dele no mundo. Ela é missionária. Está a serviço da felicidade de todas as pessoas. Todos nós batizados somos responsáveis pela Igreja missionária.

Somos missionários quando:

§  Procuramos viver como Jesus viveu.

§ Participamos da vida da comunidade Igreja: das orações, da missa, da catequese.

§ Colaboramos para que o mundo tenha mais paz.

§ Ajudamos nossa família e nossa comunidade a serem mais abertas e solidárias com os que precisam de nós.

 

Texto para reflexão: Oi, Jesus, Eu Sou o Zé

Cada dia, ao meio dia, um pobre velho entrava na igreja e, poucos minutos depois, saía. Um dia, o sacristão lhe perguntou o que fazia, pois havia objetos de valor na igreja. 
Venho rezar, respondeu o velho. 
Mas é estranho, disse o sacristão, que você consiga rezar tão depressa. 
Bem, retrucou o velho, eu não sei rezar aquelas orações compridas. Mas todo dia, ao meio dia, eu entro na igreja e falo: "Oi, Jesus, eu sou o Zé, vim Lhe visitar". 
Num minuto, já estou de saída. É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza que Ele me ouve. 
Alguns dias depois, Zé sofreu um acidente e foi internado num hospital. Na enfermaria, passou a exercer grande influência sobre todos. 
Os doentes mais tristes tornaram-se alegres e, naquele ambiente onde antes só se ouviam lamentos, agora muitos risos passaram a ser ouvidos. 
Um dia, a freira responsável pela enfermaria aproximou-se do Zé e comentou: os outros doentes dizem que você está sempre tão alegre, Zé... 
O pobre enfermo respondeu prontamente: é verdade, irmã. Estou sempre muito alegre! E digo-lhe que é por causa daquela visita que recebo todos os dias. Ela me faz imensamente feliz. 
A irmã ficou intrigada. Já tinha notado que a cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia. Aquele velho era um solitário, sem ninguém. 
Quem o visita? E a que horas? Perguntou-lhe. 
Bem, irmã, todos os dias, ao meio dia, ele vem ficar ao pé da cama por alguns minutos, talvez segundos... Quando olho para Ele, Ele sorri e me diz: "Oi, Zé, eu sou Jesus, vim te visitar". 

Conclusão: É importante ir à Igreja, nem que seja só para dar um “oi” para Jesus.