Semana Santa – Jesus morre na cruz

 

Objetivos

Saber que Deus Se entregou por nós antes da fundação do mundo
Sentir uma apreciação profunda e permanente pelo inestimável valor da dádiva de Deus, Seu filho.
Responder ao demonstrar gratidão pela graça de Deus para conosco.

 

Preparação para o encontro

Bíblias, papel, toalha vermelha. Crucifixo, coroa feita de galho seco e vela.

 

Acolhida

No centro da sala, coloque uma mesa com uma toalha vermelha. Sobre ela, ponha um crucifixo (de preferência de madeira) e uma coroa feita de galho seco.

 

Oração Inicial:

Convide os catequizandos a ficarem de joelhos em sinal de humildade e adoração diante da cruz do Senhor. Faça uma breve memória do sofrimento de Cristo com o Salmo 2, a oração sobre o justo perseguido. Jesus foi morto na cruz porque era justo. Recomenda-se salmodiar alguns versos do Salmo 2 e, após um minuto de silêncio, rezar:

Catequista: Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe, em nossas vidas, a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho que morreu na Cruz por todos nós, na unidade do Espírito Santo.
Catequizandos: Amém!

O Catequista oferece o crucifixo para cada criança beijá-lo.

 

Ver

Diante de Jesus Crucificado, a gente se pergunta: por que tanto sofrimento?

Por que é que Ele, para nos salvar, teve de sofrer tanto e morrer numa cruz?

A resposta não é fácil. Estamos diante de um grande mistério. Só a fé pode nos iluminar.

Jesus dando a sua Vida por nós, para o perdão de nossos pecados, nos deu a “maior prova de amor” – “dar a vida por seus amigos” (Jo 15,13).

Jesus nos deu o exemplo: o sofrimento e a morte nos levam à Ressurreição. A cruz agora, é a cruz gloriosa do Senhor Jesus.

Na cruz de Jesus nosso sofrimento, a nossa dor, enfim tudo aquilo que nos faz sofrer e morrer tem um sentido – a Ressurreição, a Vida Eterna.

A Sexta-feira Santa, com suas celebrações, deve levar-nos a contemplar com amor Jesus que se sacrifica, por amor, por toda a humanidade.

O cristão é convidado a fazer jejum neste dia. O jejum pode ser a abstenção de uma refeição completa ou de certos alimentos como doces, refrigerantes, carnes... e de certos afazeres como ver televisão, jogos, ou outra coisa.

O jejum leva-nos a participar do sacrifício de Jesus e a participar do sofrimento de nossos irmãos pobres, sem recursos e doentes, que passam fome, frio e vivem desabrigados os 365 dias do ano. O nosso jejum, revertido em ajuda financeira, através da Campanha da Fraternidade, vai aliviar a dor e o sofrimento destes irmãos.

 

Iluminar

Dinâmica:

Distribuir uma folha em branco para cada catequizando.

Pedir para cada um desenhar uma cruz no centro da folha.

Fazer a Palavra de Deus ser Vida em nossa vida

1) Escreva em volta da cruz de Jesus os diversos tipos de atitudes que nos oprimem e que nos causam sofrimento, e, por isso, devem ser evitadas.

2) Escreva dentro da cruz de Jesus gestos de amor que nos libertam da opressão e geram vida e fraternidade para cada um de nós e para os que convivem conosco. Faça como no exemplo.

Agir

Participar das festividades na Paróquia da Semana Santa e Páscoa.

 

Celebrar

Vamos celebrar: 

Catequista: Jesus, o Filho de Deus veio ao mundo para nos salvar!
Todos: Nós O conhecemos e O aceitamos na nossa vida.
Catequista: Falou de um Pai, seu Pai e nosso Pai; falou do amor vivente entre Ele e o Pai, o Espírito Santo; falou e viveu a vida dos homens como só Deus pode falar e viver.
Todos: Pai, fica em nossa casa; Jesus, faz com que o reconheçamos em nossa vida: Espírito Santo, restitui-nos o amor em nossos dias tão rodeados pelo mal, a injustiça, a violência.
Catequista: Jesus nasceu de uma Virgem, de nome Maria; viveu, morreu e venceu a morte, ressuscitando, para que ninguém ficasse perdido, mas pudesse continuar a viver para sempre.
Todos: Nós esperamos em Ti, Cristo vivo. Cristo que é o mesmo ontem, hoje e sempre!
Catequista: Se Jesus não tivesse dado a vida para nos salvar...
Todos: Não teríamos esperança
Catequista: Se Jesus não tivesse ressuscitado...
Todos: Estaríamos abandonados para sempre.
Catequista: Ainda hoje, Jesus nos chama a seguí-lo, a viver sua vida como Ele vive a nossa.
Todos: Senhor, quero seguir-te. E, se a fraqueza me dificulta a caminhada, dá-me a tua mão. Tu és mais forte do que o mal!
Catequista: Jesus, Filho de Deus, fundou um Reino de amor, onde cada homem e cada mulher encontram seu lugar, colaborando para o seu crescimento, em todo o lugar onde houver necessidade.
Todos:

Obrigado, Jesus, por sua morte na Cruz!
Obrigado, Jesus, pela salvação que nos dás.
Obrigado, Jesus, pelo imenso amor que tens por nós.
Acreditamos no teu amor: ensina-nos a amar aqueles que ninguém ama!
Catequista:
 Vivamos hoje e sempre em Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém

 

 


Aprofundamento do Tema
 

     Com o Batismo de Jesus no Jordão tem início sua missão conforme Is 61,1-2: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me a anunciar a boa-nova aos pobre, a curar os quebrantados de coração e proclamar a liberdade dos cativos, a libertação dos que estão presos, a proclamar um ano aceitável ao Senhor".

     O cumprimento desta missão custou-lhe a vida. O poder, a ganância e a vaidade cegam a humanidade. Jesus não hesitou em defender os oprimidos. Condenava o poder e a riqueza construídos à custa da opressão, assim como as desigualdades sociais, as discriminações, as leis injustas que favoreciam apenas uma pequena parcela da sociedade. Não aceitou a hipocrisia e o uso da religião em proveito próprio. Anunciou o Reino de justiça, amor e paz, pois todos são iguais perante Deus e com os mesmo deveres e direitos.

     Ao longo de sua vida missionário, a pregação de Jesus quebrou estruturas para restituir a dignidade dos filhos de Deus: O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10). Perdoou os pecadores e curou os doentes numa sociedade em que as pessoas que sofriam eram discriminadas e excluídas por serem consideradas pecadoras.

     Para Jesus, as observâncias religiosas deviam ajudar o ser humano e não escravizá-lo, por isso curava no sábado (considerado dia sagrado para os judeus). E afirmou: O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado (Mc 2,27). Era um mestre diferente daqueles do seu tempo, porque admitiu mulheres como suas discípulas e ensinou a humildade e o serviço, por isso lavou os pés dos seus apóstolos e recomendou que o fizessem aos outros (Jo 13,14-15).

      Tais atitudes geravam confronto com a sociedade da época. As incompreensões dos dirigentes e das autoridades religiosas insuflaram o povo a querer a morte de Cristo. Jesus, filho de Deus, chamava o Pai de Abba. Por se considerar filho de Deus, foi tido como blasfemo. Após ser traído, foi entregue aos tribunais do Império e do Sinédrio. A Eucaristia, que agora celebramos, renova a aliança selada com seu sangue e nos torna participantes da força salvadora de sua morte. "Esta noite em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, porque ele é o verdadeiro cordeiro que tirou o pecado do mundo" (Prefácio da Vigília Pascal)