Pentecostes- Espírito Santo

 

Objetivos

Reconhecer que o Espírito Santo é Deus dentro deles, que age em suas vidas e os coloca no seguimento a Jesus Cristo.

Reconhecer a presença do Espírito Santo que anima e conduz as comunidades.

Falar sobre a Festa de Pentecostes (Festa do Espírito Santo).

 

Preparação para o encontro

Bíblias; cópias das atividades.

Uvas ou balas.

 

Acolhida

Oração Inicial: Oração do Espírito Santo.

 

Ver

- Levar uma plantinha que tenha tronco e galhos e perguntar aos catequizandos se os galhos conseguem sobreviver sem o tronco.
- Mostrá-los que nós somos como esses galhos, precisamos sempre do alimento que nos é fornecido pelo nosso "tronco" que é Jesus Cristo. A seiva da planta, que é a energia que a faz viver, se reproduzir e dar frutos, para nós é o Espírito Santo. O Espírito Santo é que nos enche de vida, coragem, alegria para vivermos como cristãos.

O Espírito Santo é que nos ajuda a reconhecer nosso erros, nos dá força para vencer os nossos medos.

   Quando somos batizados nós recebemos uma força bem grande, a força do Espírito Santo de Deus.

   Jesus também recebeu o Espírito Santo, também foi batizado e o Espírito veio até Jesus em forma de uma pombinha. Existe também outros símbolos que representam o Espírito santo:

Água: purificação, renascimento...

Fogo:  energia transformadora que ilumina, aquece, irradia....

Vento: atua sem ser visto, esta presente sem ser tocado...

Óleo: símbolo do vigor, da força, da cura...

Pomba: símbolo da leveza, da agilidade e das boas notícias...

 

   Habitando no nosso coração, o Espírito Santo ajuda-nos a seguir os conselhos de Jesus, a cumprir sua vontade, de amar e perdoar a todos.

 

Iluminar

- Contar aos catequizandos a história de Pentecostes através da leitura bíblica.

 

Jesus se reúne com seus discípulos e lhes promete o Espírito Santo, para ajudá-los a continuarem o que Ele ensinou.

Vamos ver como isso aconteceu, vamos ler o que São Lucas nos conta nos Atos dos Apóstolos 1, 4-14.

 

Agora vamos refletir e partilhar:

O que no texto de Atos chamou mais a sua atenção? Por quê?

Qual a missão da comunidade, de acordo com as últimas palavras de Jesus aos discípulos?

O que Jesus diz sobre o Espírito Santo? O que isso tem a ver com a nossa missão?

 

Deus Pai é Deus acima e além de nós; Deus Filho é Deus entre nós, um de nós, no meio de nós; Deus Espírito Santo é Deus dentro de cada um de nós.

-Falar do Espírito Santo, nosso Santificador:

-Explicar que o Espírito Santo é a 3ª Pessoa da Santíssima Trindade.

-É a “ força que vem do alto”, conforme Jesus havia prometido enviar quando ressuscitasse e voltasse para o Pai.

-É o amor mútuo do Pai e do Filho que transborda e contagia a todos nós.

-Ele nos conduz, nos guia, pelo caminho de Jesus revelando tudo o que é necessário para a nossa salvação.

Jesus quer nos salvar cumprindo bem a promessa do Pai: dar o Espírito Santo.

-O Espírito Santo nos faz reconhecer que somos pecadores e nos leva a Jesus para recebermos o perdão.

-É necessário que cada um peça para si a graça da presença do Espírito Santo em sua vida.

-Vivendo na comunidade Igreja cada um de nós experimenta a vida no Espírito, sente-se ajudado na sua busca de santidade.

 

Dinâmica - Sentindo o Espírito Santo

Objetivo: Mostra que não adianta falarmos do Espírito Santo se não provarmos e sentirmos Ele em nossas vidas.

Tempo Estimado: 15 minutos. 
Material: Uvas ou balas . 
Descrição: O coordenador deve falar um pouco do Espírito Santo para o grupo. Depois o coordenador da dinâmica deve mostrar o cacho de uva e perguntar a cada um como ele acha que está o sabor destas uvas. 
Obviamente alguns irão discordar a respeito do sabor destas uvas, como: acho que esta doce, que esta azeda, que esta suculenta etc. 
Após todos terem respondido o coordenador entrega uma uva para cada um comer. Então o coordenador deve repetir a pergunta (como esta o sabor desta uva?). 
Mensagem: Só saberemos o sabor do Espírito Santo se provarmos e deixarmos Ele agir em nós.

 

Agir

Rezar durante a semana alguma oração ao Espírito Santo.

 

Celebrar

Momento de Oração:

- Motive os catequizandos a fazer uma oração espontânea, pedindo ao Espírito Santo que ajude a ser bom filho, bom aluno...

- Após cada oração, cantar com eles o refrão: “Vem, Espírito Santo, vem, vem iluminar”

- Rezar em dois coros a oração do Espírito Santo.

 

 


APROFUNDAMENTO PARA O CATEQUISTA

 

Com a morte e a ressurreição de Jesus, um novo tempo é inaugurado: Jesus volta ao Pai, e, com Ele, envia como dom a plenitude do Espírito ao novo povo de Deus. Portanto, "terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizar na terra, foi enviado o Espírito Santo [ ... ] para santificar a Igreja, permanentemente" (LG 4) e a partir de agora o Espírito Santo é responsável por guiá-la.

Segundo Bergamini (1994, p. 404), para os cristãos, nesse dia, a Igreja é manifestada ao mundo, com a qual Deus fez a nova lei, não mais em tábuas de pedra, mas, sim, nos corações dos fiéis. Logo, "A partir desse dia, o Reino anunciado por Jesus está aberto aos que crêem nele [...].

Pela sua vinda, o Espírito Santo inaugura o tempo da Igreja, os 'últimos tempos', no qual o Reino é recebido como dom de Deus, embora não plenamente realizado, mas que caminha para a sua plena realização e perfeição no último dia" (CIC 732).

Embora a manifestação mais comentada do Espírito Santo seja a de Pentecostes, a ação santificadora e geradora da vida do Espírito Santo se fez presente desde o momento da criação, conforme o relato da Sagrada Escritura em Gênesis, nos primeiros versículos, nos revela: "0 Espírito de Deus pairava sobre as águas" (Gn 1,2).

Ainda, podemos reconhecer que o Espírito Santo de Deus atuou em todos os momentos da Historia da Salvação: O Espírito atuou nos patriarcas e juízes, sacerdotes e profetas. Deus se manifestou a Abraão prometendo-lhe uma  grande descendência pela qual todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gn 12,3). Essa bênção realizou-se em Jesus, que nos envia o seu Espírito. Pelo seu Espírito realizou a Encarnação do Verbo, ao preparar Maria para ser a mãe do seu Filho. Foi Ele também que iluminou a missão de Jesus, descendo sobre Ele no batismo.

O próprio Cristo proclamou no início de sua missão: "O Espírito Santo está sobre mim, porque me ungiu, e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para por em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor" (Lc 4,18-19). A criação, a redenção e a santificação são obras comuns das três pessoas divinas. Mas a tradição cristã, na liturgia e na espiritualidade, acostumou-se a apropriar a alguma pessoa divina uma obra especifica, considerando a aproximação ou semelhança entre a ação e a pessoa.

Assim como o Pai tem a missão específica da criação, e o Filho tem a missão específica da salvação, o Espírito Santo também tem sua missão específica: Ele distingue-se na Trindade pela ação santificadora e reveladora de Deus. Todas as vezes que o Pai e o Filho realizam algo, é o Espírito Santo que revela aos seres humanos, santificando-os.

Fonte: Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, Vol.III, Ed.Vozes, 2008 - p. 11-12.

 

Pentecostes

 

A Festa de Pentecostes que se celebra cada ano, 50 dias depois da Páscoa é para os cristãos, a Festa do Espírito Santo.

Muitas pessoas não compreendem muito bem quando falamos de Deus Pai, criador do mundo e dos homens; e quando falamos de Deus Filho, Jesus Cristo, que tomou a nossa condição humana e viveu entre nós. Mas, quando falamos do Espírito Santo, é para muitos, um mistério muito difícil de entender. O Espírito Santo não é uma misteriosa corrente energética; é Deus que mantém a sua presença no mundo e encaminha os homens.

Quando o Espírito Santo toma posse de alguém, multiplica os seus dons. Ele faz com que as pessoas descubram grandes coisas, faz com que elas desempenhem uma missão, mesmo que esta ultrapasse as possibilidades humanas.

A História do Povo de Deus é iluminada pelo Espírito Santo que escolheu, dinamizou homens e mulheres de todas as idades e de todas as condições.

E precise estar atento à sua ação. O homem é livre e pode fazer-lhe resistência. No mar, o vento não fica diminuído para soprar nas velas de um barco. É preciso dirigir o barco e orientar as velas para captar toda a força do vento.

Deus não deve ser procurado fora do mundo. O seu poder age no meio dos homens.

Muitas vezes, os discípulos de Jesus experimentaram a força que agia através deles.

Por exemplo: quando por motivos de sua fé, eles são levados aos tribunais, como aconteceu com os apóstolos depois de Pentecostes, as respostas que eles deram deixaram os juízes admirados e confusos.

É o Espírito Santo que sugere os argumentos e faz lançar por terra as acusações mais fortes e desfazem as armadilhas preparadas pelos inimigos de Jesus.

Jesus já o predissera: "Diante dos tribunais, não vos perturbeis porque o Espírito Santo falará por vós" (Mc 13, 11).

O Espírito Santo é soberanamente livre; ele age frequentemente de forma inédita e inesperada como fez no início da Igreja. A primeira iniciativa dos apóstolos foi a de completar o seu número, depois do abandono de Judas. Eles tinham consciência de que o povo era o novo Israel de Deus, mas desfalcado do número doze (as doze tribos de Israel). Em vista disso elegeram Matias, fiel testemunha de Jesus. O Espírito Santo também escolheu Paulo, o perseguidor fanático da Igreja, fora do grupo dos Doze e de toda a Instituição.

O próprio Pedro, no seu discurso de Pentecostes, reconhecia que estava realizando o que fora predito pelo profeta Joel: que o Espírito de Deus se comunicaria tanto as crianças como aos jovens e adultos.

Na História da Igreja vemos muitas pessoas humildes que foram mais inspiradas do que pessoas de alto nível. O Espírito Santo as inspirou com novas orientações e novos rumos, que ainda a Igreja oficial não tinha conseguido e, só posteriormente, os aprovou.

O Espírito Santo está fora do nosso alcance. Ninguém o pode trancar.

Ele é como um vento. É o que Jesus dizia a Nicodemos: "Tu ouves o vento, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece também aquele que nasce do Espírito" (Jo 3, 8).

O Espírito, assim como o vento, não sopra unicamente na Igreja de Cristo, mas também nos corações de todas as pessoas de boa vontade que procuram a verdade.

Os cristãos devem reconhecer a ação do Espírito nas diversas iniciativas dessas pessoas.

O Espírito Santo não teme as transformações e está continuamente pronto a instaurar novos caminhos. Isto só é terrível para aqueles que esperam que o futuro se assemelhe ao passado.

Mas quando Jesus Ressuscitado enviou os Apóstolos em missão, a Igreja quis pôr em relevo as diferentes ações do Espírito Santo, através dos dois Sacramentos:

-No Batismo, acentua-se a ação purificadora e santificante; o batizado é perdoado dos seus pecados e nasce para a Vida Divina.

-Na Confirmação, acentua-se a ação fortificante, dinâmica do Espírito Santo em vista da missão irradiante do cristão no seu meio ambiente e no seu modo de vida para transformar a sociedade. "A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estas são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito" (CIC 1830).

Fonte: Fé, Vida e Comunidade, Livro do Catequista, Ed. Paulus, 2003 – p. 265-267.