Assunção de Nossa Senhora

 

Objetivos

Falar do corpo imaculado de Maria; como e porque Ela foi elevada aos céus e que esta sentada ao lado de seu filho Jesus.

 

Preparação para o encontro

Bíblia aberta, uma imagem de Nossa Senhora, flores, velas.

 

Acolhida

Fazer o sinal da cruz.


Invocar o Espírito Santo: Que o Espírito Santo esteja conosco para bem aproveitarmos nosso encontro de amizade com nosso adorado Deus.
 

Cantemos: A Escolhida


"Uma entre todas foi a escolhida
Fostes tu Maria a serva preferida
Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador

Maria, cheia de Graça e consolo
Venha caminhar com teu povo
Nossa Mãe sempre será, sempre será  (refrão 2X)

Roga pelos pecadores desta terra
Roga pelo povo quem em seu Deus espera
Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador."

 

Ver

- Mostrar a imagem de Maria subindo ao céu.
-Ler o evangelho Lc 1, 39-56

- Perguntar aos catequizandos:
* Quem de vocês ajudam seus pais em casa?
* Eles ficam contentes?
* Vocês conhecem alguém da comunidade em que vive que precisa da ajuda de pessoas de boa vontade?

 

Maria, nossa querida Mãezinha, era materialmente pobre, porém a riqueza que guardava em seu coração, em suas palavras e em seus gestos era imensa.
Ela se tornou alguém cheia de graça porque trouxe ao mundo Jesus. Ainda hoje, por intercessão dela, muitas graças continuam a ser alcançadas.
 

Iluminar

Vamos entender melhor o que é assunção.  

Maria, mãe de Jesus, ao dizer o seu sim a Deus , desde o primeiro momento já foi preparando seu lugarzinho no céu . A cada dia, a cada momento em que se dedicava aos planos de Deus em sua vida, mais perto do céu ela ficava. Até que um dia, terminada sua missão aqui na terra, Deus a chamou a viver no céu com Ele.      

Ela não foi enterrada depois que morreu. Os anjos vieram buscar a nossa mãezinha querida, Deus havia preparado um lugar especial para ela. Por isso, ela foi subindo, subindo com os anjos até chegar ao céu . 

Isso é assunção... subida de Nossa Senhora aos céus . 
E não estava terminada assim sua missão. Ela agora assumiu uma nova missão, passou a ser nossa advogada, é ela quem intercede por nós, que pede por mim , por você ,  por todos nós a Deus.
E é, sobre todos nós, que ela continua mandando seu amor , sua bênção , sua intercessão .
Se temos que nos espelhar em alguém para conseguirmos chegar ao céu, essa pessoa especial é Maria . Sua simplicidade, sua dedicação, seu amor , elevou -a cada dia mais próxima a Deus e mais perto do céu . 

 

 Dogma da Assunção-

No dia 15 de agosto a nossa Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora, ou seja, Maria foi elevada ao céu de corpo e alma, sem passar pela morte. E, junto de Jesus, passou a viver na eternidade, pois sua vida foi sempre colocada a serviço do Reino de Deus, a serviço do Sim.

Este é um dogma de nossa Igreja que com seu Magistério e após longos estudos e discernimento determina os Dogmas como verdades reveladas por Deus o que nos dá garantia para crer sem sombras de dúvidas. Para muitas pessoas os dogmas são ações arbitrárias da Igreja em determinar leis e normas que temos que aceitar por uma imposição hierárquica. Mas não é assim. Os dogmas são verdades que garantem a nossa fé onde podemos crer sem medo, certamente podemos estudar os dogmas e devemos estudá-los conforme a Igreja nos orienta.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz: "‘Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo.’ A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: ‘Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte....’” (CEC 966).

Obs: A assunção de Nossa Senhora não está relatada na Bíblia, porém foi assistida por vários discípulo, entre eles São Dionísio que narrou os fatos transmitidos oralmente e por escrito durante séculos, e foi definida como dogma (verdade absoluta sobre a qual não se pode ter nenhuma dúvida) pelo Papa Pio XII na Constituição Apostólica de 1950, o que significa que Maria foi acolhida ao céu em sua plenitude, de corpo e alma.

 

Agir

Maria estava sempre pronta para servir aos outros. E você, está sempre pronto para ajudar seu próximo?
Procure na sua rua, em sua casa, na comunidade, os serviços nos quais você pode ajudar, assim como Maria.
Demonstre mais amor e dedicação aos seus colegas, amigos e familiares.

 

Celebrar

Ler Apocalipse 12. 1.

 

Rezar:

“Cremos finalmente que na glória, na qual Tu reinais, vestida de sol e coroada de estrelas Tu és, depois de Jesus, o gozo de todos os anjos e todos Santos. E nós, que nesta terra passamos como peregrinos, animados pela fé na futura ressurreição, olhamos para Ti, nossa vida, nossa doçura, nossa esperança. Atrai-nos para Ti com a mansidão de tua voz, para ensinar-nos um dia, depois de nosso exílio, a Jesus, bendito fruto de Teu seio, ó graciosa, ó piedosa, ó doce Virgem Maria”.

 

Oração final: Salve Rainha.

 

 


Nossa Senhora morreu? - Dormição e Assunção

 

Na ocasião de Pentecostes, Maria Santíssima tinha mais ou menos 47 anos de idade. Depois desse fato, permaneceu Ela ainda 25 anos na terra.

Ela terminou sua "carreira mortal" na idade de 72 anos, conforme a tradição.

Diversos Santos Padres da Igreja contam que os Apóstolos foram milagrosamente levados para Jerusalém na noite que precedera o desenlace da Bem-aventurada Virgem Maria

Nosso Senhor quis dar esta consolação à sua Mãe Santíssima e aos seus apóstolos e discípulos que assistiram a "morte" de Nossa Senhora, foi uma morte suave... por esse motivo chamada de "dormição".    Entre os que relatam tal fato se sobressai S. Dionísio Aeropagita, discípulo de s. Paulo e primeiro Bispo de Paris, o qual nos conservou a narração desse fato.

S. João Damasceno, conta que os fiéis de Jerusalém, ao terem notícia do falecimento de sua Mãe querida, como a chamavam, vieram em multidão prestar-lhe as últimas homenagens e que logo se multiplicaram os milagres em redor da relíquia sagrada de seu corpo.

Três dias depois chegou o Apóstolo S. Tomé, que a Providência divina parecia ter afastado, para melhor manifestar a glória de Nossa Senhora, como dele já se servira para manifestar o fato da ressurreição de Nosso Senhor.

S. Tomé pediu para ver o corpo de Nossa Senhora.

Quando retiraram a pedra, o corpo já não mais se encontrava.

Do túmulo se exalava um perfume de suavidade celestial!

Os Anjos retiraram seu corpo imaculado e o transportaram ao céu, pois como seu Filho ressuscitara ao terceiro dia..

Esses relatos foram encontrados nos escritos dos Santos Padres e Doutores da Igreja, dos primeiros séculos e relatados no Concílio geral de Calcedônia, em 451.

Em 1º de Novembro de 1950 pela Constituição Apostólica do Papa Pio XII - Munificientissimum Deus - Definição do Dogma da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao céu.

A Assunção de Nossa Senhora não se encontra na Sagrada Escritura, mas foi transmitida pelos cristãos oralmente e escrita por séculos.

 

Diferença entre ASCENÇÃO e ASSUNÇÃO:
Ascenção- Jesus subiu aos céus por seus próprios poderes. "E o Senhor Jesus, depois de ter-lhes falado, foi arrebatado aos céu e sentou-se à direita de Deus" (Mc 16, 19).
Assunção- Maria subiu aos céus pelos poderes de seu Filho Jesus Cristo. "Finalmente, a Imaculada, preservada de toda mancha da culpa original, terminou o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma, à glória celeste. Foi exaltada pelo Senhor, como Rainha do Universo." (proclamação do dogma da Assunção pelo Papa Pio XII).
 

Maria estava sempre pronta pra servir os outros. Tinha muita disposição e seu coração ardia de amor. Ela não precisava que ninguém pedisse para fazer alguma coisa. Nos dar uma lição de serviço e compromisso, quando vai ao encontro de sua prima Isabel, que estava grávida e não podia mais fazer seus serviços domésticos, pois era bem idosa. Maria também estava grávida, mas não pensou duas vezes; arrumou suas coisas e foi ao encontro de sua prima.
Isabel ficou muito feliz ao ver Maria e disse: "Você é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre." Isabel nos diz quem é Maria: "Feliz és tu que acreditaste" (Lc 1, 45); e mais tarde Jesus disse: "Bem aventurado quem faz a vontade do Pai" (Lc 11, 28).
Nossa Senhora conhecia muito bem as Escrituras e sabia que Deus reservava para ela muitas coisas boas. Ela é um modelo de fé da Igreja. Ter fé é receber tudo de Deus e dar-lhe o que Ele quer de nós.
Depois de terminar sua vida aqui na terra, a Santíssima Virgem Maria foi elevada em corpo e alma à glória do céu, onde participa da glória da ressurreição de seu Filho, antecipando a nossa própria ressurreição.