Santos do mês de Junho- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 

Objetivos

Conhecer e divulgar as festas dos santos do mês de junho.

 

Preparação para o encontro

Estampa ou imagem dos Santos do mês de junho.

Bíblias; cópias das atividades.

Material para produzir um “estandarte” de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: cópias do ícone; feltro, e.v.a ou juta; palitos de churrasco; cola; botões; missangas...

 

Acolhida

Oração Inicial: Salve Rainha

 

Ver

Contar a história dos Santos do mês:

 

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. 
Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.

Explicação do Ícone- Na representação da Virgem da Paixão, os arcanjos Gabriel e Miguel , na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumentos da paixão. Um dos arcanjos segura a cruz e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre (Jo 19,29).
Ao ver estes instrumentos, o menino se assusta e agarra-se à mãe, enquanto uma sandália lhe cai do pé.

Sobre as figuras no retrato, estão algumas letras gregas. As letras “IC XC” são a abreviatura do nome “Jesus Cristo” e “MP ØY” são a abreviatura de “Mãe de Deus”. As letras que estão abaixo dos arcanjos correspondem à abreviatura de seus nomes.

 

OS SANTOS DE JUNHO

Desde sua origem, há dois mil anos, a Igreja cultua os Santos e invoca a sua intercessão. É uma prática confirmada e aprovada pela Sagrada Escritura, pela Sagrada Tradição e pelo Sagrado Magistério, em todos os tempos. Da mesma forma as Imagens e as Relíquias dos Santos têm um grande valor nem sempre conhecido pelos católicos.

Santo Antônio - 13 de Junho

São João Batista- 24 de Junho

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-27 de Junho

São Pedro e São Paulo- 29 de Junho

Santos – Há uma grande consideração pelos santos e santas, pessoas que deram exemplo de vida cristã e hoje intercedem por nós junto a DEUS.  Precisamos ter cuidado com a veneração aos santos para que não supere a adoração a DEUS.  Só DEUS pode realizar milagre e atender nossos pedidos.  O culto aos santos deve levar as pessoas a uma adoração maior a DEUS que os santificou e que nos santifica.

Veneração: Ato ou efeito de venerar; reverência; respeito, admiração, consideração.

Adoração: 1.Ato de adorar (amar extremosamente; idolatrar).  2. Render culto a uma divindade.

 

Iluminar

O amor leva à santidade e a santidade leva ao amor

 A vontade de Deus é a nossa santificação. Ele mesmo nos revela: “Eu sou o Senhor Vosso Deus; santificar-vos-eis, portanto, para serdes santos, pois eu sou santo” (Lv 11,44).

A receita para a santidade é o amor que se realiza por meio de atitudes concretas.

 

Quando a Igreja canoniza uma pessoa falecida como santa, está dizendo que sua vida é digna de ser imitada porque ela foi fiel ao Evangelho de JESUS. Cada santo foi fiel de um jeito, foi fiel a seu modo, como seu temperamento, qualidades e defeitos.

Ninguém, nesta terra, é perfeito; nem os santos foram perfeitos. Mas todos eles empenharam-se para seguir os ensinamentos de JESUS. Existe uma frase, muito conhecida por sinal, que diz: “DEUS castiga aqueles que ele ama”.

Santo é aquela pessoa que  permite DEUS agir em sua vida e realizar o seu plano de amor.  O santo ou santa é um homem ou uma mulher feliz.  Ele ou ela se encontra em perfeita sintonia consigo mesmo, com  a natureza, com os outros e, é claro com DEUS. Isso não quer dizer que não tenha problemas ou que não passe por momentos difíceis ou dolorosos.  O santo conhece a dor, o sofrimento  a perda, mas sua confiança em DEUS é tão grande que, apesar de todos os obstáculos, mantêm a sua paz interior e o seu equilíbrio.

Conscientes  de que ser santo não significa fazer grandes obras, mas sim, ser fiel nas pequenas coisas do nosso dia-dia, que nós possamos ser atentos às nossas famílias, ser honestos em nossos trabalhos, em definitivo, ser coerentes com a nossa fé.

 

Agir

Confeccionar um estandarte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e divulgar sua devoção.

 

Celebrar

ORAÇÃO

Deus, nosso Pai, nós vos agradecemos porque nos destes Maria como nossa Mãe
e refúgio nas aflições.
Socorrei-nos, dia e noite, ó Mãe do Perpétuo Socorro.
Ajudai os doentes, e os aflitos vinde consolar!
Vosso olhar a nós volvei e vossos filhos protegei.
Ó Maria, dai saúde ao corpo enfermo, dai coragem na aflição; sede a nossa estrela-guia na escuridão.
Socorrei-nos, amparai-nos e dai-nos hoje a graça que vos pedimos.
Amém!

 

 


NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

 

Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".

 

Ícone

Podemos afirmar que o tema principal deste ícone é o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é representada através de um quadro. Você sabe que ele não é um simples quadro. E um ícone (= imagem). E uma pintura do gênero sacro, portátil, feita de madeira, segundo uma técnica praticada, desde séculos, no Oriente. Um ícone não é uma simples representação dos santos, mas uma representação que torna presente, de modo espiritual, as personagens representadas.

Rezando diante do ícone, somos levados a contemplar o mistério da Encarnação narrado em Cl 1,15: “Cristo é a imagem do Deus invisível”. Assim, podemos aprofundar nosso conhecimento da realidade do mistério de Cristo, de Nossa Senhora e dos Anjos e entrar em contato espiritual com eles.

O ícone do Perpétuo Socorro apresenta “Maria com o Menino ladeado pêlos Anjos, com os instrumentos da Paixão, enquanto as mãos do Menino se agarram à mão da Mãe e do seu pé escapa a sandália, deixando ver a planta do pé. As letras gregas que aparecem no ícone indicam os nomes das quatro figuras Jesus Cristo, a Mãe de Deus, o Arcanjo Gabriel (a direita) e o Arcanjo Miguel (a esquerda)”. Estes elementos revelam a realidade do sofrimento e da paixão de Cristo. O fundo dourado do quadro é uma representação da Ressurreição. É a vitória de Cristo sobre o sofrimento e a morte. Podemos afirmar que o tema principal deste ícone é o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Acredito que você já está se perguntando: e a Virgem Maria? E o título de Perpétuo Socorro? Qual a razão deste nome? Vamos então ao ponto central do quadro: ele está no encontro da mão de Maria com as i mãos do Menino. “A mão direita da Mãe acolhe o Filho, sublinhando assim a humanidade de Cristo”. A mão da Virgem indica ao mesmo tempo o próprio Filho de Deus. Maria é aquela que nos guia a Jesus Cristo, que é “Caminho, Verdade e Vida”. Ela é nosso Socorro porque intercede por nós diante de seu Filho, que deu a sua vida em sacrifício por nós sobre a Cruz no Calvário. Maria é a mulher acolhedora, a boa Mãe.

Contemplando o ícone do Perpétuo Socorro podemos mergulhar no Mistério de Cristo e aprofundar nossa amizade com o Senhor sob a guia da Virgem Maria, Mãe do Redentor.

Segundo a tradição, a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada no dia 27 de junho. O ícone foi confiado aos missionários redentoristas pelo Papa Pio IX, em 1866, e se encontra na Igreja de Santo Afonso, em Roma. Os redentoristas criaram um meio oracional para propagar esta devoção: é a novena perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E assim conhecida por ser celebrada num dia fixo em todas as semanas do ano. Em qualquer país do mundo, onde há uma comunidade redentorista, celebra-se esta novena.

Por nós rogai, ó Virgem Mãe do Perpétuo Socorro!

Pe. José Luiz Majella Delgado, CSS.R.
 

Santo Antônio de Lisboa, Confessor e Doutor da Igreja (+ Arcela, Itália, 1231) - 13 de Junho

Também é conhecido como Santo Antônio de Pádua, por ter vivido nessa cidade italiana. Ele é o padroeiro do matrimônio e é um Santo muito popular e querido pelos católicos.

Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões. Nasceu em Lisboa, e entrou para o seminário ainda criança. Depois de ser algum tempo agostiniano ingressou na Ordem franciscana, da qual foi um dos maiores expoentes. Santo Antônio teve uma vida totalmente voltada para Jesus. Ele ajudava nos serviços mais humildes e era um homem muito culto na doutrina da Igreja. Atendia as pessoas em confissão durante horas.

Pregou na Itália e no sul da França, conseguindo muitos milhares de conversões. Combateu arduamente a heresia dos cátaros e patarinos, dominante no seu tempo, pelo que o chamavam de " _incansável martelo dos hereges_ ". Não apenas os combatia no púlpito, pela pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens. Faleceu em 1231, com apenas 36 anos de idade. Sua língua, que tanto pregara a palavra divina, foi preservada da corrupção e até hoje é venerada num relicário, em Pádua. Foi cognominado o "Doutor Evangélico" .

Santo Antônio ainda em vida, intermediou muitos milagres e continua intercedendo por nós até hoje.

 

São João Batista- 24 de Junho

Era filho de Zacarias e Isabel. Deus envia para esse casal João Batista, que vem preparar a vinda do Messias.

Mt 3, 1-6 - Quando João ficou jovem retirou – se para o deserto, onde anunciou a vinda do Messias.Alimentava – se de mel silvestre e vestia – se com a pele de camelos e outros produtos pobres daquela região. Levava uma vida de grande autenticidade, não suportava hipocrisia e fingimento. Suas palavras eram exigentes e fortes.

Para o povo em geral, João aconselhava a prática da fraternidade. E para os cobradores de impostos e soldados aconselhava a prática da justiça.

João convidava as pessoas para arrependerem – se dos seus pecados. Batizava as pessoas para que ficassem com o coração purificado para a vinda de Jesus.

João Batista, assim chamado porque batizava as pessoas, era um profeta.

Foi o ultimo profeta do Antigo testamento, escolhido por Deus.

João perdeu seu pai muito cedo, e 10 anos depois, sua mãe faleceu. Neste ano, 22 a.c.,São João ofereceu todos os bens de sua família à uma irmandade nazarita e iniciou uma nova fase em sua vida: A de anunciar a chegada do Messias que estabeleceria o Reino do Céu. 

Um dia Herodes, o chefe da região, mandou o matar porque sua pregação incomodava a ele e as pessoas que viviam em desacordo com a lei de Deus. Morreu decapitado pela coragem em pregar a mensagem de Jesus: justiça e a fraternidade.

João Batista deu exemplo de como as coisas precisam ser mudadas.

São João Batista, embora concebido no Pecado Original, foi dele purificado antes de nascer, quando sua mãe, Santa Isabel, foi visitada pela Santíssima Virgem, que por sua vez portava no seio o Salvador. Por isso, São João Batista é o único santo cujo nascimento se comemora na Liturgia -- além da própria Virgem Maria, que já foi concebida isenta de todo pecado.

 

São Pedro e São Paulo- 29 de Junho

A Festa de São Pedro, celebrada juntamente com a Festa de São Paulo, no dia 29 de Junho, é uma das mais antigas e importantes comemorações do Ano Litúrgico. Estes dois Santos testemunharam a sua fidelidade a Jesus Cristo com o martírio. Eles introduziram o Cristianismo em Roma e são considerados os pilares que sustentam a Igreja.

Neste dia a Santa Igreja comemora as duas grandes colunas da Igreja nascente: São Pedro, Príncipe dos Apóstolos e Vigário de Jesus Cristo, e São Paulo, o Apóstolo dos Gentios.

 

São Pedro-Chefe dos apóstolos e da Igreja

São Pedro foi um dos 12 apóstolos de Jesus.

Nascido na Galiléia em1 a.C., faleceu aos 67 anos em Roma, na Itália. Quando jovem foi pescador e chegou a ter uma pequena frota de barcos para pesca.

Certa vez, Jesus estava reunido com seus apóstolos e dirigindo-se a Pedro disse: “Simão, tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos Céus; tudo o que ligares sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desatares sobre a  terra, será também desatado no céu”. (Mt 16, 18 e 19)

Jesus colocou Pedro como chefe dos apóstolos e prometeu que com eles fundaria a Igreja.

A Igreja de Jesus tem como alicerce os apóstolos e como primeiro chefe, Pedro.

Assim a obra de Jesus teria continuidade pelos séculos afora.

 

São Paulo

São Paulo foi escolhido para ser apóstolo de Jesus Cristo e levar o Seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o "Apóstolo dos gentios".

São Pedro e São Paulo, juntos fizeram ressoar a mensagem do Evangelho no mundo inteiro e o farão para todo o sempre, porque assim quer o Mestre.