O rosário

 

Objetivos

Falar da importância de se rezar o Rosário.

Ensinar a rezar o Rosário, explicando parte por parte.

 

Preparação para o encontro

Bíblias; Cópias das atividades.

59 flores recortadas e pintadas e mais uma cruz

 

Acolhida

Oração inicial:Ave Maria

 

Ver

Texto para meditação:

Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança.

Certo dia, Dona Joana, conhecida por todos na vizinhança, foi vender suas verduras na casa de uma pessoa fanática e perdeu o terço no jardim da casa dele.

Passado alguns dias, Joana voltou novamente àquela casa. E a pessoa fanática veio logo zombar de Joana, e dizia para ela: – Você perdeu o seu Deus? Ela humildemente respondeu: – Eu, perder o meu Deus? Nunca! Ele, então pegou o Terço e disse: – Não é este o seu Deus? Ela disse: – Graças a Deus o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada. Ele disse: “- Por que você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia? e completou: Isso é IDOLATRIA. Ela suavemente respondeu: – Eu leio a Bíblia todos os dias e rezo o terço, e com o terço eu medito toda a Palavra de Deus que li e a guardo no coração. Ele disse: – Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer? Respondeu Joana, pegando o Terço: – Posso sim. Quando eu pego a cruz, lembro-me que o filho de Deus deu todo o Seu Sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade.

Esta primeira conta grossa, me lembra que há um só Deus onipotente. Estas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa outra conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou que é o Pai Nosso. O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e a cada mistério tem dez Ave-Maria, que me fazem lembrar os Dez mandamentos que o Senhor mesmo escreveu na tábua de Moisés.

O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios que são: os cinco gozosos, os cinco dolorosos e os cinco gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar a luta do dia rezo os gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria de Nazaré. Ao meio dia, no meu cansaço e na fadiga do trabalho, eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o calvário;

Quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a salvação a toda humanidade.

E temos ainda os mistérios luminosos, OS MISTÉRIOS DA LUZ. E agora, me diga onde está a IDOLATRIA? Ele depois de ouvir tudo isso disse:

– Eu não sabia disso, Joana. Você me ensina a rezar o Terço?

 

Iluminar

"O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e profundidade".

Palavras de João Paulo II, ditas em 20 de outubro de 1978, uma semana depois de ter sido eleito Papa.

A prática da oração do Rosário remonta, em sua forma primitiva, há muitos séculos. Mas foi com São Domingos que esta oração se expandiu muito. São Domingos vivia muito preocupado com a heresia marcante do século XIII: Albigenses e Valdenses. Ao entrar numa Igreja, cansado de pregar e nada alcançar, São Domingos chorou aos pés de uma imagem de Nossa Senhora, e a Virgem lhe apareceu dando-lhe a arma de sua vitória: O SANTO ROSÁRIO.

 

ROSÁRIO
- CORPO :
 Pai Nosso – Jesus quer introduzir-nos na intimidade do Pai. Jesus leva-nos sempre até o Pai
Ave-Maria – contemplação adoradora que se realiza na Virgem de Nazaré. É o cumprimento da profecia de Maria Santíssima: “Desde agora todas as gerações hão de chamar-me de bendita,” (Lc 1,48). o Glória – apogeu da contemplação. Cristo é o Caminho que nos conduz ao Pai no Espírito.
- ALMA : Meditação dos Mistérios; meditemos os mistérios que o Rosário contém para que alcancemos o que eles prometem. As palavras orientam a imaginação e o espírito para aquele episódio ou momento concreto da vida de Cristo.

 

OS MISTÉRIOS
- MISTÉRIOS GOZOSOS – fixar o olhar sobre a realidade concreta do Mistério da Encarnação e sobre o obscuro prenúncio do Mistério do Sofrimento Salvífico.
- MISTÉRIOS DA LUZ – “ Eu sou a Luz do Mundo” (Jo 8,12). Esta dimensão emerge particularmente nos anos da vida pública quando Ele anuncia o Reino.
- MISTÉRIOS DOLOROSOS  – o Rosário escolhe alguns momentos da Paixão, induzindo o orante a fixar neles o olhar do coração e a revivê-los.
- MISTÉRIOS GLORIOSOS – contemplando o Ressuscitado, o cristão descobre novamente as razões da própria fé. (cf 1Cor 15,14).

 

Agir

Rezar os Mistérios Gozosos.

Terço de flores...

Terço com flores de e.v.a. ou cartolina (59 flores recortadas e pintadas e mais uma cruz) Cada catequizando pega uma florzinha, inicia a oração e é acompanhada pelas outras, até montar o terço na mesa ou no chão... cada oração efetuada evoca uma flor de esperança na vida de homens, mulheres e crianças que mais sofrem! 

 

Celebrar

Tomara que algum dia você possa dizer, como o Papa João Paulo II: «O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade!». Mas, para isso, será preciso que comece a rezá-lo e, se já o reza com frequência, que aprenda a fazê-lo cada dia melhor. Vamos ver como podemos fazer isso.

 

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Senhor, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus Pai do céu, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

 

 


O TERÇO

 

É uma oração simples que fortifica a Fé, alimenta nossa esperança e nos impulsiona a amar como Jesus. É uma oração fácil de ser rezada em qualquer tempo e lugar, permanecendo assim uma oração nova e atual. Faz crescer o amor é a fraternidade entre nós, ajuda – nos a superar os sofrimentos e dificuldades do dia - a – dia, com alegria e paz.

 

Como rezar o terço

Inicie fazendo o Sinal da Cruz.
Segurando o Crucifixo do Terço reze o Credo.
Após, reze a oração do Pai-Nosso.
Reze então três vezes a Ave-Maria. (em honra da Santíssima Trindade)
Após reze o Glória-ao-Pai.
 

Oferecimento do terço:
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção.
 

Oriente-se pela tabela logo abaixo conforme os dias da semana e entre cada mistério reze assim:

No (primeiro) Mistério contemplamos...
Reze a oração do Pai-Nosso.
Reze então dez vezes a Ave-Maria.
Após reze o Glória-ao-Pai.
Jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.
Agradecimento: Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:
Reze uma Salve Rainha.Termine com o Sinal da Cruz.

 

MISTÉRIOS DO TERÇO

MISTÉRIO GOZOSOS (segunda e sábado)

1o. Mistério: Anunciação do anjo São Gabriel a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)
2o. Mistério: Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1,39-56)
3o. Mistério: Nascimento de Jesus em Belém(Lc 2,1-21)
4o. Mistério: Apresentação do Menino Jesus no templo (Lc 2,22-40)
5o. Mistério: Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei (Lc 2,41-52)
 

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça e sexta-feira)

1o. Mistério: Agonia de Jesus no horto das Oliveiras (Mt 26,36-56)
2o. Mistério: Flagelação de Jesus atado à coluna(Mt 27,11-26)
3o. Mistério: Coroação de espinhos de Jesus por seus algozes (Mt 27,27-31)
4o. Mistério: Subida dolorosa do Calvário (Jo 19,17-24)
5o. Mistério: Crucificação de Jesus (Jo 19,25-37)
 

MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira, e domingo).

1o. Mistério: Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20, 1-18)
2o. Mistério: A ascensão Gloriosa de Jesus ao Céu (Lc 24, 50-53)
3o. Mistério: Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Ato 2,1-13)
4o. Mistério: Assunção Gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18)
5o. Mistério: Coroação de Nossa Senhora no Céu(Apo 12, 1-4)

 

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)

1o. Mistério: Batismo do Senhor no Jordão (Cor 5, 21 - Mt 3, 17)
2o. Mistério: Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3o. Mistério: A proclamação do Reino (Mc 1, 15)
4o. Mistério: A Transfiguração de Jesus (Lc 9, 35)
5o. Mistério: Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)

Obs: para rezar o terço reza-se os mistérios do dia e para rezar o rosário reza-se todos os mistérios.

 

O ROSÁRIO: QUE É ? COMO TEVE ORIGEM?


Em síntese: 0 Rosário é a modalidade de oração que consiste em rezar quinze dezenas de “Ave Mana", precedidas cada qual por um “Pai Nos¬so" e seguidas de um "G1ória ao Pai” a cada dezena está associada a contemplação de um mistério, ou seja, de um dos principais acontecimentos da vida de Cristo ou de sua Mãe Santíssima
A origem do Rosário está no costume, dos antigos monges, de fazer suas preces, contando-as com o uso dos dedos das mãos ou mediante pedrinhas, ossinhos, grãos. Na Idade Média (séculos X-XII) os fiéis costumavam rezar vários “Pai Nosso” ou várias “Ave-Maria” consecutivos, quando não podiam recitar os Salmos (em casos de analfabetismo ou de pouca cultura). Esta prática foi-se codificando e regulamentando aos poucos1 chegando a sua forma atual no século XVI sob o Papa S. Pio V (1566-1572), dominicano; foi este Pontífice quem determinou tanto o número de “Pai-Nosso” e “Ave-Maria" como o teor dos mistérios que os devem acompanhar. S. Pio V atribuiu a eficácia dessa prece a vitória naval de Lepanto, que aos 7 de outubro de 1571 salvou de grande perigo a Cristandade ocidental. A devoção foi mais e mais favorecida pelos Papa seguintes, destacando-se Leão XIII, que determinou fosse o mês de outubro dedicado, em todas as paróquias, à recitação do Rosário.

O Rosário é uma oração católica em honra da Santíssima Virgem Maria formado tradicionalmente por três terços. Recentemente houve o acréscimo de mais um terço pelo Papa João Paulo II. Cada terço compreende cinco mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora. Os mistérios são formados basicamente por um Pai-Nosso e dez Ave-Marias. Cada mistério recorda uma passagem importante da história da salvação, segundo a doutrina católica, e cada terço é constituído por cinco mistérios.

 

Origem

A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como "Saltério" dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai-Nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.

Segundo uma tradição a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1206 quando a Virgem teria aparecido a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados

No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.

A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. É uma antiga devoção católica que a Virgem Maria revelou que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário de todas as devoções é, portanto, tido como sendo a mais importante.