Sagrado Coração de Jesus

 

Objetivos

Aprender a pedir a Jesus que faça com que nosso coração seja igual ao D’Ele.

 

Preparação para o encontro

Imagem do Sagrado Coração de Jesus; papel contendo uma das promessas do Sagrado Coração de Jesus.

Bíblias.

 

Acolhida

Invocar a Santíssima Trindade

Oração inicial: Pai Nosso

 

Ver

Coração Perfeito

Um jovem estava no centro da cidade, proclamando ter o coração mais belo da região. Uma multidão o cercou e todos admiraram o seu coração.

Não havia marca ou qualquer outro defeito. Então, todos concordaram que aquele era o coração mais belo que já tinham visto.

O jovem ficou muito orgulhoso por seu belo coração. De repente, um velho apareceu diante da multidão e disse:

- Por que o coração do jovem não é tão bonito quanto o meu?

A multidão e o jovem olharam para o coração do velho, que estava batendo com vigor, mas tinha muitas cicatrizes.

Havia locais em que pedaços tinham sido removidos e outros tinham sido colocados no lugar, mas estes não encaixavam direito, causando muitas irregularidades. Em alguns pontos do coração faltavam pedaços. Então, o jovem olhou para o coração do velho e disse:

- O senhor deve estar brincando... Compare nossos corações. O meu está perfeito, intacto e o seu é uma mistura de cicatrizes e buracos!

- Sim - disse o velho. - Olhando, o seu coração parece perfeito, mas eu não trocaria o meu pelo seu. Veja! Cada cicatriz representa uma pessoa para a qual eu dei o meu amor. Tirei um pedaço do meu coração e dei para cada uma dessas pessoas.

Muitas delas deram-me também um pedaço do próprio coração para que eu colocasse no meu, mas, como os pedaços não são exatamente iguais, há irregularidades. Mas eu as estimo, porque me fazem lembrar do amor que compartilhamos. Algumas vezes, dei pedaços do meu coração a quem não me retribuiu. Por isso, há buracos. Eles doem. Ficam abertos, lembrando-me do amor que senti por essas pessoas...

Um dia espero que elas retribuam, preenchendo esse vazio. E aí, jovem?

Agora você entende o que é a verdadeira beleza?

O jovem ficou calado e lágrimas escorriam pelo seu rosto. Ele aproximou-se do velho, tirou um pedaço de seu perfeito e jovem coração e ofereceu ao velho, que retribuiu o gesto.

O jovem olhou para o seu coração, não mais perfeito como antes, mas mais belo do que nunca.

Os dois se abraçaram e saíram caminhando lado a lado, pensando em como deve ser triste passar a vida com o coração intacto.

 

Momento para reflexão.

 

Iluminar

Existe alguém que o coração foi aberto por você, e está sempre aberto para você! Vocês sabem que é?

 

Textos : Ezequiel  36, 25-28 (Comentar)

João 19, 33 e 34 - o Coração de Jesus é traspassado na cruz. Saem água e sangue, que simbolizam o Batismo e a Eucaristia, os maiores presentes do Coração de Deus.

O Coração é visto como sacrário da intimidade, lugar do encontro maior, expressão da identidade total. O coração é algo mais que um símbolo para as emoções ou paixões. É expressão do Amor. E o Amor é muito mais do que a paixão. Amar é querer e fazer o bem ao outro. Paixão é querer o outro para seu próprio bem.

A Igreja ensina que os cristãos não são obrigados a acreditar ou aceitar a autenticidade das revelações privadas. Cada um pode fazer uso do sentido comum e da fé que Deus lhe deu.

Jesus tinha a bondade e a humildade tão abundante em seu coração que não pode ser contido com sua morte física.

 

12 promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690)

Fazer a dinâmica

Cada catequizando receberá um papel contendo uma das promessas do Sagrado Coração de Jesus, deverá encontrar na bíblia o versículo indicado e depois fazer um breve comentário sobre o mesmo.

1. Darei às almas dedicadas a meu coração todas as graças necessárias ao seu estado.  Ler (Jo 15,5).

2. Farei reinar a paz em suas famílias.  Ler (Jo 14, 27)

3. Eu os consolarei em suas penas.  Ler (Mt 11,28).

4. Serei o seu refúgio seguro durante a vida e, sobretudo, na hora da morte. Ler (Jo 14,3).

5. Derramarei copiosas bênçãos. Ler (Rm 4,21)

6. Os pecadores acharão em meu coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia. Ler (Mt 9,13).

7. As almas tíbias se tornarão fervorosas. Ler (Jo 10,10).

8. As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição. Ler (Mt 5,48)

9. Abençoarei as casa em que se achar exposta e for venerada a imagem do meu coração. Ler (Lc 19,9).

10. Darei aos sacerdotes o Dom de tocar os corações mais endurecidos. Ler (Lc 7,47).

11. As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos indelevelmente o meu coração. Ler (Ap 3,5).

12. O amor todo-poderoso do meu coração concederá a graça da perseverança final a todos os que comungarem na 1ª Sexta-feira do mês, por nove meses seguidos.  Ler (Jo 5,51).

 

Celebrar o Sagrado Coração é lembrar que Cristo foi verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. E, sendo homem, também teve os mesmos sentimentos que nós temos. Mas com uma diferença: seu coração sempre foi manso e humilde, por isso nunca maltratou ninguém. Sendo Deus, nunca julgou, mas sempre usou de misericórdia, compadeceu-se dos sofredores e humilhados e sempre prestou-lhes ajuda e consolo. E nós, como andam os nossos corações?

 

Agir

Se você observar bem, cada uma das promessas do Coração de Jesus tem uma palavra-chave: graça, paz, consolo, refúgio, bênção…

Palavras que demonstram quão grande é o amor de Jesus por nós.

E após conhecer essas promessas recebemos uma missão:

Espalhar o amor de Jesus!

Porque se desejamos fazer parte dos eleitos de Deus, temos que buscar a santidade, imitando nosso mestre e senhor Jesus Cristo, assim como os santos que veneramos esse mês.

 

Celebrar

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, dá-me um coração bondoso e sensível ao Teu amor, confiante em Tua ação, capaz de enfrentar a dor.

Dá-me um coração que busca, sem limites, o Teu divino amor, sempre ao Teu dispor, independentemente das situações que o cotidiano me oferece.

Dá-me um coração aberto ao seu coração, que acolha o Teu amor como um jardim acolhe a flor, como a terra sedenta acolhe a água, como ao rio acolhe o mar.

Dá-me um coração semelhante ao Teu coração, que ame os meus irmãos, sem condições e preconceitos. Um coração capaz de semear, com gestos e palavras, a Tua verdade, no coração de Teu povo, com ternura e caridade.

 

 

 


Sagrado Coração de Jesus – História

 

Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor, tomando-o da Escritura: “Beberemos da água que brotaria de seu Coração….quando saiu sangue e água” (Jo 7,37; 19,35).

Na Idade Média começaram a considerá-lo como modelo de nosso amor, paciente por nossos pecados, a quem devemos reparar entregando-lhe nosso coração (santas Lutgarda, Matilde, Gertrudes a Grande, Margarita de Cortona, Angela de Foligno, São Boaventura, etc.).

No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João Eudes, já em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração.

Em 1673, Santa Margarida Maria de Alocoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja.

Foram divulgados inúmeros livros e imagens. As associações do Sagrado Coração subiram em um século, desde meados do XVIII, de 1000 a 100.000. umas vinte congregações religiosas e vários institutos seculares foram fundados para estender seu culto de mil formas.

O apostolado da Oração, que pretende conseguir nossa santificação pessoal e a salvação do mundo mediante esta devoção, contava já em 1917 com 20 milhões de associados. E em 1960 chegava ao dobro em todo o mundo, passando de um milhão na Espanha; suas 200 revistas tinham 15 milhões de inscrições. A maior instituição de todo o mundo.

A Oposição a este culto sempre foi grande, sobretudo no século XVIII por parte dos jansenistas, e recebeu um forte golpe com a supressão da Companhia de Jesus (1773).

Na Espanha foram proibidos os livros sobre o Sagrado Coração. O imperador da Áustria deu ordem que desaparecessem suas imagens de todas as Igrejas e capelas. Nos seminários era ensinado: “a festa do Sagrado Coração provocou um grave mancha sobre a religião”.

A Europa oficial rejeitou o Coração de Cristo e em seguida foi assolada pelos horrores da Revolução francesa e das guerras napoleônicas. Mas depois da purificação, ressurgiu de novo com mais força que nunca.

Em 1856 Pio IX estendeu sua festa a toda a Igreja. Em 1899 Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus (o Equador tinha se consagrado em 1874).

E a Espanha em 1919, em 30 de maio, também se consagrou publicamente ao Sagrado Coração no Monte dos Anjos. Onde foi gravado, sob a estátua de Cristo, aquela promessa que fez ao pai Bernardo de Hoyos, S. J., em 14 de maio de 1733, mostrando-lhe seu Coração, em Valladolid (Santuário da Grande Promessa), e dizendo-lhe: “Reinarei na Espanha com mais Veneração que em muitas outras partes” (Até então a América também era Espanha). 

(Fonte sou Catequista)

 

Promessas de Nosso Senhor JESUS Cristo aos devotos de seu :

Sacratíssimo Coração feitas à Santa Margarida.

“Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças  necessárias a seu estado.”
Quer dizer, graças condizentes ao seu estado, como pai, mãe, autoridade, profissional, etc.

“Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
Não é isso o que você mais deseja? Paz em sua família? Quantas famílias sofrem problemas terríveis de relacionamento, que as impedem de se desenvolver espiritualmente e até socialmente?

“Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
Quem não tem aflições hoje em dia?  O Sagrado Coração promete consolar você nas suas aflições.

“Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
Quer melhor refúgio do que este? Sobretudo na hora mais importante,  em que se vai passar para a eternidade?

“Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
Ou seja, suas atividades profissionais, seus empreendimentos, tudo aquilo que tem a ver com a sua sustentação e de sua família terão bênçãos abundantes do Sagrado Coração.

“Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte  inesgotável de misericórdias”.
Não é o que mais precisamos? Da misericórdia infinita  de Nosso Senhor JESUS Cristo?
“As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
O Sagrado Coração promete uma assistência especial às almas fracas espiritualmente. Ele as tornará fervorosas. Elas só precisam ter devoção  ao Sagrado Coração de JESUS.
“As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.”
O Sagrado Coração, em sua bondade infinita, não apenas cuida dos fracos, como também ajuda aqueles que são fervorosos a alcançar uma alta perfeição.
“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que  se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
Essa promessa é a razão pela qual antigamente era comum ter nas casas um quadro do Sagrado Coração de JESUS. O desaparecimento desse costume não terá afastado as bênçãos também?
10ª “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos ”.
O sacerdote que tiver devoção ao Sagrado Coração terá mais poder de converter almas, mesmo as mais duras.
11ª "As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.
Alguém pode desejar algo melhor do que ter seu nome inscrito para sempre no Sagrado Coração?Então propague essa devoção.
12ª “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Essa é a grande promessa. Perseverança final e salvação eterna.

 

Atividades

Para que serve a festa do Sagrado Coração de Jesus?

Serve para recordarmos e reforçar em nós o motivo que levou JESUS a aceitar  a morte.  Foi por causa de nossos pecados que ele morreu, numa demonstração  da misericórdia  e  do  amor  de  DEUS por nós.  E este fato é tão grande e tão profundo que a nossa Igreja institui uma festa para recordarmos este grande Amor que podemos ver emanado do Sagrado Coração de JESUS.  Esta festa tem esse sentido: Recordação do fato, de gratidão pelo amor de DEUS, de participação solidária na sua misericórdia, que continuamente pede de nós reparação, através de uma vida digna e santa.

E a origem desta imagem, será que foi qualquer um que a imaginou assim?

Não! Estando Santa Margarida um dia  em oração  diante do Santíssimo Sacramento, isto é, diante do Sacrário (compartimento onde fica depositados as partículas consagradas, O Corpo e o Sangue de JESUS, para nos alimentar), eis quem sai de lá de dentro! JESUS.  JESUS sai como podemos ver na imagem e pede a Santa Margarida que mande confeccionar a imagem que está diante dela.  É JESUS quem manda fazer a imagem!

O que é ser santo?

Ser santo não significa fazer grandes obras, mas sim, ser fiel nas pequenas coisas do nosso dia a dia: ser atentos às nossas famílias, ser honestos em nossos trabalhos, em definitivo, ser coerentes com a nossa fé.

É errado ter imagem de santo em casa?

Não. As imagens nos aproximam de DEUS.  São retratos de pessoas que souberam realizar plenamente a vontade de DEUS em suas vidas e por isso, possuíam virtudes que conquistaram o mundo. E, os fiéis, para lembrar os prodígios que DEUS realizou na vida dos santos, os veneram construindo suas imagens. A proibição de imagens ocorreu porque aquele povo (Ex20,1-5  e Dt 4,15) fizera imagens para substituir DEUS.

 

Dinâmica: Passar Amor
Objetivo
A brincadeira do Passa Amor pode ser utilizada nos encontros que falem sobre partilha, valorização da pessoa humana, sobre o Sagrado Coração de Jesus etc.
Material
Confeccione um coração de cartolina em um tamanho que fique escondido no meio de nossas mãos (pode se escrever Jesus no centro do coração).
Como brincar
Essa brincadeira na verdade é o conhecido Passa anel, só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração. Sorteia-se a criança que via passar o coração. As outras sentam-se lado a lado, com as mãos fechadas (como para rezar) no colo. A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, na verdade, só deixa cair na mão de um. Quando acaba, abre as mãos mostrando que já não está mais com o coração. Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração? Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte.
Dessa forma a criança aprende brincando que Jesus está em todas as pessoas e que é necessário enxergamos sua presença no irmão, todas as pessoas podem partilhar amor.