Crisma

 

 

Objetivos

Levar o catequizando a:

- Descobrir que através da Crisma recebemos os dons do Espírito Santo em plenitude.

- Perceber que a Crisma é Sacramento da maturidade cristã.

 

Preparação para o encontro

Bíblias.

Recorte de pequenos corações.

 

Acolhida

- Iniciar o encontro com um momento de oração:

Vinde Espírito Santo.

 

Relembrar o encontro anterior.

 

Ver

Texto bíblico: 2Cor 2,14-16.

 

- Explicar brevemente um dos significados do óleo: exalar o perfume de Cristo.- Resgatar a missão que os crismandos receberão no dia da Crisma, relacionando com o significado do perfume do óleo.- Utilizar um pouco de óleo perfumado em um recipiente (pode ser usado óleo hidratante) e reunir os catequizandos em círculo: colocar uma música instrumental e pedir que, em silêncio, cada catequizando esfregue um pouco de óleo em suas mãos e sinta o seu perfume. Enquanto o recipiente com óleo passa e os catequizandos ungem suas mãos, pedir que meditem (em silêncio) e peçam a graça de serem testemunhas de Cristo.- Cantar o Salmo 133, conforme indicado abaixo, ou outro conhecido.

 

Este sacramento aparece com dois nomes: Confirmação e Crisma.
Por muito tempo se entendeu que este sacramento vinha confirmar o Espírito Santo, já recebido no Batismo, ou ainda era um assumir de modo mais consciente o que se tinha recebido como criança.

A presença e a ação do Espírito Santo se faz em todos os sacramentos, mas por excelência encontra-se no sacramento da Crisma ou Confirmação.

A palavra Crisma, no feminino, é o sacramento, ao passo que o crisma é o óleo santo. Quando usamos O Crisma queremos realçar o símbolo da unção com o óleo, portanto ao sermos crismados, somos ungidos pelo Espírito de Deus, para uma missão.

A palavra Confirmação significa que todo cristão, fortalecido pelo Espírito, é capacitado a assumir sua vocação e missão de batizado, para que persevere até o fim no testemunho de Jesus Cristo.

O QUE VAI ACONTECER NO DIA DA CRISMA?
- Explicar como é constituído o Ritual da Crisma, ressaltando os dois gestos: a imposição das mãos e a unção com óleo.
 

Iluminar

TODOS OS DONS SÃO PRESENTES DE DEUS

Quando nos referimos ao Espírito Santo sempre tomamos como referência os sete dons: sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus.

Eles são inspirados no texto do profeta Isaías (11, 2-3). O Novo Testamento assume esta profecia na pessoa de Jesus Cristo, o Messias prometido. Ele seria possuído pelo Espírito de Deus e a partir de sua força, praticará um reinado alicerçado na justiça e na paz, conforme os dons recebidos.

O número sete no contexto bíblico significa universidade, totalidade, perfeição. Os dons do Espírito são inúmeros, portanto, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons.

Dinâmica:

- Recortar um pequeno coração.

- Cada participante escreverá nos dois lados do coração uma qualidade ou dom que possui.

De onde provêm estes dons?
Para que servem estes dons em minha vida?
Eu os coloco a serviço de quem?
Como os faço frutificar?
    

Discutir com a turma sobre como colocar os dons a serviço da comunidade.

 

CRISMA:
Matéria – o óleo sagrado chamado Santo Crisma.
Forma – “Eu te marco com o Sinal da Cruz e te Confirmo com o Crisma da Salvação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Ministro- Ministro ordinário deste sacramento é o Bispo; extraordinário, o presbítero. Graça – Nos confirma na Fé, nos torna Soldados de Cristo – é o crescimento espiritual.

 

Agir

Procurar a cada dia viver a luz do Espírito Santo, deixando a força de Deus agir em nós.

Missão do crismando

·                     Ser bom fermento que leveda a massa.

·                     Fomentar a caridade fraterna.

·                     Comunicar aos outros o amor de Cristo que está nele.

·                     Mostrar, com palavras e com atos, sua maturidade cristã e o desejo de sempre crescer até atingir a plenitude de Cristo.

·                      

Celebrar

Para bem viver o sacramento da crisma queremos, todos os dias, invocar a ação do Espírito Santo com a oração do Cardeal Verdier.

Ó, Espírito Santo!
Amor do Pai e do Filho, inspira-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que devo calar,
o que devo escrever,  como devo agir, o que devo fazer, para obter vossa glória, o bem das almas
e minha própria santificação.

 

 

 

 

 


SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO OU CRISMA

 

Se fixarmos nossa atenção nos Apóstolos, antes e depois da vinda do Espírito Santo em Pentecostes, vamos observar algumas diferenças importantes: antes, tinham medo e agora pregam a palavra de Deus com decisão; os que eram incultos e ignorantes, depois falavam dos mistérios de Deus e línguas estranhas. Esta mudança tão surpreendente é produzida porque, naquele dia, receberam a plenitude do Espírito Santo.

Os Apóstolos já tinham recebido o Espírito Santo antes da ascensão do Senhor aos céus; na tarde da ressurreição Jesus apareceu-lhes no Cenáculo, soprou sobre eles, dizendo: "Recebei o Espírito Santo" (João 20,22). Mas em Pentecostes encheram-se do Espírito Santo e de dons excepcionais (cf. Atos dos Apóstolos, 2, 1-4).

Também nós recebemos no Batismo o Espírito Santo junto com a graça, mas o Senhor instituiu o sacramento da confirmação que é necessário para a plenitude da graça batismal. A confirmação une mais intimamente à Igreja e enriquece com uma fortaleza especial do Espírito Santo; de forma que nos comprometemos muito mais, como autenticas testemunhas de Cristo, a estender e defender a fé cristã com nossas palavras e obras, a mostrar-nos perante os demais como verdadeiros discípulos de Cristo.

1 Efeitos do sacramento da confirmação

De maneira parecida ao que sucedeu aos Apóstolos no dia de Pentecostes, este sacramento produz na alma estes frutos:

a) Aumenta a graça. A vida da graça que se recebe pela primeira vez no batismo adquire um novo empenho com a confirmação: há um crescimento e um aprofundamento da graça batismal.

b) Imprime caráter. A confirmação imprime uma marca espiritual indelével -o caráter-, para ser testemunhas de Cristo e colaboradores de seu Reino; por isso, só se pode receber este sacramento uma vez na vida.

c) Fortalece a fé. A palavra confirmação significa fortalecimento; com este sacramento nossa fé em Jesus Cristo fica fortalecida.

d) Nos faz testemunhas de Cristo. A confirmação nos dá forças para defender a fé e de nos defender-nos dos inimigos exteriores da nossa salvação: o demônio, o mau exemplo e inclusive as perseguições, abertas ou disfarçadas, que podem acontecer a nós, cristãos. Nos dá vigor para confessar com firmeza nossa fé sendo testemunhas de Cristo, colaborando na santificação do mundo e atuando como apóstolos onde vivemos e trabalhamos.

2 Ministro, sujeito, matéria e forma do sacramento da confirmação

Ministro ordinário deste sacramento é o Bispo; extraordinário, o presbítero que goza desta faculdade pelo direito comum ou por concessão peculiar da autoridade competente; em perigo de morte, o pároco ou qualquer presbítero.

O sujeito é toda pessoa batizada que não tenha recebido este sacramento anteriormente. Para recebê-lo deve-se estar na graça de Deus, conhecer os principais mistérios da fé e acercar-se do sacramento com reverência e devoção.

A matéria é a unção na fronte com o crisma (mistura de azeite e bálsamo consagrada pelo bispo), que se faz enquanto se impõe a mão. A unção significa um dos efeitos do sacramento: robustecer a fé.

A forma é constituída pelas palavras que pronuncia o ministro: "(Nome do crismando) recebe por este sinal o Dom do Espírito Santo". O crismando responde "Amém".

3 Sinais e Gestos

Todos sacramentos carrega em si sinais, gestos, símbolos, palavras, participantes, ministros...
O sacramento da Crisma também é composto por sinais e gestos significativos.

Vejamos:

Símbolo: óleo
Palavras: "Recebe, por este sinal o Espírito Santo, o dom de Deus"
Ministrante: Bispo
Gesto: Imposição das mãos e unção em forma de cruz da fronte.
Participantes: Crismando e comunidade.
Vamos aprofundar um pouco mais os gestos simbólicos da crisma.

3.1 A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

Este gesto, em tempos passados, tinha um grande significado, do qual tenta-se recuperar a importância. Muitos pais colocam, ainda hoje, as mãos sobre a cabeça de seu filhos, num gesto carinhoso, mas também pedindo para que sejam abençoados por Deus.

Impor as mãos tem um profundo sentido bíblico: consagração a Deus, cura e envio.

NO ANTIGO TESTEMANENTO temos várias citações em que aparece este gesto.

Jacó impõe as mãos sobre seus netos, os filhos de José, para abençoá-los (Gn 48,14-15)

Moiséis, inspirado por Deus, impõe as mãos sobre Josué (Nm 27,18-23). Em Dt 34,9 Josué é confirmado como homem de sabedoria e de liderança, após a imposição das mãos: "E Josué, filho de Nun, estava cheio de sabedoria, porque Moiséis havia colocado suas mãos sobre a cabeça dele".

NO NOVO TESTAMENTO vemos Jesus usando estes gestos em diversas circunstâncias:

· Impõe as mãos para curar: "Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe lhe as mãos e ele viverá" (Mt 9,18).

· Impõe as mãos para abençoar: " Foram trazidos crianças para que lhes impusesse as mãos" (Mt 19,13; Mc 10,14).

NOS ATOS DOS APOSTOLOS

"Na Samaria, Pedro e João transmitem o Espírito Santo pela imposição das mãos" (At 8,17).

Na escolha dos sete primeiros diáconos, estes "foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles" (At 6,6).

NA CRISMA, a imposição das mãos ainda que não seja o gesto essencial, conforme declaração de Paulo VI (Constituição Apostólica sobre o Sacramento da Confirmação), pertence contudo á sua perfeição e leva a compreender que este gesto, feito pelo ministro da Igreja, dá o sentido de transmissão do Espírito de Deus como força, coragem, sabedoria, vivência e testemunho da fé.

3.2 UNÇÃO COM ÓLEO

O óleo é um elemento muito conhecido no dia-a-dia das pessoas. Ele aparece desde o nascer até o morrer, como remédio, alimento, cosmético ...

Na nossa liturgia é utilizado com freqüência: no batismo, na crisma, na Unção dos Enfermos, na Ordenação episcopal e presbiteral.

O óleo é um elemento essencial na celebração da Crisma. A própria palavra Crisma significa ungir.

As palavras pronunciadas na Unção do Crisma (óleo):

"Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus", mostram-nos claramente o efeito da Crisma, pela imposição da mão e a unção, o batizado recebe, num sentido mais pleno, a força do Espírito Santo para assumir mais plenamente Cristo em sua vida e , portanto, ser os outros e a comunidade o "bom odor": do amor, da justiça, da fraternidade, do perdão, da paz e a força na luta por mais vida para todos.

No Antigo Testamento, a Unção significa força, poder, cura, saúde, alegria, bom ardor, beleza e consagração. Reis, sacerdotes, profetas eram ungidos como instrumentos para bem conduzir o povo e para defender o direito e a justiça.

No Novo Testamento, Cristo é o ungido de Deus por excelência. Ele foi ungido, não com óleo , mas com Espírito Santo e com poder (At 10, 38).

Cristo não é um nome próprio. É um titulo. Significa Messias , Ungidos de Deus, Rei. Jesus ficou "cheio do Espírito Santo" (Lc 3,22;4,1) e foi enviado para uma missão (Lc 4,14-21).

Todo crismado, ao ser ungido assume a missão de defender o direito e a justiça, especialmente dos mais fracos e oprimidos. Portanto, será sempre um profeta que anunciará, ou denunciará, no ambiente onde estiver, a presença ou a ausência de Deus. De fato, aos discípulos Jesus promete enviar o Espírito Santo para lhes dar força para serem suas testemunhas (At 1,8).

Hoje, precisamos de cristãos que vivam com convicção sua fé.Que pela força do Espírito Santo não tenham vergonha de proclamar publicamente a Palavra de Deus e, ainda, possam perceber a apontar onde estão os sinais da presença de Deus, embora num mundo confuso, dividido, fragmentado e desigual.

4 Estimar muito a confirmação

Posto que a confirmação faz do fiel cristão uma testemunha de Jesus Cristo, desenvolvendo e aperfeiçoando as graças recebidas no batismo, é preciso lutar por manter os frutos do sacramento. Só assim seremos fortes para confessar com inteireza a fé cristã. E o conseguiremos se acudirmos com freqüência aos sacramentos da penitência e da eucaristia.

Ordinariamente, a vida cristã se desenvolve em circunstâncias correntes e normais; só em circunstâncias extraordinárias, o Senhor pode nos pedir o heroísmo do martírio, derramando o sangue para confessar a fé em Jesus Cristo. Sem dúvida, o Senhor pede a todos o esforçar-se em pequenas lutas da vida diária: trato com os pais e irmãos, trabalho bem feito e oferecido a Deus, ajuda generosa e desinteressada aos companheiros, fidelidade à doutrina de Jesus Cristo e difusão da fé com o exemplo, a amizade e os bons conselhos. 

 

Link:

A Crisma ou Confirmação