Sou Batizado(a)

 

Objetivos

Relacionar a missão de Jesus com a missão das igrejas cristãs de hoje.

Compreender que o Batismo de Jesus marca o início de sua vida pública assim como o nosso Batismo inicia-nos na vida cristã.

 

Preparação para

o encontro

Bíblia, cópias dos desenhos.

Fotos de pessoas sendo batizadas, imagens do Batismo de Jesus, uma vela, uma bacia com água e uma toalha branca.

 

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

 

Ver

- Apresentar a pessoa de João Batista, primo de Jesus, que veio antes dele para ajudar o povo a se preparar para recebê-Lo.

Ao completar 30 anos de idade Jesus deixa Nazaré, cidade onde morava, e vai para o Rio Jordão encontrar-se com João Batista.

Este batizava as pessoas, preparando-as para a vinda do Salvador, do Messias. Jesus foi pedir a João que também o batizasse.

Vamos ler o texto de Marcos 1, 9-11.

 

1 – Que é que João dizia para quem pensava que ele era o Cristo?

2 – O que João usava para realizar o batismo?

3 – Segundo João, com o que iria batizar o Cristo?

4 – Que aconteceu quando Jesus foi batizado?

5 – De quem era o voz que veio do céu e o que disse?

 

Após o Batismo Jesus inicia a sua missão que é anunciar que Deus Pai ama todas as pessoas e as coisas criadas.

 

Por que Jesus foi batizado? Apesar de Jesus não ter pecado algum, quis ser batizado para nos mostrar que era solidário com a humanidade pecadora, a qual viera salvar.
De quem Jesus é filho? Jesus é o Filho de Deus.
O que aconteceu na hora do batismo de Jesus? O céu se abriu e uma voz disse "Você é meu filho querido.Coloco todo o meu amor". Ao mesmo tempo, o Espirito de Deus em forma de pomba ficou sobrevoando a cabeça de Jesus.

 

Iluminar

- Apresentar fotos de pessoas sendo batizadas, imagens do Batismo de Jesus, uma vela, uma bacia com água e uma toalha branca.

- Perguntar quem já participou da celebração de um batizado.

- Contar o que ocorre em um batizado:

♥ como agem as pessoas;

♥ quais são os símbolos e o significado de cada um;

♥ o que o padre diz, o que os pais e padrinhos respondem;

♥ qual o compromisso e quem assume.

- Conversar sobre:

♥ o Batismo oferecido por João Batista;

♥ o pedido de Jesus para ser batizado e a atitude de João Batista;

♥ os sinais do batismo de Jesus;

♥ o que representa o Batismo de Jesus;

♥ o sentido do Batismo de Jesus e o nosso Batismo.

 

O que significa  o nosso batismo? O Batismo é um novo nascimento. Nascemos para uma vida nova e nos tornamos irmãos uns dos outros.

- Ressaltar a importância do Batismo na vida de todo cristão.

Qual o significado da palavra Batismo?

Explique que a palavra batismo significa mergulho, pois na igreja primitiva, as pessoas eram mergulhadas totalmente na água.  Este era o batismo de imersão. O gesto de mergulhar na água possui dois significados:
-Estar mergulhado em Cristo: quem tomou esse banho não pode viver de qualquer jeito, mas deve procurar viver como Cristo viveu.
-Morrer-viver: como Cristo morre por amor, é necessário morrer para o pecado, evitando tudo aquilo que nos afasta de Deus e ressurgir, viver em Cristo. (...)

Porque somos batizados ainda crianças ?
Batizar as crianças, segundo a importância que é o sacramento do "Batismo", pois "quem não renascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus". Cristo chama todos ao batismo - Apesar de os protestantes modernos serem os principais opositores do batismo de crianças, a Igreja Cristã historicamente sempre sustentou que as leis de Cristo se aplicam às crianças da mesma forma como aos adultos, pois Cristo disse que ninguém poderá entrar no céu a menos que tenha renascido pela água e pelo Espírito (Jo 3,5). Suas palavras devem ser aplicadas a todos aqueles que desejem ter direito ao seu reino. Ele também defendeu este direito mesmo às crianças, deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham (Mt 19,14).

A Sagrada Escritura menciona vários personagens pagãos que professaram a fé cristã e se fizeram batizar "com toda a sua casa", o chefe de família com todos os seus domésticos, inclusive crianças.

 

Agir

Fui batizado, nasci para a vida cristã! A vida publica de Jesus tem inicio com o seu batismo por João no rio Jordão. Ser batizado é assumir a mesma missão de Jesus.

Contar em casa o que você aprendeu hoje  sobre o Batismo e perguntar a seu pais quando, como e onde foi o seu batizado.

Rezar pelos seus padrinhos, visitá-los ou telefonar-lhes.

 

Celebrar

O batismo de Jesus marca o inicio de sua vida publica assim como o nosso batismo inicia-nos na vida cristã. Desde pequeninos, quando fomos batizados, somos chamados a fazer a vontade de Deus, e assim fazer parte da família de Jesus.

 

Oração final: Creio

 

 

 

APROFUNDAMENTO PARA O CATEQUISTA

A vida pública de Jesus tem início com o seu batismo por João no rio Jordão. João Batista, o precursor de Jesus, proclamava "um batismo de arrependimento para remissão dos pecados" (Lc 3,3). Por isso era procurado por muitas pessoas de diferentes grupos e classes sociais que vinham fazer-se batizar por ele.

O seu batismo visava preparar as pessoas para a chegada daquele que vem mostrar a proximidade do Reino (cf. Mt 1,15), por isso dizia: "depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu não sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias" (Mc 1,17).

Quando Jesus vai ao Jordão e pede a João para ser batizado por ele, este o questiona. Jesus insiste na necessidade de ser batizado por João. Com sua atitude demonstra que Ele, mesmo sem ser pecador, se solidariza com a condição dos pecadores.

Durante o batismo de Jesus duas provas divinas acontecem: os céus se abriram e o Espírito de Deus desceu como pomba e pousou sobre Jesus e uma voz do céu disse: "Tu és o meu Filho amado, de ti eu me agrado" (Mc 1, 11). Assim, o Pai e o Espírito Santo dão testemunho da divindade de Jesus e de sua missão salvífica.

O batismo de Jesus marca o inicio de sua vida publica. Ele deixa Nazaré e se coloca a serviço do povo em favor da vida. Ele mesmo falou:

"Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10). Para nós o batismo marcou uma nova vida. Ser batizado é assumir a mesma missão de Jesus. Nós, cristãos, somos chamados a lutar pela vida, onde ela é ameaçada.

Fonte: Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, Vol. I, Ed.Vozes, 2008 – p. 34.

 

SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS DO BATISMO

 

NOME (APRESENTAÇÃO DA CRIANÇA)

O nome da criança é muito importante. Ele representa que é o único para Deus e para a humanidade. Valorizar o nome de alguém é reconhecer a sua dignidade. No evangelho Jesus nos diz que o pastor chama cada uma das ovelhas pelo nome e caminha na frente delas. Deus é assim: Ele chama cada um por seu nome e guia o seu caminho.

 

O SINAL DA CRUZ

É o sinal do Cristo salvador, sinal da vida que vence a morte. A cruz, na época de Jesus, era um instrumento de condenação. Os que não cumpriam as leis, que cometiam algum crime eram crucificados. Quem era pregado na cruz não tinha direito à sepultura, ficava pregado na cruz até que o corpo fosse sendo consumido pelo tempo e

comido pelos animais e aves. Era um jeito bárbaro de amedrontar as pessoas que transgrediam as leis.

O Filho de Deus participou da pior condenação. Foi acusado de subversivo. Se opôs a normas e leis que impunham um fardo pesado incapaz de ser carregado pelos pobres. Foi condenado à morte e morte de cruz. Mas nela não permaneceu, pois ressuscitou. A partir desse momento a cruz não é mais sinal de morte e condenação, mas sinal de vida, de libertação, salvação e vitória. Por isso a criança é marcada com o sinal da cruz, o sinal da vitória da vida sobre a morte.

 

INVOCAÇÃO DOS SANTOS

A Igreja terrestre une-se a Igreja Celeste para receber esta nova vida e interceder a nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Jesus Cristo.

 

UNÇÃO COM ÓLEO

Na celebração do batismo a criança é ungida duas vezes: no peito e na cabeça. Quando a criança é ungida no peito lembramos que o Cristo deve penetrar na vida da criança como o óleo penetra no seu peito. Depois,

no final da celebração a criança é ungida de novo, mas na cabeça. Com esta unção lembramos que o batizado participa da mesma missão de Jesus: Sacerdote, profeta e rei. Como sacerdote oferece sua vida,se doa, como profeta se torna porta vos de Deus anunciando sua palavra e como rei serve como Jesus serviu, lavando os pés dos discípulos.

Na Bíblia as pessoas eram ungidas para cumprir uma grande missão. No Batismo a unção vai lembrar que aquele que está sendo batizado deve ser um cristão lutador, que vai combater as forças do mal. O cristão, aquele que foi batizado não pode ser omisso, ficar em cima do muro. Ele foi ungido para a missão, para ser participante da

Igreja de Cristo. O óleo é abençoado na Missa dos Santos óleos na quarta-feira da Semana Santa.

 

PROFISSÃO DE FÉ

O batismo não é um ato social, mas deve brotar da fé dos pais e padrinhos. Por isso durante a celebração do batismo somos chamados a renunciar tudo o que não presta, o pecado. Depois de renunciar o pecado somos chamados a professar a fé que queremos para nossos filhos e afilhados

 

ÁGUA

A água é outro elemento que a natureza nos oferece e que usamos no batismo. A água é o elemento purificador, que lava, limpa e renova. Ela faz germinar a semente, é fonte de vida. Sem água tudo morre.

Na Bíblia encontramos diversas citações onde Deus salva o povo por meio da água. Moisés, quando criança, foi salvo das águas do Rio Nilo. O povo Hebreu ficou livre da escravidão do Egito ao atravessar as águas do

Mar Vermelho. O próprio Jesus foi batizado nas águas do Rio Jordão.

O batismo é um mergulho na vida divina.Aquele que preside a celebração derrama a água na cabeça da pessoa (criança ou adulto) dizendo: Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Somos batizados em nome da Santíssima trindade. Por isso, sempre que fazemos o sinal da cruz lembramos o nosso batismo.

 

VESTE BRANCA

O batismo é um novo nascimento. Aquele que foi batizado desveste-se do homem velho e reveste-se do ressuscitado. A veste branca simboliza que o batizado se revestiu de Cristo (Gl 3,27); ressuscitou com Cristo. De todo batizado a Igreja pede que mantenha essas vestes brancas (a vida de Cristo) “imaculadas até a vida eterna”.

 

LUZ (VELA)

Quando nos falta a luz a escuridão nos faz tropeçar, cair. No rito da celebração a vela que é entregue aos pais e padrinho é acesa no círio pascal. O círio pascal foi aceso no Sábado Santo quando celebramos a ressurreição de Jesus, a vida que vence a morte, a luz que vence as trevas.

Do Cristo-luz, do Cristo vencedor é que recebemos a luz que nunca deve se apagar. Eis as palavras do Padre ao entregar a vela acesa: “A vocês pais e padrinhos, é confiada a missão de ampliar essa luz para que estas crianças

iluminadas por Cristo, vivam sempre como filhos da luz e, perseverando na fé, possam sair ao encontro do Senhor, com todos os santos quando ele voltar”.

Portanto, somos filhos da luz e não caminhamos por entre as trevas. Fomos iluminados e teremos também que iluminar a vida dos outros; “Vós sois a luz do mundo.. brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus” (Mt 5,14-16)

 

ÉFETA

Palavra Grega que significa abra-te , para ela ouvir a palavra de Deus e anunciá-la (O sopro)

- Jesus disse de novo para eles: A paz esteja com vocês. Tendo falado isso: soprou sobre os apóstolos, dizendo: Recebam o Espírito Santo. Quando chegou o dia de Pentecostes, o sopro de um forte vendaval precedeu a chegada do Espírito.

 

PAI-NOSSO

Atendendo ao pedido de seus discípulos (“Senhor, ensina-nos a orar”) Jesus lhes confia a oração cristã fundamental do “Pai-Nosso” A Oração Dominical é o resumo de todo o Evangelho”, a mais perfeita das orações. Está no centro das Escrituras.Porque vem do Senhor Jesus, Mestre e Modelo de nossa oração.

 

CONSAGRAÇÃO Á NOSSA SENHORA

Neste dia em que estas crianças entram na Igreja pelo Santo Batismo , vamos confiá-las a especial proteção de Maria , mãe de Deus e dos Discípulos de Jesus.