Noé

 

Objetivos

Perceber que Deus é fiel e paciente conosco e por isso fez a Primeira Aliança com o povo através de Noé.

 

Preparação para

o encontro

Bíblia, quadrados de papel sulfite (um para cada criança).

Perfume em spray.

Acolhida

Oração Inicial

 

Relembrar o encontro anterior.

O que significa mesmo a aliança?

 

Ver

Dinâmica do spray - Pedir que fechem os olhos e vaporizar um pouco de spray na sala. Perguntar sobre o que sentem e levar à comparação: "Não podemos ver a Deus, mas podemos senti-lo. Nem tudo o que existe de fato, pode ser visto ou tocado."

 

Como poderemos conhecer e acreditar em Deus se não podemos vê-lo?

 

Contar a história de Noé, homem justo e temente a Deus. Gn 6, 9-11

“Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hebreus 11.7)
 

As promessas de Deus

Esta foi a promessa de Deus para Noé: a vinda de um dilúvio e a existência de uma arca.

A reação de Noé
Diante da Promessa de Deus, Noé se esforçou intensamente para construir a arca que iria salvá-lo.

A promessa de Deus exigiu uma postura de Noé – A fé de Noé está relacionada à reação dele à Palavra de Deus. Ao ouvir a promessa, Noé tomou uma postura de ação. A confiança em Deus o levou a agir com organização – ele decidiu trabalhar para ver o cumprimento da promessa de Deus, diminuindo o seu ritmo de vida e deixando de fazer muitas das coisas que fazia até então para construir a arca; com planejamento – ele precisou usar a razão, raciocinar para fazer as coisas acontecerem. Ele não era um derrubador de árvores e nem um construtor de barcos. Aquilo que Deus lhe havia falado era uma coisa nova; e executando – depois de planejar tudo, Noé colocou as mãos na obra. Ele precisou suar a camisa para construir a arca. Se, hoje em dia, com toda a tecnologia, é difícil construir um barco de madeira, imagine naquela época!
 

Você já pensou em Noé de braços cruzados, lembrando Deus das promessas?
 A Bíblia diz que, pela fé, Noé construiu uma arca. E através daquela arca que ele construiu, com o suor do seu rosto e com o uso da sua razão, ele foi salvo juntamente com toda a sua família. A fé não levou Noé a ficar acomodado. Pelo contrário, por causa da fé ele trabalhou mais ainda. E não somente isso: por causa da sua fé ativa, ele condenou o mundo. 

 

Deus realizou a Primeira Aliança com o povo escolhido.

 

Explicar o sentido do Arco Íris.

O Pai prometeu jamais destruir a sua criação.

Noé deveria, com seu exemplo, guiar toda sua descendência nos caminhos de Deus. Para que ele não se esquecesse desta ALIANÇA Deus colocou o arco íris nas nuvens como SINAL permanente para todas as gerações futuras.

 

Iluminar

Sugestão: Bingo de Noé

Material: um quadrado de uma folha sulfite para cada criança.

Pedir que dobrem até formar 16 quadrados. Colocar em um saquinho nomes de 16 animais. Ir sorteando os nomes e cada um escolhe um quadrado e escreve o nome do bicho sorteado, até completar todos os quadrados.

Ir cantando os nomes dos animais e cada um vai marcando um X no nome sorteado. O jogo termina quando alguém fizer o bingo (vertical, horizontal, transversal).

 

Agir

Contar a história aprendida hoje para alguém.

 

Celebrar

Deus fez uma aliança, um compromisso com Noé.

Vamos rezar assim:

Meu Deus, me ajude a ser fiel à sua Palavra todos os dias. Amém.

 

 


 

APROFUNDAMENTO PARA O CATEQUISTA

 

O JUSTO SALVA A VIDA

 

Quando Deus criou todas as coisas, tudo era muito bom. As coisas todas estavam dirigidas para a vida.

Porém, com o passar do tempo, a humanidade foi perdendo a bondade e começou a praticar muitas violências, prejudicando a si mesma e as outras coisas criadas.

Deus ficou muito triste com isso. E decidiu começar tudo de novo. Para isso, escolheu Noé e sua família, porque Noé era bom e justo. Noé obedecia à vontade de Deus e não praticava violências. Ao contrário, cuidava bem de tudo o que Deus tinha criado.

Eis a história de Noé. Noé era um homem justo, íntegro entre seus contemporâneos, e andava com Deus. Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. A terra se corrompera diante de Deus e estava cheia de violência. Deus viu a terra corrompida, porque todo homem da terra tinha se corrompido em seu comportamento.

Então Deus disse a Noé: "Para mim, chegou o fim de todos os homens, porque a terra está cheia de violência por causa deles. Vou destruí-los junto com a terra. Faça para você uma arca de madeira resinosa; divida em

compartimentos e calafete com piche, por dentro e por fora. A arca deverá ter as seguintes dimensões: cento e cinqüenta metros de comprimento, vinte e cinco de largura e quinze de altura. No alto da arca, faça uma clarabóia de meio metro, como arremate. Faça a entrada da arca pelo lado; e faça a arca em três andares

superpostos.

“Eu vou mandar o dilúvio sobre a terra, para exterminar todo ser vivo que respira debaixo do céu: tudo o que há na terra vai perecer. Mas com você eu vou estabelecer a minha aliança, e você entrara na arca com sua mulher, seus filhos e as mulheres de seus filhos. Tome um casal de cada ser vivo, isto é, macho e fêmea, e coloque-os na

arca, para que conservem a vida juntamente com você. De cada espécie de aves, de cada espécie de animais, de cada espécie de todos os répteis da terra, tome com você um casal, para os conservar vivos. Quanto a você, ajunte e armazene todo tipo de alimento; isso vai servir de alimento para você e para eles.” E Noé fez tudo como Deus havia mandado.

Depois de sete dias, veio o dilúvio sobre a terra. Noé tinha seiscentos anos quando se arrebentaram as fontes do oceano e se abriram as comportas do céu. Era exatamente o décimo sétimo dia do segundo mês. E a chuva caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.

No fim de quarenta dias, Noé abriu a clarabóia que tinha feito na arca, e soltou o corvo, que ia e vinha, esperando que as águas secassem sobre a terra. Então Noé soltou a pomba que estava com ele, para ver se as águas tinham secado sobre a terra. Ora, a pomba, não encontrando lugar para pousar, voltou para Noé na

arca, porque havia água sobre toda a superfície da terra. Noé estendeu a mão, pegou-a e a fez entrar junto dele na arca. Esperou mais sete dias, e soltou de novo a pomba fora da arca. Ao entardecer, a pomba voltou para Noé, trazendo no bico um ramo novo de oliveira. Desse modo, Noé ficou sabendo que as águas tinham escoado da

superfície da terra. Noé esperou mais sete dias; e soltou novamente a pomba, que não voltou mais.

Foi no ano seiscentos e um da vida de Noé, no primeiro dia do primeiro mês, que as águas secaram sobre a terra. Noé abriu então a clarabóia da arca, olhou e viu que a superfície do solo estava seca.

Deus disse: "Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vocês e todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras:

“Colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal da minha aliança com a terra.

Quando eu reunir as nuvens sobre a terra e o arco-íris aparecer nas nuvens, eu me lembrarei da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos. E o dilúvio não voltará a destruir os seres vivos."

Deus então prometeu a Noé que nunca mais haveria um dilúvio como aquele. Para confirmar a sua promessa, Deus colocou o arco-íris no céu. Esse arco-íris costuma aparecer quando a chuva termina. Isso é para as pessoas

lembrarem que Deus é fiel à sua promessa. Ele é o Deus da vida. Ele não quer que a vida seja destruída pela violência. Ao contrário, salva a pessoa justa que nele confia e obedece a sua vontade.

Por outro lado, Deus espera que as pessoas não pratiquem a violência, pois isso leva as pessoas a se destruírem e a destruir a criação.

Noé é um modelo de pessoa para todos nós. A Bíblia diz que ele era justo e íntegro. Ser justa significa obedecer à vontade de Deus e não praticar o mal, principalmente a violência, que faz mal à própria pessoa que a pratica e a todos os outros que são atingidos por ela. Também a natureza pode ser prejudicada pela violência.

Ser íntegro significa ser inteiro, de modo que não se deixe de fazer o bem que se deve fazer, nem se pratique o mal que se deve evitar.

Deus quer que todas as pessoas sejam como Noé, para que a vida seja conservada e sempre leve a mais vida.

Fonte: Deus dá vida e liberdade, Paulus, 1992 - p.22- 25