Sacramento do Batismo

 

 

Objetivos

-Saber que o Batismo é um dos sacramentos de iniciação cristã;

-Perceber que após o Batismo, enquanto adulto, o catequizando é chamado a assumir um compromisso de cristão.

 

Preparação para o encontro

Reproduzir o canto: Batiza-me Senhor.

Reproduzir os textos para aprofundamento.

Ornamentar o ambiente com toalha branca, vela, bíblia, vasilha com água perfumada e flores...

 

Acolhida

1-                 Recepção dos catequizandos:

Acolher o catequizando traçando na testa de cada um o sinal da cruz, dizendo: seja bem vindo, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Antes de traçar o sinal da cruz, o catequista deve molhar o seu dedo em água perfumada.

2-                 Invocação da Santíssima Trindade

3-                 Oração do Divino Espírito Santo

 

Ver

- Apresentar fotos de pessoas sendo batizadas, imagens do Batismo de Jesus, uma vela, uma bacia com água e uma toalha branca.

Iniciando a conversa

-Qual a importância do Batismo?

- Quais os símbolos do Batismo?

- Quem pode receber o Batismo?

- Quem pode celebrar o Batismo?

- Jesus também foi batizado? Por quê?

 

Proclamar: Mt 3, 13-17        Outras leituras bíblicas: Mt 28,29 Mc16,16 Mc1,4-8 

 

- Perguntar: quem já participou da celebração de um batizado?

 

- Contar o que ocorre em um batizado:

* como agem as pessoas?

* quais são os símbolos e o significado de cada um? Os símbolos principais do Batismo são:

A água: Simboliza a vida, a limpeza do pecado.

A vela: Simboliza o Cristo (Luz do mundo). O batizando é chamado a ser luz do mundo.

A veste branca: Significa a pureza, renascimento de uma vida nova em Cristo

Sinal da Cruz: é traçado no peito e na testa da pessoa, para significar que pelo Batismo, ela participa da morte e ressurreição libertadora de Cristo....

* o que o padre diz, o que os pais e padrinhos respondem?

* qual o compromisso e quem assume?

 

Iluminar

Explicação- SACRAMENTO DO BATISMO

“Quem não nascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5).

O Batismo é o primeiro e o mais importante dos Sacramentos.

O Batismo, assim como todos os outros Sacramentos, foi deixado por nosso Senhor Jesus Cristo.

O Batismo é como uma semente que se planta mas que ao longo dos tempos deve ser cultivada para que cresça e produza. Caso contrário nada adianta. Assim também é a semente do Batismo: se não for cultivada no dia-a-dia na oração, na fé, na participação, na vivencia, em Deus, será uma semente chocha, não germinada.
Pelo Batismo, a semente da Fé e da Salvação é plantada em nosso coração.

 

Formação 1

O Santo Batismo é o fundamento de toda vida cristã, é a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de cristo, e somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão. Este sacramento é também chamado “o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo” (Tt 3,5) pois ele significa e realiza este nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual ninguém pode entrar no reino de Deus” (Jo 3, 5).

Formação 2

Os nossos pais deram-nos a vida natural do corpo. Deus dá-nos a alma e, além disso, destina-nos a uma vida sobrenatural. Mas nós nascemos privados dessa vida por causa do pecado original, herdado de Adão e Eva. O Batismo apaga o pecado original, dá-nos a fé e a vida divina e torna-nos filhos de Deus. A Santíssima Trindade toma posse da alma e começa a santificar-nos. De acordo com a vontade expressa do Senhor, o Batismo é necessário para a salvação.

 

Elementos do Batismo:         
Matéria – água
Forma – “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Ministro- Normalmente, quem batiza é o pároco ou outro sacerdote ou diácono, com a permissão do pároco, mas em caso de necessidade qualquer pessoa pode fazê-lo.
Graça – Apaga o pecado original – nos torna filhos de Deus – é o nascimento espiritual.

 

Leitura Rm 6,3-11- São Paulo explica que pelo batismo morremos ao pecado e ressuscitamos para a vida nova da graça

 

Relembrando:

- O Batismo nos faz filhos de Deus.

- O Batismo nos faz membros da Igreja.

- O Batismo nos dá o Espírito Santo.

- O Batismo nos faz cristãos.

- O Batismo apaga em nós a mancha do pecado original.

- Imprime caráter e concede a graça santificante.

 

Agir

Participar da comunidade, através de alguma Pastoral, Movimento ou Serviço.

 

Celebrar

Canto: Batiza-me Senhor.

Oração Final

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor." Amém!  (Lc. 4,18-19)

 

Benção final

Catequista: O Senhor nosso Deus, que nos batiza e nos ajuda a viver o nosso Batismo, esteja conosco!

Todos: Ele está no meio de nós.

Catequista: Que o Deus da vida, que pelo Batismo nos dá a graça de nos tornarmos seus filhos nos conceda a sua bênção, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Todos: Amém!

 

 


SACRAMENTO DO BATISMO

 

CIC 1212
Deus, ao criar o homem, concedeu o dom da graça santificante, elevando-o a dignidade de seu filho e herdeiro de céu. Com o pecado original, rompeu-se a amizade do homem com Deus, e alma perdeu a vida da graça. Desde então, todos os homens nascemos com mancha do pecado original (exceto a Virgem Maria ). Deus por sua misericórdia infinita compadeceu-se de nós e enviou-nos o seu filho para nos resgatar do pecado, devolver-nos a amizade perdida e a vida da graça, tornando-nos novamente dignos de entrar na glória celeste. Tudo isto nos concede através do Sacramento do Batismo.
Noção
Batismo é um sacramento mediante o qual o homem nasce para a vida espiritual por meio da alusão da água e a invocação da Santíssima Trindade. (CIC 1213 a 1216)
Batismo, sacramento da nova lei
Prefiguração no A. T.: circuncisão (Col 2,11ss), passagem do mar Vermelho (I Cor 10, 12), dilúvio Universal (I Pd 3, 20ss).
No N. T. : Jesus com Nicodemos (Jo 3, 3-5), Jesus ordena aos seus apóstolos que batizem todas as gentes (Mt 28, 18 e 19; Mc 16, 15-16).
Jesus Cristo instituiu o Sacramento do Batismo precisamente quando foi batizado por João, porque então a água foi santificada e recebeu a força santificante. A obrigação de o receber foi por ele estabelecida depois de sua morte (Mc 16, 15)

São Paulo explica que pelo batismo morremos ao pecado e ressuscitamos para a vida nova da graça (cf. Rm 6,3-11). Esta realidade se entende mais facilmente quando o sacramento é administrado por imersão, que é o entrar e o sair da água, significando a morte e a ressurreição do Senhor.

De fato, todos nascemos com o pecado herdado de nossos primeiros pais, e como conseqüência, privados da graça; mas Cristo nos livrou com sua morte e ressurreição. Sua morte nos limpa do pecado e nos faz morrer ao pecado; sua ressurreição nos faz renascer e viver a vida nova de Cristo. O batismo é o sacramento que aplica a cada batizado os frutos da Redenção, para que morramos ao pecado e ressuscitemos para a vida sobrenatural da graça. (A graça é um dom sobrenatural que Deus concede para alcançar a vida eterna. A graça santificante nos faz filhos de Deus e herdeiros do céu.)

Quando Cristo enviou a seus Apóstolos por todo o mundo, disse-lhes: "Ide, pois, e fazei discípulos a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19). "O que crer e for batizado, será salvo; mas o que não crer, será condenado" (Mc 16,16).

O batismo é o sacramento instituído por Jesus Cristo, que nos faz seus discípulos e nos regenera para a vida da graça, mediante a ablução com água natural e a invocação das três Pessoas divinas. O batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no espírito e a porta que abre o acesso aos outros sacramentos.

A matéria deste sacramento é a ablução com água natural, e a forma são as palavras: "Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".

 

1 Os efeitos do batismo

a) Apaga o pecado original. O batismo perdoa e destrói o pecado original com o qual nascemos todos; quando aquele que é batizado é adulto, apaga também todos os pecados pessoais assim como a pena por eles devida, de tal maneira que se o recém batizado morresse, iria diretamente para o céu.

b) Infunde a graça santificante. Pelo sacramento do batismo Deus infunde na alma a graça santificante (que é uma participação na natureza divina), junto com as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Com estes dons a alma faz-se dócil e pronta aos impulsos do Espírito Santo. Pela graça, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estabelecem sua morada na alma, que é templo do Espírito Santo.

c) Confere caráter sacramental. O outro efeito do batismo é o caráter, ou seja, certo sinal espiritual e indelével, que explica o fato de que este sacramento só possa ser recebido uma vez. O caráter batismal configura a Cristo, dá uma participação em seu sacerdócio, capacita para continuar no mundo sua missão como fiéis discípulos seus, e nos distingue dos infiéis.

d) Incorpora a Jesus Cristo. Tanto a graça como o caráter são efeitos sobrenaturais do batismo, que nos unem a Cristo como se unem os membros do corpo com a cabeça. Cristo é nossa Cabeça e o caráter nos vincula a Ele para sempre, enquanto que a graça nos faz membros vivos.

e) Incorpora à Igreja. Pelo batismo nos convertemos em membros da Igreja, com direito a participar na Sagrada Eucaristia e a receber os demais sacramentos; sem ser batizado não se pode receber nenhum outro sacramento. A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, e o batismo nos incorpora a Cristo, que é a Cabeça, e a seu Corpo, que é a Igreja.

 

2 Necessidade do batismo

O batismo é absolutamente necessário para a salvação, como declarou Nosso Senhor a Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo, que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino dos céus" (João 3,5). Quando não é possível receber o sacramento do batismo, pode-se alcançar a graça para salvar-se pelo chamado batismo de desejo - um ato de perfeito amor a Deus, ou a contrição dos pecados com o voto explícito ou implícito do sacramento- e pelo batismo de sangue ou martírio, que é dar a vida por Cristo.

Posto que as crianças nascem já manchadas pelo pecado original, é necessário que recebam o batismo. A pura gratuidade da graça da salvação se manifesta particularmente no batismo das crianças. Portanto, a Igreja e os pais privariam as crianças da graça inestimável de ser filhos de Deus, se não administrassem o batismo pouco depois do nascimento; assim se entende a necessidade de batizar as crianças o quanto antes. É o maior presente que se lhes pode dar, já que desde este momento são "para sempre membros de Cristo, sacerdote, profeta e rei" (Ritual do Batismo).

Em relação às crianças mortas sem o batismo, a Igreja convida a ter confiança na misericórdia divina e a rezar por sua salvação.

3 Quem pode administrar o batismo

Normalmente, quem batiza é o pároco ou outro sacerdote ou diácono, com a permissão do pároco, mas em caso de necessidade qualquer pessoa pode fazê-lo. Dada a importância e a necessidade do batismo, Deus deu todas as facilidades na administração deste sacramento; e assim, inclusive, uma pessoa não batizada, com tal que tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja e o faça corretamente, batiza de verdade. A razão está em que sempre é Cristo quem batiza, como observa Santo Agostinho: "Batiza Pedro? Cristo batiza. Batiza João? Cristo batiza. Batiza Judas? Cristo batiza".

4 Modo de administrar o batismo

Ao administrar o batismo se derrama água natural sobre a cabeça dizendo, com intenção de batizar: "Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Na cerimônia do batismo existem diversos ritos, mas o essencial é o que já dissemos: derramar a água e, ao mesmo tempo, pronunciar as palavras.

5 Obrigações que o batismo impõe

Quando o batismo é administrado a crianças, respondem por eles seus pais e padrinhos; mas o cristão adulto - sabedor dos efeitos do sacramento na alma - deve responder por si mesmo e estar firmemente disposto a viver como batizado. Esta resposta pode se concretizar em fazer atos explícitos de fé (recitando o Credo, por exemplo), propondo-se a guardar a Lei de Jesus Cristo e de sua Igreja e renunciando para sempre ao demônio e às suas obras, como se faz na Vigília Pascal, ao renovar as promessas do batismo.

6 O caráter Batismal
O batismo validamente recebido imprime na alma uma marca espiritual indelével, o caráter batismal, e por isso este sacramento não se pode repetir.
Como dissemos o caráter sacramental realiza uma semelhança com Jesus Cristo, a qual, no caso do Batismo, implica:
a) A incorporação do batizado no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja.
b) A participação no sacerdócio de Cristo, isto é, o direito e obrigação de continuar a missão salvífica e sacerdotal do Redentor. Pelo caráter, o cristão é mediador entre Deus e os homens: eleva até Deus as coisas do mundo e dá aos homens as coisas de Deus. Esta participação é dupla:
1) Ativa: santificando as realidades temporais e exercendo o apostolado
2) Passiva: faculdade para receber os outros sacramentos.

7 Batismo válido ou inválido:

1. Para que alguém seja validamente batizado é necessário que o Batismo seja realizado com água verdadeira, por infusão, imersão ou aspersão, usando-se a fórmula Trinitária e segundo a intenção da Igreja. O uso comum é por infusão. O uso por aspersão no entanto, está proibido pela disciplina da Igreja.

2. Validade ou não do Batismo conferido em comunidades não-católicas:

a) Diversas Igrejas batizam, sem dúvida, validamente; por esta razão, um cristão batizado numa delas não pode ser novamente rebatizado, nem sequer sob condição. Essas Igrejas são:

1) Igrejas Orientais ("Ortodoxas", que não estão em comunhão plena com a Igreja Católica-Romana, das quais, pelo menos seis, se encontram presentes no Brasil);

2) Igreja Vétero-Católica;

3) Igreja Episcopal do Brasil ("Anglicanos");

4) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);

5) Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IELB);