Drogas e Álcool

 

 

Objetivos

Orientar os jovens sobre atitudes que viciam, em particular as drogas e o álcool, e as conseqüências da sua prática: dependência química, doenças, AIDS etc.

 Buscar informações e conhecimentos para evitar a destruição causada pelas drogas e pelo álcool.

 

Preparação para o encontro

Papel e canetas ou lápis.

Cópias dos textos para dinâmica.

Jornais, revistas, pesquisa na internet, papel, cola e pincel atômico.

Vasilha tipo cinzeiro, fósforo.

 

Acolhida

Oração inicial

 

MUNDO VAZIO

Famílias desunidas falta de harmonia dentro de casa, tudo isso abre as portas para o mundo do vício. A falta de fé e de um objetivo de vida, também pode ocasionar esse tipo de doença.

Apresentar o questionamento: será que isso não é a causa dos vícios? Por que buscamos fora de nós algo que só a gente pode dar: auto-estima?

 

Ver

Perceber o quanto é bom viver.

a) Passar um espelho e cada qual olhando-se dirá os motivos de ser uma pessoa feliz.

b) Escrever em pequenas faixas as frases e cada participante receberá uma:

• Amo a vida. Como?
• Respeito à vida. Como?
• Valorizo a vida. Como?
• Luto pela vida. Como?
• Agradeço a vida. Como?
• Creio na vida. Como?
• Vivo intensamente a vida. Como?
• Grito por mais vida. Como?
• Desejo mais vida. Como?
• Descubro mais vida. Como?
• Aprendo com a vida. Como?
• Favoreço mais vida. Como?
• Ajudo a criar mais vida. Como?
• Multiplico a vida. Como?
• Cuido da vida. Como?
• Festejo a vida. Como?

 

A vida: um presente maravilhoso.

Não existe nada mais significado do que a vida. Viver é simplesmente fascinante. O maior presente que recebemos do Criador é a vida. Juntamente com a vida, Deus nos deu o dom da liberdade. A vida está em nossas mãos. Jesus veio nos ensinar o caminho do bem viver. Não somos obrigados a nada. Porém, de acordo com nossas escolhas, temos de assumir as consequências. Vamos nos esforçar em escolher sempre o caminho do bem, do amor, da amizade, da bondade e da fé. Deus quer que nossa vida seja bela e realizada. Para tanto, é preciso ficar longe da maldade, dos vícios, das drogas e da violência.

A vida: um presente maravilhoso.

Não existe nada mais significado do que a vida. Viver é simplesmente fascinante. O maior presente que recebemos do Criador é a vida. Juntamente com a vida, Deus nos deu o dom da liberdade. A vida está em nossas mãos. Jesus veio nos ensinar o caminho do bem viver. Não somos obrigados a nada. Porém, de acordo com nossas escolhas, temos de assumir as consequências. Vamos nos esforçar em escolher sempre o caminho do bem, do amor, da amizade, da bondade e da fé. Deus quer que nossa vida seja bela e realizada. Para tanto, é preciso ficar longe da maldade, dos vícios, das drogas e da violência.

 

Iluminar

Ninguém é forte quando se trata de vícios. Há artistas e esportistas famosos que se deixam levar pelos vícios e se dão mal. Os vícios acabam com a vida da pessoa e com todos os seus objetivos, com todos os seus projetos para o futuro.
Muitas vezes as causas dos vícios são: a solidão, a falta de carinho, o egoísmo, o individualismo, a vaidade, a facilidade de se obter tudo na vida, a ociosidade (ficar à toa), a preguiça, a falta de religião, a falta de oração, a falta de diálogo em casa, na escola ou em outro lugar etc.

 

RELIGIÃO X VÍCIO
Para a igreja, o alcoolismo e as drogas são doenças do corpo e da alma. Muitas vezes, a falta de fé abre caminho para que as forças do mal se aproximem dessas pessoas. Por isso, alem do apoio médico e psicológico, é necessário que o viciado esteja predisposto à conversão religiosa. Ao se aproximar de Deus, o tratamento surtirá efeito e será mais fácil encontrar o caminho da libertação.

A vida e saúde são bens preciosos confiados por Deus. Todo o tipo de excesso conduz ao desequilíbrio, e o desequilíbrio conduz à queda. Da mesma forma, o alcoolismo e as drogas, além de serem um desrespeito ao corpo e à saúde que Deus nos deu, levam a pessoa a cometer uma série de pecados que a afastam de Deus e da comunidade: colocar as drogas e o álcool acima de tudo, transformando-os em “ídolos” e “senhores” de suas vidas, além de mentir, agredir, ferir, roubar e até matar em nome do vício.

Os excessos são contrários à virtude da temperança, ou seja, da moderação e do equilíbrio. Diz o Catecismo da Igreja Católica que “a temperança é a virtude moral que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade”. A Bíblia nos convida a vive neste mundo com “autodomínio, justiça e piedade” (Tt 2,12). Deus quer que sejamos livres, e não escravos de coisa alguma, muito menos das drogas.

 

Dinâmica – Jogo Perfil

 

Agir

É preciso escolher hoje para ser feliz amanhã. Buscar fazer tudo conforme a vontade de Deus, sabendo que Ele nos amou primeiro.

 

Celebrar

Cada um escreve num pedaço de papel os vícios que possui: bebida, cigarro, sexo, doce, televisão, café... Dobrar esse papel e colocar dentro de uma vasilha tipo cinzeiro. Queimar os papéis, pedindo a força do Espírito Santo para que nos libertemos dessas situações. Tudo que escraviza gera a morte. Nós somos filhos do Deus da vida. Não pertencemos a essas realidades.

Ler Isaías 43, 1-7

 

ORAÇÃO CONTRA OS VÍCIOS
“Deus, dai-me forças para encontrar meu verdadeiro caminho. Ajudai-me a ter coragem para lutar contra o vício. Colocai suas mãos sobre minha cabeça para que eu possa caminhar sóbrio (a). senhor faça com que eu veja que a felicidade não está em um copo de álcool ou em dose de droga. Obrigado (a) por ter me dado a vida e uma família. E com elas, quero viver em paz. Mostrai-me que a

felicidade e o vicio juntos não podem fiar em mim e dai-me forças para abandonar o vicio e ser feliz. Amém.”

 

 

 


Drogas e Álcool

 

Recursos audiovisuais ou dinâmicas propostos: Testemunho de pessoas em reabilitação ou totalmente curados (o Cléber se disponibiliza para falar de sua experiência e como a Igreja e o terço dos homens o ajudaram a recomeçar, 9947 - 2246).

 

Hoje é cada vez mais comum e cada vez mais precoce o consumo do álcool, nossa juventude se rende cada vez mais cedo aos entorpecentes e usam o álcool e tabaco como porta de entrada para drogas mais pesadas como a cocaína e o crack, chegando ao absurdo de no senso comum a maconha já ser considerada um risco menor. Isso se dá por diversos motivos, as dificuldades e transformações da adolescência, a necessidade de afirmação e de se encontrar, problemas familiares, entre outros. E é essa família a maior arma que se têm para enfrentar essa guerra. Na bíblia quando Jesus diz: “deixe vir a mim as crianças”, seus pais de bom grado as “entregam” nas mãos do Senhor.

Mas hoje as crianças estão soltas por aí, como ovelhas desgarradas, seja por falta de tempo dos pais ou pelo triste enfraquecimento da família como instituição Sagrada que se torna cada vez mais um acordo comercial ou de satisfação particular dos indivíduos. A família deve lutar pelos filhos, por passar tempo com seus filhos e também pelo direito de entregá-los a quem possa fazer o melhor por eles, e não ao mundo. As famílias tem perdido uma guerra contra os traficantes, os espaços deixados vagos pelas famílias estão sendo disputados e tristemente preenchidos por traficantes. Por isso esse tema, esse encontro deve ser focado não só nos adolescentes, mas também se possível em suas famílias. Só com a participação da família pode-se ganhar esta guerra.

 

As drogas e o uso precoce e indiscriminado do álcool debilitam e viciam o ser, que prejudica assim seu corpo e mente, e este deve sabe que é deste corpo e desta mente que deve prestar conta em seu juízo particular e também que não pode abdicar destes para ter vida em plenitude. Qualquer vício leva o ser humano a pecar em várias instâncias, podendo ter esse vício advindo da soberba e outros pecados capitais, o vício seja qual for peca contra o maior presente de Deus Pai para conosco: o livre arbítrio.

Não é necessário vasto estudo sobre drogas e álcool para constatar que um indivíduo sobre efeito de tais substâncias não dispõe da faculdade de fazer opções, tendendo sempre para a morte e a própria destruição. Talvez o jovem alcoolizado ou drogado não acredite que possa se destruir com seus vícios, mas isso é comprovado medicamente e visivelmente nenhum ser entorpecido aparenta padecer de controle sobre suas ações, sobre seus reflexos e sobre seu corpo como todo. Se todos os dependentes e/ou ex-dependentes forem questionados sobre como começaram, todos responderiam que foi pelo 1º gole/trago/cigarro/carreira e que nunca imaginavam que se viciariam. Diriam que detinham “controle” sobre aquele que um dia, passou a controlá-los: o álcool e/ou a droga. O pensamento entorpecido não contém discernimento.

A principal característica do vício é que o mesmo é antagonista das virtudes. Especialmente as virtudes cristãs que se originam e tomam forma a partir da caridade humana que se caracteriza pelo domínio do espírito sobre o corpo e sobre suas vontades. O vício como antagonista da virtude toma forma através do egoísmo.

Para seguir a Cristo, como autêntico cristão, deve-se tentar, portanto, caminhar em meio as virtudes e fazer o correto uso do livre arbítrio, buscando a porta estreita, o altruísmo por meio da caridade, assim conhecendo sua verdadeira essência como filho de Deus, livre de qualquer vício e fraqueza que conduza as drogas e à morte.

 

A bebida e a Bíblia (estudosdabiblia.net): Não eram usados como bebidas, mas apenas como se usa um copo de água ou uma xícara de café que se bebe com a refeição. Vários textos bíblicos parecem apontar para esse uso do vinho - como uma bebida para acompanhar as refeições (observe 1 Timóteo 3:3, 8; Tito 1:7; Mateus 11:18-19).

O tipo de bebidas alcoólicas usado em nossa sociedade é o mesmo tipo sistematicamente condenado na Bíblia ( naquela época seria necessário beber muito para obter a quantidade de um pouco de álcool de hoje. E a Bíblia condena - Efésios 5:18/ Provérbios 23: 29-35/ I Coríntios 6 : 12 / II Pedro 2: 19/ I Coríntios 8:9-13 / Efésios 5: 18  etc...). “Jamais fiquei sabendo de alguém que tomasse um pequeno copo de vinho fraco diluído na proporção 4:1 de água como acompanhamento de uma refeição”. Os vinhos, as cervejas e os licores de hoje enquadram-se na categoria de bebida forte, e nenhum texto sequer pode ser encontrado na Bíblia que permita que sejam consumidos por um filho de Deus.

PROVÉRBIOS 20.1 "A bebida forte é alvoroçadeira, o vinho é escarnecedor, aquele que neles pecar, não será salvo". A Bíblia não diz "....aquele que beber...." ela fala em pecar e pecar em bebida é exagerar, é ficar bêbado. Em muitas outras passagens ela até diz "bebe teu vinho, come teu pão, em paz...."Não podemos pegar tudo ao pé da letra, como alguns fanáticos ou interesseiros fazem. Se for como eles querem, nem vinagre podia ser colocado na salada, vinagre é vinho. A passagem de Ef.5:18 proíbe a embriaguez e não o ato de beber moderadamente.


Perfil –

Assunto: DROGAS

 

NOME

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHAS

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

A- CRACK.

1- Denominação inspirada no aspecto da droga, mais seca que a cocaína.

2- Feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio.

3- Esta droga eleva a temperatura do corpo, podendo causar no dependente um acidente vascular cerebral.

4- O usuário tem alucinações e paranoia (ilusões de perseguição).

5- As chances de recuperação são das mais baixas que se conhece dentre todas as droga-dependências.

6- É mais barato que a cocaína mas, como seu efeito dura muito pouco, acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro, pois seu consumo passa a ser maior.

7- A fumaça produzida pela queima da droga chega ao sistema nervoso central em dez segundos.

8- Frequentemente leva o usuário que não tem capacidade monetária para bancar o custo do vício à prática de delitos e para obter a droga.

9- Com apenas três ou quatro doses, às vezes até na primeira, o usuário se torna completamente viciado

10- O efeito de euforia produzido por esta droga é mais forte do que o da cocaína.

 

 

B- ECSTASY

1- Causa sensação de bem estar generalizado, alucinações visuais e táteis, agitação, aumento dos batimentos cardíacos e da temperatura corporal.

2- Durante o período de intensidade da droga  podem surgir circunstâncias perigosas: náuseas, desidratação, hipertermia, hiponatrémia, hipertensão.

3-Princípio ativo: metilenodioximetanfetamina (MDMA), XTC, ADAM, MDM.

4- Dependendo da quantidade ingerida, demora tipicamente 30 minutos a surtir efeito. A duração do efeito é de cerca de 4 a 8 horas, quando ingerido oralmente.

5- É uma droga moderna sintetizada.

6- Normalmente é produzido em países Europeus em laboratórios especializados.

7- É vendido sob a forma de comprimidos e ocasionalmente em cápsulas.

8- Pode acarretar perda de memória total para utilizadores muito frequentes a longo prazo, perda de eficácia do cérebro e uma maior necessidade de energia desse órgão, também a falta de apetite.

9- Também conhecida como pílula do amor.

10-  Os efeitos ouvindo Psy Trance (Trance psicadélico ou psicodélico é uma forma de música eletrônica) podem ser mais euforicos.

 

 

C- MACONHA

1- O principal composto químico psicoativo presente é o tetrahidrocanabinol (THC).

2- O consumo humano teve início no terceiro milênio a.C..

3- Produz sensação de relax, maior sensibilidade, perda de concentração motora e da memória recente.

4- É consumida mais frequentemente inalando-se a fumaça ou vapor.

5- Difundida na América Central sob o nome de marijuana e la soñadora.

6-A principal consequencia do uso crônico são complicações pulmonares,como a bronquite.

7- Este termo referem-se às folhas secas das plantas Cannabis e às flores das plantas femininas

8- Traz os mesmos problemas que fumar cigarro de tabaco: bronquite, asma, faringite, enfisema e câncer;

9- Em altas doses pode causar paranóia.

10- Praticamente, não oferece nenhum tipo de risco em relação a overdose, mas usada a longo prazo causa perda de motivação.

 

 

D- HEROÍNA

1- Causa surdez, cegueira e inflamações nas válvulas cardíacas.

2- Produz euforia e bem estar, mas a sua ação necessita de doses cada vez maiores para se manter ao mesmo nível-fenomeno de tolerância.

3- Os batimentos cardíacos e respiração diminuem, sintoma muito comum no uso de opiáceos, sendo inclusive a causa de morte por overdose, insuficiência respiratória.

4- Logo após o uso, a pessoa fica num estado sonolento, fora da realidade.

5- A dependência física surge 6-10 horas depois da última dose e caracteriza-se por síndrome do "peru gelado"( tremores, ereção dos pêlos).

6- A diacetilmorfina é uma droga opióide semi-sintética.

7- Seu nome originou-se da palavra alemã "heroisch", heróico, uma referência à sua estimulação e analgesia.

8- As primeiras sensações são de euforia e conforto.

9- Um sinal importante é a miose (constrição da pupila do olho), já que não ocorre com outras drogas

10- Produzida e derivada do ópio, extraído da cápsula (fruto) de algumas espécies de papoula.

 


 

 

E- COCAÍNA

1- No passado foi popularizada como tratamento para a toxicodepêndencia de morfina.

2- Derivada do arbusto Erythroxylum coca, tem efeitos anestésicos.

3- Muitos preferem esta droga ao crack, pois já estão viciados psicologicamente no ritual da inalação.

4- Povos nativos da América do Sul a mastigavam as folhas da planta que dá origem a esta droga, para ajudar a suportar a fome, a sede e o cansaço,

5- Benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico é um alcalóide usado como droga.

6- O consumidor sente-se extremamente auto-confiante, poderoso,irresistível e capaz de vencer qualquer desafio, de uma forma que não corresponde à sua real situação ou habilidade.

7- Tem o aspecto de um pó branco e cristalino (é um sal).

8- Alguns consumidores chegam a injetar a droga diretamente na corrente sangüínea, o que eleva consideravelmente o risco de uma parada cardíaca irreversível, causada por uma overdose.

9- Pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração da droga.

10- Normalmente se apresenta sob forma de pó.

 

 

F- LSD

1- O uso desta driga podem ser devastador (pânico, desencadeamento de psicose, estresse pós traumático, síndrome serotoninérgica entre outros)

2- Foi descoberto em 1938 na Suíça, como parte de um grande programa de pesquisa em busca de derivados da ergolina que impedissem o sangramento excessivo após o parto.

3- Faz a pessoa perder a noção da realidade e provoca fortes alucinações

4- É consumido por via oral, absorção sub-lingual, injetada ou inalada.

5- Atingiu o apogeu de sua popularidade na década de 1960, estando seu consumo constantemente associado ao movimento psicodélico

6-  Dietilamida do ácido lisérgico

7- Supõe-se que a dose letal varie de 200 µg/kg a mais de 1 mg/kg de massa corporal humana.

8- Uma dose de apenas 25 microgramas é suficiente para uma "Viagem" de uma noite inteira (só para ter uma idéia, um selo de correio pesa 60.000 microgramas).

9- ocorre naturalmente como resultado das reações metabólicas do fungo Claviceps purpurea

10- É uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas.

 

 

G- ANFETAMINAS

1- Meio grama já é o suficiente para manter-se acordada por durante horas

2- Durante a Segunda Guerra Mundial, tanto os aliados como as potências do Eixo empregaram sistematicamente esta droga para elevar o moral, reforçar a resistência e eliminar a fadiga de combate de suas forças militares.

3- Geralmente ingeridas por via oral em comprimidos,pode ser consumidas por via intravenosa (diluídas em água destilada) ou ainda aspiradas na forma de pó, igual a cocaína.

4- Ultimamente usada para a composição de fórmulas para emagrecer

5- Tem estrutura molecular semelhante ao hormônio epinefrina (adrenalina).

6- Esta droga começou a ser usada pelos médicos (no século passado) para aliviar fadiga, alargar as passagens nasais e bronquiais e estimular o sistema nervoso central.

7- Causa palpitações e estimula a vontade de urinar;

8- Em estado puro, têm a forma de cristais amarelados, com sabor intragavelmente amargo.

9- O uso crônico causa emagrecimento acentuado e problemas cardíacos.

10- durante uma overdose, a temperatura aumenta tanto que a pessoa pode entrar em convulsão, exigindo atendimento médico imediato.

 

 

J- ÁLCOOL

1- Com o passar do tempo, pode provocar tudo: desde tremores e problemas de estômago, fígado e pâncreas, até alucinações horríveis e assustadoras.

2- Produzido pela fermentação de açúcares contidos em frutas, grãos e em caules

3- Cerca de 5% dos jovens brasileiros entre 9 e 18 anos (perto de 1 milhão e meio de pessoas) exageram na dose

regularmente.

4- Afeta a capacidade que as pessoas têm de reter novas informações.

5- Vai deixando a pessoa "desligada", parada, sem condições de tomar decisão.

6- É a droga mais consumida pelos adolescentes.

7- O consumo não moderado está associado a um maior risco de doença de Alzheimer e outras doenças senis, angina de peito, fraturas e osteoporose, diabetes, úlcera duodenal, cálculo biliar, hepatite A, linfomas, pedras nos rins, síndrome metabólica, câncer no pâncreas, ...

8- É um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos.

9- Diminui as atividades cerebrais (reflexo, coordenação motora, memória)

10- Um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte submeteu ratos ao equivalente a quatro dias de intensa bebedeira. O dano cerebral nas cobaias adolescentes foi duas vezes maior do que nas adultas.

 

 

H- HAXIXE

1- Sintomas físicos: vermelhidão nos olhos; aumento da pressão arterial ; fotofobia; dilatação dos brônquios, Tosse; Boca seca.

2- encontra-se difundido principalmente no oriente e norte da África, onde o consumo por parte dos árabes remonta a tempos antigos.

3- Utilizado como entorpecente, que pode ser fumado ou ingerido

4- Sintomas psíquicos: diminuição de reflexos e capacidade de operar máquinas;  sonolência, euforia, alteração da memória imediata, sensibilidade aumentada para estímulos externos, ideias paranóicas e pensamentos fragmentados.

5- O processo de fabricação é simples, totalmente artesanal e dispensa o uso de qualquer componente químico.

6-Pode ou não ser misturado com o tabaco e fumados na forma de cigarros, cachimbos, etc.

7- Na religião hindu é considerado um presente dos deuses.

8- É uma resina concentrada, produzida a partir das plantas fêmeas da cânabis.

9- Geralmente tem maior concentração de THC do que no formato natural[

10- os seus efeitos sobre o organismo humano são mais fortes que os da maconha.

 

I- CIGARRO

1- pelo seu consumo matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente.

2- É uma droga lícita.

3- As doenças ocasionadas pelo seu uso matam mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.

4- Suas formas mais antigas foram atestadas na América Central por volta do século IX na forma de cachimbos feitos de bambu.

5- Causa dependência física e psicológica pelo consumo de nicotina

6- É o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro (câncer no Brasil), 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por derrame cerebral.

7- O organismo passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o dependente.

8- Cerca de 90% dos usuários tornam-se dependentes entre os 5 e os 19 anos de idade.

9- Causa inúmeros danos ao coração e pulmão, tal como infarto e câncer.

10- As doenças causadas são responsáveis por perdas econômicas de aproximadamente US$ 200 bilhões de dólares, no mundo.