Ascensão de Jesus

 

Objetivos

Explicar o que é ascensão, por que e como Jesus ascendeu aos céus.

Falar da missão que Jesus deixou para cada um de nós.

 

Preparação para o encontro

Bíblias;

Cópias das atividades.

Acolhida

Oração Inicial: Pai Nosso

 

Ver

Ascensão significa subida, elevação, portanto Jesus foi elevado aos céus pelo seu próprio Poder. E esse fato ocorreu 40 dias após sua ressurreição.
Ele nos deixou uma promessa e uma missão. 
 

Vamos ler Mc 16,15-20

No final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Jesus nos deixou seu testemunho e que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projeto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

• A ressurreição/ascensão de Jesus garante-nos, antes de tudo que uma vida, vivida na fidelidade aos projetos do Pai, é uma vida destinada à glorificação, à comunhão definitiva com Deus. Quem percorre o mesmo “caminho” de Jesus subirá, como Ele, à vida plena.

Vamos ler At 1,3-11

Jesus, depois que ressuscitou, passou muitos dias aqui na Terra, junto com seus

discípulos. Ele os orientou e os enviou para continuar sua missão: "Ide por todo o

mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15).

Isso quer dizer que eles foram fazer de todos os povos discípulos do Senhor, através do

batismo e da observância dos mandamentos do Mestre, resumidos no mandamento do

amor. Esta missão se transmitiu, sem parar, ao longo dos séculos. E chegou até nossas

comunidades... por isso, hoje, nós também somos discípulos de Jesus!

Depois de orientá-los e enviá-los, Jesus subiu para o céu em corpo e alma (é o que

chamamos de “Ascensão aos Céus”).

Isso aconteceu na frente de seus discípulos que ficaram olhando para o alto em

adoração. Foi preciso aparecer alguém para chamá-los à realidade e dizer-lhes que não é mais hora de ficar olhando para o céu, mas é hora de enfrentar o mundo e criar aí o

Reino de Deus, do qual Jesus lhes falara.

Mas, a ascensão do Senhor não quer dizer que Ele abandonou seus discípulos. Jesus já

havia dito a eles que "Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos!" (Mt 28,20).

Ele nos promete o seu Espírito Santo - PARÁCLITO - nosso intercessor.
• A ascensão de Jesus recorda-nos, sobretudo, que Ele foi elevado para junto do Pai e nos encarregou de continuar a tornar realidade o seu projeto libertador no meio dos homens nossos irmãos.

 

Iluminar

Dinâmica: CONTANDO FATOS

 

Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a vivência dos catequizandos sobre o assunto abordado no encontro.
Material: Cesto ou saco com fotos e palavras que retratem a ascensão de Jesus: Desenho de Jesus com os discípulos, desenho de Jesus sendo ressuscitado, desenho de Jesus subindo aos Céus, desenho de anjos falando aos homens ; Palavras como: Ascensão, Voltarei, Trono, Pai, Galiléia, Confins da Terra, Monte das Oliveiras, e etc.
Ficha (papel) com um número para sorteio de quem vai narrar os fatos através das figuras e palavras.

Introdução: Explique para os catequizandos que dentre eles será sorteado um para contar e contextualizar figuras e palavras com a ascensão de Jesus, logo depois faça o sorteio.

Procedimento: Entregue ao catequizando o cesto ou sacola e dê no máximo 2 minutos para ele contar a história da Ascensão de Jesus de acordo com cada figura ou palavra que ele retirar.
Ao final peça uma salva de palmas para o catequizando e comente sobre seu desempenho fazendo elogios aos seus pontos positivos, e se ele tiver errado em algum ponto corrija sem constrangê-lo.
 

Agir

Nós devemos ficar sempre:

“Olhando para o céu” – Abrindo-nos à graça de Deus, adorando a Deus e orando,

sendo alegres sempre

“Olhando para a Terra”- Agindo de acordo com o que falo, colocando Deus em tudo que faço, fazendo o que Jesus ensinou.

 

Celebrar

Embora ausente fisicamente, Jesus permanece de mil modos presente na vida dos seus discípulos.

Fazer um momento de silêncio, refletindo sobre em quais momentos de nossa vida Jesus está presente.

 

Oração final: Creio

 

 


Testemunho do Pe. José David Quintal Vieira:

Eu explicava às crianças da catequese o sentido da Ascensão do Senhor: Jesus, depois de ter cumprido a sua missão na terra, subiu ao céu, sua morada eterna. Pareceu-me que a lição tinha sido clara quando me surpreendeu dois miúdos (crianças) a falar baixinho. Então perguntei:

- Qual é a dúvida?

Um deles, meio envergonhado, começou a dizer:

- A gente diz que Jesus está na Igreja, está no sacrário. Agora o senhor Padre, diz que ele subiu para o Céu. Então, em que é que ficamos? 

Fiquei meio surpreendido com aquela questão. Nunca tinha pensado nesses termos e olhei, meio aflito, quase à procura de ajuda, para o seu colega. Este, sem demora, resolveu a dúvida, respondendo de imediato:

- Olha, Ele mora no Céu mas trabalha na Igreja.

Comoveu-me a simplicidade destas crianças. Elas projetavam em Deus aquilo que viam no seu pai, em casa e no emprego. Nada mais certo. Deus tem a sua morada no Céu, mas exerce a sua atividade aqui na Terra. Jesus continua a sua ação aqui na Terra através de nós. Compete-nos agora fazer deste lugar de trabalho a morada de Deus, transformando a Terra num cantinho do Céu.

É este mistério que nós celebramos na Ascensão do Senhor.

 

REFLETINDO:

Jesus cumpriu a sua missão na terra e sobe ao céu, vai para junto do Pai. No entanto, convém ressaltar que o Céu não está localizado acima das nuvens, como nossa imaginação humana descreve.
O Céu não é um local específico e tão distante. Jesus está bem mais próximo de nós do que imaginamos. Subir aos céus, ir para junto do Pai, não significa uma separação. Jesus nunca nos abandonou, nem nos deixou sozinhos.
Jesus, a única autoridade entre Deus e os homens, dá aos discípulos esta ordem: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Durante os quarenta dias de permanência na terra, após sua ressurreição, Jesus aparece por diversas vezes aos seus discípulos. Depois, retorna ao Pai na Glória Celeste. Agora cabe aos seus seguidores, guiados pelo Espírito Santo, continuar a obra de Jesus.
Como sempre, a mensagem deste evangelho é atual. Nós somos os discípulos! Cabe a cada um de nós a difícil tarefa de transformar todos os povos em discípulos seguidores de Jesus. Esse trabalho seria difícil e, até mesmo impossível, se estivéssemos sós, porém Jesus promete que nunca nos abandonar
"Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo". Estas palavras devem nos estimular, devem servir de alavanca para nos levar a assumir a evangelização. Assumir com garra nossa "herança" batismal, que é levar aos povos a Boa Nova da presença de Deus entre nós.
Jesus continua presente entre nós, presente em nossos lares e na comunidade. é uma presença invisível, mas real, concreta. Jesus está presente na sua Palavra e na Eucaristia. Está presente em nossas vidas, no nosso trabalho, em nossos momentos de oração, nos momentos felizes e, principalmente, nas horas de angústia.
Jesus é uma presença constante, está sempre ao lado de sua Igreja. Jesus está presente no nosso próximo. Presente, sobretudo naqueles que sofrem, nos pobres, nos humildes e nos menores. Quem quer de fato encontrar Jesus, deve procurá-lo entre os oprimidos, fracos e pequenos.
 "Ele está no meio de nós!" Com muita convicção recitamos estas palavras nas nossas celebrações. Essa certeza deve acompanhar-nos sempre. Jesus continua presente em nossa vida, na história e nos acontecimentos do dia-a-dia. Jesus está ao lado de quem o anuncia e observa suas Palavras.
O Sacramento do Batismo nos incorpora a Cristo e à sua Igreja. O batismo nos confere a missão de propagar o evangelho e de testemunhar o amor do Pai que está manifestado em Jesus.
é o Espírito Santo quem nos sustenta nessa missão, quem dá forças, esperança e alegria. Com muita fibra, com perseverança, vamos viver e ensinar tudo aquilo que Jesus nos deixou. O mundo precisa aprender a praticar a justiça e a caridade em favor dos pobres e marginalizados.

(autor: Jorge Lorente - Milicia da Imaculada)