Os 10 mandamentos

 

Objetivos

Aprender a rezar os Dez Mandamentos para poder vivê-los.

 

Preparação para o encontro

Cartaz de um carro; tábuas da lei recortadas em sulfite.

1 figura representando a família.

Bíblia;

 

Acolhida

Receber as crianças com muita alegria.

Fazer a oração inicial: Pai Nosso

 

·         Fazer algumas perguntas e prestar atenção nas respostas:

·         No lugar em que vivemos tudo é bom?

·         O que vocês acham que existe de mal? Por quê?

·         Deus nos criou a sua imagem e semelhança e queria que nós nos respeitássemos como irmãos, fazemos isso hoje? Como vocês tratam os seus irmãos?

·         Já viram alguém sofrer? (deixe que eles contem as histórias)

 

Ver

Levar uma figura de um carro e comentar: quais os tipos de carros que conhecem? O que faz um carro andar? O que precisa para dar partida em um carro?

- A partir do exemplo do carro, mostrar que, como o carro precisa de estradas para andar, nós também precisamos de uma estrada para seguir.

- Fazer junto com os catequizandos, a relação entre o que observaram e comentaram sobre os carros e nossa vida, destacando os seguintes aspectos: carro é como a nossa vida, o motor é o coração e a chave de partida é a voz de Deus que orienta a consciência.

- Carro é nossa vida – comentar como guiamos o carro também guiamos a nossa vida. Para guiar um carro precisamos conhecer as normas e leis de trânsito. A nossa vida também precisa de leis que nos ajudem a viver melhor.

- Organize uma conversa perguntando se eles lembram o que são leis? Quais leis eles conhecem? Se as leis são importantes na vida de uma pessoa? Por quê? Como ajudam as pessoas a viverem melhor?

- Motor é a consciência – Deus, nosso Pai, colocou em cada pessoa a consciência que está sempre vigilante, dizendo: “isto é de Deus, pode fazer”, ou, então, “isto não é do bem, afaste-se”.

- Chave de partida é a voz de Deus que orienta a consciência – se obedeço à voz da consciência, sou feliz.

 

Iluminar

- Os Mandamentos de Deus são leis que devem ser seguidas por todos. Quando elas são respeitadas as pessoas são felizes, mas quando são deixadas de lado acontece a dor,

 o sofrimento e todo o tipo de sujeira que o pecado produz.

 

Levar algo que suje bastante (uma calda de chocolate por exemplo) e mostrar para eles que o pecado é daquela jeito, bonito, cheiroso, gostoso, mas quando nós pecamos ficamos sujos (ai passar a calda de chocolate nas mãos, rosto...) e ficamos sujos. Quando nós pegamos em um irmão deixamos ele "sujo" do pecado... Ai mostra que a calda de chocolate vai sujando a medida que pegamos em algo.. Uma boa maneira de representar o que o pecado faz e como ele nos deixa sujos

 

- Fazer a correspondência dos Dez Mandamentos com a vida. Lembrar que os conselhos recebidos dos pais é a voz de Deus que lembra os Dez Mandamentos. Recordar a história de Moisés e da Aliança.

 

Ler Ex 20, 1-17.

Explicar que Deus fez uma aliança, um compromisso com seu povo, para que o povo pudesse ser feliz na terra que eles iriam habitar.

-Deus quer que cada um de nós seja fiel a esses mandamentos para que a nossa vida seja cada vez mais santa.

-Os Mandamentos que Deus nos dá são para mostrar o caminho da nossa felicidade aqui e no céu.

-Quem não respeita as leis de Deus acaba fazendo o mal aos outros e a si mesmo. Será sempre infeliz.

- Explicar que os 3 primeiros mandamentos são para o nosso relacionamento com Deus.

-Ler Lc 24, 1-8 para explicar porque hoje nós guardamos o domingo e não o sábado.

-Apresentar uma figura de uma família e perguntar o que pensam sobre Família e o que entendem sobre respeitar pai e mãe.

-Pedir para que eles memorizem os 10 mandamentos.

 

Dinâmica: Caça ao tesouro-

Faça uma “Arca da Aliança” e coloque nela os 10 mandamentos. Deixe-a guardada, pode ser na bolsa mesmo.

Espalhe pistas pela sala, tais como:

1° Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.

2° Você está quase perto.

3° Está morno. Por isso você vai ganhar uma balinha.

4° Leia na Bíblia o capítulo 20 do livro de Êxodo e diga o nome do monte onde Moisés recebeu os Mandamentos. Se acertar todos vocês ganharão um marcador de Bíblia ou  um santinho.

Espalhe várias pistas...

Inicie dizendo que você escondeu os dez mandamentos em algum lugar na sala e peça para as crianças encontrá-los.

Ao final, após eles encontrarem todas as pistas, diga onde os 10 mandamentos estão escondidos e fale que o mais importante é guardar no coração cada um dos 10 mandamentos.

 

Agir

Pedir que eles escrevam no caderno pelo menos um pecado que tenham cometido. Fechar os olhos e procurar ouvir a voz que fala dentro de nos. Essa voz de Deus que nos ilumina é o Espírito Santo.

 

Celebrar

- Em um momento de reflexão, explicar que no coração de cada um de nós está presente esta mesma Lei. Nosso desejo de amar, de ser feliz e de ajudar as pessoas é a maior prova disso.

- Pedir para cada catequizando fazer uma oração de agradecimento a Deus por ter nos dado a Lei do Amor como meio para ser feliz.

 

 

 


APROFUNDAMENTO PARA O CATEQUISTA

 

A Lei que está na Bíblia chama-se "A Lei dos dez Mandamentos" (Ex 20,1-17).

Deus a entregou a Moisés, depois que Libertou seu povo da escravidão do Egito. Isto foi em torno do ano 1250 a.C.

Jesus não anulou esta Lei. Ele veio completá-la (Mt 5,17), e ela vale até hoje para todos aqueles que acreditam em Deus.

Uma lei é uma indicação na estrada. Indica o caminho a seguir. É uma ajuda na caminhada; é uma ferramenta no trabalho. Pela Lei dos Dez Mandamentos, Deus indicou o caminho certo para o povo:

1. nunca mais voltar a viver na escravidão;

2. conservar a liberdade que conquistou, saindo do Egito;

3. viver na justiça e na fraternidade;

4. ser sinal de Deus no mundo;

5. organizado em comunidades, ser resposta ao clamor de todo o povo;

6. ser um anúncio e uma amostra daquilo que Deus quer para todos;

7. chegar à prática perfeita do amor de Deus e do amor ao próximo.

Os Dez Mandamentos nos fazem conhecer melhor os nossos deveres, os nossos direitos e a nossa missão.

No dia em que Deus proclamou a lei dos Dez Mandamentos para a primeira comunidade do Povo de Deus, ele reuniu o pessoal ao pé do Monte Sinai. Mas, antes de proclamá-la, declarou o motivo e a autoridade da nova lei e anunciou solenemente o titulo dos Dez mandamentos. Deus disse: “Eu sou Javé, o teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da escravidão" (Ex 20,2)

O povo sentiu, nesta declaração da Lei, que Deus é o nosso Libertador e o que fez Deus decretar a Lei foi o "clamor do povo”. Ele disse a Moisés: “Eu vi a miséria do meu povo que está no Egito.

Ouvi o seu clamor por causa dos seus opressores, pois eu conheço as suas angústias.

Por isso, desci a fim de libertá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e vasta onde corre leite e mel" (Ex 3,7-8)

Os mandamentos são a resposta de Deus ao clamor do povo oprimido. A fiel observância dos mandamentos impede a volta do povo à escravidão.

Por isso, em cada mandamento, deveríamos perguntar: qual é o clamor que está por trás dele?

No tempo de Jesus havia alguns fariseus que ensinavam os mandamentos, sem observá-los (Mt 23,4; Mc 7,8-13; Jo 7,19) . Só repetiam a letra, mas matavam o espírito da Lei (Lc 11, 39- 44; 2Cor 3,6). Esqueciam que a lei tinha sido dada para libertar e educar (Gl 3,21) e a transformaram em instrumento de opressão (Lc 11,46; Mt 11,28).

Jesus criticou a interpretação dos fariseus e dos doutores (Mt 5,20; 26,1-36) e deu uma nova explicação (Mt5,17-48).

Fonte: Fé, Vida e Comunidade, Livro do Catequista, Paulus, 2003 – p. 98-99.

 

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

O DECÁLOGO E A LEI NATURAL

2070. Os Dez Mandamentos fazem parte da revelação de Deus. Mas, ao mesmo tempo, ensinam-nos a verdadeira humanidade do homem.

Põem em relevo os deveres essenciais e, por conseguinte, indiretamente, os direitos fundamentais inerentes à natureza da pessoa humana. O Decálogo encerra uma expressão privilegiada da «lei natural»: No princípio, Deus admoestou os homens com os preceitos da lei natural, que tinha enraizado nos seus corações, isto é, pelo Decálogo. Se alguém não os cumprisse, não se salvaria. E Deus não exigiu mais nada aos homens» (20).

2071. Embora acessíveis à simples razão, os preceitos do Decálogo foram revelados. Para atingir um conhecimento completo e certo das exigências da lei natural, a humanidade pecadora precisava desta revelação:

«Uma explicação completa dos mandamentos do Decálogo tornou-se necessária no estado de pecado, por causa do obscurecimento da lei da razão e do desvio da vontade» (21)

Nós conhecemos os mandamentos de Deus pela revelação divina que nos é proposta na Igreja e pela voz da consciência moral.

A OBRIGAÇÃO DO DECÁLOGO

2072. Uma vez que exprimem os deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo, os Dez Mandamentos revelam, no seu conteúdo primordial, obrigações graves. São basicamente imutáveis e a sua obrigação impõe-se sempre e em toda a parte. Ninguém pode dispensar-se dela. Os Dez Mandamentos foram gravados por Deus no coração do ser humano.

2073. Mas a obediência aos mandamentos também implica obrigações cuja matéria, em si mesma, é leve. Assim, a injúria por palavras é proibida pelo quinto mandamento, mas só poderá ser falta grave em razão das circunstâncias ou da intenção de quem a profere.

«SEM MIM, NADA PODEIS FAZER»

2074. Jesus diz: «Eu sou a cepa, vós as varas. Quando alguém permanece em Mim, e Eu nele, esse é que dá muito fruto, porque, sem Mim, nada podeis fazer» (Jo 15, 5). O fruto, a que se faz referência nesta palavra, é a santidade duma vida fecundada pela união com Cristo. Quando cremos em Jesus Cristo, comungamos nos seus mistérios e guardamos os seus mandamentos, o Salvador vem em pessoa amar em nós o seu Pai e os seus irmãos, o nosso Pai e os nossos irmãos. A sua pessoa toma-se, graças ao Espírito, a regra viva e interior do nosso agir. «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei» (Jo 15, 12).