Acolhida

 

Objetivos

Promover um ambiente acolhedor recebendo com alegria cada catequizando.

Estabelecer critérios de compromisso dos catequizandos entre si.

 

Preparação para o encontro

Arrumar as cadeiras em círculo, mesa com toalha, flores, Bíblia, imagens.

Um rolo de barbante. Uma gravura de Jesus. Crachás (pedaços de cartolina ou outro papel com dois furinhos em cima para passar o barbante) para serem preenchidos pelos catequizandos .

 

Acolhida

Oração inicial: Ave Maria

 

Dar boas vindas – Motivação: quando encontramos uma pessoa qual é a primeira coisa que queremos saber dela? (pausa) O que vocês estão querendo saber de mim? (pausa) O nome, não é isso? É isso que vamos fazer agora. Vamos saber o nome de todos, pois afinal passaremos o ano juntos!

Entrega dos cartões de boas vindas

 

Para guardar melhor vamos preparar um crachá, cada um vai enfeitar o seu bem bonito e escrever o seu nome. Dar tempo para que cada um possa escrever e desenhar no seu crachá.

 

Ver

Dinâmica – teia de aranha (com um rolo de barbante).

-Colocar a gravura voltada para o chão, no centro da sala, formar um círculo em volta.

-Desenrolar um pouco laçando em seu dedo (começa pela catequista). Dizer o nome e mais alguma coisa, por exemplo: “Meu nome é ..., sou casada, tenho ... filhos, sou catequista há ... anos, gosto de ir à ...”

-Em seguida jogar o rolo para o próximo (sou fulano, estou aqui para conhecer JESUS) e assim por diante com a participação de todos.

-Comentar a teia formada: O que parece isso? (pausa) Uma teia de aranha. Quem conhece a teia de aranha? Alguém já viu aranha? (pausa - Esta dinâmica ajudará no conhecimento e entrosamento da turma).

 

Comentários: Vocês já imaginaram se algum de nós soltar o dedo... o que vai acontecer? (pausa) Vai ficar um buraco. Será que vai fazer falta? (pausa) Vai... o seu lugar só você pode ocupar. Cada um de nós é muito importante. Por isso cada um vai fazer o possível para não faltar aos encontros. Deverá vencer o sono de manhã, o frio, a chuva, o sono depois do almoço, o cansaço do final do dia, o calor de verão. Não podemos deixar que nada nos atrapalhe.

-Cada um de nós falou o porquê de estar aqui, será que é por isso mesmo? Eu acredito que fomos chamados. O nosso 1º chamado foi à vida. O nosso 2º chamado foi no dia do nosso batismo e fomos convidados a ser santos e hoje estamos aqui e, com certeza, não sabemos exatamente o porquê, mas acredito que cada um de nós foi chamado para estar aqui. Com o passar dos encontros cada um irá descobrir o motivo verdadeiro.

 

Iluminar

-Ler o versículo Mt 18, 20, virar a figura que está no chão mostrando que Jesus está no meio de nós e quer ser nosso amigo. Ele estará presente em nossos encontros porque no reunimos em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

-Jesus quer ser nosso amigo, assim como foi amigo dos apóstolos, dos doentes, dos pobres e dos pecadores.

-Jesus está sempre conosco, nos momentos tristes e nos momentos felizes, mesmo que não se perceba a sua presença.

-Falar sobre as boas atitudes

 

Jesus está presente em nosso encontro porque estamos aqui reunidos em nome Dele, para conhecê-Lo melhor e amá-Lo mais.

- Freqüentando a catequese vamos aprender a viver como irmãos, amar a Deus, seguir Jesus e aprender a viver em comunidade.

- Os amigos se querem bem, se ajudam e não brigam e não falam mal um do outro.

- Boas atitudes são fundamentais de quem quer aproximar-se de Jesus, essas atitudes foram vividas por Jesus na Sua relação com Seu Pai.

- Para comungar é necessário vivenciar as atitudes que Jesus veio nos ensinar, é isto que vamos aprender este ano.

- Aprenderemos a ESCUTAR, a OLHAR e DOAR-SE como Jesus.

- Comungar é receber Jesus Vivo, inteiro. Jesus é Deus e Homem. Nós comungamos para aumentar a presença e a vida de Deus em nós. Com isso nos tornamos Cristo aqui na terra. 

 

Agir

Anotar no caderno um compromisso para a quaresma.

 

Celebrar

Avisos:

1. Vamos participar dos momentos de oração e celebração com amor e respeito a Deus, seguindo as orientações do catequista, principalmente quando formos à Capela do Santíssimo. Não vamos fazer piadinhas, gargalhadas ou, correrias dentro da Igreja.

2. Vamos tratar com muito respeito o nosso catequista e as outras pessoas que vierem nos ajudar a conhecer melhor Jesus.

3. Vamos ouvir com atenção e aguardar a nossa vez de falar.

4. Vamos tratar com respeito nossos colegas, independente de raça, cor ou aspecto físico, porque somos filhos amados de Deus, e diante dele somos todos iguais, perfeitos e maravilhosos.

5. Vamos trazer para a catequese todo o material necessário para o encontro: Bíblia, caderno, e estojo. Mas vamos deixar em casa nossas tarefas, joguinhos eletrônicos, brinquedos e celular. Caso seja necessário trazer o celular, ele ficará dentro da mochila e desligado durante o encontro.

6. Vamos fazer a vivência e pedir para o papai ou a mamãe assinar.

7. Vamos cumprir o horário do encontro e aguardar a permissão do catequista para sair da sala, para tomar água ou ir ao banheiro.

8. Vamos utilizar com muito carinho o material que a Igreja põe à nossa disposição para a catequese, não vamos rabiscar, sujar as paredes ou o quadro, nem estragar as cadeiras.

9. Vamos jogar o lixo no local apropriado e, ao terminar o encontro, vamos ajudar nosso catequista a fechar as janelas, colocar as cadeiras no lugar, apagar as luzes e fechar a porta.

10. Vamos aguardar nossos pais sem correrias e gritarias e, principalmente, respeitando e amando o meu colega.

Tudo isso vamos fazer com AMOR, por que queremos ser seguidores de Jesus.

 

Oração Final

Aproveitar a figura de Jesus que está no centro do círculo para que cada catequizando faça a sua oração espontaneamente, sua oração a Jesus. Peça que conversem com Jesus enquanto sua imagem vai passando de mão em mão.